terça-feira, setembro 29, 2009

PAUSA PARA ARRUMAR IDEIAS



MORTO EM CAMPO DE BATALHA

Advogado morre após ter sido baleado
28-Set-2009
João Pedro Melo Ferreira, de 53 anos, advogado com escritório junto ao Tribunal de Estarreja, morreu esta tarde após ter sido baleado com dois tiros na cabeça por um cliente, pouco depois do meio-dia. O causídico representava a mulher do agressor em processo de divórcio e desconhece-se o que terá levado o suspeito a atingi-lo, durante uma reunião por causa do divórcio. A única testemunha foi a funcionária do escritório que está em estado de choque.
Actualização: O acordo de divórcio era de cem mil euros. Manuel Pimenta, 58 anos, conhecido empresário da zona de Albergaria, não queria entregá-los à ex-mulher – embora o seu património seja superior a um milhão – e ontem assassinou o advogado que a representava na acção judicial.

O agressor ainda tentou fugir e foi apanhado pela GNR nas imediações do local. Foi entregue à PJ de Aveiro que se encontra neste momento no local em averiguações.

O advogado esteve durante a tarde em estado muito crítico no Hospital da Universidade de Coimbra, não resistindo aos ferimentos.

João Ferreira, autor da obra ‘Código de Expropriações’, era um reputado advogado de direito civil e administrativo. Fazia parte da sociedade Guedes Figueiredo e Melo Ferreira, com sede na Avenida 25 de Abril, em Estarreja.

CORREIO DA MANHÃ | 28.09.2009

CAVAQUEIRAS

Cavaco fala hoje ao País. Provavelmente sobre o Estatuto Autonómico dos Açores, da Madeira ou de outra merda qualquer que nada interfere com a vida diária das pessoas. A essa hora devo estar a ver o AXN. Amanhã vejo no google.
O que interessa saber é quanto o IVA vai aumentar em Janeiro.

GENÉRICOS

(enviado por JM)

PIRATAS NO ÍNDICO



Parece que os americanos não gostam de piratas.

(mail de BSN)

segunda-feira, setembro 28, 2009

TREMENDA VANTAGEM



Uma grande vantagem nacional de que ninguém fala, certamente por despeito eleitoral, é que continuaremos a ter o prazer de testemunhar que as relações com Mugabe, Kadafhi ou Chavez não são apenas fruto do dever de ofício, mas genuínas e estreitas relações de amizade, admiração e estima pessoais. É que isto da política internacional sem emoção não dá pica nenhuma.

CAMPEÃO DO MUNDO



AS FILHAS DO SAPATEIRO


( foto via 31 da Armada)

O Berlusconi antes de Primeiro-Ministro era Alfaiate.
O Zapatero antes de Primeiro-Ministro era Sapateiro. E ainda faz as botas às filhas.

Ao menos o "bronzeado" e a mulher que também "foi à praia com ele" - nas imortais palavras de Berlusconi - têm uma figura estupenda para a fotografia. Não tão bons como o nosso Primeiro-Ministro, mas quase... Será que o Obama fez a cadeira de Inglês-Técnico ? (Que disparate, ocorreu-me agora esta dúvida, assim, sem mais nem menos....Deve ser da idade. Acontecem-me súbitas associações de ideias, sem que perceba o respectivo nexo. Tenho que voltar ao Fosgluten ou ao Ovomaltine ou ao Milo, ou lá como se chamavam aquelas formas incipientes de doping.)

CONTAS PUBLICAS

A economia portuguesa, que padecia de excesso de peso, com incidências no colesterol, diabetes, tensão arterial e função renal, foi sujeita a tratamento de emagrecimento durante 4 anos e meio. Depois de ontem, o tratamento vai continuar.
Sócrates vai ficar na história como o Tallon das empresas privadas e das famílias. Consultas caras, tratamento prolongado, resultados imediatos mediante pílulas de crédito, depressão profunda e acentuada quando acabarem as pílulas, retoma ao peso excessivo inicial e obesidade mórbida a médio prazo.
Por falar disso, o Holmes Place não me devolveu a diferença do IVA - e por isso deixei de ser cliente deles. Queixei-me à Direcção-Geral do Consumidor e nada aconteceu ao Holmes Place. Dizem que é uma empresa espanhola...

MAUS TRATOS A CRIANÇAS

(Foto enviada por um avô babado)

domingo, setembro 27, 2009

SAGA ALENTEJANA

(enviado por JM)

RESULTADOS ELEITORAIS

Vou ter que investir em Escolas Privadas de Inglês para os meus Filhos mais novos. O nosso rectangulozinho não tem grande futuro para os putos. Nem para as reformas daqueles que agora têm 50 anos e não tiveram a sorte de ter entrado num dos quaisquer esquemas de reforma antecipada por inteiro.

A Austrália e a Nova Zelândia aceitam imigrantes licenciados na 'área' de Ciências, com o cadastro criminal limpo. Convém saber estas coisas.

CADEL EVANS

Há dez anos que vejo este Homem a lutar contra os melhores e a perder por pouco, muitas vezes por muito pouco. Só porque não tem equipa para lhe dar uma roda amiga que lhe permita respirar fundo e descansar um segundo que seja.
Na última Vuelta, até os espanhóis da assistência "neutra" o lixaram, fazendo-o perder quase minuto e meio a trocar uma roda, numa situação em que estava na geral apenas a 7" de Valverde. Que veio a ganhar a Vuelta com uma vantagem relativa pouco superior àquele minuto e meio.
Hoje Cadel Evans teve equipa. Durante algumas voltas os comentadores da Eurosport diziam as parvoíces habituais sobre a desnecessidade de os australianos "estarem a queimar unidades".
Na última Volta, Cadel Evans atirou-se colina acima, com a mesma concentração, a mesma força, a mesma energia, a mesma raiva com que o vi tentar apanhar o Valverde quando furou e o atrasaram na Vuelta. Fincava os braços flectidos no guiador como se o quisesse vergar para trás. Percebi que ele ia ganhar. E no cortar da meta, comovi-me até às lágrimas. Já há poucas coisas que mexem com a minha emoção. Mas o ciclismo e o mérito são seguramente duas delas.
Parabéns, Cadel Evans !

DILEMAS PELA MANHÃ

- Bom dia. Então, já lá foste ?
- Bom dia. Não e se calhar fiz mal em guardar para a tarde. Na rádio estavam a falar em grande afluência... na volta, de tarde vai haver bicha.
- Pois, a malta sente que a coisa está apertada e desta vez vai lá mesmo...
- Mas mesmo que ganhe a outra, paliativos que vão camuflar o problema e adiar as grandes decisões não são solução.
- Acabas por ter razão. Mais vale votar no cabrão. Já que arranjaram o problema, que se aguentem com ele. Os gajos em mais 2 anos rebentam com o resto. E em bancarrota acabam-se os problemas de ter que escolher...
- É verdade. Mas votar no cabrão, pá, é coisa que não sou capaz...É superior às minhas forças, que queres?...

sábado, setembro 26, 2009

OBAMA E O IRÃO

"Obama e autoridades do governo não descartaram uma acção militar." - notícia Google.

Então não era este gajo, por ser mulato, por ser de esquerda, que vinha pacificar o mundo, resolver tudo com diálogo, sorrisos e frases bonitas e trazer a paz e a prosperidade aos povos de todo o Planeta, acabando com o imperialismo belicista americano ?

Ou, afinal, perante certas situações, é mesmo necessário usar a força bruta ?

CONCERTO E CONSERTO DOS XUTOS

Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um passou - bem

Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar
Despedir
E ainda se ficam a rir

Eu quero acreditar
Que esta merda vai mudar
E espero vir a ter
Uma vida bem melhor

Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir
Encontrar
Mais força para lutar...
Mais força para lutar...
Mais força para lutar...
Mais força para lutar...

(Refrão)
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer

É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir

Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar
A enganar
o povo que acreditou

Conseguir encontrar mais força para lutar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar...
Mais força para lutar...

(Refrão)
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a foder

Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Mas eu sou um homem honesto
Só errei na profissão

(Refrão)
Senhor enginheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a ...

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Dê-me um pouco de atenção.

POSSO VIVER COM ELE ?


Posso viver com ele ? Claro. Mas não vai ser a mesma coisa. Vai ser muito pior.

sexta-feira, setembro 25, 2009

BOM FIM DE SEMANA

NÃO ACREDITO NAS SONDAGENS

Não é possível que um eleitorado que há seis meses conferiu 26.5 % dos votos ao Partido do Governo para as eleições europeias, esteja agora na disposição de lhe atribuir 38 ou 40 % dos votos, conforme as sondagens têm revelado. Exactamente no momento em que se vai avaliar a governação.
Neste momento o Partido do Governo só pode e deve contar com os votos daqueles eleitores que são, em simultâneo, a massa crítica da sua clientela partidária.
A única maioria que as sondagens neste momento podem detectar será a dos eleitores hesitantes que ainda não decidiram em quem votar, sendo contudo certo e seguro que vão votar contra. Contra o PS, claro. Daí que os hesitantes não possam, como método científico, ser distribuídos proporcionalmente pelas intenções de voto declaradas.
Digo eu...
Pelo meu lado, segunda-feira terei outro ânimo para vir trabalhar, sabendo que Alberto Costa já está a arrumar o respectivo gabinete.

Em tempo: afinal as sondagens não estavam assim tão enganadas. Vou ter que sobreviver.

quinta-feira, setembro 24, 2009

JUSTIÇA SEJA FEITA


Vou votar naturalmente contra. E adianto, sem temor, que não acredito nas sondagens que , digo eu, apenas pretendem condicionar o debate político imediato e manipular as cotações da Bolsa, em especial as das empresas de obras públicas que dependem da concretização de certo programa eleitoral.
Sócrates vai ficar na história por muitas e bizarras razões. Do Inglês Técnico, ao Magalhães pejado de erros e repleto de jogos de cartas, incluindo póker a dinheiro. Do facilitismo escolar ao grotesco da sua "licenciatura". Do agravamento dramático da Dívida Pública à promiscuidade dos quadros do partido com os grandes grupos financeiros e de obras públicas. Do neo-liberalismo alarve ao neo-socialismo infantil e ingénuo. Da ruína da agricultura e das pescas ao maior desemprego de sempre. Da maior carga fiscal de sempre à menor eficácia da economia de sempre. Da mais descarada intervenção das maçonarias no sistema de Justiça à impunidade criminal dos quadros do partido. Das mais enganosas promessas eleitorais à maior falta de escrúpulos na relação com a verdade. Das ideias tecnológicas mais vanguardistas e irrealistas à respectiva concretização mais desorganizada, amadora e economicamente ineficiente. Dos megalómanos projectos de obras públicas, aos megalómanos projectos de obras públicas. Dos mais arrojados projectos de economia centralizada à maior quantidade de lançamentos da primeira pedra. Dos mais grotescos discursos em língua inglesa, aos mais grotescos discursos em língua castelhana. Da maior cumplicidade pessoal com as ditaduras mais repugnantes à total falta de escrúpulos diplomáticos. Da maior hostilização de sempre de grupos profissionais à paralização das reformas por desmotivação daqueles profissionais. Enfim, a lista é infindável. Este Primeiro Ministro vai deixar o País como Vale e Azevedo deixou o Benfica.

Mas numa coisa lhe reconheço mérito: na coragem política de levar em frente a lei do tabaco. Se bem que logo a seguir tivesse sido apanhado a fumar num avião. Como não poderia deixar de ser. Porque há gajos que nasceram com a sina de conseguir, sempre, cagar a pintura.

EXTRAWHEEL

TANDEM

CORRIDA NO DRAGÃO


Boa Sorte aos convidados. E que ganhe o melhor...que, conforme está estabelecido como verdade científica, não é nenhum de nós.

quarta-feira, setembro 23, 2009

POEMAS DE TESTOSTERONA

CANTIGO NEGRO

"Vem por aqui" --- dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom se eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui"!

Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre a minha mãe.

Não, não vou por aí!
Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Por que me repetis: "vem por aqui"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis machados, ferramentas, e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...

Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátrias, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios.
Eu tenho a minha Loucura!

Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que me guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...

Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
Sei que não vou por aí.

José Régio

(Homenagem ao Joaquim Miguel. Recomendo duas hipóteses de declamação, qualquer delas no youtube: a de Pinto da Costa e a de João Villaret)

BIJUTERIAS

POUCA VERGONHA


As declarações de Alan Prost são um dos maiores exercícios de cinismo a que já assisti.

Com que então "Flávio Briatori é o coveiro do automobilismo" e "durante toda a minha carreira trabalhei de forma íntegra".

Pois é, Alan Prost, seu refinado Filho da Puta, ainda me lembro do Grande Prémio de Susuka em 1989 quando atiraste o Senna para fora da pista e deixaste o teu carro na ecapatória, mas engatado, só para que os fiscais o não pudessem remover atrasando o regresso de Senna à pista , quando comandavas a classificação geral e te dava jeito que o Senna não pudesse pontuar mais. E apesar do Senna ter conseguido regressar à corrida e vencer, usaste da tua amizade com Jean Marie Balestre, o Presidente Francês da Fia, para desclassificar o Senna, por ele ter seguido em frente na escapatória da chicane e não ter voltado a entrar na pista no exacto local onde tu, grande Filho da Puta, o empurraste para o intencionado abandono, quando estavas a ser ultrapassado. Foste campeão nesse ano à custa dessa vigarice.

Mais tarde, porém, tiveste a justa paga, pois em situação rigorosamente invertida, foi o Senna que te fodeu e partiu-te o carro para não poderes pontuar. Ainda ensaiaste umas reclamações , em coro com os franceses do costume, mas acabaste por enfiar a viola no saco, porque toda a gente se ria à gargalhada. Dessa vez foram os ingleses e os italianos que se aliaram aos brasileiros na barrigada de riso.

Ademais, com o outro Filho da Puta do Senhor Platini é a mesma coisa: Cospe para o ar ganhafotos anti-corrupção, mas esquece-se dos sucessivos escândalos de resultados combinados e de jogadores comprados na Juventus, incluindo épocas em que o Senhor Platini vestiu a respectiva camisola.

Também nunca esqueci a Madame Dominique, essa cabra que em tempos foi minha professora de Francês.

E, já agora, também me lembro do Napoleão, o Bonaparte, não o NAP, que nos invadiu 3 vezes e saqueou o país, à excepção do vinho de Boticas. Se bem que tenha levado uma tareia na Roliça, ali bem no centro do concelho de Bombarral.

É por isso que não compro produtos franceses, ainda menos electrodomésticos ou carros. E para champagne prefiro o produto da nossa Bairrada. A única coisa francesa aceitável é a Linda de Suza. E o TGV, claro.

AGITAÇÕES

1. Surpreendentemente, isto está a mudar: Só agitam o País. Já não agitam o Mundo. Qualquer dia até vai ser possível ter uma conversa normal com um benfiquista. Há que não perder a esperança apesar de não se perceber se as regiões autónomas também estão incluídas na agitação.

2. A Gripe das Aves e o Sócrates também agitam o País, e não está demonstrado que isso deva alegrar o comum dos mortais. Excepção feita aos farmacêuticos e aos boys do PS.

terça-feira, setembro 22, 2009

SHADOW IN THE WALL

Mike Oldfield ficou conhecido pela extraordinária peça musical "Tubular Bells" que nos anos 70 marcou algumas (muitas) adolescências . Compôs também um tema menos conhecido - "Shadow in the wall". Numa época em que os 'lirics' pretendiam estabelecer abordagens filosóficas da vida e não encontrar meras palavras que rimassem.
O Fonseca, como de costume, faz fotografias que são autênticas narrativas. E mesmo sem idade para ter vivido aquela época, esta fabulosa imagem é muito mais do que o produto de um infeliz e dramático acaso.

SOPHIA, A LOREN

JORNALISMO DA TRETA

Ontem ficámos a saber que o Benfica ia jogar para a Taça de Portugal com o Monsanto. E não houve um inteligente de um jornalista desportivo em qualquer dos canais televisivos que completasse a notícia, informando de que Monsanto se tratava. Não informaram porque não sabiam e não se deram ao trabalho de ir à procura.
Só hoje consegui perceber, finalmente, que o Monsanto é o Clube de Alcanena.

REPETIÇÃO

Bem sei que é uma repetição. Mas tenho dias assim: fico fixado no esplendor do estrogénio.

UM BURRINHO NA ÁGUA

PICO DE FORMA


Este ano o meu pico de forma não passou disto. Uma miséria autêntica. Mau ano ciclista. Mas tanta coisa que tenho feito.
Esta coisa das bicicletas é muito gira mas ocupa tempo...

DIREITO À VIDA

Vá lá, chorões. Também têm direito à vida. Ademais nem têm culpa. Nenhum se atirou para o chão a fingir como o Saviola e o Aimar usam e o Hulk voltou a usar depois de se ter portado bem durante alguns meses.

segunda-feira, setembro 21, 2009

BALNEÁRIOS

...da Nova Sede do Grupo Cultural-Desportivo-Ciclo-Gastronómico-Espírito-Virtual e Recreativo da Graça do Divor.

Chegadinhos de Fátima...

INVESTIGAR

Depois de muito investigar descobri esta cadeira de barbeiro à venda em Évora por € 1250.

Convido os amigos do blog a contribuir para a oferecermos ao Piteira - desde que fique instalada na Sede e acessível a outros ciclistas.

PENTEADOS

É aqui que o Piteira arranja o cabelo e as unhas.

LAMPRESSA

MILAGRE

Estes eméritos membros da colectividade deslocaram-se propositadamente ao Santuário de Fátima para agradecer o Milagre Jesus. Cá para mim, cedo demais. Mas eles são mesmo assim nas "pontas" e nas "negas". É tudo à bruta, à fartazana, entusiasmam-se e depois padecem que nem uns podengos abandonados pelos donos no fim da época de caça.

Consta que atrás da câmara - e em breve à frente da Junta - ficou um ilustre portista que, apesar de amigo e membro da confraria, achou mais decente não fazer certas figuras em público. Eu compreendo-o. Normalmente cabe-me a mim tal papel, para garantir a decência e o decoro.

Telefonaram-me de Almeirim onde estavam a almoçar tardiamente, mas foram mal atendidos que eu estava a dormir a sesta e faltou-me a verve para lhes devolver a animação que me dirigiram.

Nota-se que o Piteira mudou de visual. Agora penteia-se para trás.

HORTA DO DIVOR

PITEIRA


A prova de que a piteira é uma planta muita macho.

VIAGRA

Não me interessa o falso penalty. Nem a quantidade deles nesta época. À razão de quase cada tiro, cada melro. Também já ganhei jogos com penalties da treta, se bem que nessas ocasiões tivessem surgido inundações nas partes baixas de Lisboa só com a espuma da raiva e da baba envenenada que escorria de tantas bocas. Interessa, isso sim, é perceber que não há milagres. Um treinador ambicioso e de mérito indiscutível não chega. Entrar de rompante, pôr toda a gente a correr a 120 % como condição para não perder o emprego, sem olhar a mais nada, só porque se tem que agradar a uma massa associativa impaciente, tão impaciente, que se torna irracional, não chega. Logo que o regime laboral passou a dois jogos por semana, a coisa amainou. E vai continuar a amainar. Uma agremiação com aquela idade já não aguenta duas por semana. Não basta ter um onze muito bom. Como o Sporting bem demonstrou a época passada. É preciso ter 24 bem afinados fisicamente, bem oleados no jogo colectivo e bem focados no objectivo de conquista. E isso não se consegue fazer em 3 meses, por muito voluntarioso que o treinador se afirme. E receitas únicas para todos os jogos não é viável a médio prazo. Cada adversário tem que ser abordado de forma específica. Fazer pressão alta em todos os jogos só resulta com equipas menos sofisticadas taticamente. Scolari foi exemplo dessa escassez de soluções.
A agremiação entrou com a tesão do mijo. A massa associativa, qual cachopa inexperiente, deslumbrou-se com tamanha tumefação. Mas a coisa já está a baixar. A confiança vai sendo minada por algumas dificuldades de erecção espontânea e muito em breve a coisa já só lá vai com viagra. Ou com nandrolona. Não seria a primeira vez.
Muito em breve, seguidinhas, seguidinhas, vai meia....à Vieira.

sábado, setembro 19, 2009

VIVÓ BRAGA

O Braga ganhou com mérito. O golo foi um xórisso, mas o futebol é mesmo assim. Domingos Paciência, que tem sido tão menorizado como treinador pelos do costume só por ter sido em tempos o "levezinho" do FCP, está aí a mostrar como se faz.
Registo a coincidência de o Braga estar a viver as suas duas melhores épocas de sempre exactamente na altura em que beneficiou dos empréstimos habitualmente dirigidos ao grande aliado no Minho do FCP que tradicionalmente era o Vitória de Guimarães. Os Vitorianos ainda devem estar a pensar no que ganharam com a aliança sórdida com a agremiação quando tentarem ir à Liga dos Campeões pela porta do cavalo. E os bracarenses devem estar a abençoar o momento em que mudaram de aliado estratégico.

sexta-feira, setembro 18, 2009

DE RESPEITO

Como se vê, o nosso Senhor Engenheiro também é uma pessoa de respeito. Não é para aí nenhum agnóstico ou anti-clerical.
Já não sei se voto naquela pequena lá em baixo. Se calhar acabo por votar num homem devoto e praticante.

CAMPANHA ELEITORAL


JÁ DECIDI







Nas legislativas vou votar nesta candidata.