quinta-feira, maio 08, 2008

TEMPO VOLTA PARA TRÁS

Segundo a imprensa internacional, parece que não será exactamente "por horas". Eriksson quer pelo menos mais um mês antes de se comprometer, ou seja, pretende esperar um mês a ver se lhe aparece melhor oferta de trabalho do que o Benfica. Custa a engolir, mas quem está de fora sabe há muito que o Benfica deixou de ser uma opção principal para profissionais de certo nível. Por isso, se Eriksson vier, será porque não arranjou melhor.
Na sua passagem por Portugal, Eriksson deixou boas recordações aos amantes do futebol. Trouxe um estilo de jogo que na época era novo, com aquilo que agora se chama "pressão-alta" e "transposição defesa-ataque rápida". Naqueles tempos era novidade e deu resultados. O Benfica brilhou por cá e pela Europa. Enfim, não brilhou tanto como os benfiquistas gostam de dizer, mas brilhou alguma coisa.
Eriksson trouxe também ao futebol português uma dose de elegância e de fair-play que era novidade para todos os portugas, sem excepção.
Em 2008 não creio que Eriksson traga algo de novo ao futebol português. Por cá, o que ele sabe já não é novidade. A qualquer dos níveis. E a repetição de receitas antigas não funciona em futebol. A idade do treinador e a ânsia de ganhar não são as mesmas, não há disponibilidade financeira para um plantel que proporcione resultados instantaneos, as solicitações no estrangeiro serão sempre presentes e a pressão a que comunicação social benfiquista sujeita qualquer treinador nunca admitirá um projecto plurianual. Eriksson só ficará dois anos se conseguir ser campeão no primeiro ano. Por isso, ciclos anuais continuarão a dar os resultados que se conhecem.
Finalmente, a contratação de uma figura consensual como a de Eriksson é a confissão pública da fragilidade do Presidente. Falta coragem para ir buscar um treinador da geração de Carvalhal, para um projecto, pelo menos, tri-anual. No momento da decisão, esconde-se atrás de uma figura querida pela massa associativa, sacrificando o arrojo da ambição à segurança da não-contestação.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Erikson velho tá bom para o Benfica velho e desgastado/déjá vú, tambêm ;-)

13:34  
Anonymous Anónimo said...

Ele chegou a ganhar alguma coisa depois de sair do slb? Não me lembro, a sério.

19:25  
Anonymous Anónimo said...

ai o scolari na tv a fazer PUB...

22:12  

Enviar um comentário

<< Home