quarta-feira, maio 28, 2008

BOICOTE

A partir desta semana vou deixar de abastecer nestas gasolineiras.
Em bom rigor, este boicote traduz apenas uma má direcção de actos de inteligência (repare-se que não lhes chamei actos inteligentes). Deslocar o consumo de forma organizada para alterar os equilíbrios cartelizados do oligopólio obrigando ao funcionamento da concorrência de mercado é apenas manipulação das regras do capitalismo. É jogar dentro das mesmas regras. Não é jogar um jogo "novo".
O que interessa fazer não é transferir os consumos de uma empresa-vigarista para outra empresa-vigarista. Sim, qual o consolo moral que tenho em passar a abastecer na Sopor e ter consciência que estou a dar lucro à família de Eduardo dos Santos ? O que interessava mesmo era alterar o tipo de consumo. Como se diz agora, alterar o paradigma do consumo energético. Deixar de consumir tanta gasolina, fosse em que empresa-vigarista fosse.
Emúltima análise, o aumento da gasolina é o que de melhor pode estar a acontecer para obrigar as pessoas a não utilizar tanto o automóvel, em especial, apenas com um passageiro. A bicicleta fica beneficiada com a carestia dos combustíveis. Beneficia a saúde pública, pelo incremento do exercício físico e prevenção das doenças derivadas do sedentarismo E beneficia o ambiente pela redução da poluição sonora e atmosférica e prevenção das doenças respiratórias e depressivas.
De todo o modo, cultivo um ódio profundo pelas maxi-empresas que pensam poder tratar o consumidor comum como um palhaço. Por isso, tudo o que se possa fazer para arreliar empresas como a Galp, a EDP, a PT, a TVCabo, os Bancos, as Operadoras de telemóveis, o Ministério das Finanças e outros que praticam a vigarice legalizada é um acto de resistência democrática, é um exercício de cidadania.
E nestas causas apartidárias, mas profundamente políticas, eu estou sempre presente mesmo que esteja a adiar a prossecução do meu interesse directo e da estratégia mais inteligente. Porque se o boicote não resultar, só resta mesmo o plano B: a bicicleta.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E até pq essas gasolineiras fazem descontos num fds qq e ganham logo outra vez clientela/dinheiro.

MAs no meu caso, é me quase igual ao litro pq estou quase a largar o meu pópó...Já tem oito anos/mts kms e já ná dá p sair c ele de lisboa...acabando as mudanças vou vendê-lo, sempre me dá uns trocos que me fazem mt falta ;-)

Depois e conforme a hèrnia, compro uma bike com motor auxiliar :-)

14:22  
Anonymous Anónimo said...

No meio desta desastrosa situação que está a estoirar com as parcas possibilidades económicas de largos milhões de cidadãos em todo o mundo,empurrando muitos para além do limiar da pobreza,de onde não mais sairão,resta-me a esperança que das cinzas saibamos sair em busca das verdadeiras alternativas energéticas,renováveis e não poluentes.Em Portugal temos VENTO,ÁGUA para produção de hidrogéno e sobretudo SOL(muitas horas de SOL anualmente).Tenho esperança de podermos"agarrar" o SOL(que é de todos). VOU PELA UTOPIA DE QUERER ACREDITAR QUE A ENERGIA FOTOVOLTAICA POSSA VIR A SER UMA FORMA DEMOCRÁTICA DE DISTRIBUIÇÃO DESSA FORÇA INTANGÍVEL QUE VEM TODOS OS DIAS ESTIMULAR-NOS A VIVER...ACREDITO!
..."um dia o sol brilhará para todos nós"...COMEÇO A ACREDITAR!...e naturalmente no plano B do nosso agrado e ao nosso alcançe de imediato.Boas pedaladas.Joaquim Miguel

20:09  
Blogger carneiro said...

Caro Joaquim,

"Lá vamos que o sonho é lindo" aguardando que o "um dia o sol brilhará para todos nós"...

A questão energética está muito para além das ideologias. É uma questão primária de sobrevivencia.

As renováveis não chegam. E o nuclear volta a ser a grande opção. As renováveis deveriam ser exploradas em micro-escala. No quintal, no telhado do condomínio, etc. Mas isso implica cortes profundos no novo-riquismo civilizacional em que gostamos de viver. Quem é que está para isso ?... Até ao dia em que seja tão caro, que não possa ser de outro modo...

Nisto, como em tudo o mais, as massas não vão lá com educação política, cívica ou cultural. As massas só lá vão a curto prazo na excitação de um lider histriónico e a médio prazo na inevitabilidade dos custos económicos.

10:17  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Belo cartaz!

11:39  
Anonymous Anónimo said...

Tenho esperança ,tenho esperança!...e não excluo o nuclear,apesar de alguns riscos(que hoje podem ser minorados).De restos estou de acordo com as teses invocadas para mobilizar rápidamente as massas(mas também tenho necessidade de acreditar nas novas gerações,nas novas tecnologias,nas evoluções das novas ordens mundiais)...O MUNDO ESTÁ REALMENTE DIFERENTE!ACREDITO,PRECISO DE ACREDITAR,NA NOVA ERA DA HUMANIDADE:O FIM DA DEPENDÊNCIA DO OURO NEGRO..O APARECIMENTO DE NOVA ERA ENERGÉTICA...VAMOS AJUDAR A BARALHAR AS CARTAS E TENTAR DAR NOVO JOGO À VIDA.DEPOIS, LOGO SE VERÁ...MESMO QUE UTOPIA, QUERO IR POR AÍ!
Estimado Carneiro o seu blog que descobri quando tive a sorte de descobrir o Napoleão é para mim um elixir que me tonifica ao fim do dia de canseiras...olhe amigo(desculpe tratá-lo assim),isto já é uma nova forma de energia renovada.
E se sobrar algum dinheiro depois dos pagamentos por conta e do IRS,estou a pensar meter-me em microgeração fotovoltaica.
Um abraço---joaquim miguel

20:26  
Blogger RUUULAAA TEAM said...

Amigo, não é mentira nenhuma isto que vou escrever, mas há mais de um ano que não abasteço nessas marcas. Cheguei á conclusão de que realmente não me custa nada, e acaba por ser sempre a minha forma de protesto. Porque não fazem todos iguais? Apesar de fazer mesmo muito pouco uso do meu carro, sempre ajudo (penso eu) de alguma forma!

12:21  

Enviar um comentário

<< Home