quinta-feira, maio 22, 2008

SABEM DO QUE FALAM ?

O Comunicado da PJ refere-se a"apreensão de substâncias, medicamentos, material destinado a auto-transfusões sanguíneas e instrumentos de uso clínico, porventura indiciadores da referida prática." Do que vi em exposição nas TV's percebi que existia grande número de seringas e tubos para uso intravenoso, tabletes de cápsulas coloridas, frascos com um líquido branco e uma centrifugadora de laboratório.
O Correio da Manhã, embalado com "o material destinado a auto-transfusão sanguínea", ontem dava notícia de ter sido encontrado "EPO" e "sacos com sangue congelado". Fiquei estarrecido. Mas surpreendido pelo facto de a PJ que é sempre tão sensacionalista nas apresentações à comunicação social do material apreendido não se ter referido ao "sangue congelado" e à "EPO", tanto mais que esses dois elementos, e só esses, fariam prova plena da culpa e do êxito televisivo policial.
Hoje o Correio da Manhã já não faz referência "aos sacos de sangue congelado" e apenas faz referência à "EPO". E, curiosamente, já vem dizer que os medicamentos que foram apreendidos afinal são de venda livre, não são proibidos e o seu uso não é sancionado se não ultrapassar certos limites de utilização.
Eu percebo que o Correio da Manhã, apesar do costumeiro nível rasteirinho do seu jornalismo, já esteja a aliviar a carga da notícia de ontem. è que aquela dos "sacos de sangue congelado"...

Saliento que "o material destinado a auto-transfusão sanguínea" só releva se efectivamente se tratar de sangue do próprio atleta. O que não foi mostrado nem noticiado pela PJ. Seringas, tubos, cateteres, frascos de soro fisiológico têm a explicação mais suave que pode haver. É que da mesma forma que as nossas crianças quando padecem de desidratação severa - por diarreias, gastroenterites, etc. - são sujeitas "a soro" por aplicação directa na veia de soro e sais hidratantes, também o ciclismo usa a hidratação venosa directa como a forma mais rápida de reposição de sais. Em especial nas provas em dias sucessivos em que a re-hidratação não pode ser por via digestiva sob pena de não se atingir em cada dia a reposição necessária. Essa prática é comum. E inóqua.

A centrifugadora, por seu lado, é um equipamento de que todos os departamentos médicos de equipas profissionais - seja de que modalidade fôr - sempre dispõem para medir o hematócrito dos atletas, que é uma medida respeitante à quantidade de glóbulos vermelhos. Recorde-se que no ciclismo, não é admitido à partida um ciclista com hematócrito superior a 50 %. Por outro lado, o controlo da evolução do hematócrito de cada atleta é dimensão essencial da planificação e desenvolvimento do treino. Qualquer departamento médico de desporto profissional ou controla o hematócrito de cada atleta ou é como se não existisse.

Ou seja, passado mais um dia, continuo sem perceber a dimensão do crime e começo a suspeitar que, quer a actuação policial ao falar de "material para auto-transfusão", quer a descrição jornalística que desse argumento conclusivo tem dado eco, não passam de exercícios de ignorância praticado por uns pacóvios que não percebem patavina da matéria.

Continuo à espera de algo que evidencie alguma culpa. Até agora, nada nesse sentido me foi apresentado sem que possa ser interpretado de forma exactamente ao contrário.

6 Comments:

Blogger Arioplano said...

Já avacalhei sobre isso.

13:18  
Blogger RUUULAAA TEAM said...

Só me estraga mesmo as ideias, é que durante um ano, neste nosso "querido" país, não se fale nada ou praticamente nada de ciclismo, no entanto, notícias destas, foi o que se viu. Claro que sou de acordo que ao haver culpa nisto... há que castigar e fortemente.... Mas possa..... Tanto escândalo?!?
RUUULAAA TEAM

21:55  
Blogger Unknown said...

O forma sensacionalista como foi divulgada a noticia só pode ter um propósito...acabar com a melhor equipa do ciclismo nacional...e os ratos já começaram todos a fugir do barco...a começar pelo todo poderoso Macedo Vieira, que sem dar o beneficio da duvida já condenou todos aqueles homens que divulgavam o nome da terra a troco de tostões , comparado com o que os senhores da casa grande recebem dos homens do cimento...força Zeferino e demais ciclistas da LA MSS...
Este paíz e a cidade da Póvoa não vos merecem

23:54  
Anonymous Anónimo said...

Caro amigo oxiclista
Tomara que tenha razão!
Só há uma coisa que me deixa um pouco desconfiado, é que ainda nenhum responsável da equipa veio dar a cara.
Saudações cicloturistas
Carlos Ferreira
Viseu

07:24  
Blogger carneiro said...

Pois, também acho estyranho que ninguém venha dar a cara pela equipa. Se bem que os patrocinadores se tenham afastado exactamente para não o terem que fazer. Resta o "cerne" da equipa que é o Zeferino. Mas se ele é arguido não pode falar por causa do segredo de justiça... é uma pescadinha de rabo na boca.

Por outro lado, recordo que o Inspector da PJ falou em "hormonas de crescimento". Se tivesse sido aprendida EPO (eritropoitina) certamente que também a teria referido.

A frase dúbia "material destinado a auto-transfusão" é que tem permnitido a especulação. Na minha leitura, significa apenas "instrumentos materiais (seringas, catetres, tubos, sacos esterlizados, etc) com aptidão venosa; mas houve quem, ouvindo "auto-transfusão" tivesse interpretado "sangue congelado". Aliás, a RTP ontem á noite veiculou a notícia do "sangue congelado".

Claro que, a existir doping se devem aplicar as sanções previstas. è a principal regra d9o jogo. Agora não contem comigo para me armar em calvinista. Todas as modalidades fazem manipulação científica, por isso não venhma com moralidades para cima do ciclismo.

10:32  
Anonymous Anónimo said...

Caro Oxiclista

As hormonas de crescimento devem ser para curar as constipações?!!..
A medição do hematocrito é para poder carregar sem transbordar.
Fim aos batoteiros do desporto!e aos destruidores de atletas!

Mário de Sousa

18:30  

Enviar um comentário

<< Home