quarta-feira, junho 03, 2009

PEDALE PELA SUA SAÚDE

A prática do desporto de duas rodas reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Os benefícios da prática regular de exercício físico estão cada vez mais a tornar-se num mantra moderno. Em Portugal a obesidade e o excesso de peso atingem mais de metade da população esperando-se, ainda, um agravar desta situação nos anos vindouros.

Um estudo efectuado em Copenhaga, Dinamarca, durante 14,5 anos refere que a adopção da bicicleta como meio de locomoção para o trabalho (pressupondo uma média de 3 horas por semana) reduz em 40% o risco de mortalidade em comparação com um grupo sedentário. Este estudo envolveu cerca de 30.000 pessoas e teve em conta importantes aspectos como a idade, saúde e o estrato socio-económico.

Portanto, junte a sua família ou mesmo um grupo de amigos que partilhem o entusiasmo por esta actividade e comece já a pedalar. Se ainda não está convencido a largar o comando de televisão, apresentamos cinco boas razões para o fazer.

Pedalar...

1. melhora a sua condição cardíaca. A redução do risco de doenças cardiovasculares, incluindo a hipertensão arterial, obesidade e diabetes mellitus é ponto assente.

2. ajuda a controlar o seu peso. Pedalar queima cerca de 300 calorias por hora. Se incluir este divertimento de duas rodas no seu programa de exercício, verá certamente bons resultados.

3. melhora a sua disposição. Não existe qualquer dúvida que a prática regular de exercício físico reduz os níveis de stress, depressão e ansiedade.

4. ajuda a manter o seu equilíbrio e coordenação. Andar de bicicleta reduz também o risco da ocorrência de lesões, na maior parte dos casos devido a quedas. Este facto é particularmente alarmante quando falamos da população idosa.

5. melhora o aspecto da sua pele. A prática de exercício físico confere brilho à sua pele pelo que não necessita de gastar dinheiro em cremes dispendiosos.

Em suma, a actividade física deverá ser considerada como um estilo de vida e não como uma obrigação "terapêutica". A prevenção é a melhor arma contra os malefícios da obesidade incluindo os diabetes e as doenças cardíacas.

(enviado por JM)

1 Comments:

Blogger Kika said...

Fiquei convencida!!!

Mas ainda assim tenho que tomar aquelas coisas de iodo e ferro :)

22:22  

Enviar um comentário

<< Home