sexta-feira, setembro 30, 2011
quinta-feira, setembro 29, 2011
UMA NO CRATO OUTRA NA FERRADURA
artº 459º nº1. “Aquele que, mediante anúncio público, prometer uma prestação a quem se encontre em determinada situação ou pratique certo facto, positivo ou negativo, fica vinculado desde logo à promessa”
artº 461º nº2 ” (…)a revogação não é eficaz, (…) se a situação prevista já se tiver verificado ou o facto já tiver sido praticado”.
Mil alunos ficam sem prémio de mérito
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) cancelou a entrega dos prémios de mérito, aos melhores alunos das escolas secundárias. No total, são cerca de mil alunos que deixam de receber 500 euros, num ‘esforço’ financeiro que ronda meio milhão de euros. A decisão, que o MEC garante ter tomado a 13 de Setembro, surpreendeu alunos e directores das escolas, que consideram a medida "lamentável".
quarta-feira, setembro 28, 2011
ALLEZ LES BLUES
Actualização: disse-me o meu Vasco, que viu o jogo todo, que Vitor Pereira falhou o resultado pretendido com as suas opções: Só comeu metade dos golos para os quais se pôs ao jeito.
Etiquetas: hoje na terra dos czars
O MELHOR 'TEAM'
Coverdale, os guitarristas Vai e Vandenberg, o baixista Sarzo e baterista Aldridge formaram a melhor equipa que alinhou sob o nome Whitesnake. O Album Slip of the Tongue foi a sua obra prima. Marcaram uma geração de apreciadores.
terça-feira, setembro 27, 2011
INSÓNIA E HORÁRIO DE TRABALHO
segunda-feira, setembro 26, 2011
OS CIGANOS DA EUROPA
O REBOCADOR
A técnica criada e desenvolvida por mim neste Verão já está a ser aplicada por esse mundo fora.
BIG BROTHER
BOTA DE ELÁSTICO
sexta-feira, setembro 23, 2011
HENRIQUE, CIMENTO & LÍCITO, LIMITADA
Mas no direito civil existe o instituto do enriquecimento sem causa. Que basicamente visa impedir que alguém possa beneficiar sem razão ou motivo daquilo que é dos outros ou do Estado. E, por lei - no âmbito civil -, pode ser estabelecida a presunção de enriquecimento ilegítimo, salvo prova da proveniencia dos bens. Perante um autarca milagrosamente milionário, seria instaurada pelo Estado acção cível por enriquecimento sem causa, com base naquela presunção. Se o autarca não provasse a proveniência dos bens, eram declarados perdidos a favor do Estado. Tudo se passaria com garantias de defesa dos visados. E os honestos conseguiriam justificar, passo a passo, a formação do respectivo património e não teriam problemas.
O que interessa ? Tentar punir criminalmente com leis impraticáveis para entreter a malta fingindo-se que se está a fazer alguma coisa ou reverter para o Estado os efectivos patrimónios apropriados abusivamente por tanto detentor de poder político e quejandos ?
quinta-feira, setembro 22, 2011
A COR E O CHEIRO
quarta-feira, setembro 21, 2011
TANTOS CRIMINOSOS
Violação de normas de execução orçamental
O titular de cargo político a quem, por dever do seu cargo, incumba dar cumprimento a normas de execução orçamental e conscientemente as viole:
a) Contraindo encargos não permitidos por lei;
b) Autorizando pagamentos sem o visto do Tribunal de Contas legalmente exigido;
c) Autorizando ou promovendo operações de tesouraria ou alterações orçamentais proibidas por lei;
d) Utilizando dotações ou fundos secretos, com violação das regras da universalidade e especificação legalmente previstas;
será punido com prisão até um ano.
Medina Carreira sustenta que “estamos com baterias apontadas a Jardim. No entanto, muita gente teria de sentar-se no banco dos réus, antes dele”. Medina Carreira fala de “governantes que lideraram o país nos últimos 10 anos”, apontando, sobretudo, para os executivos de José Sócrates. "Fazia-se uma seleção, porque houve uma data de mentirosos a governar".
terça-feira, setembro 20, 2011
MERDA DE JORNALISMO PORTUGUÊS
"Toda a impensa escreve: «Partido de Merkel perde eleições regionais em Berlim». Jornalisticamente falando, «perde eleições» quem está no poder. Não era o caso. Logo, a notícia correcta seria «SPD renova vitória em Berlim». Ou ainda mais factual: «Coligação de esquerda vence em Berlim mas perde maioria». É que os factos podem ser chatos chatos, mas não há volta a dar-lhes:
1. O governo estadual de Berlim era formado pela coligação entre SPD e a extrema-esquerda do Die Lieken.
2. Os partidos da coligação perderam votos e deputados: 6 deputados o SPD e 4 o Die Liken.
3. «O Partido de Merkel» ganhou votos e deputados: +2% e + 2 deputados.
4. Os 2 partidos de esquerda que até agora governavam em maioria, perderam-na e provavelmente terão de chegar a um entendimento com o Verdes.
Aliás, é já uma tradição nacional qualquer leitor mais avisado ter de se socorrer de fontes não-portugueseas para saber verdadeiramente o que se passa na maior parte dos países. Veja-se também o caso das recentes eleições eleições na Dianamarca. Pergunte-se a qualquer pessoa e todos dirão que os sociais-democratas ganharam as eleições naquele país. Errado. Na verdade, foram o segundo partido mais votado. Perderam votos e um deputado. Tiveram o pior resultado eleitoral nos últimos 100 anos. O partido do primeiro-ministro cessante subiu votos e teve mais um deputado. Apesar disso, a líder social-democrata será primeira-ministro. Porque os partidos mais á esquerda aumentaram a sua votação e os parceiros conservadores do actual governo desceram muito. A esquerda formou uma coligação com maioria parlamentar. Normal. Já por cá ainda haveria um chiliques e desmaios de raiva se um segundo partido mais votado fosse chamado a governar em maioria. Mas é o que há….
Ainda um pormenor: os jornalistas portugueses, para além dessas omissões, ainda condimentaram as peças com referência a uma eventual penalização governamental por causa das restrititivas leis de imigração. Azar: a nova primeira-ministro e o seu partido são defensores intransigentes dessas mesmas leis e nem pensam sequer em as rever…."
segunda-feira, setembro 19, 2011
domingo, setembro 18, 2011
ALINDAMENTOS
CAIXAS INTERCEPTORAS
Nota: a caixa não está obviamente acabada.
OS CORDÉIS
quinta-feira, setembro 15, 2011
PARA QUE CONSTE
PERGUNTA INOCENTE
E como é que a tipa durante 18 anos limpou o cú ?
quarta-feira, setembro 14, 2011
A JUSTIÇA TARDA, MAS...
VENDE-SE MATERIAL E EQUIPAMENTO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
Compra - Venda, Outras vendas - Portugal, Aveiro, Aveiro. Data Agosto 2
Nos finais de Julho respondi a este anúncio - enfim, não era este, mas outro que o antecedeu - para a compra de uma betoneira a gasolina. Falei telefonicamente com o "Sr. Tiago" e ele garantiu que a betoneira estava a funcionar. Acertámos o negócio, indo eu lá acima buscar a betoneira. A um sábado levantei-me às 5 da manhã, fui de Lisboa ao Bombarral buscar o atrelado e fiz a viagem pelo nevoeiro até Albergaria de jipe a atrelado. Chegado com o dinheiro em notas para lhe pagar, o "Sr. Tiago" não apareceu, dizendo pelo telefone que "tinha surgido um pequeno problema, que a betoneira não trabalhava, mas que era coisa simples, apenas uma vela que só na próxima segunda feira seria possível obter em Aveiro." Compreensivo com o meu incómodo, "estava na disposição de fazer uma atençãozinha no preço combinado e eu trazia a betoneira mesmo sem vela". Vim de mãos a abanar, para evitar ser "comido" com o habitual esquema de atraírem as pessoas com falsas promessas para depois tentarem que se compre coisa diferente. O "Sr. Tiago" teve mais de uma semana para experimentar a betoneira e para me avisar. Obviamente se estivesse a actuar com honestidade. O que não foi o caso. Em portagens e gasoleo gastei mais de € 100, além de um dia perdido a fazer mais de 600 Km. Por isso, meus amigos, ponho aqui o anúncio para me fazerem o favor de o assinalarem como "esquema". Abram o anúncio e onde diz "assinalar como esquema", cliquem, por favor. É do interesse público correr da net com um vígaro que pensa que pode andar a comer os outros por parvos. Obviamente se o gajo não fosse vígaro, teria proposto compensar, pelo menos em parte, as minhas despesas. Mas o gajinho teve logo o cuidado de dizer que "lamentava, mas isso não era nada com ele".
Ajudam-me ? Obrigado.
terça-feira, setembro 13, 2011
OS TUGUÍADAS
I
As sarnas de barões todos inchados
Eleitos pela plebe lusitana
Que agora se encontram instalados
Fazendo o que lhes dá na real gana.
Nos seus poleiros bem engalanados,
Mais do que permite a decência humana,
Olvidam-se de quanto proclamaram
Nas campanhas com que nos enganaram!
II
E também as jogadas habilidosas
Daqueles tais que foram dilatando
Contas bancárias ignominiosas,
Do Minho ao Algarve tudo devastando,
Guardam para si as coisas valiosas.
Desprezam quem de fome vai chorando!
Gritando levarei, se tiver arte,
Esta falta de vergonha a toda a parte!
III
Falam da crise grega todo o ano!
E das aflições que à Europa deram;
Calam-se aqueles que, por engano,
Votaram no refugo que elegeram!
Que a mim mete-me nojo o peito ufano
De crápulas que só enriqueceram
Com a prática de trafulhice tanta
Que andarem à solta só me espanta.
IV
E vós, ninfas do Douro onde eu nado,
Por quem sempre senti carinho ardente,
Não me deixeis agora abandonado
E concedei engenho à minha mente,
De modo a que possa, convosco ao lado,
Desmascarar de forma eloquente
Aqueles que já têm no seu gene
A besta horrível do poder perene!
(recebido por mail)
A CULPA DO IVA
Anda por aí o folclore alimentado pela habitual incompetência jornalista lusa no sentido de o grande problema da despesa nas Escolas ser o agravamento da taxa de Iva sobre a electricidade e o gás natural. Mas vejam a reportagem da Biosfera até ao fim. Passou na RTPN em Janeiro ou Fevereiro deste ano. Resulta claro que as grandes obras nas Escolas promovidas pelo Governo de Sócrates foram mal concebidas e aumentaram entre 3 e 10 vezes a factura da electricidade. Como diz um dos intervenientes, "instalar painéis foltovoltaicos é uma manifestação de saloísmo, de parolismo, de incompetência e de irresponsabilidade pública que não tem classificação." Também se afirma que "nas Escolas em Portugal em 2010 aplicam-se conceitos que eram típicos dos Estados Unidos dos anos sessenta".
Etiquetas: obras na republica das bananas
segunda-feira, setembro 12, 2011
SÓ FALHA NO NOME
sábado, setembro 10, 2011
sexta-feira, setembro 09, 2011
ITER, ITINERIS - "O CAMINHO"
quarta-feira, setembro 07, 2011
segunda-feira, setembro 05, 2011
JORNALISMO RONHOSO
No que toca aos outros clubes portugueses, destaque para a subida de 20 lugares do Benfica, que é agora 17º classificado. Ao contrário, o Sporting de Braga cai 14 lugares e é agora 53º. O Sporting baixou uma posição no ranking, ocupando o 64º posto. Nacional (268.º), Vitória de Setúbal (368.º) e Vitória de Guimarães (372.º) são os outros clubes portugueses representados."
CORAGEM!
Pensa nos milhares de pessoas que vivem do Rendimento Mínimo, sem trabalhar, sem pagar IRS, sem aturar chefes e patrões, sem horas de levantar, sem medo de perder o emprego... Eles dependem de ti!"
By Paulus