segunda-feira, maio 19, 2008

BEM ENTREGUE


Notas:
1. Paulo Bento ganhou a Jesualdo. Aliás, perante pressões altas, Jesualdo não sabe que volta dar.
2. Aos 2 minutos e meio de jogo o Sporting já tinha feito 5 faltas assinaladas, fora outros encostos de tronco que o Legário deixou passar. E punham-se à frente da bola, não deixando marcar a falta.
3. Aos 2 m 30 s Grimi já tinha feito 3 faltas sendo a última merecedora de amarelo pois entrou à canela de Quaresma com os pitões. Izmaelov era o outro pit-bull faltoso à solta.
4. Ai que saudades do Paulinho Santos que, como nos lembramos, tinha como principal finalidade domesticar os cães que andavam à solta no campo, explicando-lhes que aquilo é para jogar à bola e que patadas corriam o risco de ser devolvidas em triplicado. E, como nos lembramos, a receita resultava.
5. FCPorto só conseguiu jogar a partir dos 26 minutos quando Grimi fez mais uma falta grave sobre Quaresma mas em vez do amarelo foi apenas advertido. Mas só isso chegou para começar a levar sucessivos nós-cegos do Quaresma. Como se sabe, os amarelos protegem os artistas, mas quando o árbitro é incompetente, os caceteiros é que brilham impunes.
6. Golo mal anulado ao Sporting por inexistente fora de jogo. A contar este golo em cima do intervalo, teríamos tido uma segunda parte de grande espectáculo.
7. Derlei, meu Ninja. Dá gosto ver-te jogar até pelo adversário.
8.Moutinho está a transformar-se num craque à portuguesa. Simulador de lesões, batoteiro, trapaceiro. Com a qualidade de futebol que tem, para quê imitar o João Pinto na batota sistemática, no grito aflitivo cada vez que cai na relva ... Quaresma atingiu-o na orelha esquerda mas Moutinho agarrou-se ao pescoço como se tivesse levado uma gravata que atentasse contra a sua vida. João Paulo nem lhe acerta, mas Moutinho agarra-se ao joelho como se tivese sido atingido. Aliás, se João Paulo o tivesse atingido arrancava-lhe a perna. Por estas e por outras, o Moutinho teve actuação deplorável para o espectáculo. Pode ser bom jogador, mas como homenzinho é apenas mais um vigaristazeco que por aí anda.
9. João Paulo fez jogo perigoso grosseiro. Não acertou no adversário. As regras dizem que o cartão é amarelo. O Legário decidiu que era uma agressão e aplicou o vermelho, em excesso de autoridade, como quem diz "levam já com o vermelho para não virem discutir as duas quedas de Lisandro na área do Sporting" que tinham acontecido 10 segundos antes. Independentemente das regras, até acho que aquelas entradas são para vermelho directo. Quem joga assim, seja o João Paulo ou o Grimi, devem ir tomar banho mais cedo.
10. Dois penalties sobre Lisandro pelo Polga, um antes da expulsão de João Paulo, outro antes do primeiro golo do Sporting. E faltaram os cartões para o Polga, obviamente.
11. Dois golos com ressaltos felizes de bola. No primeiro, se não entrasse, seria penalty, pois o Pedro Emanuel meteu o braço à bola. Mas o Pedro Emanuel levou uma patada na cara, em jogo perigoso óbvio e não houve cartão amarelo.
12.No conjunto a vitória foi merecida pelo Sporting, pois dedicaram-se mais ao jogo. E jogaram mais futebol.
13. A arbitragem do Legário foi dos espectáculos mais deprimentes que presenciei esta época. Perdeu, e muito, o espectáculo. Raramente vi uma arbitragem tão má.
14. Jesualdo só confirmou o que já sabia: não tivesse ele tido o banco de luxo que lhe permitiu dispor de duas equipas completas durante o campeonato e os resultados teriam sido outros. O Sporting fez o campeonato com uma equipa e três suplentes de qualidade. O FCPorto fez o campenato com duas equipas e três suplentes de qualidade. Foi a diferença.
15. A referência que faço aos penalties não significa que, "se tivessem sido marcados, o resultado era outro". Claro que seria, mas o ponto não é esse. Os penalties que se marcam e não se marcam, as bolas no poste, etc. fazem parte da álea do futebol. Umas vezes cai para um lado, outras para o outro. Não me queixo disso em termos do resultado final. Queixo-me em termos do espectáculo que se perdeu.
16. Os comentários da Sic estiveram ao costumeiro nível rasteirinho. Puta que os pariu.
17. Para o ano há mais e se não nos calhar o Atlético ou o Fátima, teremos boas hipóteses de chegar à final. Com o Sporting, espero, que os outros andam a coleccionar Taças do Guadiana e outros títulos por Africa.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigada :-)

..só te esqueceste de referir os 500mergulhos a ensaiar os 200m piscina do
Lucho e do merecido segundo golo do
SportinG ;-)

11:52  
Anonymous Anónimo said...

Impecável relato de Full Contact.

Naturalmente os dragões ficaram a KO pois não aguentaram os golpes dos Leões.

O Legário parece que deixou os bens à Mariana, mas como é muito macho preferiu o cognome de O Legário Marianno.

Diz que vai deixar tudo ao João Paulo, o rapazinho ajudante de sacristão. Foi bonito de se ver aquele carinho com que João pauladas se arrimou ao Legatário do senhor pinto da costa de Afife.

Pró ano há mais mas por causa dos cardíacos o Full Contact vai ser desdobrado em:
1ª parte - Karate
2ª parte - Kung Fu
3ª parte - Taekwondo

Um abraço
Monteperobolso

13:00  
Blogger carneiro said...

"500mergulhos a ensaiar os 200m piscina do Lucho"

Oh Maria, fala de coisas concretas.

Se tens alguma coisa a desmentir dos casos concretos que eu referi ou a acrescentar outros casos concretos, faz favor.

Agora conversa por atacado, á benfica, poupa-nos, faz favor.

13:30  
Blogger carneiro said...

Monty, meu amigo,

obrigado pelos coments sempre especiais.

Como já percebeu, em sua homenagem, deixei de 'picar' tanto quem nós sabemos.

É-me difícil, mas pelos amigos...

Abraço.

13:52  
Anonymous Anónimo said...

Não era preciso ficares chateado assim...poça!

Não desmenti nem desminto alguma coisa do que referiste.

Só estava a acrescentar dois factos: o 2º golo do Sporting e o Lucho na 2ª parte atirou-se algumas vezes, em confrontos limpos com a bola, para o chão a ver se pegava a marcação de falta.

MAs se é para reagires assim não vale a pena falar disto contigo. Desculpa.
É só a m... do futebol. Tenho coisas realmente importantes em que pensar e me preocupar.

Bjs

13:53  
Blogger carneiro said...

Maria, lê, por favor, os pontos 12 e 15.

O 2º golo do sporting foi uma bicicleta depois de o central do Porto ter amortecido a bola mesmo "á maneira". Foi um ressalto de bola. Que provavelmente entraria de outro modo, se não ressaltasse no defesa... Mas foi um ressalto de bola, Maria. Não posso fazer nada, a este propósito, que te inche o ego.
os golos foram dois 'chórissos'. Que queres que te diga ?
Limpinho foi o que foi anulado. Mas isso já eu tinha dito.
O Lucho terá mergulhado. Se o dizes. Dentro da área ? a simular penalties ? Deu algum pontapé na cara de alguém ? Entrou com os pitões à canela de alguém ?
Então o que queres que eu diga do Lucho ? Que merecia ser expulso porque mergulhou 500 vezes ?

É que eu estava a referir-me a coisas graves e muito graves. As incidencias menores são o próprio jogo em si. E no futebol não há inocentes. Todos fazem o que o arbitro deixa fazer. E quem sente mole carrega.

Tu é que reagiste "assim"...

16:59  
Anonymous Anónimo said...

Ok Caneiu. Não 'discuto' com especialistas na matéria.


Só ffv não me tornes a comparar com os Benfikistas que é uma ofensa ;-)

18:08  
Blogger CMatos said...

Ia a dizer qualquer coisa, mas ao ler a resposta à maria... esqueci-me de tudo!
Fez-me lembrar outros blogues...

Boa semana.

23:09  
Anonymous Anónimo said...

Companheiro e amigo Carneiro:
Deve haver algum pequeno mal entendido.
Pois não dei conta que tivesse ficado melindrado com qualquer alfinetada.
E se isso está na área da política, então houve mesmo mal entendido pois concordei sempre a 200% consigo.
O que se diz do porco só peca por ser escasso.
No futebol é que estamos em campos diferentes.
Percebe-se que tem uma certa inclinação para os dragões (serão de Sandim?).
Eu alinho em 4 campos:

Académica
União de Coimbra
Sporting de Portugal
e
Amigos da Pinga F. C. Monteperobolso

Como pode pensar que estou na brincadeira aqui vai a página

http://www.omeuclube.org/monteperobolso/

Os ilustres, combativos e persistentes "Amigos da Pinga" são tão excepcionais que nem na Liga dos Últimos estão pois são a mais afamada equipa da zona raiana: abastecem-se de combustível em Fuentes, presunto "pata negra" de Ciudad Rodrigo, touradas de Nave de Haver, a pinga da Miuzela e a jeropiga de Badamalos.

Um abraço
Monteperobolso

00:10  
Blogger Arioplano said...

O Arioplano adora ver os jogos só para se rir dos comentadores de bola das televisões nacionais. É tão giro como a competência para um determinado propósito é sempre o último factor de escolha cá no burgo. Fica sempre atrás da simpatia, dos conhecimentos, da hierarquia, da antiguidade, etc. Aquele bípede da SIC, José Augusto Marques (acho), relata sempre o jogo como se não houvesse imagem "João Moutinho, sofre falta, cai para o chão, agarra-se à perna, chora baba e ranho, estão a trocar-lhe a fralda..." E o Arioplano acha engraçado que a SIC, que se diz tão profissional, não tenha lá ninguém que veja que o homem não nasceu para aquilo e dá pena. Não há ninguém que lhe diga "F@$&"$#, ó Zé não precisas de relatar. Primeiro as pessoas estão a ver o mesmo que tu, mas melhor do que tu. Segundo, se é o João Moutinho, com falta ou sem ela, já toda a gente sabe que ele caiu e assim sendo, mesmo ele que é pequenino e que levanta voo, há-de chegar ao chão, e que se agarrou à perna mesmo que lhe tenham tocado no nariz, que está a chorar baba e ranho, e que está alguém a trocar-lhe a fralda."
De se levarem tão a sério são duma mediocridade que só me dá para rir "O árbitro deve ter marcado fora-de-jogo?!" diz o Zé Augusto e a gente vê o jogador a fazer o lançamento de linha lateral que todos os outros 9.999.999 portugueses tinham percebido que ia acontecer. Zé Augusto, Deus te guarde assim por muitos e bons anos.

00:51  
Blogger carneiro said...

CMatos,

Desculpe lá se acconteceu algo de que não tenha gostado. Não deixe de voltar.

Monty,

Pois aconteceu uma grande confusão em filiação clubística. Mea Culpa.

Mas as suas indicações são precisosas. Assim, já posso voltar a picar, que o amigo está imune.

Maria,

Ontem estive a ver a repetição de alguns lances. Vi um que me tinha escapado no directo - se calhar quando fui ao frigorífico: o Abel foi de uma agressividade inadmissível.

Não me queixo dos penalties. Nem do resultado (já o tinha dito) Mas queixo-me da porrada, excessiva, ostensiva e impune.

Ou seja, esta taça fica ligada ao exercício de violência desportiva que não foi sancionada por um arbitro incompetente. Desculpa lá Maria, mas não sei porque deva dizer isto doutro modo.

E não sou especialista em nada, ainda menos em futebol.

10:03  

Enviar um comentário

<< Home