segunda-feira, novembro 30, 2015
domingo, novembro 29, 2015
PRIMEIRO TIRO, PRIMEIRO MELRO
A gafe de António Costa na cimeira europeia
Ora, a NATO foi fundada a 4 de abril de 1949 e a Turquia não foi um dos países fundadores da Aliança Atlântica, tendo aderido apenas em 1952.
HÁ MINUTOS BEM CAROS
Este Francisco Ferreira é um reputado ambientalista que integra uma Associação Ambientalista - a Quercus - que tem um contrato qualquer com a RTP para realizar um programa chamado "Minuto Verde"*, no qual regra geral são versadas banalidades que qualquer criança em idade escolar tem obrigação de saber. Justiça seja feita que as banalidades são deixadas mais às mulheres ambientalistas - reciclagem dos plasticos, eficiência energética dos electrodomésticos, apagar as luzes nas divisões vazias, etc - , que este Francisco Ferreira é mais para as grandes causas ecológicas como voar até Luanda para fazer uma reportagem sobre ciclovias e mais recentemente esta de que dou conta sobre crocodilos em Timor-Leste.
Dizia o ambientalista que o Governo de Timor-Leste estava a desenvolver um programa de protecção dos crocodilos pois fazia da conservação da natureza uma prioridade. E mostrava imagens de um tanque com a dimensão de metade de uma piscina olímpica que estava a ser construído, para recolher os animais entretanto alojados em tanques muito mais pequenos.
Ora bem, o Francisco Ferreira esqueceu-se de lembrar, ou simplesmente desconhecia, que a intenção do governo de Timor-Leste está muito para lá da conservação da natureza - que com outras espécies animais está longe de se e mostrar tão cuidadosa.
É que o crocodilo integra o mito religioso da criação da Ilha. Aliás, como é comum a algumas culturas daquela zona do Planeta. É tabu matar um crocodilo.
Os timorenses protegem os crocodilos como os indianos protegem as vacas. Não tem nada a ver com a Conservação da Natureza, conforme o Francisco Ferreira a entende e a definiu no seu Minuto Verde pago a peso de ouro pelos contribuintes portugueses.
Quantas mais viagens intercontinentais os contribuintes portugueses pagarão a este senhor ambientalista para andar a fazer férias disfarçadas de Serviço Público de televisão de mediocre qualidade?
Será que este ambientalista tem presente a "pegada ecológica", ou as consequências em termos de poluição global que causou ao planeta, ao ter-se deslocado de Portugal até Timor-Leste e volta - que significa dar uma volta ao mundo em avião - para fazer um programa televisivo de deplorável qualidade ? Mas que porcaria de ambientalista é este Francisco Ferreira que para chamar a atenção para os problemas ambientais acaba por produzir mais CO2 que uma manada de mil vacas com diarreia ?
Será que este ambientalista tem presente a "pegada ecológica", ou as consequências em termos de poluição global que causou ao planeta, ao ter-se deslocado de Portugal até Timor-Leste e volta - que significa dar uma volta ao mundo em avião - para fazer um programa televisivo de deplorável qualidade ? Mas que porcaria de ambientalista é este Francisco Ferreira que para chamar a atenção para os problemas ambientais acaba por produzir mais CO2 que uma manada de mil vacas com diarreia ?
sexta-feira, novembro 27, 2015
OS REFUGIADOS ESTÃO-SE A CAGAR PARA PORTUGAL
Portugal disponibilizou-se para receber 4754, mas só deverão chegar 50 até ao Natal: 30 da Itália e 20 da Grécia.
Só os Funcionários Públicos portugueses que vivem da "indústria do apoio humanitário" é que se esgatanham todos para que alguns desgraçados venham enganados para Portugal. Porque esses equivocados são a razão de ser dos milhões que custam aos contribuintes portugueses a manutenção dos empregos dos profissionais da actividade humanitária. E há uns nomes sonantes. Em especial familiares de membros da maçonaria e do Partido Socialista. Porque essa gente, como se sabe, tem especial aptidão para tratar dos coitadinhos. As pessoas das famílias ricas da esquerda já nascem com esse gene do coitaditismo multicultural. Até porque se pagam bem. O que, como também se sabe, desenvolve ainda mais o gene.
Nos tempos actuais, com o atraso económico, social e cívico da sociedade portuguesa, ancorada ao reaccionarismo atávico da esquerda que pensa ainda estar a viver nos anos setenta do seculo passado, só um idiota é que, podendo escolher entre Portugal e um país civilizado e moderno do norte da Europa, abdica da modernidade e dá preferência a este cantinho de clima ameno onde ainda se grita "o povo unido jamais será vencido".
Os jovens portugueses já se estão a preparar academicamente em função do mercado de trabalho, não em Portugal, mas em Inglaterra, Suiça, Alemanha, Austria, Suécia, pois se recusam a passar os próximos 40 anos - a sua inteira vida útil de trabalho - a sustentar uma segurança social injusta e intelectualmente desonesta que premeia os interesses instalados e que sacrifica exclusivamente quem chega de novo ao sistema, Por isso, os nossos jovens não estão interessados em sustentar um sistema unidireccional, unicamente dirigido a sustentar os actuais pensionistas que não admitem reduzir um centimo das actuais pensões graduadas muito acima dos descontos efectuados e do que o sistema consegue aguentar.
Por isso, "andar uma vida inteira a trabalhar para pagar as pensões destes gulosos que não fazem qualquer sacrifício por mim nem admitem corrigir o sistema e, depois, quando chegar a minha vez, o sistema estar falido, não estou para isso." É este o sentir dos jovens mais preparados. E as cavalgaduras da Esquerda acham que os Jovens portugueses estão a emigrar por causa da Troika.
Mas voltando aos estrangeiros, no comparativo entre destinos para refugiados de guerra ou imigrantes económicos, Portugal não interessa nem ao menino Jesus. Sorte a nossa, Que não vem para cá, na mistrura, quem não interessa.
Fica assim provada a excelencia da Constituição económica e política do regime instaurado há 40 anos. Que grande progresso que Portugal alcançou que nem os sudaneses que passam fome de cão lá na terrinha deles querem vir viver para Portugal. Que grande exito constitucional que se tem vivido em Portugal. Bem pode a Esquerda limpar as mãos à parede.
A CONFIANÇA QUE A ESQUERDA DÁ À ECONOMIA
Na indústria transformadora o INE dá conta de uma diminuição ligeira do indicador de confiança, enquanto no sector da construção o inquérito do INE aponta para uma diminuição expressiva das expectativas das empresas.
quinta-feira, novembro 26, 2015
quarta-feira, novembro 25, 2015
terça-feira, novembro 24, 2015
DESASTRADO
Desde que Jorge Jesus colocou David Luis a lateral esquerdo a marcar Hulk e acabou com cinco secos que não via um jogo de futebol com opções tão desastradas como aconteceu hoje com Lopetegui. Com o meio campo entrevado decidiu trocar a defesa toda ao intervalo. Uma catástrofe. O árbitro ajudou à desgraça, Casilhas também. Mas o Dynamo se não ganhasse daquele modo, ganhava de outro.
segunda-feira, novembro 23, 2015
FAIR-PLAY À PORTUGUESA
Tenho amigos benfiquistas e nem todos merecem este puxão de orelhas. Mas as verdades é para serem ditas. Todos estamos recordados das afirmações de Eusébio no sentido de que nunca marcaria um golo contra o Benfica, clube do seu coração, numa ocasião em que era jogador profissional contratado por outro Clube. Esse episódio surgiu numa ocasião em que o Clube que lhe estava a pagar o ordenado ia jogar contra o Benfica. Eusébio, contou o próprio em entrevista televisiva, avisou os colegas de equipa que não contassem com ele para marcar golos ao Benfica.
Em qualquer parte do Mundo este tipo de declarações mereceria desprezo ético e condenação desportiva. O Fair-play não admite atitudes destas. Porém, alguma Comunicação Social teceu rasgados elogios, a restante encolheu os ombros e não houve um único jornalista que se tivesse atrevido a condenar a atitude. Para mim, este episódio não é mais do que a vivência dum certo tipo de benfiquismo parolo com o qual convivo há 50 anos. Dominado por gente sem vergonha e tolerado por quem tem vergonha, mas que prefere encolher os ombros do que enfrentar os sem-vergonha. Fosse isto um país a sério e um episódio destes seria impedimento bastante para que Eusébio merecesse o Panteão Nacional, onde só devem jazer aqueles que são exemplos sem mácula para a juventude. E um tipo que faz uma cena destas não o quero como exemplo para os meus filhos. Mas um país que ao fim de 4 anos condecora o Ministro das Finanças que conduziu Portugal à bancarrota também não permite traçar linhas muito rectas no que respeita a padrões de comportamento.
De todo o modo, saúdo o exemplo de Reinaldo Ventura, o crónico capitão da Equipa de Hóquei do FCPorto, agora a jogar pelo Óquei de Barcelos, que marca 4 dos 5 golos da vitória da sua equipa contra o FCPorto e apenas sente constrangimento a comemorar os golos. Não é exemplo único. Há muitos desportistas que trocam de clube e que procedem de igual modo. O que é estranho nesta história é o comportamento de Eusébio. Que só entendo como o aproveitamento de um extraordinário jogador que ele foi há uma décadas para servir os mais actuais desígnios económicos de uma marca comercial. O que está no Panteão Nacional não é o Eusébio-Jogador, é o Eusébio-Marca Registada. Se calhar por isso o Funeral foi do Jogador e revelou uma colossal manifestação de dor popular, enquanto a transladação para o Panteão Nacional foi da Marca Comercial e mereceu uma confrangedora indiferença.
sábado, novembro 21, 2015
OS 14 MILHÕES
A notícia é do Jogo. Que terá feito um estudo com base no Facebook. O que quer que isso signifique.
"os dragões, sendo o emblema nacional com maior número de fãs no Facebook (3 382 439), possuem apenas um quarto (24,5 por cento) desses adeptos em território nacional, ao contrário do clube da Luz, cujo total de 3 102 997 fãs fica abaixo do dos dragões, mas está maioritariamente implantado em Portugal - 1 429 914 fãs do Benfica estão localizados em solo luso, isto é, 46,1% do total.
O Sporting é a terceira força nacional em número de fãs, embora no Facebook esteja longe dos 3,5 milhões de adeptos só em Portugal a que se referiu o presidente dos leões no início deste mês... Aqui, na rede social, o clube de Alvalade fica algo abaixo dos dois milhões, concretamente 1 952 946."
Estas coisas apenas indiciam tendencias. Do mesmo modo que a história dos 6 milhões foi criada por uma sondagem da SIC, daquelas de 997 entrevistas telefónicas, na época em que a televisão privada se estava a lançar e precisava de se ancorar no clube que garantisse mais audiencias. E numa sondagem dessas, o resultado episódico deu 60% de tendencia benfiquista e tanto bastou para se ter extrapolado e lançado o mito urbano dos 6 milhões de benfiquistas e ter culminado em Vale e Azevedo que foi o preço que o Benfica pagou por ter deixado a Sic entrar na sua intimidade e manipulado o seu destino.
Agora irrita-me solenemente a história dos 14 milhões. Porque é uma óbvia aldrabice. Pura invenção de um psicopata megalómano.
Como se percebe pelo gráfico, a marca Benfica não será, do Futebol Portugues a mais conhecida internacionalmente. Aliás, basta 20 anos consecutivos na Liga dos Campeões para deixar perceber que o FCPorto teria vantagem nesse comparativo. Mas as coisas são como são. Há quem entenda a vida não como ela é, mas como gostaria que ela fosse.
Já agora vou pôr o meu like na página do FCPorto. Sempre é mais um.
sexta-feira, novembro 20, 2015
NINGUÉM OS OBRIGA A VIR AINDA MENOS A FICAR
PORTUGAL : REFUGIADOS DESILUDIDOS
COM O APOIO DO GOVERNO PORTUGUÊS
quarta-feira, novembro 18, 2015
terça-feira, novembro 17, 2015
HUMOR NEGRO
Obama e Merkel estão num jantar na Casa Branca
Um dos convidados aproxima-se e pergunta:
- Sobre o que estão a conversar de forma tão animada ?
- Estamos a fazer planos para a Terceira Guerra Mundial, respondeu Obama
- Uau !!! - diz o convidado - e quais são esses planos ?
- Vamos matar 14 milhões de muçulmanos e 1 dentista - respondeu Obama
O convidado parece confundido e pergunta:
- Um ... dentista ? Por que vão matar um dentista ?
Merkel dá uma palmada nas costas de Obama e exclama:
- Não te disse? Ninguém irá perguntar pelos muçulmanos !!
domingo, novembro 15, 2015
sábado, novembro 14, 2015
HOJE NÃO SOU FRANCÊS - AINDA SOU EUROPEU
Sinto-me perturbado com os acontecimentos de França. Condoído em especial com as vítimas e seus familiares. Até já me comovi. Mas não acompanho o politicamente correcto do costume. Condenar sem reservas o terrorismo é chamar os bois pelos nomes . Encontrei um texto no Kruzes Kanhoto que reproduz com bastante fidelidade aquilo que penso sobre esta matéria.
DISSERAM-LHES QUE O GOVERNO IA SER DE ESQUERDA
Cinco refugiados desistem de Portugal
Os Refugiados, vítimas da crise humanitária, preferem permanecer em campos de concentração, do que serem deslocados para Portugal.
Assim se vê o conceito que o Terceiro Mundo tem sobre a qualidade desta país.
sexta-feira, novembro 13, 2015
SEMI-PRESIDENCIALISMO E DUODÉCIMOS
Deixei este texto na Caixa de Comentários do Corta-fitas e recebi a honra do João Távora o ter editado como Poste. O texto não está particularmente cuidado porque foi deixado de um folego como comentário. Vai daí, dei-lhe um título pomposo e copiei-me a mim próprio.
De repente toda a gente se esqueceu que o regime é semi-presidencialista.
De repente toda a gente se esqueceu que o regime é semi-presidencialista.
Quer no funcionamento. Quer na legitimidade democrática. Deputados, através dos partidos, e Presidente da Republica têm de atingir um nível de entendimento pelo menos tácito para a nomeação do PM - para isso é que servem as audições aos partidos -, pressupondo que os partidos, através dos seus deputados vão deixar passar o governo. Isto envolve uma coisa que não está escrita na Constituição: Sentido de Estado.
Se o PR não consegue esse nível tácito prévio e impõe um PM que aos deputados só resta rejeitar, isso não significa que os Deputados poderão ter a veleidade de impor ao PR um outro PM alternativo em resposta vingativa sem a concordância prévia, pelo menos tácita, do PR.
Porque o entendimento tácito funciona nos dois sentidos. E apura-se através de sinais, mesmo quando não há declarações expressas.
É necessário o acordo de ambos os dois - como diria o outro.
A legitimidade democrática é, pelo menos, de igual intensidade - ambos, deputados e PR são eleitos por voto directo. Aliás, os teóricos destas coisas até entendem que a maior legitimidade democrática é a do Presidente por ser unipessoal, universal e directa. E Funcional, devido ao facto do PR estar colocado no topo da hierarquia. É o último elo da cadeia de poder. Por muito que custe ás guinchadoras, a legitimidade democratica e funcional delas é menor. E a educação também, como é manifesto.
Ademais, a legitimidade politica do acordo de coligação da esquerda nem servia para um aluno do primeiro ano de ciencia politica. Aquilo é igual a nada. Como a questão da TAP começou imediatamente a demonstrar. O PCP já apanhou o PS com as calças na mão.
(Obviamente que o PS sempre concordou com a privatização da TAP, vai dizendo umas coisas de esquerda só porque sim, só para fazer o seu papel. Quanto muito há pessoas dentro do PS que gostariam de ter sido elas a fazer a privatização apenas por causas das fotocópias.)
quinta-feira, novembro 12, 2015
quarta-feira, novembro 11, 2015
OS TREMENDOS AUMENTOS QUE A ESQUERDA VAI CONCEDER AOS POBRES
Um pensionista com € 200 mensais vai ser aumentado de forma tão significativa que vai conseguir tomar mais um café em cada mês.
Adoro ver a sensibilidade social da Esquerda quando está no poder. Mas que gente tão generosa para com os pobres, os idosos, os mais desprotegidos. Ainda bem que a Esquerda chegou ao Poder. Agora é que os Pobres têm os seus problemas resolvidos.
Etiquetas: cambada de filhos da puta
terça-feira, novembro 10, 2015
CURTO E GROSSO
Mesmo agora na TVI24 a Loura Burra entrevista Manuela Ferreira Leite que, a contra-gosto, acaba por reconhecer que, perante o que se perspectiva com a governação de esquerda, o defeito de Passos Coelho, afinal, foi só ter-se afastado da social-democracia. Estou siderado com tanta gentileza pessoal, após 4 anos de mesquinho ataque pessoal
Mas o mais relevante é que Medina Carreira também está em estúdio. É-lhe dada a palavra e começa por afirmar a popularidade do conceito abstracto da Social-democracia quando havia economia e demografia que a sustentava. Mas que a vida dele é os números. E sem dinheiro para a sustentar o que interessa é o concreto.
E larga (cito de memória) as seguintes bombas "Isto é uma aldrabice. Como podem prometer o nível de prestações sociais de 2010 quando o Estado gastava 20 mil milhões a mais do que era possível ? Onde é que têm o dinheiro?"
NO DIA EM QUE A ESQUERDA DERRUBOU O GOVERNO QUE GANHOU AS ELEIÇÕES
Texto de José Filipe Sepúlveda da Fonseca ( via Do Portugal Profundo)
A expressão "pescar em águas turvas" indica a atitude de quem procura criar ou aproveitar-se de uma situação confusa para tirar proveito em benefício próprio. Na situação política actual, há gente mal-intencionada a querer “pescar em águas turvas”.
Nos dias que antecederam as eleições de 4 de Outubro, o País foi assistindo ao crescimento, por toda a parte, de manifestações de rua animadas e cordatas em prol da coligação Portugal à Frente.
Eram pessoas de todas as idades e condições sociais que representavam um Portugal profundo, pacífico e desejoso de uma continuidade, sem aventuras, que permitisse um futuro com esperança, apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos.
Delineava-se, com clareza cada vez mais acentuada, a vitória da coligação, contra as máquinas publicitárias reinantes em boa parte da comunicação social, contra os agoiros de certos comentadores e analistas políticos, contra certas sondagens que, até pouco tempo antes, prenunciavam a sua derrota e não ousavam agora passar da constatação de um permanente “empate técnico”.
Foi então que eclodiu nos meios políticos e jornalísticos portugueses um verdadeiro terrorismo político sem escrúpulos, revelador de uma articulação nos bastidores de forças que estavam dispostas a não reconhecer os resultados eleitorais e simultaneamente a forçar um volte-face na situação política portuguesa, contra tudo e contra todos. Começou a falar-se de um governo à esquerda e de uma coligação que duraria apenas até ao dia das eleições, etc.
Foi então que eclodiu nos meios políticos e jornalísticos portugueses um verdadeiro terrorismo político sem escrúpulos, revelador de uma articulação nos bastidores de forças que estavam dispostas a não reconhecer os resultados eleitorais e simultaneamente a forçar um volte-face na situação política portuguesa, contra tudo e contra todos. Começou a falar-se de um governo à esquerda e de uma coligação que duraria apenas até ao dia das eleições, etc.
Chegou, por fim, a noite do dia 4 de Outubro e as urnas confirmaram a vitória inequívoca da Coligação Portugal à Frente. O Partido Socialista, conduzido por António Costa, era o grande derrotado da noite. Não conseguiu a maioria absoluta com que sonhava, não conseguiu vencer, nem sequer obteve um número de deputados superior ao PSD, considerado isoladamente. As caras de consternação nos meios socialistas, no quartel-general de campanha do PS, não deixavam dúvidas sobre a dimensão da derrota.
Mas, curiosamente, quem naquela noite chegasse a Portugal, desconhecendo o que se passara, tinha a impressão que a Coligação Portugal à Frente era a grande derrotada das eleições. Com efeito, uma agenda mediática alinhada com a agenda socialista destacava os “triunfos” da esquerda… de tal forma que se ficava com a impressão que o eleitorado recusara massivamente a coligação governamental.
Começava, então, a revelar-se uma trama: o assalto ao poder a qualquer custo, o desrespeito pelas normas do Estado de Direito democrático, o desrespeito pelos resultados eleitorais de um País que escolheu a continuidade política, sem novas aventuras. Os portugueses começavam a ver delinear-se no horizonte um governo de Leninistas, Estalinistas e Trotskistas, capitaneado pelo derrotado Partido Socialista. Até mesmo dentro do PS, certas vozes passaram a demonstrar a sua discordância para com a direcção do Partido, alinhado com os interesses da verdadeira “face oculta” desta trama: o ex-primeiro Ministro José Sócrates.
Além de parecerem dispostas a levar de roldão um esforço de quatro anos que tirou Portugal da bancarrota a que tinha sido conduzido pelo Partido Socialista, essas forças mostravam agora a sua agressividade e crispação na tentativa de impor ao País uma grave agenda de temas fracturantes que de modo algum foi sufragada pelo eleitorado.
E, por fim, no caso da censura prévia, solicitada pela defesa de José Sócrates para o grupo COFINA, proprietário do Correio da Manhã, através da interposição de uma providência cautelar, estava a determinação em amordaçar os meios de comunicação e, se possível, aparelhar o Estado para que não venha a ser apurada a verdade sobre a rede delituosa, montada durante os governos do Partido Socialista da era Sócrates que subjugava as instituições do Estado de Direito aos interesses de um projecto de poder.
Curiosamente, por estes dias, vão sendo reveladas na imprensa nacional e estrangeira informações que aproximam de forma claríssima o imenso esquema de corrupção instaurado no Brasil, por Lula da Silva, em prol do projecto de poder autoritário do Partido dos Trabalhadores e o esquema corrupto no qual está envolvido o nome de José Sócrates e de outros dirigentes socialistas.
Vale a pena recordar que, quando José Sócrates pretendeu voltar à vida pública com o lançamento do seu livro, convidou para apresentá-lo o ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, numa viagem, toda ela, envolta em enormes polémicas e suspeitas.
Fica no ar uma pergunta: Será que a agitação jacobina que está a abalar Portugal e que, para muitos, faz reviver momentos do PREC, quando a esquerda tentava implantar uma ditadura no País, tem a finalidade de impedir que boa parte do Partido Socialista e, talvez, de certa esquerda, bem como dos seus altos dirigentes, seja varrido da cena pública, envolto na lama da corrupção?"
domingo, novembro 08, 2015
sexta-feira, novembro 06, 2015
quinta-feira, novembro 05, 2015
O RESULTADO DAS EXPERIENCIAS ESQUERDOLAS NA GRÉCIA PARA QUEM JÁ NÃO SE LEMBRA
Grécia: Mais desemprego, défice e dívida e de volta à recessão
quarta-feira, novembro 04, 2015
terça-feira, novembro 03, 2015
segunda-feira, novembro 02, 2015
domingo, novembro 01, 2015
TENHO VERGONHA
Avião aterra de emergência em Roma após desacatos com Super Dragões
Sinto-me sempre envergonhado quando adeptos do Clube de que sou sócio fazem tristes cenas destas. Deveriam ficar detidos em Itália e vir directos para casa sem ver o jogo. Talvez aprendessem a comportar-se de forma civilizada.