segunda-feira, junho 01, 2009

DO CONTRA

Não gosto da rigidez táctica das equipas do treinador Jesualdo. O jogo é previsível e qualquer Treinador mediano que tenha feito o trabalho de casa consegue contrariar o dispositivo. As equipas do treinador Jesualdo jogam sempre segundo o Plano A. Nunca têm um Plano B. Se conseguem vantagem inicial, as coisas regra geral correm bem. Mas se o adversário antecipa os movimentos, não existe capacidade para ao intervalo fazer alterações que modifiquem o tipo de jogo. E não existe essa capacidade, porque a equipa só está preparada para jogar daquele modo. Assim se explicam os êxitos do Sporting na maioria dos jogos da época passada contra o FCPorto. E assim se explica a muito boa exibição do Benfica no Estádio do Dragão.
Tenho saudades de Mourinho. Do tempo em que duas substituições em simultâneo alteravam completamente o andamento do jogo, o domínio de bola e o resultado final.
Tem valido a Jesualdo a mediocridade das escolhas e a desorganização crónica do Benfica, alimentadas pela comunicação social que tanto quer ajudar que acaba por os destroçar. Tem valido a Jesualdo a penúria sportinguista que nunca lhes concede o desafogo de ter um banco ao nível dos titulares. Tem valido a Jesualdo a tremenda vantagem de estar a trabalhar com o melhor dirigente português.
Já afirmei isto numa altura em que o FCPorto não conseguia ganhar. Convém que o reafirme numa ocasião em que se obtiveram os êxitos desportivos a que era razoável aspirar. O êxito relativo, porém, não me convence quanto à qualidade do jogo. O Hulk a cavalgar para a área pode ser , e é, muito empolgante, mas o futebol de equipa de Mourinho...