sábado, agosto 31, 2013

O ARTUR DA ONU CONTINUA A ENSINAR COMO SE FAZ

Lembram-se deste Artur da ONU ?
Pois bem, hoje, 31.08.2013, no telejornal das 13:00 horas vi o tipo passar à saída da Universidade de Verão do Partido Socialista. Como ele já não tem idade para ser aluno, presumo que lá tenha ido dar uma aula de mão dada com o Tó Zé.

sexta-feira, agosto 30, 2013

UNS SÃO MAIS IGUAIS DO QUE OS OUTROS

DIVISÃO III
Despedimento por extinção
de posto de trabalho

Artigo 367.º

Noção de despedimento por extinção
de posto de trabalho

1 – Considera-se despedimento por extinção de posto de trabalho a cessação de contrato de trabalho promovida pelo empregador e fundamentada nessa extinção, quando esta seja devida a motivos de mercado, estruturais ou tecnológicos, relativos à empresa.
2 – Entende-se por motivos de mercado, estruturais ou tecnológicos os como tal referidos no n.º 2 do artigo 359.º

Artigo 359.º

Noção de despedimento colectivo

1 – Considera-se despedimento colectivo a cessação de contratos de trabalho promovida pelo empregador e operada simultânea ou sucessivamente no período de três meses, abrangendo, pelo menos, dois ou cinco trabalhadores, conforme se trate, respectivamente, de microempresa ou de pequena empresa, por um lado, ou de média ou grande empresa, por outro, sempre que aquela ocorrência se fundamente em encerramento de uma ou várias secções ou estrutura equivalente ou redução do número de trabalhadores determinada por motivos de mercado, estruturais ou tecnológicos.
2 – Para efeitos do disposto no número anterior consideram-se, nomeadamente:
a) Motivos de mercado – redução da actividade da empresa provocada pela diminuição previsível da procura de bens ou serviços ou impossibilidade superveniente, prática ou legal, de colocar esses bens ou serviços no mercado;
b) Motivos estruturais – desequilíbrio económico-financeiro, mudança de actividade, reestruturação da organização produtiva ou substituição de produtos dominantes;
c) Motivos tecnológicos – alterações nas técnicas ou processos de fabrico, automatização de instrumentos de produção, de controlo ou de movimentação de cargas, bem como informatização de serviços ou automatização de meios de comunicação.

"O chumbo do Tribunal Constitucional à proposta de lei de requalificação dos funcionários públicos é mais um problema para o Governo. Este é o quinto "não" dos juízes do Constitucional as medidas da coligação governamental. O primeiro chumbo deste tribunal foi em Abril de 2012, com o veto ao diploma que pretendia criar o crime de enriquecimento ilícito. Apenas três meses depois, o Tribunal Constitucional vetou o corte dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e dos reformados. Em Abril de 2013 os juízes voltam ao veto. Desta vez vetaram um novo corte no subsídio de férias de pensionistas e funcionários públicos e cortes de 6% no subsídio de desemprego e de 5% no de doença. Passado pouco mais de um mês, não passou a chamada lei Miguel Relvas: a lei que criava as comunidades intermunicipais. Por fim, ontem, o Tribunal Constitucional rejeitou o regime de mobilidade da função pública."

E como se vai cortar na despesa pública ?
E pagar impostos abusivos para sustentar os direitos de tanta gente não será inconstitucional ?
Mas afinal quem é que ganhou as últimas eleições ?


Etiquetas:

quinta-feira, agosto 29, 2013

A TÉCNICA DO BALDINHO APENICADO


 Ressalvo que não sou Bombeiro. Mas tenho uma opinião. 
1. Como se vê no filme, o ataque aéreo  de fogos florestais só é eficaz se forem utilizados vários aviões em vaga sucessiva. A nossa técnica do helicóptero isolado com um balde de cerca de mil litros de água é ridícula.  Quando volta para a segunda rega, o fogo já reacendeu. Aqueles mil litros poderão ser preciosos para salvar uma casa ou uma equipa de bombeiros no terreno  numa emergência localizada. Mas para apagar fogos florestais é um mero dispêndio de dinheiro. 
2. Em vez de F-16 para as guerras imaginárias dos nossos valorosos generais que nunca foram à  guerra, - sendo que os mais velhos até se renderam na última guerra que Portugal travou -, o País necessita de comprar duas dúzias de Canadairs. Até porque fica mais barato do que andar a alugá-los pela Europa  todos os anos. E os nossos pilotos da Força Aérea só poderiam ir para a TAP depois de fazer 10 anos de comissão de serviço no ataque a incêndios. Pois que  é essa a única guerra em que Portugal está envolvido. E é só para isso que os pilotos da Força Aérea fazem falta ao País. Quem quer tirar o brevet de piloto à custa dos nossos impostos, tem que dar alguma coisa em troca.
3. O pessoal da Protecção Civil, cujo emprego é garantido pelos fogos florestais - ou seja, sem fogos anuais estaria no desemprego -, deveria passar o ano a projectar, concelho a concelho, planos de ataque a incêndios florestais, segundo as variáveis de clima, em especial,  padrões  do vento e orografia dos locais. Na Informática desenvolvem-se modelos para esse fim. E, depois, cada mancha florestal teria que obedecer a um plano concelhio de prevenção, com a desmatação obrigatório de zonas neutras  que servissem em simultâneo de local para estacionar os meios terrestres de ataque ao incêndio e de barreira natural à progressão do fogo. Ou seja, o território deveria ser quadriculado e mantidas limpas as  linhas de cada quadrícula.
4. O pessoal de ataque terrestre, em especial, os Bombeiros Voluntários,  só deveria actuar em zonas devidamente seguras, as tais linhas das quadrículas e sempre apoiados por meios aéreos. A ideia vai sempre bater ao mesmo: a tactica do quadrado.
5. Eventualmente terei escrito para aqui alguns disparates, mas prefiro arriscar uma ideia para ajudar a pensar o problema do que nada fazer. É a minha forma de homenagear os Bombeiros Voluntários que têm servido de carne para o canhão da incompetência  duns generais do país das maravilhas que os mandam para a frente de fogo de forma leviana.
6. Cada vez que se ouve um alto responsável da Protecção Civil ou Associação de Bombeiros falar no fogo posto isso só representa o alijar de responsabilidades por  mais um bombeiro morto. Arranjando-se um culpado criminoso é mais fácil encarar a própria incompetência.  Os Bombeiros têm andado a morrer porque as Chefias - que não são voluntárias e estão a ganhar dinheiro - são incompetentes.
7. O fogo posto é outro problema que se resolveria facilmente internando compulsivamente todos os anos entre Abril e Outubro todos os incendiários reincidentes. Quem é perigoso para a sociedade passa a ser obrigado a umas férias forçadas seis meses por ano.

quarta-feira, agosto 28, 2013

QUANDO O SISTEMA DE JUSTIÇA NÃO FUNCIONA

terça-feira, agosto 27, 2013

HULK, A BOMBA ATÓMICA



Ainda me lembro de Pinto da Costa ter prevenido que estava "para chegar uma bomba atómica" e dos sorrisos de escárnio  dos benfiquistas da Sic e da RTP. E do que se tentou ridicularizar os 9 milhões que depois passaram a catorze pelo passe  desportivo do jogador. "Pinto da Costa já não é o que era a fazer negócios". "Que disparate gastar tanto dinheiro com um jogador tão jovem da segunda divisão japonesa."
Mas depois foi a história em campo  que se sabe. Contra ele perderam sempre, menos daquela vez que o colocaram artificialmente sem jogar durante 18 jogos. E  foram muitas vezes humilhados. Em especial  em casa.
Em Inglaterra descobriram agora Hulk. Depois deste vídeo passado em Londres, se não for com Vilas-Boas, será com outro qualquer. Hulk vai jogar na "primeirachip" - como se pronuncia na Amadora.

domingo, agosto 25, 2013

OLHA CABEÇA DO LAMPION

sábado, agosto 24, 2013

A AJUDA À VELHOTA DIABÉTICA

1. Luis Filipe Menezes está longe de me ser uma personalidade política simpática. Aliás, a serem verdadeiras as acusações de agravamento descomunal  da dívida da Câmara de Gaia, tal bastaria para o derrotar nas urnas.
3. Os tiros  que o Bloco de Esquerda disparou a torto e a direito traduzem a habitual política ranhosa e rasteira da esquerda que nunca trabalhou na vida.
4. Os Comunistas fizeram coro. 
6.Se a velhota morresse ou fosse despejada, para esta gentalha  seria exactamente a mesma coisa em termos de campanha. Apenas alterariam o argumento acusando Menezes de falta de sensibilidade perante a miséria e a desgraça.
7. Até o independente Rui Moreira alinhou no coro das virgens ofendidas.
8. Só Nuno Cardoso aconselhou contenção, advertindo para a óbvia precipitação dos adversários políticos.
9. Curiosamente, o Presidente da Comissão Nacional de Eleições - que deveria manter reserva absoluta sobre um assunto onde terá que decidir de forma institucional - já veio adiantar um veredicto de condenação e falar em crimes cometidos pelo candidato.
10. É por existirem palhaçadas como a protagonizada  agora por este Presidente da CNE que o Estado de Direito não é levado a sério.
11. Ainda estou à espera da Decisão da CNE sobre Mário Soares e o apelo  em directo nas Televisões à hora do almoço  no dia da eleição para  que os eleitores votassem no filho dele, na época candidato à Câmara de Lisboa.
12. Mas a Comissão Nacional de Eleições sempre foi um coio onde a maçonaria sempre fez o que quis e onde as regras só se aplicam aos outros. Aquilo é mais para garantir a gamela mensal do que para ser eficaz. Ali a única eleição que interessa é a dos próprios para o tacho.
13. De qualquer modo, LFMenezes deve estar grato à notícia do Público. Talvez venha a ganhar as eleições à custa desta publicidade gratuita e da triste figura que os seus adversários políticos escolheram fazer.

OS DA CASA BATEM MAIS FORTE

"Um bom treinador será sempre penalizado num clube com deficiências e carências organizativas. Mas um mau treinador não vence por melhor que seja a organização. O problema do futebol do Benfica é de ambos os domínios. Vive de memórias. E chegou tarde ao comboio dos tempos atuais e das exigências que a organização desportiva requer. Não procurou a qualidade, o conhecimento e a organização. Pensou que bastaria ter instalações, história, glórias, museu, massa associativa, uma águia amestrada, kits para sócios, construção civil, merchandising e o Eusébio. E começou a sobrar em discurso, em pose, o que faltava em êxitos desportivos. Perante as dificuldades optou sempre por um arrogante populismo. E num cenário de crise de resultados pelo anúncio de uma nova contratação. O resto - a ambição, a organização, a capacidade e competência de dirigentes e de treinadores – faria parte do seu código genético. Não era preciso selecionar, nem investir na escolha dos melhores. O resultado está à vista. E era previsível." (José Manuel Constantino)

POSTE PARA ENCHER

sexta-feira, agosto 23, 2013

MELHOR PROGRAMA DESPORTIVO NAS TV´S


Inteligente, descontraído. Até o benfiquista em campo é de cinco estrelas.

A VERDADE DAS ESTATÍSTICAS


segunda-feira, agosto 19, 2013

TACUARITA CARDOSO

Até ontem nunca ouvira falar deste jogador Setubalense. Vi-o em campo pela primeira vez. A forma de andar, os tiques do corpo, a forma de correr, o própria silhueta - mais larga nas ancas do que nos ombros - confunde e faz lembrar o famoso Cár-dozo do Benfica. No corpo-a-corpo aguentou-se com Mangala, chegando mesmo a ganhar-lhe tres jogadas de  relativo perigo.  Numa delas comeu  3 adversários em progressão para a área, tendo fracassado  no passe final. O Vitória de Setúbal tem aqui uma estrela em ascensão.

GUITARRADAS À MANEIRA

SERVIÇO PÚBLICO DE TV

Garanto que os surdos teriam ficado mais contentes se a Senhora do Gestual tivesse sido eliminada do ecran para dar oportunidade a que todos, os surdos e os outros, avaliassem com os próprios olhos se a bola passou ou não a linha de golo. Mas quem detém o Poder da Informação faz tudo para  a manipular, pois que a partir do momento em que as pessoas vejam com os próprios olhos, os profissionais da Informação perdem o poderzinho que vão tendo.

Etiquetas:

SERVIÇO PÚBLICO DE TV

domingo, agosto 18, 2013

EU VI NO BONFIM

Estava situado quase no enfiamento da linha de baliza onde ocorreram os dois lances de quase-golo. Na primeira delas a favor do  FCPorto, a bola mal atingiu a linha. Na sua maior parte estava pelo lado de fora da linha de golo.
 Na segunda bola, a favor do Vitória de Setúbal, também não ultrapassou totalmente a linha de golo. Tendo em conta a largura do risco de golo e a largura da bola, posso aventar que o eixo  ou centro da bola o mais dentro que esteve foi em cima  da linha de golo, a qual terá 2 ou 3 centímetros de largura. Mas deu para perceber que a bola não entrou totalmente.  
Quanto ao penalti e à agressão não deu para perceber no Estádio, porque se passou na outra baliza muito longe do local onde estava. Nessa parte vale o que se vê na  TV.



E ESTA IGUALDADE CONSTITUCIONAL ?

ESTA JÁ ESTÁ ENTREGUE

Amanhã tentarei escrever alguma coisa sobre a Volta. Agora estou de saída para o Estádio do Bom Fim para o jogo inaugural.

O REGRESSO


A CORJA DAS TV´S

O que é que a Dona Judite e as  Donas Fátimas das diferentes TV's  fazem em termos de responsabilidade social para virem sistematicamente cagar sentenças sobre o que elas acham que os outros devem fazer ?
É que nos países a sério são os apresentadores  das televisões os primeiros a chegarem-se à frente. 

Etiquetas:

sábado, agosto 17, 2013

HÁ UNS KILOS E ARROBAS ATRÁS


O MELHOR DA VOLTA I

Marco Chagas, um senhor comentador. Sóbrio,  conhecedor, oportuno e assertivo.
Inês Gonçalves, entrevistadora atenta, competente e agradável. Com a  grande vantagem em relação a outros  de não se por a falar do que não sabe. As suas entrevistas esclarecem o telespectador sobre o assunto concreto. Não se põe a dar palpites nem ninguém sabe, nem precisa de saber, o nome do seu motorista.

Etiquetas:

OS HOMENS E OS PALMOS

sexta-feira, agosto 16, 2013

AFINAL FOI O TUDO E O NADA

THIERRY MAGNALDI - PARTE II

Ontem a reportagem televisiva já foi mais equilibrada. Só por 3 vezes o nome de Magnaldi foi referido. E as dinamicas da corrida foram bem explicadas pelo reporter. O que comprova que a constante referencia ao nome de um dos condutores de um das motas não acrescentava nada à reportagem. Já agora, também se deveria falar dos condutores dos carros - a começar pelo Major do Comissário 001 - pois que conduzir um carro no pelotão é tremendamente mais complicado do que uma moto. Mesmo assim, em vez de vermos os ciclistas, como é suposto, assistimos à imagem da foto durante largos segundos. Não está em causa o mérito desportivo de Magnaldi nas suas extraordinárias façanhas no deserto. Mas, insisto, em termos da condução de uma moto onde o mais que se atinge é a velocidade dos ciclistas, que raramente atingirão os 100 Km/h, continuo a não vislumbrar motivo para tanta exaltação da condução de Magnalgi no pelotão da Volta. Há por lá pelo menos mais duas dúzias de motards, incluindo a GNR, de quem ninguém fala apesar de partilharem o trajecto e de fazerem pelo menos o mesmo que ele. Até eu, se me fosse dada a oportunidade. Em breve falarei dos almoços combinados no helicóptero da televisão pública.

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 15, 2013

MÁRCIO BARBOSA

Hoje foi a doer. A forma como Barbosa  fez a aproximação ao grupo intermédio e o ultrapassou no último quilómetro antes do alto das Penhas da Saúde foi à campeão. O resto da corrida  ficou  na mesma.
Uma nota pessoal para recordar a subida com início no  Largo da Câmara junto à estátua de Pero da Covilhã. Dali até à Torre são rigorosamente 21 Km. Embora hoje não tivesse sido esse o trajecto completo. Os profissionais fazem em pouco mais de hora e meia. O meu record é rigorosamente de 3 horas certinhas até à rotunda da Torre. É por isso que tenho memória de todas as rampas, curvas e falsos planos. Demoro tanto tempo a subir que dá para guardar em memória.

Etiquetas:

A SELECÇÃO DE PAULO BENTO

Empate com a Holanda. Com o recurso a tanto jogador novo, a  táctica ficou (ainda) mais clara: passam a bola ao Cristiano e logo se vê.

VEREADORAS BONITAS

CICLISMO DE SOFÁ

Para assitir à Volta em razoáveis condições, impõe-se o comando que o outro deita fora, o comando do ar condicionado e o mapa das altimetrias. Para sabermos onde vamos em cada momento.

Etiquetas:

JONI BRANDÃO

Brandão foi seguramente o ciclista mais activo na primeira metade da Volta com fugas quase diárias, algumas acima dos 150 km. Dá para perceber. Se ele não foge, passa imediatamente a moço de recados da Equipa.

quarta-feira, agosto 14, 2013

JACKSON AJUDA NA VITÓRIA DA COLOMBIA

Guarín marca a passe de Jackson. Quintero também em campo contra a Sérvia de Sulejmani, Djuricic e Markovic
(sabe sempre bem ver o pessoal da casa fazer o serviço como deve de ser)

THIERRY MAGNALDI NA VOLTA

Ai, o Thierry Magnaldi tem uma ganda mota.
Ai, o Thierry Magnaldi é um ganda motard.
Ai, o Thierry Magnaldi mostrou a temperatura da mota que vai a 40º
Ai, o Thierry Magnaldi nunca viu sete fugitivos da mesma equipa
Ai, o Thierry Magnaldi está de frente para o helicóptero RTP
Ai, o Thierry Magnaldi vai a 120 à hora
Ai, o Thierry Magnaldi também é ciclista
Ai, o Thierry Magnaldi acabou de largar um peido
Ai, o Thierry Magnaldi...

Foda-se! Tanto  Thierry Maghaldi. Já chega.... Fala de ciclismo, pá. Se não sabes, cala-te.

Etiquetas:

O COMANDO

A BIOMETRICIDADE DA TRETA

Seja na subida para o Alvão, seja na descida para Bilhó, seja na subida da Caniçada, seja no plano para a Anadia, o coração do Márcio bate sempre a 172. A RTP apresentou esta novidade, a de revelar em directo os parametros biometricos de alguns atletas. Para lá de considerarmos que é um disparate desportivo deixar que os adversários saibam em cada momento a medida do "estar à rasca" que cada coração apresenta, a verdade é que os dados transmitidos em directo não correspondem ao que se está a ver na estrada. A descer para o Bilhó, a 80 Km/hora sem pedalar, o coração do Márcio não batia seguramente no mesmo ritmo desesperado que  apresentava  a subir o empedrado de Borbela. Num plano até se viu o atleta a conversar com um colega de equipa. Com o coração a 172 ele estaria acima do limiar, logo só conseguiria falar na expiração.  

Etiquetas:

FÁTIMA PARA O EMIGRANTE

acrescenta a católica de 80 anos, sentada no meio do recinto, protegida do sol com um chapéu-de-chuva.

Só a assistir pela RTP já é uma chatice, quanto mais a torrar ao sol debaixo de 40 graus de temperatura cada vez que um Bispo ou um Padre, no conforto da sombrinha refrescada, convida os fiéis a um minuto de silencio e de meditação.

terça-feira, agosto 13, 2013

ETAPA DA VOLTA 2013

218, um   ciclista  "à Zé Patrão".

SIGA A DANÇA 2013

GOLOS ESPECTACULARES



Golos fabulosos. Em qualquer Estádio, contra qualquer adversário. Tivemos a sorte de ter sido contra o SLB.

segunda-feira, agosto 12, 2013

LA-ANTARTE

Hoje foi assim. Uma equipa de combate.

domingo, agosto 11, 2013

MÁRCIO BARBOSA

A camisola da montanha conquistada no Alto do Alvão. Dois dias completos de competição pura, dura, mas leal com Helder Oliveira. Está de parabéns a LA-Antarte. Para já.

ANOTHER BRAVE CYCLIST

"On the evening of August 1, I finished my 2-months trip to the European Balkan Peninsula and was able to come back to Japan safely. Italy >>> Switzerland >>> Italy >>> Slovenia >>> Croatia >>> Bosnia&Herzegovina >>> Croatia >>> Montenegro >>> Albania >>> Macedonia >>> Greece >>> Turkey (All countries were splendid, but I failed to enter Serbia...)"

 O meu amigo Takehito andou dois meses em mais uma aventura ciclista europeia.

Etiquetas:

sábado, agosto 10, 2013

SUPERTAÇA 2013

 Sem surpresas. Até acertei no resultado. Correu tudo bem. O Vitória merecia um golo.



Etiquetas:

JONI BRANDÃO

Ontem deu para perceber que Joni Brandão não foi campeão nacional de fundo por acaso. Brandão teria ganho a etapa, com mérito excepcional, se a sua equipa não lhe tivesse atraiçoado o esforço. Foram os colegas de Equipa que levaram a cabeça do pelotão até ele, anulando-lhe a fuga. E se não fosse a queda qua vitimou Petrov - que fora levado ao colo pela Efapel até Brandão - o Rui Sousa também não teria ganho a etapa. Ou seja, o plano B da Efapel só resultou por um acaso da corrida. A vitória caiu-lhe no colo, ainda por cima no momento em que Sousa percebeu que já não tinha pernas para acompanhar os dois que lhe iam na frente, Petrov e Brandão. O que aqui se deixa salientado, em especial para que a vitória de Rui Sousa não seja integrada num qualquer mérito estratégico especial da sua direcção de equipa. Não fosse a queda de Petrov e a Efapel tinha fracassado na sua estratégia de corrida. Teria sido muito mais bonito, leal, desportivo e verdadeiro que a Efapel tivesse concedido o benefício da dúvida a Joni Brandão e não lhe tivesse anulado a fuga só para tentar a vitória artificial de vedetismos excessivos e injustificados. Se Joni Brandão atacou na parte final quando ainda tinha um carro da Equipa consigo foi porque a Equipa o autorizou, reconhecendo-lhe capacidade. Não pode a Equipa, logo a seguir, anular essa atitude competitiva, ainda por cima levando-lhe a matilha de lobos até aos calcanhares. Se fosse comigo,  mandava foder a equipa. Não se menospreza, assim, o esforço de um atleta durante 180 quilómetros. E para ter uma equipa destas.mais vale pedalar sózinho. Ler aqui a descrição da parte final a etapa.

A VOLTA NO BOMBARRAL


quinta-feira, agosto 08, 2013

AS ONDAS DO MAR

quarta-feira, agosto 07, 2013

DOOM-METAL

terça-feira, agosto 06, 2013

ANIVERSÁRIO DE SAÚDE

Completo hoje 12 anos seguidos sem fumar. Na época consumia pelo menos dois maços de SG-gigante por dia. Mas se houvesse  saída à noite, a coisa atingia os três maços. Largar o vício foi mais fácil do que pensava. Só dá valor quem deixou. Quem nunca fumou não alcança a dimensão dramática da mudança.

JORNALISMO TUGA

Dizia o Pivot da Sic: "Já de seguida uma concentração de Vespas"

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 05, 2013

EVERYTHING INVADED

A RAZÃO DOS DESEMBARGADORES DO PORTO

Trabalhar alcoolizado até pode melhorar produtividade, dizem juízes

domingo, agosto 04, 2013

ENDOVELICUS NA MOITA

Um concerto onde  se afirmou a sonoridade da Banda que já vai sendo inconfundível. O 'demo' de apresentação está para breve.
Sei que  procuram uma vocalista soprano. De preferência com aptidão para as  teclas.
O estilo, segundo os especialistas consultados, é o Doom-Death  e  Gótico.

SERVIÇO PÚBLICO


BENFICA-SÃO PAULO, 0-2

Não é que seja muito relevante. Mas a RTP é recorrente na manipulação dos resultados benfiquistas.

ANIVERSÁRIO

sábado, agosto 03, 2013

HOJE NA MOITA


Metal by night

ACHISTAS E CIENTISTAS

Crise e solidão estão a contribuir para o suicídio em Portugal

Crise aumenta número de suicídios em Portugal


sexta-feira, agosto 02, 2013

BENFICA GANHA TROFÉU STAR WARS

Etiquetas: