sexta-feira, junho 26, 2009

FALÊNCIA

Portugal vai crescer apenas 3,2% durante esta década (2000-2010), indica o último relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.

Há alguns minutos acabou uma entrevista de Medina Carreira a Mário Crespo na SICN. Mais um dado impressionante: em 1996 a dívida externa de Portugal era de 10 % do PIB. Em 2008 essa dívida é de 100%.

Guterres, Durão, Santana, Portas e Sócrates em 13 anos agravaram a dívida em 90% do PIB. Uns mais que outros, certamente. E com grande diferença a favor dos socialistas, incluindo Sampaio que fez o favor de minimizar a culpa de Santana e Portas. De fora ficaram Jerónimo e Louçã, mas esses nem a sério podem ser levados, face ao desejado agravamento dessa dívida para aumentar pensões e salários.

O conjunto de subsídio de desemprego e juros da dívida pública em 2008 equivale a toda a despesa com a educação.

A última década em termos de estagnação e empobrecimento só tem paralelo com os últimos 20 anos da Monarquia e primeiros dez da República. Há cem anos atrás.

Isto não tem saída.

1 Comments:

Blogger ups said...

Carneiro,
após o 25 de Abril,imediato,lembro-me de uma palavras de ordem nos comícios"Os ricos que paguem a crise!".
Mas em Borba,o Zé Melga,bebedolas de profissão,julgando ter alguns bens,gritava sempre bem alto"Qual os ricos?Os outros que paguem a crise!".

Desta feita, como os ricos estão a ficar espoliados:há hoje menos 700 grandes fortunas em Portugal que há 2 anos....Isto está mal para os ricos,logo se vê.

Então,oh da guarda!...quem vai pagar a dívida?A classe média,naturalmente,ficando cada vez mais pobre..

E se vendêssemos os nossos políticos?Será que aparecerá algum comprador?Quanto valerão no mercado de transferências.
Talvez seja a saída.vender as "Mais Valias".
Estamos f******.
ups!

22:49  

Enviar um comentário

<< Home