quarta-feira, abril 30, 2008

FERIADO


Amanhã é feriado. Houvesse em Lisboa um par de quilómetros de alcatrão fechado ao transito automóvel para as famílias pedalarem em conjunto...
Cidade da treta !

GRAVURA

Meados do Sec.XIX.

GAIVOTA


1809


RODA MOTRIZ

Neste modelo do Sec. XIX, a roda motriz é a traseira.

terça-feira, abril 29, 2008

LADIES


ÉTICAS

Benfica vai jogar com o Marítimo e os jornais noticiam conversações entre o Benfica e o principal avançado do Marítimo. Durante o jogo, esse principal avançado do Marítimo falha a marcação de uma penalidade contra o Benfica e, com isso, confere dois pontos ao Benfica na tabela qualificativa. Poucas semanas depois esse jogador assina com o Benfica o contrato da sua vida.
Benfica vai jogar ao Boavista e os jornais noticiam conversações entre o Benfica e o principal jogador do meio-campo do Boavista. Durante o jogo, esse principal jogador do Boavista falha a marcação de uma penalidade contra o Benfica e, com isso, confere um ponto ao Benfica na tabela qualificativa. Poucas semanas depois esse jogador assina com o Benfica o contrato da sua vida.
Benfica vai jogar com o Belenenses e os jornais noticiam conversações entre o Benfica e um dos jogadores influentes do Belenenses. Desta vez não houve penalties. Os jornais noticiam que esse jogador assinou ou vai assinar com o Benfica o contrato da sua vida.

E depois o Benfiquismo - que é uma corrente filosófica existente só em Portugal - vem dar lições de moral, de ética, de decência e de escrúpulos aos pobres mortais.

Dir-se-á, mas os jogadores não falharam de propósito, foi apenas uma coincidência. O efeito é o mesmo: se falharam de propósito demonstram falta de carácter, se falharam por não aguentar a pressão, evidenciam falta de classe. Num caso ou no outro estão bem onde estão.

MÊS DO CORAÇÃO

Maio vai ser o Mês do Coração numa iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia que visa alertar para os factores de risco associados à doença cardíaca. A ênfase deste ano, pelo que percebi da comunicação social, vai ser dada à prevenção e controlo da hipertensão arterial. Somos o país da europa com mais alta taxa de doença cardíaca, que mais sal consome per capita e em cujo orçamento mais dinheiro é gasto em medicamentos relacionados com a hipertensão arterial.
Um pouco de exercício físico, um pouco de cuidado com a alimentação, um ligeiro corte na quantidade de sal na panela e a coisa fica um pouco mais controlada. Não é preciso fazer 14 horas de bicicleta num único fim-de-semana. Mas fazendo, fica-se com a tensão arterial a 69-102 e o pulso a 52 bpm, que foi a minha medição hoje de manhã.

OLDTIMER


OBELISCO


Em Torres Vedras, Obelisco evocativo da batalha do Vimeiro. Ando a ler a série Sharpe de Bernard Cornwell. Uma visita romanceada à guerra Anglo-Napoleónica.

A EXPLICAÇÃO

"Benfica farto das arbitragens de Lucílio Baptista" - dos jornais
Quanto aos penalties, o Benfica tem razão no de Romagnoli (inexistente) e meia-razão no de Quaresma no Restelo (inexistente, mas tão bem simulado que enganava qualquer pessoa). Não tem razão no jogo do Bessa. Os jogadores do Benfica, em bolas divididas, atiraram-se para o chão só porque estavam dentro da área. O único que ficou por marcar foi a mão de Nelson dentro da área.
O problema do Benfica é que já não marcam tantos golos de penalty desde que o Simão se foi embora, esse sim, o verdadeiro artista-simulador. O Benfica tem disfarçado a fraca qualidade das suas equipas nos ultimos anos à custa dos penalties que João Pinto e depois Simão arrancavam com a protecção da comunicação social. Lembro-me de um no Beira-Mar o ano passado, em que o Simão já estava em queda um metro antes de chocar com a perna do defesa e o Filho da Puta do Jornalista da TVI dizia descarado, contrariando o outro comentador: "Não me interessa que já fosse a cair. Para mim é penalty e mais nada!". Foram anos a viver nesta mama e por isso agora sentem a falta.
De todo o modo, a estratégia benfiquista baseia-se em conseguir ter razão numa queixa isolada e depois fazer tanto alarido que consegue que a comunicação social do costume transforme esse acto isolado numa regra. A última vez que o Benfica foi prejudicado aconteceu com o saboroso golo que o Baía foi buscar dentro da baliza (saboroso, pela raiva com que os benfiquistas espumam cada vez que se fala desse golo). Isso chegou para tanto alarido, tanta berraria, tanta vitimização, que acabaram por ganhar um campeonato à custa de condicionar as arbitragens com tanta choradeira.
A actual estratégia do Benfica é condicionar as arbitragens nos dois últimos jogos. Estes comportamentos são proibidos e penalizados pelos regulamentos desportivos. Mas o apuramento para a liga dos campeões já ultrapassou há muito os limites dos clubes, das clubites e das Sad's. O que está em causa é o retorno do investimento que os Bancos colocaram no Sporting e no Benfica. E é esse o verdadeiro poder que se degladia nestas questões pseudo-desportivas: o poder financeiro dos grandes grupos bancários que investiram nos estádios do Euro 2004.

segunda-feira, abril 28, 2008

FRASES QUE MUDARAM O MUNDO

"É possível termos meio milhão de sócios em 2003." Outubro 2002

"O objectivo é termos 500 mil sócios daqui a três anos." Outubro 2003

O PARATY VERDE

Vá lá, seus chorões, também têm direito à vidinha. Que a coisa tem andado fraca para o vosso lado desde o tempo daquele rapazito, o Acosta, que era tão frágil que até com o vento caía dentro ou à entrada da área. Embora não falte jeito ao Liedson e ao Romagnoli para os mesmos problemas de equilíbrio. Aquilo deve ser ou do ouvido interno ou falta de vitaminas.

TRIATLO LONGO

Sábado de manhã a zona da Expo estava com trânsito condicionado por causa do Triatlo Longo de Lisboa. Fui até à Azambuja e, quando voltei, meti-me no percurso da prova de ciclismo e andei misturado com os heróis. Estavam a fazer 90 Km. Eu já tinha nas pernas mais do que isso. O calor era muito intenso.
Desde a saída que forcei o andamento. Já no percurso de volta, em Alverca, com 75 Km estava com média de 27,99 Km/h. A travessia de Alverca que, ao Sábado, está atravancada de carros, baixou a média. Já na estrada forcei outra vez para atingir a média de 28 Km/H exactos. Mas quando subi aos 27,99 dei com a cauda da fila dos automóveis em S. João da Talha por causa da entrada em Sacavém. Ou seja, não consegui atingir os 28 de média que, para os 92 Km em Sacavém, seria o meu máximo em solitário. Fiquei pelos 27,68 de média. O que continua a ser o meu melhor sem companhia.
Bebi pouca água. E senti dores musculares. Os lactatos tinham estado a acumular pela elevada intensidade cardíaca e pela parca hidratação. Mas vinte Km e ficaria com caimbras.

DITTY BOPS

(o que é que aquela zebra está ali a fazer ?...)

PAVILHÃO DO VILAFRANQUENSE


Vila Franca de Xira tem uma comunidade piscatória com origens no litoral Oeste, em especial, em Vieira de Leiria. Daí que os pescadores da borda-d'agua sejam chamados Vieiros ou mais ribatejanamente Avieiros. A acreditar na Alcunha do Gil, pelos vistos também há pescadores com origem em Aveiro.
Sexta e Sábado decorreram os campeonatos Distritais de Patinagem. Conforme previsto o Sebastião Oliveira, que é de outro nível de patinagem, ganhou destacado com todo o mérito. O meu Carneiro desenvolveu os seus esquemas mais modestos, desenhou os seus saltos duplos, não caiu, e no segundo dia, no Programa Longo, ao desenhar o pião de avião, levantou a ponta do pé e fez duas voltas em pião de calcanhar. Comovi-me. O meu Carneiro sabia que não ganhava mais por estar a arriscar daquele modo, sabia que o segundo lugar lhe dava qualificação directa para os Nacionais, mas mesmo assim deu o seu melhor, arriscou a queda que lhe sujaria o esquema, e saiu por cima. Estava a filmar e fiquei surpreendido, até soltei uma interjeição. É assim mesmo, querido filho. O espírito é esse. Se temos hipóteses de ganhar, competimos com ambição. Quando não temos hipóteses de ganhar, nem por isso abdicamos de fazer o nosso melhor. Porque as competições mais importantes não são aquelas em que ganhamos aos outros: são aquelas em que ganhamos a nós próprios. Ainda não sabes, mas por causa dessa atitude, vais ter mesmo os patins Matrix e as botas Fly que tens andado a namorar. Mereces usar material ao nível dos campeões do mundo.

VILA FRANCA DO ROSÁRIO

Um dos troços complicados da Nacional nº 8. Não é só a sucessão das duas rampas dentro da localidade. É o falso plano na aproximação que nos eleva o ritmo cardíaco, roubando-nos a folga para as rampas. E é a subida final até ao topo doVale do Guarda que começa depois daquela curva à esquerda (ver foto) e que se prolonga por uns massacrantes 600 metros expostos ao vento e sem sombras. Por força do percurso que escolho, costumo passar lá entre as 14 e as 14:30 Horas. No pino do calor, portanto. E como as pernas já vão com 130 Km, Vila Franca do Rosário é sinónimo de grande sofrimento.

PASTÉIS DE FEIJÃO


Lisboa-Alenquer-Bombarral-T.Vedras-Lisboa. Um pouco mais de 162 Km em 6:42 Horas, que foi o tempo que os profissionais demoraram a fazer o Liége-Bastogne-Liége. Pendente acumulada de 1481 metros, o que permite classificar o percurso como de mediana dificuldade (para o meu nível). Média de 24,20 Km/h, que foi superior à que fiz duas semanas atrás com o pelotão de Loulé para a mesma distância (23,60 Km/h). O que confirma a minha opinião no sentido de que sózinho se aproveita muito melhor a estrada quando se consegue estar 7 horas e mais a pedalar sem perder a concentração. Porque há outros que só conseguem manter o ritmo se forem acompanhados ou em ficcionada competição.
Continua-me a acontecer algo que não consigo explicar: de repente fico sem força, agarrado à estrada, sentindo um calor infernal; dois minutos depois consigo retomar o ritmo com alegria e leveza no pedalar, sem que as condições de temperatura-ambiente, de estrada, de vento ou alimentares se tenham alterado. Ontem aconteceu-me por duas vezes.
Incidências principais: um furo ao Km 45, o abraço ao meu Pai ao Km 85, os pastéis de feijão ao Km 110, as rampas de Vila Franca do Rosário, a descida da Venda do Pinheiro a 68 Km/H, a velocidade superior a 30 na zona de Loures ao Km 150, a Calçada de Carriche que continua a ser chata e difícil, a Alameda das Linhas de Torres e Campo Grande ao Km 160 a mais de 32 Km à hora e a Avenida de Roma com o sprint final com um táxi que, naturalmente, perdi. Ou seja, cheguei com muito calor, mas ainda com força.
Moral da história: os pastéis de feijão de Torres Vedras, pelas calorias, pelo sabor, pela dimensão, são uma óptima escolha para alimento em andamento.

quinta-feira, abril 24, 2008

BOM FIM DE SEMANA


FRASES QUE MUDARAM O MUNDO


"Vocês já me conhecem um pouco, não sou homem de protagonismo. Sou um homem discreto." (18.10.2003)

DISTRITAIS


O Carneiro mais velho tem Distritais de Juvenis este fim de semana em Vila Franca de Xira. Em masculinos só concorrem dois atletas, ele e o Sebastião que anda nisto há mais anos e que é o campeão distrital crónico. Enquanto o Sebastião já vai ensaiando saltos triplos, o Carneiro só agora anda a fazer os duplos completos com a rotação total. O pião de calcanhar, por exemplo, já é desempenhado pelo Sebastião com naturalidade, enquanto o Carneiro vai fazendo, por vezes, duas ou três voltas a medo. Por isso, a classificação relativa é previsível. Estes campeonatos servem de qualificação para os campeonatos nacionais. Aí o Sebastião já não tem o primeiro lugar garantido, embora seja atleta para o podium nacional. É que no escalão de juvenis deste ano está o Walter de Leiria que tem sido o crónico campeão nacional nos escalões por onde tem passado. Creio, até, que o Walter já foi campeão europeu no escalão de iniciados ou de cadetes. O Sebastião ganhou o ano passado a Taça da Europa na Alemanha. Enfim, como costumo dizer, é a treinar e a competir na poeira dos campeões que se progride.
Na foto, Clemente Cerezo de Espanha nos Mundiais de 2000 a desempenhar um "pião de calcanhar".
Para aqueles que acham que esta coisa da patinagem é para borboletas e outros alados, experimente fazer a posição da fotografia com calçado normal. Depois imagine que está a rodar em cima de duas rodas.

ORA VAMOS LÁ

Fim-de-semana prolongado. Vamos lá compensar o último que esteve de chuva.

FRASES QUE MUDARAM O MUNDO

"Dentro de 3 anos o (...) (nosso clube) será o maior do mundo". (19.04.2003)

FRASES QUE MUDARAM O MUNDO


"O (...) (nosso clube) será mais forte que o Real Madrid" (19.04.2003)

FRASES QUE MUDARAM O MUNDO


"Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o (...) (nosso clube)". (28.02.07)

quarta-feira, abril 23, 2008

FRASES QUE MUDARAM O MUNDO


"Dentro de 3 anos o (...) (nosso clube) será o maior do mundo" (19-04-2003)

CHEGADA


Chegada a Alpiarça, exactamente 7 horas depois da primeira pedalada. Enfim, 6H 59 m 57 s era a marcação do meu ciclocomputador.

FRASES QUE MUDARAM O MUNDO

"Depois do Verão, seremos o maior clube do mundo" (29-04-2006)

ECONOMÊS

1. Os Bancos Centrais por todo o mundo andam a injectar dinheiro na economia - mediante empréstimos aos Bancos Comerciais - para combater a falta de liquidez derivada da crise de endividamente excessivo nos EEUU. A última grande operação foi garantida pelos Ingleses.
2. Sabe-se que a inflacção depende da quantidade de dinheiro em circulação. Quanto mais dinheiro em circulação, menor o seu valor relativo e, daí, o aumento da taxa de inflacção. Ao contrário, para controlar a taxa de inflacção restringe-se a emissão e circulação de moeda e/ou aumenta-se a taxa de juro. Pois que com o juro mais caro, os particulares já não vão ao banco pedir tanto dinheiro para porem a circular através do seu consumo.
3. Pois bem, para se controlar a taxa de inflacção, das três, uma: ou se restringe a quantidade de moeda em circulação ou se aumenta a taxa de juro, ou se faz as duas coisas em simultâneo. Parece, assim, que o controlo da inflacção nunca se poderá fazer aumentando a taxa de juro e, ao mesmo tempo, pondo mais dinheiro em circulação. O efeito de um anula o efeito do outro.
4. O Banco Central Europeu tem mantido intencionalmente altas as taxas de juro, ameaçando subi-las. E por várias vezes, directa ou indirectamente, tem posto em circulação enormes quantidades de moeda para acudir à falta de liquidez dos bancos americanos e europeus que entraram no negócio das hipotecas na América.
5. Preciso urgentemente de um economista que me explique este paradoxo. Cá para mim estes meninos estão a torcer as regras do mercado, estão a brincar com o capitalismo. E nós estamos a pagar juros cada vez mais caros e sem se vislumbrar a sua baixa, enquanto os economistas que mandam nos Bancos Centrais tentam salvar os bancos que se meteram na alhada americana. Em bom rigor, somos nós, o Zé eleitoral, que está a pagar as vigarices das sobreavaliações hipotecárias nos EEUU.
6. E, por cá, ninguém conhece uma situaçãozinha em que, por o Banco só emprestar 90% da avaliação, esta se fez pelo valor de 110%, para garantir a plenitude do preço e demais despesas, porque o imobiliário estava sempre a aumentar ?... Estava, não estava ?

SPORTMAN


LAVOEIRAS


Agora que o Tejo já não deverá transbordar, a lezíria ultima as lavras e as sementeiras. Aqueles pontos brancos são garças boieiras que costumam seguir os grandes herbívoros para caçar os insectos que estes levantam ao passar. Com a mecanização agrícola os elegantes pássaros seguem os sulcos das charruas na apanha dos vermes.

CONSPIRAÇÕES

1. Derlei foi castigado com 3 jogos de suspensão e não volta a jogar este ano na discussão do 2º lugar da Liga que dá acesso directo à Champions League. Chamou filho da puta ao árbitro.
Ou a senhora era, efectivamente, uma puta muito grande para merecer 3 jogos de castigo ou os encontros ocasionais em hotéis de LFV com responsáveis da Liga está a dar frutos. O Sporting que não abra os olhos...
2. Pedro Henriques fez uma arbitragem desastrada no Académica-Guimarães em prejuízo do candidato à qualificação directa para a Champions. O Guimarães que não abra os olhos...
3. O próximo jogo Guimarães-FCPorto pode ser um dois em um: trava-se o Guimarães no acesso à Champions e favorece-se intencionalmente o FCPorto - que para nada precisa da vitória - para que se possa "justificar" a teoria da conspiração.
Dir-se-á: "Eh pá, Oh Carneiro, agora és tu que estás a flipar com teorias..." Se calhar, estou. Mas como o FCPorto está acusado de ter subornado o árbitro num jogo em que o resultado não interessava por o título já estar garantido e, mesmo assim, é o que se sabe, mais vale estar atento.
4. Quando certas coisas começam a acontecer depois de ocasionais encontros pessoais em hoteis de Lisboa entre LFV e o presidente da Liga, só para que as conversas não fiquem registadas em escutas telefónicas...

O COSTUME

in Jornal Ciclismo nº 19
"A excelente vitória de Ruben Plaza em Valência não esconde os desaires sucessivos do Benfica: a recusa da UCI de atribuição aos encarnados do "wild card" para provas Protour, a rescisão com o maior patrocinador fora do grupo João Lagos, a Central de Cervejas, e a ausência de resultados. Perante isto Orlando Rodrigues joga no subentendido e sugere que a supremacia das outras equipas portuguesas se deve à utilização de métodos proibidos".
Digo eu: Também no ciclismo a incompetência e as desculpas são as mesmas. E sempre a ofender os outros. E sempre a chamar batoteiros aos outros. Puta que pariu a conversa de xaxa ! Já não há mais pachorra para estes gajos.

terça-feira, abril 22, 2008

FRASES QUE MUDARAM O MUNDO

"Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu" (27/4/2002)

ARRÁBIDA

A Serra da Arrábida vista do meio do Estuário do Sado.

POLVO


Hoje recebi a honrosa visita de Pulanito . Polvo cozido com legumes e tinto. Enfim, comidita de ciclista. Conheci-o vai para dois anos em Mourão, em pleno Agosto Alentejano, cada qual pedalando para seu lado. Que sorte tenho em fazer amizades deste modo descomprometido.

GESTÃO ESMERADA


Recordo a anunciada "ida" de Lisandro para o Benfica. E também o repúdio por falta de qualidade de jogadores como Deco, Jardel, Maniche...e outros atletas que a superior argúcia e competencia benfiquista entendeu serem dispensáveis.
Para compensar, porém, recordo a contratação de Moretto, numa temerária operação que levou LFV ao Brasil e a agressões no aeroporto por parte de um alegado "cunhado" do presidente vestido de preto, óculos escuros e cabeça rapada. Vimos todos na TV.

POSTER


JIM TAYLOR


DIA MUNDIAL

segunda-feira, abril 21, 2008

VELÓDROMO


Quando eu era criança, alguns campos de futebol tinham pistas de ciclismo entre o campo de jogo e as bancadas. Ainda me lembro de o campo antigo do Sport Club Escolar Bombarralense ter aos cantos os restos inclinados da pista de ciclismo. A bicicleta era um dos instrumentos de desporto e saúde que a República utilizou para alcançar uma sociedade mais justa e equilibrada. O Bombarralense foi fundado em 5 de Outubro de 1911 e muitos clubes com a preocupação "escolar-desportiva" foram fundados nos primeiros anos da República. No litoral Oeste, Bombarral, Loures, Torres Vedras, Caldas da Rainha eram grandes centros de republicanismo. A tradição das bicicletas vem daí.

TRICICLO


BORDÉUS


Primeiro de Novembro de 1868. Primeira Corrida velocipédica de Mulheres.

BIRRAS


TRIBUTO

Agostinho, o melhor.

(Para animar os amigos sportinguistas que estão com dôr-de-cabeça.)

VELOCÍPEDE


O pneu seria caríssimo.

NOTAS


1. Mais um jogo viciado no resultado - veja-se a irrealidade da análise de Chalana após o jogo: "jogámos taco-a-taco com o Futebol Clube do Porto". Será que ele acredita mesmo nestas patranhices que diz com o seu ar boçalito ?
2. Que me lembre, 24 pontos é a segunda maior diferença de sempre. Mais um cantinho na história para LFV. Ainda lhe falta levar 7 como em Vigo, mas a continuar assim lá chegará.
3.Rui Santos ontem verbalizou em directo aquilo que tenho dito desde há muito: as teorias da conspiração já não pegam e já não distraem nem sequer os mais distraídos.
4. Bruno Paixão fez uma arbitragem caseira nos cartões amarelos. Bajulou o campeão. O adversário este ano já não conta e quer-se limpar de muito e mau que já fez. Quem beneficia os ricos e caustica os pobres só demonstra falta de carácter.
5. Não reconhecer o mérito de quem ganha com o suor do rosto e explicar as suas derrotas com teorias da conspiração de corrupções genéricas e nunca concretizadas na vaguidade das imputações é o comportamento mais infantil, mesquinho, birrento e intelectualmente desonesto que alguém pode assumir.

sexta-feira, abril 18, 2008

BOM FIM DE SEMANA

SALARIOS EM ATRASO

Há dois anos atrás, o Vitória de Setúbal estava em vias de sofrer uma greve por salários em atraso aos jogadores. O jogo que se aproximava era o Setúbal-Benfica e o pré-aviso tinha sido entregue pelo sindicalista bíblico, o Evangelista. "Mas qual quê ?" - proclamou o inteligente." Nós emprestamos dinheiro para os salários." E o Benfica pagou salários e recebeu em troca passes de alguns dos melhores jogadores do plantel vitoriano. E a culminar esta intensa semana negocial, realizou-se o jogo com vitória fácil do Benfica. Isto não aconteceu no tempo de Salazar ou de Marcelo Caetano. Aconteceu na época 2005/2006. Onde estavam os Hermínios, os Searas, os Vasconcelos e todos os outros arautos da transparência desportiva e das boas práticas éticas ?

FORÇA MÓNACO !!!


Alguns mais distraídos usam circunscrever ao fanatismo das claques as atitudes menos nobres e os acessos de anti-desportivismo, estabelecendo diferenças entre as pessoas-de-bem e os claqueiros. Porém, no que respeita ao benfiquismo não é bem assim. Até os meus amigos benfiquistas me confessam com naturalidade o prazer que têm cada vez que o FCP perde com equipas estrangeiras. Veja-se o exemplo de António-Pedro Vasconcelos e o à-vontade com que ele assumiu a sua falta de fair-play em directo no Trio de Ataque. É por isso que o benfiquismo é uma perniciosa postura social. É que não há benfiquistas inocentes. O que os define é transversal. O complexo de grandeza, a falta de desportivismo na derrota, a falta de humildade na vitória, tudo conduzindo inevitavelmente à mesquinhez e à tacanhice. O apoio que a nação benfiquisma formalizou ao Mónaco na final da Liga dos Campeões contra o FCP não foi um acto isolado ou irreverente de uma claque facciosa. Foi uma postura naturalmente generalizada a todos os adeptos benfiquistas. Julgam-se tão superiores, assumem-se tão soberbos e arrogantes, que não admitem qualquer tipo de solidariedade. São eles, só eles e ponto final. E saboreiam as derrotas dos outros, mesmo que nada tenham a ver com elas.
Este tipo de atitude explica a reacção em onda nacional que actualmente massacra o benfiquismo num avassalador prazer mórbido perante um descalabro que tem tanto de patético como de anunciado. O benfiquismo representa o que de mais mesquinho e boçal existe na sociedade portuguesa: a tentativa de lucrar sem trabalho, a preguiça, a sombra dos louros, a incompetência, a arrogância, a bravata, a inferiorização dos outros, o desmerecimento do êxito dos outros, a inveja, a auto-desculpabilização dos erros e (o pior de tudo) a responsabilização de terceiros pelos erros próprios em pueris e patéticas teorias de conspiração.
A pressão tem-se avolumado tanto que receio que uma derrota do Benfica no Dragão no próximo domingo possa motivar uma revolução profunda nas hostes benfiquistas. Se calhar, o melhor para todos nós seria que o Benfica ganhasse no Dragão. São tão cheios de si próprios que só isso bastaria para colorir o horizonte e levá-los ao convencimento de que a ultima época, afinal, foi apenas um precalço isolado e que afinal estão no bom caminho.

OU...


...compras uma bicicleta ou um aparelho destes. Escolhe!

GALOPE


BALANÇO


CARIMBO


1951. Publicidade carimbada num envelope de correio.

quinta-feira, abril 17, 2008

VELOCÍPEDE

Michaux-Perraux, França, 1868

ALCYON