sexta-feira, maio 23, 2008

LIGA DOS ULTIMOS


Ontem passou na Sic uma reportagem sobre o Euro-2004, mostrando o balneário da selecção portuguesa e as prelecções de Scolari.
Para quem tinha dúvidas sobre o nível primário, boçal, elementar, básico da conversa, da atitude e da táctica... Recordo que ao intervalo da final, Scolari ensinou aquilo que qualquer miúdo numa escolinha do Sporting aprende no primeiro dia: os extremos fazem a diagonal para o centro para que o lateral suba à linha para centrar. Esta, aprendi eu ainda nos juvenis do bombarralense. E depois aconselhava o Cristiano a marcar o livre à traição enquanto o Figo empurrava a bola ligeiramente para a frente a distrair a barreira adversária. E depois rezava-se o Pai-Nosso e depois exaltava-se a unidade dizendo coisas profundas como "temos que estar unidos". Hoje de manhã ouvi o mesmo senhor, a propósito do penalty falhado do Cristiano na Champions, formular o seguinte princípio de vida: "Não pode ser 1 a puxar 21, tem de ser 21 a puxar 1".
Recordo apenas mais uma que ilustra aquilo que tenho andado a dizer nos últimos anos: antes da equipa entrar para disputar a Final, Scolari pediu "concentração, que o resto vocês sabem fazer, não é preciso ensinar". Ou seja, ensinar para quê, o quê, em especial o que não se sabe nem se imagina o que seja, não é ? Ou seja, livrem-se de jogar a granel sem estar concentrados. Quantos milhões este Senhor está ganhar enquanto diz aquelas banalidades ?
Já vi balneários da Liga dos Últimos com mais nível discursivo na motivação e com maior precisão na abordagem da ciência do jogo.
Boa sorte para os meus amigos que se vão entusiasmar com a selecção do senhor Scolari. Eu não sou capaz. Aquilo é tudo tão deprimente que compreenderão que a bicicleta seja a melhor opção no horário dos jogos.

2 Comments:

Blogger pulanito said...

Um gajo que põe a tocar no autocarro musica do Roberto Leal para rapaziada de 20 e poucos anos está tudo dito. O que vale é que a rapaziada leva toda os phones postos enquanto o Sargentão mais o Seu Murtosa se deliciam com as musiquitas deste cantor que teve o desplante de reinterpretar " A Portuguesa" assassinando por completo o hino de todos nós.

16:50  
Blogger Domingos Marques said...

Boa

Até que enfim que encontro alguém que entende a bicicleta como uma boa alterantiva aos jogos de futebol.

Não é só da selecção, é de todos os jogos de futebol.
Gosto mais de ouvir os carretos a saltar, de sujar as mãos a colocar a corrente, a levantar-me do chão do que ouvir o ruído que anda no futebol.

16:34  

Enviar um comentário

<< Home