segunda-feira, agosto 31, 2009

GOLEADA

Há 13 anos que não via uma goleada tão bem conseguida na Luz. Parabéns aos artistas.

SARDINHADA DE CARRAPAUS

"Ninguém cala o Benfica, ninguém cala o Benfica, ó é ó"...

(foto e título de JM)

CHAVEZ, ESSE DEMOCRATA

NOTÍCIA AQUI.

"Procuradora-geral, muito próxima do presidente Hugo Chávez, anuncia que as manifestações de rua contra o Executivo passarão a ser equiparadas a "delitos de rebelião civil", com penas entre os 12 e os 24 anos de prisão."


BOAS FÉRIAS

Aproveita bem que a semaninha é curta.

TRABALHO

Voltámos à trabalheira do dia a dia.

HUMOR ALENTEJANO

Dois jovens camponeses passeavam pelo campo quando a Maria parou e
perguntou ao Manel:
- "Como é que o cavalo sabe que a égua o quer?
Ao que o Manel responde:
- "Pelo cheiro".
A Maria continua a andar e pouco mais à frente pára e pergunta:
- "Manel, como é que o cão sabe que a cadela o quer?"
Manel respondeu:
- "Pelo cheiro Maria."
Mais à frente a Maria torna a perguntar:
- "Manel, como é que o touro sabe que a vaca o quer?"
Manel responde (pacientemente):
- "Maria, já te disse que é pelo cheiro!"
Depois de uma curta pausa olhando fixamente para os seus olhos, Maria
pergunta:
- "E tu, ó Manel, és maricas ou tás com gripe?"

(enviado por JM)

domingo, agosto 30, 2009

ESTÁ A ACABAR


SUPER DRAGÕES

Aqui está uma situação que envergonha os adeptos e os sócios do Tetracampeão.

"OBSSESSÃO"





1. Quem acompanha o blogue sabe o que penso das claques dos clubes, de todas as claques sem excepção. Para cada cena triste que uma faça, existe infelizmente outra cena triste que as outras já fizeram. E para cada cena triste que um Presidente faça, já outro envergonhou, antes, os respectivos sócios.
2. Ciclicamente aparece por aqui um Fulano - cujo nome não vou revelar, só para que ele não tenha aquilo que queria - que faz uns comentários sobre as minhas ética e honestidade intelectual, como se me conhecessee de algum lado. Houve uma época que até me tentava corrigir o português.
3. Trata-se de um gajo desequilibrado, pois já dei com ele a dirigir insultos a outros professores nos blogues que têm andado a discutir os problemas do ensino. Ultimamente reparei que quando ele deixa um comentário, as pessoas seguem em frente como se não estivesse lá nada, só para não entrar em discussão com ele. Porque o que ele quer é provocar peixeirada. Há gajos assim. Até quando vão à bola não é para ver o jogo: é para criar conflitos com outros e tentar arranjar cenas de porrada.
4. Imputa-me uma "obssessão" contra ele e contra as preferências dele - como se eu não tivesse mais nada que fazer - e dirige-me aqueles insultos proferidos habitualmente pelos valentões que se escondem atrás do anonimato.
5. Eh pá, não vale a pena insistires. Não acrescentas nada a este blogue, nem percebes o complexo de relações pessoais que existem entre aqueles que mais comentam no blogue.
6. Para lá dos amigos, este blogue inclui todos aqueles que vierem por bem. Não é o teu caso. Por isso, bem podes gastar horas e horas da tua vida a escrever longos textos para enviares em comentário que eu nem os leio. Rejeito e apago.

sábado, agosto 29, 2009

O QUE SE DÁ AO RESPEITO

Para quem não conhece, este é o único que se dá ao respeito. Que não entra em maluqueiras como outros que já tinham idade para ter juízo. Como se vê, pertence à tal agremiação. O que só significa que por lá ainda há gente que se dá ao respeito.

HOMENAGEM

...a uma amiga que já andou nestas vidas e que percebe de cavalos à brava. De burros, menos...

ALMOÇO

Neste dia, o Napoleão esteve a almoçar 4 horas em Mourão. E no fim ainda estava com fome...e muita sede. Como se vê, as bicicletas já estavam viradas cada qual para o seu lado, enquanto que a do Joaquim Miguel tinha sido doada a um cigano, pois ele dali só queria sair à boleia.
Neste dia, o Piteira não nos acompanhou, pois alguém tem que se dar ao respeito. Isto não pode ser uma rebaldaria completa.

sexta-feira, agosto 28, 2009

O RUGIDO DO MOTOR

FRESCA

BOM FIM DE SEMANA

quinta-feira, agosto 27, 2009

SORRISO


(Enviado pela Isabel)

FOI HÁ UM ANO

Estou com saudades.

FIORENTINA

Em Florença, os gajos apanharam um cagaço. Honra seja prestada.

quarta-feira, agosto 26, 2009

JÁ VOLTEI DA PRAIA

Já fui à praia com os meus amigos. Tirei-lhes uma fotografia para lhes enviar no Natal.

SUPERLEAGUE FORMULA


Se repararem bem, lá ao longe vem um abutre a pairar. Ou será uma gaivota ? Enfim, os gajos não se metem nisto porque não dá para o Saviola se atirar para o alcatrão.

terça-feira, agosto 25, 2009

PEDIDO DE AJUDA


Tenho um amigo que precisa com muita urgência de um capacete para moto "aberto" tamanho XXL. Parece que nas lojas em Lisboa só existem capacetes tamanhos L, e apenas um ou outro XL. Ou seja, moldes que só vão até aos 58 e 60 cm de perímetro craneano. Mas como a caixa craneana do gajo passa dos 62 cm, não consegue enfiar os ditos nos limites estabelecidos para a mediania das meninges lusitanas. Quem puder indicar um local que tenha para venda, a gerência agradece.

Etiquetas:

LINHA SAÚDE 24


ADRIANO


Obrigado e boa sorte no teu novo clube.

AMANHÃ VOU À PRAIA


segunda-feira, agosto 24, 2009

ARFANHO NO DIVOR

Este Arfanho anda a dar a volta ao mundo e já largou da Nova Guiné há dois anos. Depois da Austrália, Hawai, América do Norte e Ilhas Britânicas, entrou na Europa por França e vai atravessar a península e Portugal para Sul. Depois seguirá para África onde confraternizará com outros Arfanhos até atingir a Cidade do Cabo onde apanhará boleia para a Índia e daí para o norte até à Rússia. Seguirá então para a Mongólia e China. Passou pela Graça do Divor a semana passada. Na melhor tradição da hospitalidade alentejana, o pessoal deu-lhe dormida e comida. Não é o primeiro que ali passa a dar a volta ao mundo e o pessoal já tem prática. Depois de muita discussão na sede da Junta de Freguesia, os Divorianos decidiram esconder o gajo das respectivas mulheres e pô-lo a andar manhã cedinho, não fosse ocorrer um fenómeno de concorrência desleal, sabendo nós que as autoridades para a concorrência não funcionam em tempo útil. Em especial no que respeita a arfanhos daqueles tamanhos.

(foto e texto enviado por JM)

CAMPISMO SELVAGEM

domingo, agosto 23, 2009

MANCHA NO PENALTY

Tende a eternizar-se a discussão sobre a intencionalidade do defesa quando se atira de mergulho para a frente da bola para fazer um obstáculo entre o remate do avançado e a sua baliza e a bola acaba por lhe bater em zona proibida. Existe ou não intencionalidade nesse corte com o braço que justifique a marcação de uma grande penalidade? Porque é a intencionalidade que define a falta.
No Direito Criminal - que é uma das Ciências onde se estuda mais a intenção, pois que todo o criminoso reclama sempre que foi sem querer - estabelecem-se as seguintes diferenças na intenção:
1. Eu quero matar, por exemplo, o UPS que está sentado dentro do carro dele. Chego à janela do carro e deflagro um tiro mortal a ele dirigido. Num exemplo destes, existe intenção directa. Não vale a pena dizer que foi sem querer. É o que se passa quando um defesa estica o braço e muda a direcção da bola.

2. Noutro exemplo, eu quero queimar o carro do UPS. Levo o jerricane e a caixa de fósforos. Quando lá chego vejo que ele está a dormir no banco de trás. E pego fogo ao carro. Sei que o UPS vai morrer, mas mesmo assim não desisti do meu desígnio ou intenção de queimar o carro. Mas cometo na mesma um homicídio, apesar de não ser essa a minha intenção incial. Numa situação destas a intenção de homicídio chama-se necessária, pois sabia que pegando fogo ao carro necessariamente o UPS iria morrer esturricado.

3. Ultimo exemplo, eu quero queimar o carro do UPS, mas vou fazer o serviço de noite. Quando lá chego sinto ruído dentro do carro e fico na dúvida se é ele que lá está a ressonar ou se é um dos cães dele. Mas mesmo assumindo que seja ele que lá esteja a dormir, eu pego fogo ao carro. E, mais tarde, descobre-se que era mesmo ele que lá estava e que veio a falecer. Nesta situação, diz-se que a intenção no homicídio é eventual. Ou seja, eu não tinha inicialmente essa intenção, mas configurei que ele lá pudesse estar apesar de não ter a certeza. E aceitei a eventualidade de ser ele e, mesmo assim, avancei para o crime de fogo posto. Também nesta situação a punição do homicídio se faz pelo dolo ou intenção, não interessando vir com histórias de que "foi sem querer". Chama-se dolo eventual. E é punido como o dolo directo e o dolo necessário.É tudo intenção de matar. Ponto final.

4. E o que é que este esboço da teoria do crime (escrito em linguagem corrente) tem a ver com os penalties do futebol? É que o defesa quando se atira de mergulho para a frente do avançado para fazer a mancha ao remate, dando o corpo à bola, esse defesa não tem a intenção directa de desviar a bola com os braços. Mas sabe que corre o risco de a bola lhe bater nos braços. Ele sabe que incorre nessa eventualidade, sabe que isso pode acontecer, sabe que desviar a bola com os braços é falta e sabe que tem maior vantagem em se atirar dessa maneira - porque a mancha é maior - do que se apenas esticar a perna para tentar interceptar a bola com o pé.

5. Por isso, meus amigos, qualquer situação em que o defesa se atire de mergulho para a frente da bola para proteger a baliza e desviar a bola com os braços, será sempre penalty. Porque esse defesa, no fundo, tinha intenção de jogar a bola com os braços. Não era uma intenção directa. Era apenas eventual. Mas era intenção. Ele nunca pode dizer que foi sem querer.

Isto aplica-se a todas as equipas, obviamente. E é um exemplo onde a Teoria do Direito Criminal poderia ajudar a esclarecer uma situação que se vai repetindo e que vai sendo decidida de forma contraditória ao ritmo da apetência da cada árbitro.

Se o defesa está de pé, é outra história. Aí o problema é outro. Agora se ele se atira a fazer a mancha e toca a bola com os braços é penalty e ponto final.

Nota: Quem não conhece, pode ficar descansado que o UPS percebeu que para exemplos destes só determinadas pessoas têm estatuto para servirem de vítima.

sexta-feira, agosto 21, 2009

CONCURSO

Ora vamos lá a adivinhar a que minuto de jogo o Saviola ou o Aimar se vão atirar para o chão e obrigar o árbitro a marcar penalty contra o Guimarães no próximo Domingo. Também conta se eles se atirarem os dois aos mesmo tempo, agarrados um ao outro ou em locais diferentes da grande área. Não é usual, mas com aqueles artistas, nós já contamos com todas as variáveis.
Quem acertar leva uma garrafa de ginja Daniel's.

SUBIDA DO ALVÃO

Há uma zona de empedrado junto a uma Capela em Borbela que até a descer de Jeep faz dores de cabeça. Foi nesta subida que os meus preferidos brilharam e lucraram (uns mais que os outros) a caminho da Senhora da Graça.
Foi nesta subida que o Pedro Lopes se lançou na aventura a solo e foi nesta subida que o Nuno Ribeiro, o Cabreira e o Sabido se colocaram num primeiro grupo, enquanto os favoritos se atrasavam ligeiramante. Daqueles que citei, só o Hugo Sabido não aproveitou tanto como os outros em virtude de uma queda.
Tirei este perfil do CicloBeira.
Nesse dia andei por lá de GPS a tentar escolher o melhor local para ver a passagem dos ciclistas. Não foi fácil já que tinha de estar perto de uma TV.
Reparei que durante algumas horas foram passando ciclistas particulares que estavam a fazer a etapa por sua conta antes dos profissionais e já confirmei que alguns desses ciclistas são os habituais colegas de giro do Cavaca da Covilhã. Há gente com muita coragem e capacidade atlética.

quinta-feira, agosto 20, 2009

A UROLOGISTA

- A senhora jura que não vai rir ? ...- perguntou o paciente.

- Claro que sim!!! respondeu exaltada. Sou uma profissional da saúde. Existe um código de ética em questão!!!
Em mais de 20 anos de profissão nunca ri de nenhum paciente!!!

- Tudo bem, entãoo, - disse o paciente.

E deixou cair as callças revelando o menor orgão sexual masculino que ela havia visto na vida.
Considerados o comprimento e o diâmetro, nãoo era maior do que uma bateria AAA (pilha palito).
Incapaz de controlar-se, a médica começou a dar risadas e náo conseguia mais segurar o ataque de riso.
Poucos minutos, recuperando a compostura.

- Sinto muitíssimo, - disse ela. Não sei o que aconteceu comigo.
Dou minha palavra de honra de médica e de dama que isso nunca mais acontecerá.
Agora diga-me, qual é o problema?

- Tá inchado...

(enviado por JM)


GRASS DIVER

Mas que grande aquisição, o Saviola.
A única dúvida é se ele apenas se vai atirar uma vez por jogo ou se vai ter a lata suficiente para repetir a façanha.

ALTO LÁ !

...menino Frinxas! O que é que o menino anda aqui na rua a fazer em calçõezinhos de lycra aí com os volumes puxados à frente como se fosse um bandarilheiro, enquanto me está sempre a mandar bocas, hein?

A PEDIDO DO FRINXAS

quarta-feira, agosto 19, 2009

PARA DESENJOAR

...de tanta bicicleta.

APANHADO !


Fui apanhado a ver a Volta passar.

terça-feira, agosto 18, 2009

RAPAZIADA LA

O Carlos Augusto, reportér-LA junto ao cruzamento de Arouca na Etapa Trancoso-Sª da Graça, bateu esta foto que, para lá de evidenciar potencialidades na arte, captura o trabalho no pelotão dos rapazes da equipa LA.
Assim de óculos nem os conheço. Estava na altura do Patrocinador - toma lá, Luis! - marcar um almocito que era para nós conhecermos mais de perto os rapazes que temos que acarinhar na estrada. Que é para eles perceberem que cá por baixo também há quem os apoia.

JOÃO FONSECA



Façam o favor de passar pelo Blog do meu amigo e conterrâneo João Fonseca que é daqueles que anda encavalitado nas motos enfiado no meio do pelotão, para apreciar fotografia de ciclismo e para, eventualmente, se perceber que reportagem desportiva é muito mais do que o registo do momento. As fotos dele, regra geral, contam uma história.

SERENIDADE


Ter ouvido em directo na TV as declarações serenas, despretensiosas e sérias de Joaquim Andrade logo após o contra-relógio, no dia em que completava 40 anos de idade e 21 Voltas a Portugal foi uma rara lição de vida que recebi. Parabéns, campeão.

O EXPRESSO

E o que dizer de Candido Barbosa ? É o nosso Cándido e mais nada.

segunda-feira, agosto 17, 2009

PEDRO LOPES

Pedro Lopes, o Senhor Pedro Lopes, parecia um miúdo a meter-se em tudo o que era fuga. E a subida do Alvão não foi brinquedo. Homenagem a este eterno irreverente.

NUNO RIBEIRO

1. O Nuno ganhou inesperadamente. Em especial, no seio da sua equipa. O que nos leva a pensar se noutros anos a aposta tivesse sido feita nele...

2. A Serra é avassaladora na sua vastidão. Qualquer que seja o ângulo.

3. Eu, com esta barriga toda, apesar de mais contida nessas alturas, já passei naquele local várias vezes, se bem que a vertente do Sabugueiro não seja a minha preferida. Faço aquilo noutro estilo de pedalada, obviamente, muito mais solto e elegante, mas sem envergonhar o resultado final que é sentir a emoção sempre renovada de chegar lá acima. Aliás, acho que só o amigo Cavaca e os seus habituais colegas da Covilhã não se emocionam quando passam lá em cima, por o fazerem tantas vezes.

4. O João Fonseca é um fotógrafo de primeira-água. Num só "boneco" meteu heroísmo, nacionalismo, entusiasmo popular, beleza natural, calor, esforço, determinação, vontade de vencer.

domingo, agosto 16, 2009

O MEU VENCEDOR

A esta hora estou a fazer tempo para ir ver o contra-relógio na RTP. Não sei quem será o vencedor, nem tenho pachorra para ver as parvoíces e as pimbalhadas do Baião até às 4 da tarde. Aliás, é lamentável que o Ciclismo tenha que ser sempre misturado com o que de mais rasteiro e ranhoso existe em termos televisivos. Querem fazer publicidade às Terras que recebem a Volta ? Então façam documentários com antecedência sobre o Turismo, os locais de interesse, a Cultura e tudo o que essa Terra possa oferecer a eventuais visitantes. Agora a habitual cena à torreira do sol na beira da piscina municipal com a música da garagem da vizinha, já não há cú que aguente. Seria bom que os organizadores percebessem que as paneleirices apimbalhadas do Baião só servem para degradar a imagem do Ciclismo. O Ciclismo é uma modalidade popular, mas não é a modalidade da gentinha rasca e bronca.
Mas em termos competitivos, reparei no Cabreira. Este Homem não está a lutar apenas por um resultado desportivo. Está a lutar pela sua Dignidade de Homem. Já me comoveu duas ou três vezes a forma magoada como está, apesar de tudo, a reagir com toda a força e firmeza do seu carácter.
Parabéns, João Cabreira. Para mim, foste tu o vencedor da Volta deste ano.
(Outra coisa: aquele carro - Comissário 1 - que se vê na foto é conduzido pelo Bernardo. E a fotografia é do meu conterrâneo João Fonseca. Nesta etapa vi-os passar em Bilhó, mas a velocidade era tanta que eles iam concentrados nas curvas)

sábado, agosto 15, 2009

3ª VOLTA A PORTUGAL
























As proezas ciclístas do José Lima e da Rosa Carvalho já são muito mais que um mero feito atlético ou uma manifestação da carácter e de vontade.
Estão a transformar-se numa manifestação anual de solidariedade para com aqueles que lutam. Porque todos nós lutamos por isto ou por aquilo. Uns mais que outros.
Ainda não foi este ano que me foi possível dar o apoio que a iniciativa merece. Mas todos nós temos as nossas lutas e nem sempre se desenrolam em locais compatíveis.
Mas estive em espírito com os protagonistas principais e com alguns daqueles que deram apoio directo á Viagem e que calam fundo no cantinho do coração que reservo aos amigos.
(A maioria das fotos foram sacadas ao Pulanito por facilidade de processamento, face aos formatos que o JM me envia)




quinta-feira, agosto 06, 2009

SEE YOU LATER


PORTAS DO RODÃO


O pelotão vai lá passar hoje. E eu um dia destes.

CARLOS AUGUSTO, O ALTERNATIVO

O nosso amigo Carlos Augusto, que costumava ficar no podium na subida da Senhora da Graça, está a dedicar-se a ciclismos mais alternativos e quer implantar a iniciativa em Paio Pires.
Não te preocupes, amigo Carlos, é a evolução da vida. De repente, ficamos modernos. Se soubesses que ontem gastei mais de 100 € para acompanhar os meus filhos ao concerto em Dezembro do Marilyn Manson...