terça-feira, junho 30, 2009
OS PIRATAS DO MAR DA PALHA
> Quando eu era rapazote
> Dei o primeiro calote
> Corrupção bem sucedida
> Ganhei e gostei dela
> E lá me atraquei a ela
> P'ró resto da minha vida
>
> Às vezes a uma pessoa
> O suborno não perdoa
> Faz bater o coração
> Mas tenho grande vaidade
> Em ser uma sumidade
> Na arte do aldrabão
>
> Sou Engenheiro
> Dos Piratas companheiro
> Dedicado embusteiro
> Pequeno ladrão do povo
> E governando
> A idade vai chegando
> Ai... O cabelo branqueando
> E o Freeport é sempre novo.
(enviado por JPiteira)
AVIÃO AO FUNDO
Avião despenha-se no Oceano Índico com 150 pessoas a bordo - notícia daqui.
Outro Airbus. Não há coincidências. Ou o material europeu é fraco e dura pouco, ou a Boing está a sabotar em guerra suja comercial, ou o abaixamento generalizado dos preços dos bilhetes conduziu a uma irresponsável diminuição dos níveis de segurança e de manutenção.Ainda não é este ano que volto aos Açores.
segunda-feira, junho 29, 2009
FILA DE EMBARQUE
- Eu tenho que ir neste voo, e tem que ser em Primeira Classe.
A funcionária respondeu:
- O Sr. desculpe, terei todo o prazer em ajudá-lo, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, pois estão pacientemente na fila, há algum tempo. Quando chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.
O passageiro, irredutível, disse bastante alto para que todos na fila ouvissem:
- Você, por acaso, faz alguma ideia de quem eu sou?
Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu licença, pegou no microfone e anunciou:
- Atenção, atenção, por favor!!!
A sua voz ecoou por todo o terminal, e ela continuou:
- Encontra-se junto deste balcão, um passageiro que não sabe quem é, devendo estar perdido! Se alguém for parente, responsável pelo mesmo, ou puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade solicitamos que compareça no balcão da TAP.
Com as pessoas atrás dele, rindo desalmadamente, o homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando:
- Vou-te f*der!!!
Sem pestanejar, ela sorriu e disse:
- Desculpe, meu caro senhor, mas, mesmo para isso, vai ter que esperar na fila...
(Enviado pela Kika)
A VERGONHA DO COSTUME
domingo, junho 28, 2009
A VERGONHA DO COSTUME
Em tempo: As imagens mostradas pelas televisões dão conta de um grupo de No Name a aproximar-se do campo com alguns dos seus elementos a atirar pedras, sendo que os sportinguistas estão em cima da bancada, voltando-se para trás e retribuindo as pedras que antes lhes foram atiradas. PORÉM, no início das imagens vislumbram-se por breves segundos dois adeptos com camisolas verdes e brancas a atirar pedras aos No Name que se aproximam. Estes adeptos não estão na bancada, mas por detrás delas, ao nível do chão e ao nível dos No Name que se aproximam. Das imagens que vi mais tarde e com mais atenção, estes dois adeptos são os primeiros a atirar pedras. Daí que seja consistente a versão dos benfiquistas no sentido de que foram eles os recebidos à pedrada e que só responderam à provocação. Porém, ficam por explicar os danos causados nos carros estacionados no percurco antes do início das hostilidades.
O mais grave, contudo, é o discurso dos dirigentes que, em caso algum, começou por condenar a violência, independentemente da questão das culpas e, nesta parte, quer Pedro Mil Homens, quer Rui Costa, foram de uma absoluta infelicidade.
SAVIOLA
HELENA MATOS
Ler o resto aqui no Blasfémias.
Gosto cada vez mais dos escritos desta Senhora. Só é pena ela desprezar as bicicletas.
sábado, junho 27, 2009
MISOGENIA
E o que se passou no Irão tem tudo a ver com as mulheres. Consta até que na origem da revolta esteve a mulher do candidato derrotado, Zahra, professora de História, autora de vários livros e antiga dirigente da Universidade de Teerão, despedida aliás por Amadinejad.
As imagens disponíveis mostram também uma espantosa quantidade de mulheres nas manifestações.
O que se compreende, porque o Islão é essencialmente mau para as mulheres. No Irão elas são detidas por “crimes” como usar baton ou mostrar o cabelo. Ao terceiro “crime” cumprem pena de prisão e ao 4º são vergastadas em público.
No Islão a mulher ideal é aquela que não é vista. A sociedade ideal é aquela onde as mulheres são invisíveis e inexistentes na vida e no espaço público. Em última análise, a opressão das mulheres é o verdadeiro símbolo do Islão e os delirantes códigos de vestuário são uma das mais visíveis expressões dessa opressão."
Ler o resto aqui.
sexta-feira, junho 26, 2009
FALÊNCIA
Há alguns minutos acabou uma entrevista de Medina Carreira a Mário Crespo na SICN. Mais um dado impressionante: em 1996 a dívida externa de Portugal era de 10 % do PIB. Em 2008 essa dívida é de 100%.
Guterres, Durão, Santana, Portas e Sócrates em 13 anos agravaram a dívida em 90% do PIB. Uns mais que outros, certamente. E com grande diferença a favor dos socialistas, incluindo Sampaio que fez o favor de minimizar a culpa de Santana e Portas. De fora ficaram Jerónimo e Louçã, mas esses nem a sério podem ser levados, face ao desejado agravamento dessa dívida para aumentar pensões e salários.
O conjunto de subsídio de desemprego e juros da dívida pública em 2008 equivale a toda a despesa com a educação.
A última década em termos de estagnação e empobrecimento só tem paralelo com os últimos 20 anos da Monarquia e primeiros dez da República. Há cem anos atrás.
Isto não tem saída.
RAPIDINHA
"Com quantas mulheres dormiste até hoje?"
O marido orgulhoso respondeu:
"Só contigo, querida; com todas as outras, estive sempre acordado!"
(enviada por JM, o insone)
quinta-feira, junho 25, 2009
quarta-feira, junho 24, 2009
A PORTA E A JANELA
Uma semana antes, outro Carneiro tinha obtido um quinto lugar nos mesmos Nacionais de Juvenis. A Avó, onde esteja, está orgulhosa dos netos. Ela disse-mo antes de morrer.
(na foto, o Palácio dos Desportos de Torres Novas)
sexta-feira, junho 19, 2009
quinta-feira, junho 18, 2009
MONIZ
Mas de repente, surgiu Moniz. E a dimensão é outra. Estamos perante um gestor competende, duro e eficaz. E inteligente. E com outro estilo. Mesmo sem se saber o que ele conheça de balneários, na comparação, os benfiquistas perceberam que este está para o cérebro ou para o coração, como o outro está para os intestinos ou para as unhas dos pés encravadas.
E agora é ver a malta a virar o bico ao prego, a dar o dito por não dito, a ir sussurrando que, afinal, o Vieira nunca passou de uma refinada besta incompetente. Que foi sempre o que Pinto da Costa ia prevenindo, cada vez que desejava publicamente que Vieira continuasse a comandar o Benfica.
Parece que a mudança vai ser inevitável. Se aceitar ser candidato, Moniz ganha as eleições por dez a zero. E finalmente vamos ter um competidor à altura.
Está na altura de preparar o dragão de ouro para oferecer a Vieira em agradecimento e reconhecimento pelos muitos e bons serviços prestados ao Futebol Clube do Porto durante a respectiva gestão do Benfica.
Estou a antecipar o discurso da derrota de Vieira e a imaginar Pinto da Costa. O que eu dava para estar ao lado dele nesse momento para me partir todo a rir com os comentários.
Outra hipótese é Moniz não ser candidato e, aí, respiramos todos com algum alívio por não perdermos, assim, de repente, como que por morte matada, essa figura ímpar do dirigismo desportivo português.
AUTOEUROPA
quarta-feira, junho 17, 2009
PEDRO EMANUEL
UPS
Aqui está, pois, um exemplar da nobre alma benfiquista, para o amigo lavar os olhinhos. Que a alma do próprio, essa, por ser tão pura, não necessita da lavagem. Já nasceu desencardida.
terça-feira, junho 16, 2009
CAMPEONATOS NACIONAIS
É uma experiência deveras gratificante esta coisa de estar envolvido em campeonatos nacionais e discutir as classificações com o que de melhor existe no país.
Não quero estar a "bater no ceguinho", mas a transferência do Benfica para o Alverca tem produzido muitos e bons resultados desportivos e sociais.
segunda-feira, junho 15, 2009
O FANTASMA
Os indígenas falavam dele como " O Espírito Que Caminha".
ÉTICA BENFIQUISTA
Artigo 65.º – A
Do aliciamento a jogadores e treinadores
1. O Clube que induzir um jogador ou um treinador de outro Clube a rescindir o seu contrato de trabalho e/ou celebrar com os mesmos qualquer acordo que vise a celebração de um contrato de trabalho ou promessa de trabalho, fica impedido de, durante a época desportiva seguinte, registar qualquer contrato de trabalho com esse jogador ou treinador e, cumulativamente, será o Clube punido com a subtracção de três pontos por cada jogador ou treinador aliciado, sendo esta pena aplicada na época em curso do trânsito em julgado do acórdão sancionatório.
(Recordado aqui)
Não me venham com merdas, que há 50 anos que isto funciona assim: Só é feio, desonesto, anti-ético e roubado e a puta que os pariu quando são os outros a fazer. Quando é o Benfica o escandalo acontece à frente de toda a gente mas assume-se como normal.
EU ESCLAREÇO
Aquilo deve ser saboreado, tipo gargarejo, deixando que o líquido inunde todos os cantinhos da boca fechada. Aqueles que têm o privilégio de usar bigode devem molhá-lo quando levam o copo à boca. Isso vai permitir várias horas de odor permanente e de reforço gustativo cada vez que a língua passar pelo dito.
Insisto, aquilo é para beber. Não é para comer. Ainda menos a rolha ou a garrafa.
No final deste mês tenho uma tonelada de ginja para apanhar, mas não vou convidar o Nap. Lamento, mas o gajo comia-me as ginjeiras, raízes incluídas... E depois desenvolvia alergias. Fica descansado, amigo, que na próxima calda vou incluir atarax.
sábado, junho 13, 2009
sexta-feira, junho 12, 2009
DIÁLOGOS IMPROVÁVEIS
quinta-feira, junho 11, 2009
MARK TEIXEIRA
quarta-feira, junho 10, 2009
DIA DE CAMÕES
terça-feira, junho 09, 2009
BETADINE BIOLÓGICO
Informo o Nap que já trouxe para o Escritório um frasco desse desinfectante milagroso, para evitar que ele tenha que andar aí pelas tascas xungas quando vier à Baixa de Lisboa.
ADOLESCENTES COM 50 ANOS
"Portugal continua, infelizmente, com 20% da população a votar extrema esquerda por ignorância e ingenuidade. A maioria destes votantes não conhece a ideologia que Louçã carrega do PSR LCI e UDP nem a Política XXI, oriunda do MDP/CDE que Miguel Portas mimetiza. A maioria dos votantes sabe pouco sobre trotskismo maoismo ou marxismo e fia-se mais nas promessas demagógicas do "tirar aos ricos para dar aos pobres", ou "fazer os ricos pagar a crise". Estes seguidores da extrema esquerda nunca questionam onde irá Louçã obter o dinheiro para, por exemplo, dar um subsídio de desemprego a TODOS os desempregados. Onde irá Louça obter o dinheiro para dobrar as reformas mais baixas. Onde irá Louçã obter as verbas para todas as ideias "simpáticas" que prometem meter dinheiro nos bolsos de toda a gente.
Como se neste ano de 2009, em plena Europa de economia de mercado e globalizada, de fronteiras abertas à circulação de capitais, fosse possível a uma trupe de revolucionários apropriar-se do capital para o distribuir como melhor entende.
AIRBUS
Segunda-feira, um sindicato minoritário de pilotos (que representa apenas 5 por cento dos pilotos da Air France) instou as tripulações da companhia aérea francesa a negarem-se a voar com os aparelhos nos quais ainda não tivessem sido mudados instrumentos de controlo de velocidade.
Segundo uma nota interna da Air France de Novembro último, cujo conteúdo foi filtrado nas últimas horas, a empresa tinha registado "um número significativo de incidentes" com os instrumentos de controlo de velocidade.
O BEA, organismo francês encarregue de investigar o acidente do A330 da Air France, que a 1 de Junho se despenhou no oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, constatou que houve "uma incoerência das velocidades medidas" pelas sondas do aparelho sinistrado."
Parece que na próxima viagem que faça, irei escolher um Boing.
segunda-feira, junho 08, 2009
domingo, junho 07, 2009
O APELO DO TI' ANIBAL
É que na eleição dos deputados europeus trata-se apenas da vidinha dos profissionais da política. Nos referendos europeus que nos foram negados tratava-se da vidinha do Povo.
Nesta como em muitas outras questões, a classe política não entende que, de tanto sacanear o Povo com dois pesos e duas medidas, vai acabar por matar a galinha dos ovos doiro que a tem sustentado a gemadas hipercalóricas.
sábado, junho 06, 2009
TAMBÉM PERDEMOS
E perdemos em Basquetebol, sendo que nesta modalidade é sério saudar o campeão nacional.
CHAMEM A POLÍCIA
sexta-feira, junho 05, 2009
NAPOLEÃO SANTIAGO
"O "Pulanito"-Napoleão Santiago- começou a pedalar , hoje de manhã, pelas 8 horas, a Caminho de Santiago.
Saiu do Carvoeiro/Algarve, seu local de trabalho, dirigindo-se para Entradas/Castro Verde, sua terra natal e poiso frequente aos fins de semana.
Amanhã chegará à Graça do Divor/Évora, após 230 km.
Para Compostela faltarão mais uns 700 km.
Vamos com ele, tal como o ano passado, até Compostela. Para nós, os da Graça, é a quinta vez consecutiva.
Pelo caminho teremos muitos momentos de sã camaradagem, algum esforço, muitas pedaladas e momentos (horas) de silêncio/reflexão nos quais nos reencontraremos.
Existe entre nós um elo firme de amizade feita de uma certeza única: todos gostamos da prática salutar de pedalar e alongar as distâncias à nossa dimensão.
Caminhar para Santiago tem naturalmente para cada um de nós, homens de idades entre os 50 e os 62 anos, uma índole, um espírito que apenas a cada um interessará e que não carece de qualquer explicação.
Peregrinar,tal como viver a própria Vida ?
Por mim, com grande probabilidade.
Haja Saúde!"
(texto e fotos enviados por JM)
MEO
Para já, tenho a possibilidade, que evito, de ver um canal ucraniano, um canal búlgaro, três russos e três indianos. Estes com a particularidade de passarem aqueles filmes com dançarinos, dum lado mulheres, doutro homens, ao estilo do West Side Story. Fosse eu maldoso e diria que a inclusão de canais indianos - três de uma assentada - tem a ver com a vontade individual do Presidente da PT.
O zapping tornou-se, assim, uma actividade mais demorada.
EUROPEIAS
Nesta campanha, Vital Moreira mostrou ser rasteiro na atitude e gratuitamente ofensivo nos argumentos. E falacioso. A campanha eleitoral do Sporting, apesar de respeitar ao futebol, domínio por excelência da boçalidade, dos maus modos e da falta de elegância, ficou muitos furos acima dos lamentáveis exemplos protagonizados por Vital Moreira. Aliás aos pê-esses, quando sentem os calos apertados, cai-lhes o verniz por completo. Ainda nos lembramos, certamente, do tratamento ranhoso que Mário Soares dirigiu a concorrentes políticos noutras campanhas.
Domingo vou votar. Obviamente contra este socialismo merdoso. Estou farto destes gajos.
DAMAIENSE
Para a história fica a contusão da perna que é tão grande que a incisão cirúrgica teve que ser fechada a arame farpado. Assim mesmo e que é, Damaiense Valente. Um gajo que é gajo até com o osso partido tem contusão com fartura.
quinta-feira, junho 04, 2009
HIENA
Desculpa lá, Kimbikes, mas neste teu comentário: "Carneiro, mais uma "vitória" para os F. Pinto da Costa assim já tens o exa garantido vc's só me fazem rir hehehehehehehehehehehehhe", estás a rir de quê ?
EXCELÊNCIA NA GESTÃO
SANTANA LOPES ILIBADO
A Procuradoria-Geral da República (PGR) através da sua Unidade de Investigação Especial constituiu arguidos quatro pessoas, acusados de abuso de poder, na atribuição indevida de casas camarárias a munícipes.
A ex-vereadora da Habitação Social entre 2002 e 2005m Helena Lopes da Costa está acusada de 22 crimes de abuso de poder. O Ministério Público considerou ainda que João Soares e Jorge Sampaio são "susceptíveis" de terem incorrido no mesmo crime, embora neste caso específico e a ser verdade, o crime tenha prescrito.
Os outros arguidos são Isabel Rebocho (antiga assessora de Helena Lopes da Costa), Conceição Monteiro (técnica do Departamento de Gestão Habitacional) e Cristina Sousa Martinho (assessora jurídica de Lopes da Costa).
Além de Pedro Santana Lopes, Miguel Almeida (antigo chefe de gabinete de Santana Lopes) e Sérgio Lipari, ex-vereador que inicialmente tinham sido constituídos arguidos, foram ilibados."
(notícia Correio da Manhã)
DECLARAÇÃO DE INTERESSES: Considero Santana Lopes o único autarca que construiu alguma coisa em Lisboa nos últimos 25 anos. Ainda por cima é politicamente correcto desancar em Santana Lopes. Assim, fico feliz por ele ter sido ilibado. A Máfia que vive à custa da Câmara de Lisboa, vai ter que descobrir outra coisa para atacar Santana Lopes.
NOTAS SOLTAS
2. E para provocar a candidatura de Vieira passou a usar títulos aparentemente elogiosos do FCPorto.
3. Pelo meu lado, continuo sem gastar um tostão com o Record. Tenho memória.
4. Fui buscar esta capa, apenas para assanhar o olho ao Kimbikes..
5. Pelos vistos, Maicon já não vai substituir Luisão.
ARMÉNIO VIEIRA
Como a flor cortada rente e desfolhada
ou os olhos vazados da criança
e o seu fio de pranto tênue e impotente
assim a noite caminha com os astros todos em vertigem
até que se atinge o ponto da mudez
a pesada mó triturando a sílaba
a garganta com as cordas dilaceradas
e uma lâmina ácida e pontiaguda enterrada ao nível da carótida
Entenda-se isto como noite e o seu transe derradeiro
tanto assim que a flor desfeita
não embala o coração do poeta
oh não
porque a flor defunta
se voa
não sobe nunca
e só dura
o espaço breve duma nota
Assim o canto se detém imóvel
como se da flauta
falhando súbito
na boca do poeta
ficasse o hiato
ou a saliva
de um tempo devassado por insectos cor de cinza
A voz suspensa e negada
cede a vez à letra amorfa
inscrita no silêncio
com seu peso
de chumbo e olvido
acaba o poema
e um ponto final selando tudo.
NOTA: esperemos que o homem seja melhor a andar de bicicleta.
ARMÉNIO VIEIRA
O poeta cabo-verdiano, de 68 anos, é o 21º galardoado com o prémio, no valor de cem mil euros, dinheiro que já tem destino: "Talvez compre uma bicicleta.”
Nunca li nada do homem, mas vou ler. Assim poetas que andem de bicicleta não há muitos. Por cá, assim de repente, só mesmo o Pulanito.
quarta-feira, junho 03, 2009
PEDALE PELA SUA SAÚDE
Os benefícios da prática regular de exercício físico estão cada vez mais a tornar-se num mantra moderno. Em Portugal a obesidade e o excesso de peso atingem mais de metade da população esperando-se, ainda, um agravar desta situação nos anos vindouros.
Um estudo efectuado em Copenhaga, Dinamarca, durante 14,5 anos refere que a adopção da bicicleta como meio de locomoção para o trabalho (pressupondo uma média de 3 horas por semana) reduz em 40% o risco de mortalidade em comparação com um grupo sedentário. Este estudo envolveu cerca de 30.000 pessoas e teve em conta importantes aspectos como a idade, saúde e o estrato socio-económico.
Portanto, junte a sua família ou mesmo um grupo de amigos que partilhem o entusiasmo por esta actividade e comece já a pedalar. Se ainda não está convencido a largar o comando de televisão, apresentamos cinco boas razões para o fazer.
Pedalar...
1. melhora a sua condição cardíaca. A redução do risco de doenças cardiovasculares, incluindo a hipertensão arterial, obesidade e diabetes mellitus é ponto assente.
2. ajuda a controlar o seu peso. Pedalar queima cerca de 300 calorias por hora. Se incluir este divertimento de duas rodas no seu programa de exercício, verá certamente bons resultados.
3. melhora a sua disposição. Não existe qualquer dúvida que a prática regular de exercício físico reduz os níveis de stress, depressão e ansiedade.
4. ajuda a manter o seu equilíbrio e coordenação. Andar de bicicleta reduz também o risco da ocorrência de lesões, na maior parte dos casos devido a quedas. Este facto é particularmente alarmante quando falamos da população idosa.
5. melhora o aspecto da sua pele. A prática de exercício físico confere brilho à sua pele pelo que não necessita de gastar dinheiro em cremes dispendiosos.
Em suma, a actividade física deverá ser considerada como um estilo de vida e não como uma obrigação "terapêutica". A prevenção é a melhor arma contra os malefícios da obesidade incluindo os diabetes e as doenças cardíacas.
(enviado por JM)
ALENTEJANICES
- Ontem à noite fiz amor com a minha mulher quatro vezes seguidas - disse o algarvio - e de manhã, ela fez um delicioso crepe e disse que me amava muito.
- Ah, ontem à noite fiz amor com a minha seis vezes - resposta do lisboeta - e de manhã, ela fez uma deliciosa omeleta e disse que eu era o homem da vida dela.
Como o alentejano ficou calado, o algarvio perguntou:
- Quantas vezes é que fez amor com a sua mulher ontem à noite?
- Uma - respondeu o alentejano.
- Só uma?! - exclamou o lisboeta
- E de manhã, o que é que ela disse?
- Não pares!
(enviado por JM)
terça-feira, junho 02, 2009
LAMEGO
Tenho que voltar. O Apelo da Estrada é uma coisa inexplicável. O Pulanito sabe do que estou a falar.
AZIAS
Penso que aquela localidade se encontra no troço entre Castro D'Aire e Viseu, pela Nacional nº 2. Ou então na mesma estrada, mas entre Lamego e Castro D'Aire.
Conforme a toponímia sugere, a maioria dos habitantes são adeptos da Agremiação da Segunda Circular Sul.
segunda-feira, junho 01, 2009
IL GIRO
Di Luca foi um leão de combatividade. Ciclista completo, vai a todas. Deu tudo. Honra ao seu segundo lugar.
Menchov é o tipo que consegue estar sempre no local certo. Brilha só por vezes, poucas. Mas chega. A sua presença dilui-se no meio do grupo dos favoritos. Tacticamente um mestre. Um extraordinário atleta.
Pellizotti é o escalador que entusiasma. Quando já tudo está nos limites, ele arranca por ali acima com aquela elegância que só os italianos têm a trepar. Acho que nem sempre esteve a trabalhar para si. Mas o terceiro lugar, atenta a concorrência, é um lugar de muito mérito.
O Giro é superior ao Tour na rudeza nas subidas, no perigo das descidas, na inconstância das percursos, na variedade da extensão das etapas. O Giro favorece muito mais o ciclista que só depende de si.
Eu entusiasmo-me muito mais com o Giro do que com o Tour.
DO CONTRA
Tenho saudades de Mourinho. Do tempo em que duas substituições em simultâneo alteravam completamente o andamento do jogo, o domínio de bola e o resultado final.
Tem valido a Jesualdo a mediocridade das escolhas e a desorganização crónica do Benfica, alimentadas pela comunicação social que tanto quer ajudar que acaba por os destroçar. Tem valido a Jesualdo a penúria sportinguista que nunca lhes concede o desafogo de ter um banco ao nível dos titulares. Tem valido a Jesualdo a tremenda vantagem de estar a trabalhar com o melhor dirigente português.
Já afirmei isto numa altura em que o FCPorto não conseguia ganhar. Convém que o reafirme numa ocasião em que se obtiveram os êxitos desportivos a que era razoável aspirar. O êxito relativo, porém, não me convence quanto à qualidade do jogo. O Hulk a cavalgar para a área pode ser , e é, muito empolgante, mas o futebol de equipa de Mourinho...