domingo, setembro 18, 2011

ALINDAMENTOS

Com as sobras da massa do dia já comecei a rebocar o exterior. Desperdiço muita massa, apesar de molhar bem. Rebocar não é definitivamente para todos. De qualquer modo, já fiquei com a certeza de que o reboco vai disfarçar as imperfeições do assentamento do tijolo, bem como as maiores curvas que os vincos da rede obrigaram a contornar. Em cada dia de obra, sentem-se progressos. Mas fica a angústia pelo muito que ainda falta. Entretanto já encomendei o ferro para a cobertura e vou precisar de uns 20 prumos para aguentar as placas de platex da cofragem interior. Se alguém souber de prumos/escoras extensíveis entre 2 e 3,5 metros em segunda mão, avise por favor. Também não sei onde arranje platex barato. No Aki o m2 fica a cerca de €7 . Preço proibitivo, portanto.

5 Comments:

Blogger mariotrindadept said...

A tampa pode ser feita com vigas pré-esforçadas e abobadilha e um pouco de cimento porcima. Confragem em platex? Em vez dos prumos podem meter-se barrotes horizontalmente partindo um pouco o tijolo, no fim tiram-se e tapam-se os buracos.

22:27  
Blogger carneiro said...

a "abóbada" vai ser em ferro de 10mm, com rede atada - exactamente como a parede -, leva platex por baixo apoiado nos prumos verticais para servir de cofragem, leva a massa por cima da rede e se a ancoragem (na parede circular) dos 6 ferros de 10mmm não falhar haverá boas hipóteses de a coisa se aguentar.

No contexto circular da "obra", creio ser a melhor opção. Enfim, logo se verá.

07:56  
Blogger mariotrindadept said...

Tenho uma cisterna com uns 80 anos que, não fossem uns extensores lá dentro se calhar já tinha abatido.

15:16  
Blogger carneiro said...

e é feita em fibrocimento ou em pedra ?

23:11  
Blogger mariotrindadept said...

Eu acho que é cimento, porventura, como era costume, armado com cabos de aço das armações de pesca ao atum.
Vou ter que perguntar a quem assistiu à construção.

17:05  

Enviar um comentário

<< Home