domingo, março 30, 2014

CAPELADAS

FC Porto fica a oito pontos do Sporting e diz "adeus" ao 2.º lugar. Dragões sofreram golo em fora-de-jogo e viram outro ser mal anulado, mas só se podem queixar de si próprios. Jogo terminou ao murro.

Desde miúdo que me lembro  da naturalidade com que a Comunicação Social trata os erros de arbitragem contra o FCPorto. Contra os outros há sempre escandalo proclamado. Contra o FCPorto, antes pelo contrário.
O árbitro teve directa influência  no resultado - diz o jornalista. Mas trata isso como se fosse  irrelevante para o resultado final.
Ah, o artista desta vez  foi o João Capela.

quinta-feira, março 27, 2014

PAPA FRANCISCO TOMOU PEQUENO ALMOÇO COM DILMA

"- Queres manteiga magra ou gorda ? "
"- Pode ser."

(ler em voz alta para perceber o diálogo)

OBAMA JANTOU EM CASA DO PAPA FRANCISCO


"- Queres Chá Verde ou Preto ?"
"- Pode ser."

(ler em voz alta para perceber o diálogo)

PERCOLATIN' BLUES

PENTEADO À PHODACE

EUROVISION 2014

quarta-feira, março 26, 2014

O COMUNISMO NA VENEZUELA

terça-feira, março 25, 2014

VOYEZ, C'EST LA DÉESSE

domingo, março 23, 2014

"A EMBALAR NOSSOS DESTINOS"



Teimoso subi
Ao cimo de mim
E no alto rasguei
As voltas que dei
Sombra de mil sóis em glória
Cobrem todo o vale ao fundo
Dorme meu pequeno mundo
Como um barco vazio
P'las margens do rio
Desce o denso véu lilás
Desce em silêncio e paz
Manso e macio
Deixa que te leve
assim tão leve
Leve e que te beije meu anjo triste
Deixo-te o meu canto canção tão breve
Brando como tu amor pediste
Não fales calei
Assim fiquei
Sombra de mil sóis cansados
Crescendo como dedos finos
A embalar nossos destinos
Deixa que te leve
assim tão leve
Leve e que te beije meu anjo triste
Deixo-te o meu canto canção tão breve
Brando como tu amor pediste
Deixa que te leve
assim tão leve
Leve e que te beije meu anjo triste
Deixo-te o meu canto canção tão breve
Brando como tu amor pediste

MARATONA DA SAÚDE

Neste espectáculo solidário, a Tuna Médica de Lisboa irá actuar pelas 19:30 Horas com uma  filha  cá de casa.

Passa em directo na RTP 1 a partir das 15:00 Horas.

sábado, março 22, 2014

CRISTINA KIRCHENNER MORREU E NÃO DEMOS POR ISSO ?

sexta-feira, março 21, 2014

QUARESMA SEM JEJUM

O INSTRUMENTO QUE DEUS LHE DEU


"Houben, conhecido como 'doador de esperma por caridade', começou a doar esperma para um banco de sêmen, mas sua carreira como doador foi interrompida quando a Holanda proibiu doações anônimas de esperma, e ele passou a oferecer seus serviços de graça pela internet.

Em entrevista a site da BBC Brasil, Houben disse que agora faz doações da "maneira tradicional", usando o instrumento que Deus lhe deu em vez de uma seringa. "As pessoas provavelmente pensam 'ah, ele está tendo relações sexuais sem responsabilidade', mas eu sou, normalmente, o único com quem as pessoas podem falar caso não funcione", ele explica."


quinta-feira, março 20, 2014

MUITAS FELICIDADES E MUITOS ANOS DE VIDA

PARECE QUE JÁ VEM DO BISAVÔ

Acontecimentos no ano de 1892 (2ªParte)

•Maio,28-Oliveira Martins demite-se do governo.
As soluções financeiras propostas por Oliveira Martins para evitar a bancarrota, passavam pela obtenção dum empréstimo ao estrangeiro, que este tinha conseguido junto de praças financeiras internacionais, que contudo, escaldadas com a indisciplina financeira portuguesa exigiam o direito de vigiarem as finanças nacionais.
José Dias Ferreira foi intransigente na recusa a aceitar essa intromissão estrangeira o que equivalia a inviabilizar esse empréstimo.
Perante essa recusa e porque à sua pretensão não obtivera o apoio do rei, Oliveira Martins demitiu.se do seu cargo

•Junho-Novo Congresso das Associações de Classe.
Neste novo congresso reafirma-se a autonomia das associações operárias em relação aos partidos políticos sobretudo aos Republicanos e Socialistas, muito embora essa ligação nunca tivesse sido muito forte.
Claro que se abordou as intenções evidenciadas pelo poder político, de evitar a ligação entre movimento operário reevindicativo e o repubicanismo, já que oficialmente se dizia expressamente que essa organizações de classe, deveriam manter-se à margem da política.

•Junho,13-José Dias Ferreira decide que não é possível o Estado pagar os juros da dívida pública
A admissão pública de que o Estado só poderia pagar 1/3 dos juros da dívida pública, com excepção dos títulos do empréstimo de 1891 associado ao contrato dos tabacos.

Esta declaração era a formalização da bancarrota, que ao contrário do que se podia esperar foi largamente festejado pela imprensa radical, gabando-lhe o "desassombro e energia, por não se vergar ao ultimato financeiro".

terça-feira, março 18, 2014

E UM BOCADINHO DE VERGONHA NA P. DA CARA ?

Sobre o aspecto económico da reestruturação da dívida, João Vieira Pereira  e José Gomes Ferreira  já disseram tudo. Mas sobram pontos políticos e morais para debater. Sim, morais. Em primeiro lugar, convém recordar que estas personalidades são a causa do problema, representam a elite e a forma de pensar que nos levaram à bancarrota. Qual é a sua autoridade? A autoridade do "respeitinho" pelos mais velhos só porque são mais velhos? Não, obrigado. Em segundo lugar, causa-me muita comichão o timing do manifesto. Por que razão esperaram pelo momento em que os juros da dívida baixaram para níveis normais? Por que razão esperaram pela retoma económica, retoma, essa, que já anulou a tal "espiral recessiva" que as 70 personalidades não paravam de invocar? Porquê? Porque têm medo que a austeridade funcione, porque estão, mais uma vez, a proteger as suas reformas em detrimento do interesse colectivo.  
Antes de qualquer reestruturação da dívida, nós temos de reestruturar as pensões e a restante despesa do estado. Porque é essa despesa que depois exige a emissão de dívida. Parece-me idiota atacarmos o efeito sem antes atacarmos a causa. Portanto, o grande debate da sociedade portuguesa só pode ser a renegociação do contrato entre gerações, uma renegociação que implicará sempre uma reestruturação das pensões mais altas. Com o actual (e futuro) cenário demográfico, a manutenção desta segurança social é insustentável e, acima de tudo, injusto para os mais novos. Repare-se na amoralidade intrínseca do sistema: as reformas das pessoas que assinaram o manifesto foram calculadas em redor dos 90% ou mais sobre o último salário; neste momento, um cinquentão sabe que a sua reforma só terá como base 55% do último salário . E eu? Eu não sei nada. Quem tem 30 ou 40 anos simplesmente não sabe como será calculada a sua reforma. E os nossos filhos? É como se não existissem, os seus interesses simplesmente não são reconhecidos por um sistema que só beneficia objectivamente quem já tem reforma. Ora, até acho bem que os senadores dourados protejam os seus interesses e a - suposta - intocabilidade das reformas. O problema é que esta visão parcial e interessada é apresentada como se fosse a verdade revelada, a verdade com o monopólio da virtude. Não só não é verdade (porque ignora factos óbvios ), como não tem qualquer monopólio da moralidade.

Para terminar, vale a pena repetir: eu tenho a obrigação fiscal de continuar a suportar uma segurança social que nunca protegerá a minha velhice. Repito: é minha obrigação fiscal. Mas deixem-me sublinhar: é fiscal, é fisco, não me venham com o lero-lero do "sistema contributivo", porque eu não vou ver o dinheiro que já descontei e que vou continuar a descontar. Sim, devo continuar a pagar as reformas da Dr. Ferreira Leite e do Dr. Cravinho, o sr. Scuts. Mas, em troca, exijo duas coisas: respeito (parem de me chamar idiota com a conversa do "sistema contributivo") e um corte estrutural nas reformas, um corte que permita a redução da minha contribuição para a segurança social. Porquê? Porque tenho de fazer o meu PPR à parte, porque tenho de criar filhos, essas criaturas que - se nada mudar - ainda vão pagar as reformas dos Barões Félix quando começarem a trabalhar lá por 2030.  

segunda-feira, março 17, 2014

AS VIRGENS REDENTORAS


Houve tempos em um ataque cego à Olivedesportos serviu para concentrar energias dos associados em benefício de uma agenda pessoal.
Em breve se perceberá para onde esta guerra levará os sportinguistas. Para já, aqueles que eu conheço andam um pouco envergonhados. Querem dar vivas ao Holigan-Presidente, mas por outro lado não se sentem muito confortáveis com o circo montado.

domingo, março 16, 2014

MOVIMENTO BASTA

FESTIVAL DA CANÇÃO RTP

Ontem à noite obriguei-me a ouvir as cinco canções finalistas.  
Que extraordinária sessão de gritaria!
Soube hoje nas notícias da hora do almoço que ganhou esta.

sábado, março 15, 2014

AVID JUICY SEVEN BLOQUEOU

Tenho a roda traseira  imobilizada com o travão de disco bloqueado.
Estou com medo de mexer muito sem saber e estragar o que não devo.

Há por aí alguém que perceba mais de MB  do que eu para me dar  umas dicas ?

sexta-feira, março 14, 2014

THE GREAT GIG IN THE SKY

SPORTING JÁ ESCOLHEU OS ARBITROS

(C)HENRICARTOON

Etiquetas:

É VERDADE


«Jorge Jesus não tem classe» - Tim Sherwood

«Penso que o Benfica esteve muito bem, tem muita classe. É uma pena que ele (Jorge Jesus) não tenha», afirmou o técnico dos spurs,


ACTUALIZAÇÃO:

1. Conforme se percebe pela frase que transcrevi - "O Benfica tem muita classe" - este poste não envolve qualquer crítica ou provocação ao Benfica.

2. Porém, um atrasadito mental já veio largar a bujarda do costume na caixa de comentários.

3. Assim, convém esclarecer que todos os benfiquistas com quem tenho falado sobre este assunto criticam  o comportamento infantil, ranhoso e burlesco de JJ que, com o emblema do Clube ao peito, está obrigado a portar-se como pessoa civilizada e não a fazer  aquelas figuras.

4. Aliás, viu-se logo no campo que o Treinador Adjunto e os Directores Desportivos do Benfica tentaram retirar JJ do local, pois que perceberam a triste figura que ele estava a fazer  arrastando consigo o Benfica.

5. Hoje surgem notícias de que a Direcção do Benfica obrigou JJ a pedir desculpa.

6. Pelos vistos só JJ e o atrasado mental que visita a caixa de comentários é que acha que o comportamento de JJ não merece reparo.

7.Uma coisa é eu achar que JJ faz jogar actualmente em Portugal o futebol mais vistoso. Coisa diferente é eu abdicar de criticar os comportamentos públicos de JJ ( quanto aos privados nada tenho a ver ) em que ele manifesta atitudes anti-desportivas de mau perder, de mau-ganhar ou de incivilidade, seja  a bater em polícias, seja  a rir-se de uma agressão a um árbitro por parte de  um seu jogador, seja  a dar pontapés na gramática em conferencias de imprensa desportivas.

8. Só pessoas como o atrasadito mental que vai largando ameaças de morte, ameaças de porrada e juras de sangue na Caixa de Comentários é que não percebe que existe um Benfica de honra e de classe. Porque essa é que é a verdadeira tradição do Benfica.  O actual ambiente de crispação foi montado, primeiro, pelo vigarista do Vale e Azevedo e, depois, aproveitado pelo Vieira só para se aguentar nos negócios do Benfica apesar de ter ganho  desportivamente tão pouco.

9. Infelizmente, o comum dos adeptos mais ferrenhos - de todos os clubes - não entende que o dirigismo desportivo é uma forma  e um meio de vida e que os dirigentes não sofrem do mesmo amor incondicional que esses adeptos.

10. Este ano o Benfica será campeão. No Desporto, acontece perder e ganhar.A uns mais do que a outros. O FCP já vinha de 3 campenatos seguidos.  Este ano vai ceder a vez. Por isso  fica adiado mais um  Pentacampeonato.Por isso é que é tão difícil ser Pentacampeão. O Benfica que o diga, pois que nunca conseguiu sê-lo. >

Etiquetas:

quarta-feira, março 12, 2014

TRAUMATISMO UCRANIANO III

Bruxelas e G7 vão condenar referendo "ilegal" na Crimeia anuncia Durão Barroso

Este Presidente da Comissão europeia que aqui defende a Constituição da Ucrania  é o mesmo que vai assinar  acordos com o novo Governo da Ucrania ?

Mas o actual governo da Ucrania já se sujeitou a eleições, ou foi nomeado na escadaria do parlamento, valendo como critério de eleição o tempo que demorava a ser aplaudido pelos manifestantes,   como se fazia em Esparta ?

E um governo interino, de gestão, sem qualquer legitimidade pela via  do voto popular, terá competência constitucional para assinar acordos de adesão a organizaçõies internacionais ou supra-nacionais como a UE ?

Como é possível que a União Europeia tenha entrado nesta espiral de parvoíce ? É que a Europa civilizada só tem ascendente perante o resto do mundo pelo seu legado de bom senso e de racional boa fé, bem como pelo  exemplo de estrito cumprimento do direito aplicável. Numa crise futura quem vai acreditar no ascendente moral da Europa ?

O tratado de adesão à UE assinado pelo actual governo da Ucrania - que não foi eleito - é tremendamente menos legítimo do que a decisão do parlamento   Crimeu ou o resultado do referendum na Crimeia que manifestem desejo de integração na Federação Russa. É que o referendum sempre é uma consulta directa  ao povo e os parlamentares da Crimeia  foram eleitos em eleições livres e justas.

terça-feira, março 11, 2014

TRAUMATISMO UCRANIANO II

Numa conversa telefónica este domingo com Merkel e Cameron, Putin deixou clara a sua posição sobre a península da Crimeia.

Passo a alinhar breves notas sobre o entendimento que tenho da Guerra da Crimeia. A Guerra que nunca será guerra:

1. O desmantelamento da União Soviética não eliminou  a desconfiança  cultural que os Russos sempre tiveram  em relação ao Ocidente nem, sobretudo, o medo  da Nato. Os Russos foram criados  a prepararem-se para o dia em que a Nato os invadisse.

2. E, por isso, entre a Pátria russa e o mundo ocidental ou ocidentalizado foi mantida uma faixa de terreno suficientemente larga para manter a Nato à distãncia. Foram, assim, criados  dois estados tampão, com governos-fantoches  patrocinados por Moscovo. A Ucrania a sul e a Bielorrússia a norte serviam de "zona desmilitarizada" ou de zona de conforto para os russos. Assim nos últimos 25/30 anos.

3. De repente, por razões que não vou agora abordar, a Ucrania decide ocidentalizar-se, abandonando o estatuto de Estado-tampão. Ou seja, a Ucrania com o apoio do Ocidente pode rapidamente aceder à UE e à Nato.

4. Ora bem, os Russos viram alterado o staus quo, o equilíbrio geo-estratégico que ia existindo e foram confrontados com a ameaça, para eles, de terem as tropas da Nato encostadas às suas fronteiras.

5. Por isso, os  Russos tinham que reagir. Para se proteger da alteração do satus quo. Repare-se que os Russos nada fizeram para aumentar o grau de ameaça contra o Ocidente. Eles é que, de repente se sentiram ameaçados pelo Ocidente. Devido a alterações que outros fizeram junto às suas fronteiras sem  lhes dizer "àgua vai".

6. A verdadeira questão para os Russos é salvaguardar que as tropas da Nato não entrem na Ucrania. E se o Ocidente não lhes  der essa garantia, provavelmente, os Russos farão avançar a sua fronteira na zona de Donetzk, não porque precisem desse território ucraniano para cultivar batatas, mas apenas para salvaguardar a distancia de segurança entre a sua fronteira original e as prováveis tropas da Nato. E esta será o única hipótese de invasão de terrritório ucraniano. Se bem que os Russos, se o quisessem ocupar, já teriam instalado forças no terrenos de uma dia para o outro.

7. Para já os Russos aproveitaram para clarificar a questão da Crimeia que, ao contrário do que por aí se anda a dizer, esteve sempre muito mais perto da Federação Russa do que da Ucrania, na qual foi  formalmente integrada há 60 anos, por mero efeito de uma bebedeira que o pessoal dirigente do Kremlin apanhou.

8. É ridículo argumentar com a falta de democraticidade do actual referendum na Crimeia para aderir à Federação Russa, quando há 60 anos a Crimeia foi anexada à Ucrania de um dia para o outro sem qualquer tipo de consulta popular ou às autoridades locais. Por mero efeito de doação. O Jerónimo lá do sítio disse assim para o Bernardino da época: "Oh  camarada Bernardino, o que é que a gente pode fazer para engraxar a Ucrania no seu aniversário ?". "Olhe, camarada Jerónimo, como a gente já matou à fome uns 10 milhões de ucranianos, mais uns 2 milhões à porrada nos Gulags, se calhar a gente dava-lhes a Crimeia que tem uns 2 milhões de habitantes e ficamos com a dívida praticamente paga." (para quem não conhece, chama-se a isto matemática comunista, onde no resultado final de uma conta aparece sempre o número  que apetece ou convém).  E foi com este amplo movimento histórico, social, politico, económico e jurídico que a Ucrania recebeu a Crimeia. Daí que seja ridículo que a UE e os EUA considerem a Crimeia "território ucraniano invadido". 

9. Existem ordens rigorosas  de Putin para que se evitem os disparos e a violencia. Putin vai resolver este problema através do direito internacional e as ameaças de sanções económicas e políticas por parte do ocidente terão sempre um efeito de boomerang. A Alemanha,. por exemplo, recebe da Rússia 35% do gas natural e 40 % do petroleo. De Portugal segue para a Russia pera rocha, calçado e vinho. E assim por todos os restantes países UE. Ademais, a Russia pode sempre abandonar os tratados  em matéria nuclear. Por isso, não alcanço as ameças que Obama e os europeus andam a fazer. É muito mais perigoso para o Ocidente que a Russia deixe de cumprir os tratados que demoraram décadas a conseguir. 

10. Com a anexação da Crimeia pela Federação Russa ninguém perde muito de especial. Apenas o orgulho dos ultra-nacionalistas ucranianos fica magoado. Mas para já esses tipos tomaram o poder ucraniano nas escadarias do parlamento, por isso têm tanta legitimidade como a dos guedelhudos do Ralis em 1974. Estão longe de ter mostrado em eleições livres a sua verdadeira representatividade.

11. E os Ucranianos em geral  é bom que percebam desde já que a UE é uma puta muito cara. Para se entrar no bordel europeu, a jóia em termos de independencia é milionária  e as quotas  logo se vê.

12.Nenhum soldado ocidental vai disparar um tiro para defender a honra de uma  noiva que não quer casar com o noivo escolhido pelos pais, mas antes com o outro, o façanhudo, com quem está farta de ir para a cama.

domingo, março 09, 2014

DÉCIBEIS À PARTE

Ontem realizou-se o cartaz  na Casa de Lafões à Rua da Madalena em Lisboa.
Meia hora antes  do início já se concentravam no exterior os mais apressados dos  fiéis. Quase todos vestidos de preto, alguns de longos cabelos, algumas ferragens nos cintos, alguns cabelos vermelhos. Durante o concerto das 3 Bandas o ambiente manteve-se dentro duma civilidade extrema que nem se vê em Festas de Colégios Católicos.
Esta malta do Metal, os Metaleiros, como gostam de ser tratados, a única coisa que agridem é os tímpanos com a força dos décibeis.  É seguramente das sub-culturas urbanas mais pacíficas e a adversas a confusões.

Etiquetas:

OLHÓ BIGO BRADER

Fisco quer fiscalizar consumos através das faturas com NIF


A Fiscalização Tributária está cada vez mais está assente  em mecanismos automáticos que façam  despoletar alertas perante   desconformidades  nos ratios ou padrões estabelecidos na relação rendimento-despesa de cada contribuinte. Por exemplo, se as Finanças estabelecem que as famílias que ganham até 1500  gastam 60% do seu rendimento líquido em comida do Supermercado vão considerar suspeito se  em dois ou três meses seguidos essa família apresenta um consumo de supermercado de 90% do seu rendimento. E essa família será sujeita a fiscalização, pois que fica estabelecida a suspeita de que existirão rendimentos para lá dos 1500 declarados.
Tudo começou há muitos anos atrás com os métodos indiciários, como os Kilos de café que se compram e a quantidade de bicas que se vendem, sabendo-se que a razão provável é de 1 kilo de café para 160 bicas. Se 10 kilos de café na escrita da pastelaria não tivesse correspondência com 1600 cafés vendidos, a fiscalização multava.
Há 30 anos atrás tive um processo deste tipo. A cada 100 pneus que  uma Oficina  vendia, as  Finanças presumiam que deveriam ser cobradas 25 alinhamentos de direcção.  Pois cada carro levaria 4 pneus. O raciocínio até estava  mal montado pois  se presumia que cada cliente trocava os 4 pneus de uma só vez, sendo que a prática era a de comprar apenas os dois da tracção. Mas o problema é que a Oficina oferecia o alinhamento da direcção a quem comprasse os pneus. Não cobrava. Fazia parte de promoção. 

Actualmente a utilização massiva da informática no Fisco  faz soltar os alertas de forma automática e impessoal. Desde que haja desconformidade com a média estabelecida na estatística informática, o Contribuinte passa a criminoso por mero efeito de um alerta no respectivo Portal das Finanças. E isto é muito grave, pois que actualmente os Cidadãos podem ser presos por infracções fiscais.

Esta situação para pessoas a Recibo Verde com inconstância de rendimentos é muito perigosa.  Se um Profissional Livre, num mês em que receba mais do que nos outros - e é normal que assim aconteça, como é normal haver meses em que não se recebe nada -,  se atrever a fazer umas compras extra, o Portal das Finanças vai detectar que ele está a comprar acima da média dos rendimentos  e dispara o alerta. Porque estes alertas não estão programados para disparar nos meses em que se  consome menos porque se ganha menos.  No que respeita aos Profissionais Liberais, o Estado só é sócio  para partilhar a  riqueza. Nunca os prejuízos.
Por isso, quem anda a pedir facturas para o sorteio do pópó das Finanças, meça bem onde se anda a meter. A Factura do  Sorteio é apenas mais um método de fiscalização dos rendimentos declarados. Que fosse um método justo, não havia problema. Mas é um método impessoal, alheio à realidade das pessoas - pelo menos de algumas - e montado exclusivamente em ratios e médias  arbitrários que só olham para cima, nunca para baixo.
O mais curioso nisto tudo é que as grandes fraudes e burlas fiscais estão associados a movimentos massivos de capitais e, aí, a Factura da Sorte nem entra. O que permite concluir que este mecanismo do Sorteio, para lá de apanhar um ou outro pequeno empresário mais fugidio e um ou outro consumidor mais desatento, não vai servir para atacar o núcleo essencial da fuga fiscal. Vai servir para controlar ainda mais o cidadão. Depois da localização dos carros pelas portagens, dos GPS dos telemóveis, da pegada informática do Multibanco, agora levamos com o controlo das despesas. Um dia destes, em nome da Defesa dos Consumidores Endividados, surgirá um limitador no cartão de débito a impedir que se faça mais despesa nesse mês e, logo a seguir, serão as registadoras dos comerciantes que se recusarão a vender àqueles contribuintes que já tenham atingido a sua percentagem mensal para comprar.
No fundo, cada uma destas medidas não passa de uma forma inteligente e útil de ajudar a vida em comunidade. Mas todas juntas acabarão por transformar cada Homem e cada Mulher num mero robot controlado por GPS e por câmaras de Tv em cada esquina das nossas cidades. O totalitarismo nem sempre vem com uma suástica ou uma foice e um martelo.

sexta-feira, março 07, 2014

COMER DO PRÓPRIO VENENO


Pussy Riot atacadas com antiséptico por um grupo de homens

Não sou adepto de manifestações para lá do verbal, nem aceito limitações ao direito à livre expressão. Mas, perante o histórico destas jovens  que usam e abusam de provocar e de achincalhar os direitos dos outros, através de atitudes que estão muito para lá da verbalização da discordância, não me incomoda nada que tenham levado com lixo em cima e logo após com um banho de anti-séptico. É para desinfectar. E o que arde, cura.


quinta-feira, março 06, 2014

ESTÁ EXPLICADA A MÁ ÉPOCA


ISTO É CORRUPÇÃO ?

quarta-feira, março 05, 2014

MAIS UM MAIOR DO MUNDO

O TRAUMATISMO UCRANIANO


Adiantando a conclusão, os Russos têm razão. E o Putin é um geo-estratega hábil, inteligente  e consequente.
A Crimeia sempre foi uma região autónoma - chegou mesmo a declarar a  independência - que foi absorvida pelo Império Czarista e, depois, pelo Império Soviético. Algures no tempo histórico do comunismo foi oferecida pelos dirigentes soviéticos à Ucrânia, numa daquelas atitudes em que os Senhores do Mundo  se permitiam fazer doações de Terras e de Povos uns aos outros.
Mas a Crimeia nunca foi ucraniana, no sentido político, social ou económico. Com a queda do comunismo no inicio dos anos 90, a Crimeia assumiu um estatuto de autonomia que lhe permitia ter parlamento e governo próprios, mantendo-se formalmente ligada à Ucrânia, apenas devido àquela  excêntrica doação entre repúblicas comunistas. Economicamente, a Crimeia vive da riqueza gerada à volta das bases militares russas. Bases de misseis e bases navais.  E do turismo, pois que herdou  da era comunista o estatuto de estancia de férias dos russos mais abastados. A Rússia condescendeu com a autonomia da Crimeia ligada à Ucrania, desde que lhe fosse garantida a utilização do território da Crimeia.
Sociologicamente, a Crimeia está povoada por uma maioria de russos. Entre trabalhadores das bases, militares e respectivas famílias, renovadas em vagas sucessivas durante dezenas de anos, a população russa ficou maioritária no território. Também porque na era comunista foram efectuadas deportações em massa que diminuiram a população não-russa.
Entretanto, a Rússia nunca teve problemas sérios com a Crimeia, pois que o Governo pró-russo da Ucrania sempre lhe garantiu sossego nas suas bases militares. E o ambiente social nunca foi hostil à Rússia, antes pelo contrário.
No momento em que o governo ucraniano deixa de ser pró-russo, Putin tinha que reagir na protecção das suas bases militares. Perante o amadorismo americano, Putin entrou, instalou-se, ganhou vantagem e   sentou-se  confortavelmente  à espera de  alguém que venha negociar. Que ele já cá está. Ainda por cima, Putin até pode invocar, e com verdade, que o Ocidente esteve a apoiar um golpe de estado inconstitucional e que ele apoia o legítimo poder Ucraniano. Essa matéria tem pouco a ver com a Crimeia, mas releva no argumentário diplomático.
Putin ignorou  as ameaças americanas - que  sabe serem inconsequentes, pois que já driblou  antes a retórica mole  de Obama  e Kerry não tem nada com que ameaçar -, nem ligou à União Europeia e apenas respondeu à Dona Merkel.  Adequou a sua actuação a dois objectivos imediatos: abrir negociações e negociar nos seus termos. Com quem quer e com as vantagens que teve o cuidado de obter previamente.
Até aqui Putin actuou quase-quase dentro da lei internacional. Em bom rigor ele não invadiu a Ucrania. Invadiu a Crimeia. E a Crimeia não é Ucrania. É uma coisa à parte. Que em breve será russa. E sem se disparar um tiro a sério.
Do mesmo modo que os portugueses não vão entrar em guerra com Espanha por causa de Olivença, ninguém entrará em guerra com a Rússia por causa da Crimeia.
E se a Rússia anexar em definitivo apenas a Crimeia  sem incluir o acesso pelo  corredor de Donetzk já não será nada mau para a Ucrânia. Porque naquela zona fronteiriça  também existe quem queira aderir à Rússia.
Um grande problema para o Ocidente seria se  a Rússia pretendesse a Crimeia para lá instalar bases militares de misseis e navais. Mas  as bases russas já lá estão instaladas, por isso para o Ocidente é irrelevante se a Crimeia fica autónoma ligada à Ucrania ou autónoma ligada à Rússia. A Crimeia vai ficar exactamente no mesmo local e com as mesmas bases russas instaladas.
No final disto tudo, Putin aparecerá como um paladino da legalidade, obterá pacificamente o reconhecimento dos óbvios direitos da Rússia sobre a Crimeia e reforçara a sua candidatura ao Nobel da Paz.  Obama já o recebeu por bem menos.

ACTUALIZAÇÃO: Parlamento da Crimeia aprova proposta de adesão à Rússia

Putin mexe de novo no tabuleiro. Deste vez com  uma jogada pesada e faz cheque ao Ocidente. Mais uma para o seu argumentário: Mas qual invasão se é o próprio poder crimeio legitimamente eleito que pede a adesão à Federação Russa ?  

Etiquetas:

PORTUGAL-CAMARÕES

JÁ NÃO CONTAM COM ELE NO PÓS-EUROPEIAS

MAIS VALE TARDE QUE NUNCA

terça-feira, março 04, 2014

CARETOS E CARETAS

PIANADAS À MANEIRA

segunda-feira, março 03, 2014

O HOMEM DISSE MESMO ISTO