terça-feira, setembro 27, 2011

INSÓNIA E HORÁRIO DE TRABALHO




Não preguei olho toda a noite. Pus-me a matutar nas afirmações de Medina Carreira e de Daniel Bessa e não consegui conciliar o sono. Acabei por ir para o processador de texto e aproveitar as horas com trabalho que ainda vai havendo. Mas ficaram-me a ressoar certas afirmações claras, inequívocas, tão óbvias: 1. Como a economia não cresce, vai ser necessário novo empréstimo, pois o pagamento do actual pressupunha o crescimento - que não se está a verificar - da economia portuguesa. 2. Os políticos que governaram nos últimos anos severiam ser julgados porque, em especial, vão deixar famílias na miséria durante décadas, a pagar o dinheiro que foi desbaratado em regalias e mordomias que eram insustentáveis para a riqueza gerada na economia. 3. A redução da TSU foi uma ideia "soprada" à Troika por algum académico-experimentalista português, pois a respectiva eficácia não está provada e obrigará a um aumento brutal das receitas do IVA para compensar o decréscimo de receita de TSU, ao mesmo tempo que o aumento da produtividade far-se-ia muito mais facilmente mediante um pequeno aumento do horário de trabalho. 4. Daniel Bessa afirmou que a passagem por um governo socialista não foi um momento bom da sua carreira e que não se orgulha disso. 5. Medina Carreira indicou o único caminho para a modernização da economia portuguesa: copiar os sistemas laborais, de justiça e fiscais dos países europeus que estão a atrair investimento e propor à nação um conjunto de reformas naquela direcção, mediante a ida às urnas para que os portugueses escolham o caminho, em vez de se continuar a depender do ideário dos partidos políticos. 6. Não havendo dinheiro não interessam as ideologias, interessa apenas encontrar o caminho mais eficaz.




Disto tudo, o principal é mesmo a sugestão de Medina Carreira: Se outros países europeus já encontraram o caminho da eficácia, nós só temos que copiar e ponto final. Não vale a pena andar a perder tempo com as opiniões dos carvalhos da silva deste país que em nada contribuem para o progresso ou para resolver a crise. Outra ideia, quanto a mim magnífica, é o aumento do horário de trabalho. Se um trabalhador de 8 horas diárias aumentar 15 minutos por dia, isso traduz 3,12 % de aumento de produtividade. E se trabalhar 20 minutos a mais por dia, corresponde a um aumento de produtividade de 4,16%. E para ajudar o país a sair do buraco, as pessoas não se disponibilizam a trabalhar mais uns minutos por dia em vez de permitirem o aumento do IVA ? Creio que a maioria dos portugueses - excepto os comunistas - não se importaria de trabalhar mais um pouco durante 5 anos ou durante o período de ajuda externa . Curiosamente, a parte do aumento do horário de trabalho nem sequer foi referida no sumário da notícia da TVI que ali em cima está linkado. É o habitual divórcio entre os jornalistas e o que interessa às pessoas.

3 Comments:

Anonymous NC said...

Essa ideia mirabolante da diminuição da contribuição da TSU poderá hipotéticamente ter fundamento num país de empresários que pensem mais na empresa e no bem geral do que na sua conta bancária. Não é o caso dos nossos empresários, como sabemos. Aqui, é apenas mais um empurrãozinho fácil e generoso ao aumento dos proventos do empresário à custa dos mesmos de sempre...

16:33  
Blogger carneiro said...

isso, também.

20:50  
Blogger Victor Plastikman said...

Ora Bem , Amigos !
Eu sem nada perceber do assunto ( politica ) mas , com um fraquinho por critica , verifico que , o meu juizo inconsciente me diz .
Mas não haverá outro processo de crescimento económico ??
Será que , tem que se andar a pedir dinheiro aos outros para se sair da crise ??
por este andamento , é natural que as coisas pelo qual lutamos , não aconteçam !
Mas já , nos governos do sócrates , Eu , tinha o mesmo pensamento !!
Agora , os universitários do governo , vêm com falinhas mansas a desdizer-se do sócrates por causa dos aumentos e afinal estão a fazer a mesma coisa que o antigo ministro !!
Balha-me Deus . . . Balhame Deus ( cito um Amigo meu das xicletas )
Na minha pequenez de olhar " em frente " , éra tão mais façil se , todas as pessoas trabalhassem e houvesse mais distribuição do trabalho ? voçês não acham ??
Por que razão os ministerios , Pescas , agricultura , comércio , enfim uns quantos mais que nem val a pena citar , não fazem para que isso aconteça . . hein !!!
" Há um provérbio muito antigo e , já o ouvia ao meu avõ ; em casa onde não há pão , toda a gente ralha e ninguem tem razão "
A minha pergunta , se isto vier a aconteçer , que será de nós ???

16:50  

Enviar um comentário

<< Home