DYMANO
"Super light travel dynamo DYMOTEC S12 Set
Generator - Front Light and Rear Light
The side runner with the efficiency of a top quality hub dynamo (more than 60%), i.e. almost insignificant resistance whilst riding.Reaches full light output at only 10 km/h - and almost silent.
Electrical power: 12V, 6W
Double Ball Bearing: Using space age technology components
Electronically regulated voltage: Protects the lights from overvoltage - even after a headlight or rear light failure
Easy Touch Release: Light touch button engages dynamo
Pressure Adjustment Optimizes tyre contact pressure
Positioning: The distance between the roller and the tyre can be easily adjusted
Attachment: Prevents unintentional disconnection or maladjustment
Cable connection: Quick and secure connection for double or single cable, with or without plug connectors
With both rubber coated roller and weather proof roller, easily replaceable
Left hand or right hand design"
Generator - Front Light and Rear Light
The side runner with the efficiency of a top quality hub dynamo (more than 60%), i.e. almost insignificant resistance whilst riding.Reaches full light output at only 10 km/h - and almost silent.
Electrical power: 12V, 6W
Double Ball Bearing: Using space age technology components
Electronically regulated voltage: Protects the lights from overvoltage - even after a headlight or rear light failure
Easy Touch Release: Light touch button engages dynamo
Pressure Adjustment Optimizes tyre contact pressure
Positioning: The distance between the roller and the tyre can be easily adjusted
Attachment: Prevents unintentional disconnection or maladjustment
Cable connection: Quick and secure connection for double or single cable, with or without plug connectors
With both rubber coated roller and weather proof roller, easily replaceable
Left hand or right hand design"
Algum Engenheiro electrotécnico que eventualmente ande por aí que me explique, por favor, porque que é que este dinamo custa £300 (cerca de 90 contos), enquanto um parecido, mas de 6V, custa 6 vezes menos. Será porque os 12V equivalem à potencia da iluminação de um automóvel ?
7 Comments:
Deve haver um monte de razões.
Uma delas, será, obviamente, a da tensão de saída, a qual se liga à potência que fica disponível, neste caso, alimentação de faróis.
Outra, deverá ser a baixa velocidade com que se atinge a tensão nominal, bem como a estabilidade relativamente a variações da referida velocidade. (bem me lembro que na minha velha pasteleira, a lâmpada só acendia a sério a alta velocidade. De resto era uma verdadeira velinha.
Mas haverá ainda outra, quiçá a mais importante, e que é a seguinte:
"Only Busch & Muller makes a 12 volt dynamo that meets the German StVZO requirements for safe and efficient bicycle lighting system."
Azurara,
Mas com 12 V aquilo é um mar de luz, não achas ?
estava a pensar em 2011 fazer o Paris-Brest-Paris. Ia precisar de uma iluminação daquelas e de um carro de apoio... Assim, com treinador e director desportivo. Levávamos umas voluntárias para as massagens, tás a ver... eu a dar ao pedal por 1200 Km e tu a comandares as massagistas, a cozinehira, a enfermeira, a aguadeira...
Não nos esqueçamos que "massagistas e águas Friezes fazem os ciclistas e os directores desportivos felizes".
Bom a opinião técnica - 12Volts não é potência mas sim tensão. Potência são os 6W anunciados. O que equivale a dizer que produz 0,5 Ampere.
Equação » Pot.(W)= 12x0,5 = 6W
Isto é claro considerando o rendimento =1 ou seja 100%, o que é impossível dado que nenhum equipamento eléctrico é 100% eficiente. Ainda para mais com estabilizador de tensão a tal "geringonça" que permite o mesmo nível de iluminação ou seja tensão constante, este elemento tem a sua cota parte de consumo. Eu diria que este dinamo consome pelo menos 10W ao desgraçado que o tiver de usar. Isto para um cicloturista do nosso calibre equivale porventura a dizer que 10% do esforço é para se fazer luz. A acreditar na tecnologia do aparelho este terá a vantagem de não incrementar maior consumo ao ciclista, quão maior for a velocidade, como acontecia com os antigos pois esses quanto mais velocidade mais luz, logo maior potencia necessária. Acredito que este novo dínamo apartir de uma determinada velocidade deixara de sentir necessidade de nos travar exponencialmente pois atingindo o seu "auge" os 6W de debito, a electrónica encarrega se de não pedir mais potencia. O seu custo pois... não será concerteza pela sua tecnologia pois essa já existe há largos anos, os alternadores dos automoveis também usam estabilizadores de tensão, o dinamo também não será nenhum relógio suiço, talvez use imans dos mais recentes com campos magnéticos mais fortes, induzindo assim mais corrente com menor rotação do dinamo, mas isto são suposições. Eu aposto mais no visual e no high.end finished para justificar o preço, e também a pouca adesão do mercado para fomentar uma produção low-cost. espero ter sido útil alguma duvida. estou a disposição.
À só para esclarecer não sou "Inginheiro"!!!
Abraço!!!
Eh lá, Carlos Augusto...
Se o dinamo "rouba" 10W à potencia do ciclista, isso para mim não é 10%, pois estou a desenvolver 160/170W...(e esta, hein ?) Se eu chegasse aos 200W...ia para profissional eheheh.
A história dos imans também me preocupa, pois se são potentes lá fico eu agarrado ao minério da estrada.
Mas fiquei desiludido com o que os meus amigos especialistas em electricidade comentaram. Pensei que o aparelho fosse qualquer coisa de especial.
Se calhar compro o Kit menos potente - 50 £ - para ensaiar e depois logo se vê.
Parece-me muito mais sensata essa aquisição!
Abraço!
Boas.
Acabou por optar porque dinamo?
No fórum ciclo-via.org há uma discussão similar!
http://www.ciclo-via.org/forum?func=view&catid=34&id=496#514
Abraço ciclista
borreguei a compra.
Tenho andado a ver sistemas com bateria de litium, recarregáveis.
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