sexta-feira, maio 30, 2008
quinta-feira, maio 29, 2008
DIA DA ÁRVORE

TERREIRO DO PAÇO

quarta-feira, maio 28, 2008
BOICOTE
SELECÇÃO NACIONAL
(Ver a totalidade do artigo no VELOLUSO de Manuel José Madeira)Ah!... E o senhor Scolari, que até pode ser o melhor do Mundo na sua profissão (...) recebe de diária... sentem-se: 1.700,00 €. Não é chocante. É ultrajante. Vergonhoso. Quase diria pornográfico."
MONSANTO À CHUVA - ODETE FIÚZA
Fim de semana de grande frustração por causa da chuva. Dos 500 Km previstos para os 3 dias, nem completei 100 no Sábado que foi o único dia que permitiu algumas abertas. Na 5ª Feira cruzei-me com Anais Moniz que treinava bicicleta à chuva. E no Sábado com este par de atletas que, pelo andamento e pela distância que estavam a treinar, deu para perceber que são de nível olímpico. Infelizmente não os conheço pelo nome. Mas vou investigar. Na volta, são daqueles que trazem medalhas de ouro para-olímpicas e que têm os subsídios e os prémios previstos na lei em dívida. Apesar de muito arreliado com a atmosfera, senti-me honrado por partilhar o local de treino com gente tão ilustre no Desporto. sexta-feira, maio 23, 2008
TANTO TRABALHO PARA ISTO ?

PLÁGIO DESCARADO
LIGA DOS ULTIMOS

quinta-feira, maio 22, 2008
SABEM DO QUE FALAM ?
O Correio da Manhã, embalado com "o material destinado a auto-transfusão sanguínea", ontem dava notícia de ter sido encontrado "EPO" e "sacos com sangue congelado". Fiquei estarrecido. Mas surpreendido pelo facto de a PJ que é sempre tão sensacionalista nas apresentações à comunicação social do material apreendido não se ter referido ao "sangue congelado" e à "EPO", tanto mais que esses dois elementos, e só esses, fariam prova plena da culpa e do êxito televisivo policial.
Hoje o Correio da Manhã já não faz referência "aos sacos de sangue congelado" e apenas faz referência à "EPO". E, curiosamente, já vem dizer que os medicamentos que foram apreendidos afinal são de venda livre, não são proibidos e o seu uso não é sancionado se não ultrapassar certos limites de utilização.
Eu percebo que o Correio da Manhã, apesar do costumeiro nível rasteirinho do seu jornalismo, já esteja a aliviar a carga da notícia de ontem. è que aquela dos "sacos de sangue congelado"...
Saliento que "o material destinado a auto-transfusão sanguínea" só releva se efectivamente se tratar de sangue do próprio atleta. O que não foi mostrado nem noticiado pela PJ. Seringas, tubos, cateteres, frascos de soro fisiológico têm a explicação mais suave que pode haver. É que da mesma forma que as nossas crianças quando padecem de desidratação severa - por diarreias, gastroenterites, etc. - são sujeitas "a soro" por aplicação directa na veia de soro e sais hidratantes, também o ciclismo usa a hidratação venosa directa como a forma mais rápida de reposição de sais. Em especial nas provas em dias sucessivos em que a re-hidratação não pode ser por via digestiva sob pena de não se atingir em cada dia a reposição necessária. Essa prática é comum. E inóqua.
A centrifugadora, por seu lado, é um equipamento de que todos os departamentos médicos de equipas profissionais - seja de que modalidade fôr - sempre dispõem para medir o hematócrito dos atletas, que é uma medida respeitante à quantidade de glóbulos vermelhos. Recorde-se que no ciclismo, não é admitido à partida um ciclista com hematócrito superior a 50 %. Por outro lado, o controlo da evolução do hematócrito de cada atleta é dimensão essencial da planificação e desenvolvimento do treino. Qualquer departamento médico de desporto profissional ou controla o hematócrito de cada atleta ou é como se não existisse.
Ou seja, passado mais um dia, continuo sem perceber a dimensão do crime e começo a suspeitar que, quer a actuação policial ao falar de "material para auto-transfusão", quer a descrição jornalística que desse argumento conclusivo tem dado eco, não passam de exercícios de ignorância praticado por uns pacóvios que não percebem patavina da matéria.
Continuo à espera de algo que evidencie alguma culpa. Até agora, nada nesse sentido me foi apresentado sem que possa ser interpretado de forma exactamente ao contrário.
quarta-feira, maio 21, 2008
DOPING
terça-feira, maio 20, 2008
LUIS ALMEIDA NÃO MERECIA
Ciclismo: Doping - Patrocinador principal admite rescisão com equipa LA-MSS
Lisboa, 20 Mai (Lusa) - Luís Almeida, proprietário da empresa principal patrocinadora da LA-MSS-Póvoa de Varzim, admitiu hoje uma "eventual rescisão", após apreensões de material alegadamente utilizado para doping nas instalações e casas de elementos daquela equipa de ciclismo.
"A empresa pode avançar para uma eventual rescisão, mas convém esclarecer todas estas notícias. De momento, não temos condições para emitir qualquer opinião porque não há dados suficientes. Se forem à casa de uma pessoa e lhe levarem xaropes de um filho...", disse Luís Almeida à Agência Lusa, reconhecendo tratar-se de um episódio "que dá imagem negativa".
O empresário, ligado como patrocinador ao ciclismo amador há 30 anos e às equipas profissionais "há 13/14 anos", remeteu mais comentários para um futuro comunicado da LA Alumínios.
Segundo fonte da PJ, os produtos ou equipamentos encontrados nas buscas realizadas segunda-feira são "normalmente utilizados em práticas dopantes" e "não fazem parte de um receituário médico habitual".
O material foi encontrado nas instalações do conjunto dirigido pelo técnico Manuel Zeferino, mas também "na maior parte" das residências de atletas e outros elementos pelos agentes da Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) da PJ.
Entre os exemplos de material alegadamente suspeito e apreendido contam-se "seringas e outros equipamentos para transfusões sanguíneas" e "hormonas de crescimento".
A investigação, que teve como alvo "uma só equipa", começou "há poucos meses", tratando-se esta acção de buscas de uma "primeira etapa", à qual se vai seguir agora "a fase de demonstração laboratorial".
HPG.
QUEM PAGA ?

Etiquetas: o custo da decência
EM ANDAMENTO

Realmente o efeito final foi pouco brilhante. Fotografar em andamento, a ultrapassar, é muito contingente. Ainda por cima, na primeira das fotografias não consegui apanhar o elemento feminino da equipa que, naturalmente, era a que mais merecia uma fotografia. Sobretudo pela beleza do olhar. Fica para a próxima. O meu pedido de desculpa à malta do Ruuulaaateam.segunda-feira, maio 19, 2008
SÁBADO DE PRIMAVERA

CAPAS DE CHUVA

RAINY SUNDAY
Manhã de domingo. 148 Km em cerca de 6 horas por Cartaxo, Porto de Muge, margem sul do Tejo, Salvaterra de Magos, Porto Alto, Xira e Lisboa. Com aguaceiros. A caminho da Azambuja juntei-me a um simpático grupo de ciclistas jovens. Três eles e uma ela. Gente ciclisticamente asseada, com aspecto saudável e bonito. Também tenho fotos tiradas depois de os ultrapassar mas não edito caras sem autorização. Pelo que conversámos, pelo menos um deles vai-me acompanhar na viagem de verão...eheh. E, imaginem, fui reconhecido como Oxiclista. O que estas pequeninas coisas fazem à vaidade de um homem... BEM ENTREGUE

sexta-feira, maio 16, 2008
DYMANO
"Super light travel dynamo DYMOTEC S12 Set Generator - Front Light and Rear Light
The side runner with the efficiency of a top quality hub dynamo (more than 60%), i.e. almost insignificant resistance whilst riding.Reaches full light output at only 10 km/h - and almost silent.
Electrical power: 12V, 6W
Double Ball Bearing: Using space age technology components
Electronically regulated voltage: Protects the lights from overvoltage - even after a headlight or rear light failure
Easy Touch Release: Light touch button engages dynamo
Pressure Adjustment Optimizes tyre contact pressure
Positioning: The distance between the roller and the tyre can be easily adjusted
Attachment: Prevents unintentional disconnection or maladjustment
Cable connection: Quick and secure connection for double or single cable, with or without plug connectors
With both rubber coated roller and weather proof roller, easily replaceable
Left hand or right hand design"
quinta-feira, maio 15, 2008
PQP
tirado daqui- Naturalidade ?
DIABETES E SEDENTARISMO

(adaptado do Diário Digital).
ÉTICA DEMOCRÁTICA

quarta-feira, maio 14, 2008
NUMERO MIL

EUROPEUS TRIATLO
O chauvinismo e a estupidez do speeker ultrapassaram todas as marcas. Aquilo era um campeonato europeu. Não era o Grupo Desportivo Ramiro José. Em vez de se ouvir a informação que os espectadores necessitavam para interpretar os acontecimentos que ocorriam na pista, mormente a identificação dos atletas, o labrego só gritava "Vanessa", e "nós somos os maiores do mundo" e " já ganhámos" e os "jogos olímpicos de Pequim" e "são favas contadas", etc. (desconfio que sei a filiação clubística do gajo, mas isso agora não interessa). Admito que as frases não foram exactamente aquelas, mas o sentido era todo aquele.SÁBADO DE EXCESSOS

terça-feira, maio 13, 2008
BRUNO NEVES

segunda-feira, maio 12, 2008
DIA DA FIBROMIALGIA
sexta-feira, maio 09, 2008
quinta-feira, maio 08, 2008
O MILAGRE





























