DIA DA FIBROMIALGIA
Fibromialgia e Síndrome da Fadiga Crónica
"A fibromialgia não é uma doença, mas sim uma síndrome de dor músculo-esquelética difusa, não inflamatória, não articular, com pontos dolorosos à palpação muscular em locais definidos.
O problema que afecta entre 2 a 5% da população adulta não revela qualquer causa ou sinal bioquímico que justifique a dor, sendo apenas as queixas dos doentes a única forma de adivinhar um diagnóstico.
A ausência de sinais objectivos dificulta o diagnóstico. Não há inflamação, não há infecção, apenas dor em vários pontos do corpo».
Cerca de 90% dos doentes são mulheres entre os 20 e os 50 anos. A fadiga, o sono superficial e não reparador, a depressão psíquica, a ansiedade, as dores de cabeça, a dormência de pés e mãos, a irritabilidade, os problemas psicológicos, a disfunção cognitiva e as dores espalhadas por todo o corpo são os principais sintomas apontados por quem sofre de fibromialgia."
Tenho uma Cunhada que sofre desta doença incapacitante em intensidade muito elevada.
5 Comments:
Viver, LER e aprender!
Abçs
Acho que ainda é de diagnóstico por exclusão. Não?
Não sabia disto...
è tramado. A diagnosticar como diz o Azurara e a tratar.
Nos tipos mais intensos de doença as pessoas sentem como se tivessem lavado uma sova pelo corpo todo. As dores são á superf´+icie do corpo, são nos orgaõs internos, enfim...
Tenho visto a minha Cunhada completamente prostrada...
Só há pouco tempo a medicina identificou a doença que durante muitos anos era desvalorizada pelas juntas médicas e , por vezes, encarada como doença psiquiátrica.
Lembro-me da mulher do Durão. Sofria disso, creio.
Enviar um comentário
<< Home