quinta-feira, dezembro 31, 2009

JAPAN'S 2010 YEAR OF THE TIGER


Best wishes for a Happy New Year. Sexagenary cycle (the old custom of
Japan) in 2010 is a tiger. So I drew such an illustration in the
computer graphics. "The tiger cub will never obtain it if you don't
enter tiger's hole." This is a proverb of ancient China. Many greetings
from Tanabe.

Segundo o meu amigo ciclista japonês com quem passeei por Lisboa de bicicleta - a dele era uma Panasonic, obviamente! - o próximo ano será o ano do Tigre. E quem quer crias tem que entrar na toca da mãe. Os orientais são fabulosos nas analogias. Vou enviar cópia para o Palácio de Belém. O Presidente Cavaco não levará a mal esta profunda resposta à sua questão: " O que é preciso fazer para que nasçam mais crianças em Portugal ?"
Temos que ir todos ao Tiger's hole sempre que possível, Senhor Presidente! E Bom Ano do Tigre para V. Exª e respectiva Família.

ADEUS 2009



O FCP Juntou à conquista do Tetracampeonato, a vitória na Taça de Portugal, e, neste Verão, mais uma Supertaça Cândido de Oliveira ao seu palmarés. Além disso, o FCPorto comprovou ser o único clube português capaz de ombrear com os gigantes europeus, sendo a única equipa com presença, e sempre competitiva, na Champions League, em contraponto das humilhações europeias dos nossos adversários directos.

Para que conste, ganhámos tudo, incluindo as vigarices do Ministério Público e as trapalhadas criadas na UEFA tudo a soldo da Goodyear, Bridgstone e dum Guimarães traidor de tantos favores de que antes beneficiou. - Adaptado daqui.


Só não conseguimos os dois títulos mais apetecíveis: A Liga dos Campeões e a Taça do Guadiana. Ah, já me esquecia: também não ganhámos a Taça Lucílio Carlsberg. Esses três importantíssimos títulos couberam merecidamente ao nosso mais empedernido adversário, o qual saudamos humildemente pelo mérito desportivo de tais conquistas com que todos vibrámos em directo nas TV's. Em especial com a categoria e competência na marcação dos penalties.

A título pessoal, formulo o desejo que o Sporting Clube de Portugal volte a ganhar gás competitivo no próximo ano.

Quanto ao mais, felicidades para todos. O que seria de nós em termos de humor sem a saga psico-social-auricular dos "melhores do mundo" ?

domingo, dezembro 27, 2009

PAI NATAL BENFIQUISTA

O" COCA-COLA " A GHEGAR
À GRAÇA TRAZENDO A..."LUZ"
E O GAJO SÓ PRA "CHATEAR"
EM CIMA DA MESA O PUS

(music and lyrics by JM)

Ou seja, estão na fase do embebedamento, segue-se o "gregório", a ressaca e a azia durante mais um ano. Muito Gurosan se vai vender.... Ainda por cima os tubos são azuis e brancos....

ESPERO QUE TENHAM TIDO UM...

(enviado pelo Sportinguista Bernardo)

sábado, dezembro 26, 2009

TATA (MOENGA)


O Kimbikes, no fundo, no fundo, lá no fundo dos fundilhos, até nem é mau tipo. Para vermelhusco, entenda-se. Que no resto até parece ser um tipo normal.

Arranjou-me uma assistente para a Bike e para a Motobike.

APITO DO ESGOTO

"Câmara (de Lisboa) aprova perdão de dívida de 9,5 milhões da EPUL"

"Costa afirmou que a EPUL "assumiu" em anos recentes "um conjunto de despesas que nada têm a ver com a essência" da empresa."
in JN online

O que será "um conjunto de despesas que nada têm a ver com a essência da EPUL? -perguntam-se os otários que pagam impostos.

"A Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) pagou mais 1,3 milhões de euros ao Sport Lisboa e Benfica pelos ramais de ligação ao novo estádio do clube de futebol. A informação enviada à Procuradoria-Geral da República revela “indícios da eventual prática de ilícitos criminais”
"in Jornal de Negócios, Dezembro de 2008

Agora, vamos a um "supônhamos": A Câmara era a do Porto e o Clube era o FCP. A algazarra que as putas virgens do jornalismo não estariam por aí a fazer com aberturas de Telejornais em directo do Estádio do Dragão, demonstrando por A+B que só assim é que o FCP tinha conseguido construir o Estádio. E a Maria José Morgado a caminho no primeiro pendular para instaurar mais um processo e a Leonor Pinhão a inventar mais um apito que desta vez seria o "apito do esgoto" em homenagem ao jornalismo onde chafurda.

É por estas e por outras que o profundo antagonismo que o Benfica suscita por onde passa, não tem tanto a ver com o Clube em si, mero rival desportivo, mas com a sistemática batota que o envolve e que tem sempre a protecção de quem manda. Desde o tempo do Salazar. Benfiquismo é a corrente filosófica segundo a qual é muito feio roubar quando são os outros, mas se for o Benfica há sempre uma justificação ou uma exculpação.

Alguém tem notícias daquele processo ? E será que existe um processo criminal, ou nem sequer foi aberto ?

LER O RESTO AQUI

BALANÇO 2009


"Com 14 jornadas decorridas, o FC Porto tem mais um ponto do que tinha pela mesma altura na época passada, leva mais três golos marcados e exactamente os mesmo sofridos. Continua na Taça de Portugal, embora com um jogo em atraso, está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e ainda nem sequer começou a disputar a Taça da Liga. De resto, desde o último Natal, conquistou o quarto título consecutivo, juntou-lhe a conquista da Taça de Portugal e da Supertaça, foi eliminado pelo Manchester United da Liga dos Campeões com aquele que foi considerado o melhor golo do ano de 2009 e fez transferências no valor de mais de 60 milhões de euros. No futebol, a memória é curta e, no rescaldo do jogo da Luz, os adeptos portistas podem estar com alguma vontade de se despedirem de 2009, mas este foi um bom ano para os tetracampeões nacionais e não há nenhum motivo para que este não seja, também, um muito Feliz Natal."

Jorge Maia, hoje n'O Jogo

Tirado daqui.

sexta-feira, dezembro 25, 2009

VILA POUCA DE AGUIAR

O velho Daniel foi Consoar à terra onde passou necessidades em criança. Tenho que o ir buscar. Com correntes de neve, claro. E uma pá, e uma cabo de aço de reboque, e o blusão, calças e botas da mota, que o frio ali não entra. E bolachas, água, chá, púcaro e resistência com tomada de isqueiro. E um jerricane de 45 litros de gasóleo para poder ter o motor a trabalhar toda a noite. Para o caso de ficar encravado na serra. Se o Nap fosse comigo levava duas grades de mines. Ou 5 litros de vinho tinto para o Pita ou uma palete de garrafas de litro e meio de 7up para o único amigo com juízo que tenho actualmente. (Pronto, pessoal, não se mijem a rir com esta...)
Vício de escuteiro e de ciclista em autonomia. Quem vai para o mar, avia-se em terra. E despede-se da vizinha, se tiver alguma ao jeito e de jeito e que se queira ajeitar com um jeitoso.

quinta-feira, dezembro 24, 2009

BOAS FESTAS

Não gastem dinheiro em sms's. Já o ano passado não respondi. Quando falarmos da vida, trocamos votos.
Como isto é um blog machista e chauvinista podem votar.
As mulheres que por aqui passam são suficientemente maduras para não se melindrarem com essa actividade que tem tanto de masculina como de infantil: classificar rabos de gaja.

terça-feira, dezembro 22, 2009

VOLTA DOMINGUEIRA

Fui dar uma voltinha com o Oscar Pereiro e o Rui Bernardo. Ou seja, estou a voltar à minha forma para conseguir acompanhar campeões destes. Um ganhou a Volta à França, o outro dá a volta a dezenas de incautas ou desprevenidas. Consegui manter-me na roda deles, por vezes até os ultrapassava para fechar os cruzamentos. A minha Deauville fez uma média de 4,8 l aos 100 Km....

sexta-feira, dezembro 18, 2009

ATÉ SEMPRE, ELISE

Morreu uma amiga que conheci na blogosfera e, depois, pessoalmente. Tenho andado a pensar qual o post que seria merecedor da sua Memória.
Ainda bem que existe o Francis do Berra-Boi. Só ele tem a elegância inata para os momentos solenes.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

BOAS FESTAS DE E PARA TIMOR

Construção típica do Monte Kablaque na Ilha do Crocodilo. Como se vê, o Xiclista tem amigos em paraísos exóticos como Timor, Marvila e Alentejo em geral.

A CATEDRAL

NEM TUDO


....o que é vermelho é mau.

AFINAL HAVIA OUTRO...

A Maria José Nogueira Pinto enganou-se na identificação do Palhaço.
A palhaçada do Benfica-Porto já começou. O Hulk nem vai chegar ao intervalo com uma perna partida. O Meireles vai levar amarelo na primeira falta que faça, enquanto o Fucile vai levar vermelho directo.
Vai ser mais um tratado de boa arbitragem. Em especial nos mergulhos na área. Oh Bruno não cortes a bola com o peito, olha o penalty!....
E ao primeiro amarelo que um dos melhores do mundo levar, a explicação é imediata: está a compensar o roubo que fez aos lagartos...

PROMOÇÃO DE NATAL

Peço desculpa por estar a lembrar estas coisas aos meus amigos benfiquistas que me costumam dar lições de moral e que são sempre, mas sempre, vítimas ou do árbitro comprado com um envelope ou de encomendadas provocações a que eles, pobres e indefesas vítimas, não são capazes de reagir dentro das regras incorrendo em violações graves, é certo, dos regulamentos, mas completamente desculpáveis em virtude de terem sido provocados ao abrigo do tal pacto obscuro que existe sempre que não conseguem ganhar. Eu explico: a cabeça de um benfiquista funciona assim: ou ganham - o que é natural, porque são os maiores e melhores do mundo - ou se não ganham é porque de certeza que houve uma qualquer batota contra eles - porque só uma conspiração tenebrosa, mafiosa e terrorista os consegue afastar do seu destino natural que é ganhar sempre.
E agora vamos todos com o Palhaço e o Pai Natal ao Circo jogar no Algarve com o Estoril.

PROJECTOS AMBICIOSOS

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e de Utilizadores de Bicicleta, por email alertou-me para o projecto da Câmara de Lisboa sobre estacionamento de bicicletas que a seguir transcrevo directamente do site da CML:


Projectos

Área:Infra-estruturas Viárias, Trânsito e Mobilidade

Titulo: Parqueamentos para bicicletas nas estações de comboio

Descrição: A CP está interessada em promover a bicicleta e em parceria com a www.fpcub.pt irá instalar estacionamentos seguros e protegidos nestas e noutras estações da AML. O mesmo pode e deve ser feito em todas as estações de Lisboa: linha de cintura e de Cascais. No perimetro da Cidade de Lisboa existem 16 estações de comboio, propõe-se instalar 10 parqueamentos para bicicletas em cada uma delas.

Local: Estações de comboio
Freguesias abrangidas:Cidade em Geral
Propostas que deram origem ao projecto:487
Custo estimado:32.000€
Prazo previsto de execução: 2 meses

Depois de consultar tão ambicioso projecto da CML, dirigi votos de Boas Festas ao meu amigo Caetano e Presidente da Federação de Cicloturismo, nos seguintes termos:


"Caro Caetano,

"estacionamentos seguros e protegidos" com 32 mil euros ?

Continuamos no reino do faz de conta, não é ?

Não deixes que a Federação se instrumentalize em favor desta ou de outra Câmara qualquer. Os diversos Presidentes deveriam, isso sim, era ter medo na nossa federação.

Agora vender o apoio político da Federação por 32 mil euros... Francamente, Caetano... Estamos a ficar umas putas muito baratas.

Abraço e Boas Festas

Helder Carneiro"

quarta-feira, dezembro 16, 2009

BANALIZANDO

...o vermelho. Para criar o hábito.

FLORETT

terça-feira, dezembro 15, 2009

Henrique, Cimento & Lícito, Lda

18 MAIO 2010


Já tenho bilhetes para o Pavilhão Atlântico. Eu e a filharada toda.

segunda-feira, dezembro 14, 2009

CONTO DE NATAL




A família jantava tranquilamente quando, de repente, a filha de 12
anos comenta:
-Tenho uma má notícia. Já não sou virgem! Sou uma vaca! E começa a chorar convulsivamente, com as mãos no rosto.
Silêncio sepulcral na mesa!!
De repente, começam as acusações mútuas:
-Estava-se mesmo a ver! - diz o marido à mulher - É por te vestires como uma puta barata e arregalares o olho ao primeiro imbecil que vês na rua. Claro que isto tinha que acontecer, com o exemplo de mãe que a menina vê todos os dias!
Vai daí o pai aponta também para a outra filha, de 25 anos - E tu também, que ficas no sofá a lamber aquele palhaço do teu namorado que tem é pinta de chulo, na frente da menina?
A mãe não aguenta mais e grita: - Ai é?!...E quem é o idiota que gasta metade do ordenado com putas e se despede delas à porta de casa? Ou pensas que eu e as meninas somos cegas?
-E, ainda por cima, que belo exemplo dás desde que assinas esta maldita TV cabo, passas todos os fins-de-semana a ver pornografia de quinta categoria e depois acabas na casa de banho com gemidos e grunhidos?

Desconsolada e à beira de um colapso, com os olhos cheios de lágrimas e a voz trémula, a mãe pega na mão da filhinha e pergunta-lhe baixinho: - E como é que isso aconteceu, minha filha?

Entre soluços, a menina responde: - A professora tirou-me do Presépio! A Virgem agora é a Luísa. Eu vou ser a vaca!!!!

(enviada pelo Piteira)

RABANADAS



Uma mãe, ao casar a filha, com ela combinou, a fim de fiscalizar os dotes sexuais do genro, que lhe telefonaria diariamente e que, para que ele não desconfiasse, perguntaria "apenas quantos bifes ele havia comido".
-Como é Maria. Quantos bifes ele comeu?
-Só um mãe.
-Só um minha filha!?!
Passaram-se outras noites e sempre a mesma coisa:
-Então minha filha, quantos bifes hoje?
-Só um, mãe.
-Só um minha filha!?!
Até que um dia a filha intrigada perguntou à mãe:
-Mamãe, porque a senhora estranha tanto quando eu digo que o Joaquim só comeu um bife?
-Ai, minha filha. É que o teu pai, logo após o casamento comia três bifes, uma rabanada e ainda lambia a frigideira.

(ENVIADO PELO PITEIRA)

OLHÃO DA RESTAURAÇÃO



"Em Outubro de 1807 as tropas francesas de Napoleão invadiram Portugal, passando a dominar todo o país.
Da Igreja Matriz de Olhão foram roubadas duas cruzes de prata e uma lâmpada (também de prata) e a população olhanenses era pesadamente carregada de impostos, quer para poder pescar, quer sobre o que pescasse.

A 16 de Junho de 1808, à porta da Igreja Matriz, onde o povo se juntara, a tropa invasora afixara um edital convidando os portugueses a fazerem causa comum contra a Espanha então insurrecta. O coronel José Lopes da Sousa, militar português então em Olhão (o exército nacional fora desmobilizado) desfaz o edital em pedaços, gritando ao povo: “Ah! Portugueses, já não merecemos este nome, nada somos já!”. O povo respondeu a este desafio (...)

Os comandos franceses quiseram, com toda a pressa, pôr fim à revolta olhanense. Movimentaram tropas de Vila Real, de Tavira, da Bola, do Record, da Sic, da TVI e da RTP para as cercanias de Olhão, vindo outras de Faro. Deslocaram também tropas de Tavira para Olhão, por mar, em três caíques. A 18 de Junho a notícia correu; e alguns barcos de olhanenses, comandados por Sebastião Martins Mestre, dirigiram-se ao encontro das embarcações francesas e conseguiram, num golpe de surpresa, apreendê-las, fazendo 77 prisioneiros, entre os quais oficiais de comando e o Gobern; e igualmente conseguiram aí munições em grande número. Nesse mesmo dia, mas em terra, capturaram três estafetas franceses, com ordens do General Junot.(...)

Os olhanenses -- armados de algumas espingardas, espadas velhas, espadins, forcados, trancas, fisgas e até de pedras --, foram ao encontro do inimigo. Na Ponte de Quelfes (...) derrotaram-nas e perseguiram os que fugiram em direcção a Faro.

Luisão, capitão francês de artilharia do comando de Faro, juntou as suas forças enviando-as contra os revoltosos olhanenses que nesse momento se encontravam na Meia Légua, entre Olhão e Faro. A resistência olhanense a esta carga francesa foi bastante viva e os franceses tiveram que retirar, tendo sofrido mais 25 baixas e perdido a maioria das suas mochilas e armas. Do lado olhanense morreram 2 crianças que no local apascentavam gado, vítimas, na retirada, do mau perder dos franceses derrotados; e, no combate, o olhanense António de Gouveia, pessoa na altura com 100 anos e por isso conhecido como “Pai-Avô”.

A revolta olhanense deu início a uma sequência de revoltas por todo o Algarve e pelo país. Muitas populações de outras tantas localidades oprimidas, motivadas pela coragem dos olhanenses, seguiram o seu exemplo, e dentro em pouco os franceses tiveram que retirar para Norte. Onde acabaram por ser massacrados.

O povo olhanense mobilizara-se (toda a população, velhos, mulheres, crianças), tendo sua frente o coronel José Lopes de Sousa, Sebastião Martins Mestre, o Capitão Jorge Costa e ainda o Padre António Matos Malveiro, que também participou nas lutas e nas refregas. João da Rosa, escrivão do Compromisso Marítimo, relatou todos esses factos que presenciou e dos quais também foi participante.

Por decisão régia, (...) a elevação à categoria de Vila, com o nobilitante título de Vila do Olhão da Restauração, que hoje, sendo já cidade, conserva em memória desse ilustre feito."

VER O RESTO AQUI

quinta-feira, dezembro 10, 2009

HANDCYCLING - JOSÉ LIMA


EXCERTO DE UM E-MAIL ENVIADO PELO JOSÉ LIMA A UM MEMBRO DA MINHA MATILHA.

(...) Lamento mas para 2010 não poderei ir com o vosso grupo até Santiago, como estava combinado, pois por lá passarei no meu regresso de uma viagem de aproximadamente 8.000 km por 9 ou 10 países europeus, com inicio no dia 01 de Maio de 2010 (junto um programa provisório em anexo).
Portugal, Espanha, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo, mas se quando chegar à Áustria estiver em forma é possível que avance um pouco mais até Praga na Republica Checa.

Iniciando em Viana do Castelo, seguindo a costa até Vila Real de S. António, Barcelona, Dijon, Zurique, Salzburgo, Munique, Frankfurt, Maastricht, Paris, Bayonne, S. Sebastião, Santiago de Compostela, Valença, Viana do Castelo. Junto em anexo um programa desta viagem, de 120 dias mínimo, que iniciarei pelo litoral, de Norte para Sul, e regressarei a Portugal pelo litoral norte, Espanha/Portugal.

Objectivos da viagem:

1 - Criar um organismo tipo federação, que inclua os diversos clubes de ciclismo adaptado (visitarei alguns) espalhados pela Europa.

2 - Promover e criar uma cooperativa para a fabricação de handbikes e afins, que facilitem o ciclismo adaptado (handcycling), a preços justos e acessíveis aos sócios.

3 - Reunir material para a edição de um livro que divulgue as diversas realidades e compare as qualidades de vida dos deficientes de cada um dos países visitados.

Junto em anexo um mapa da viagem.

Divulga a minha necessidade de patrocinadores por favor!

Contactos:

José Leones Lima

Telefone: 258 838 078 ou 969 268 970

Lê mais sobre a viagem no site: http://vpcr.planetaclix.pt

quarta-feira, dezembro 09, 2009

UPS


"devaneios mundanos do futebol"

CONSELHOS DAS MÃES

OITO MOTIVOS PARA NÃO SE CONFIAR SEMPRE NOS CONSELHOS DAS MÃES:

1º- Deixa de jogar bola e vai estudar para poderes ter um futuro!
(Mãe do Cristiano Ronaldo)

2º- Pára de gritar!
(Mãe de Luciano Pavarotti)

3º- Deixa de brincar com essas máquinas ou nunca terás nada na vida!
(Mãe de Bill Gates)

4º- É a última vez que rabiscas as paredes da sala!
(Mãe de Pablo Picasso)

5º- Pára de bater na mesa, estou cansada desses ruídos!
(Mãe de Samuel Morse)

6º- Fica quieto de uma vez, daqui a pouco vais querer dançar nas paredes!
(Mãe de Fred Astaire)

7º- Nada de igualdades, eu sou a tua mãe e tu és o meu filho!
(Mãe de Karl Marx)


8º- Pára de mentir! Tu pensas que estares sempre a mentir te vai ajudar a conseguir ser alguém na vida!?
(Mãe de José Sócrates)
(enviado por um amigo que não identifico para não ser despedido)

AS CUECAS DO NAPOLEÃO

Conforme se percebe deste texto, aliás, muito bom, do PULANITO, ele deixou de comprar calças porque não tem umas cuecas suficientemente giras que o encorajem a despir-se atrás da cortina do Centro Comercial.
Sugerimos este modelo, apropriado para essas ocasiões.

BUCÓLICAS

segunda-feira, dezembro 07, 2009

CAR JACKING

O alentejano Piteira, muito saído da casca desde que percebeu que é possível ganhar sem estarem sistematicamente a mergulhar para a piscina, enviou-me esta foto com a legenda de se tratar de um flagrante na Av. de Roma.
Nah, meu amigo. Isso passou-se no Alentejo e foi por culpa vossa. Ora vai lá pentear os macacos, que no Alentejo já tu moras.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

BOM FIM DE SEMANA

HULK

Bom fim de semana. E façam o favor de ir aos treinos.

(enviado pelo Bernardo)

AO VIVO

Por insistências dos meus rapazes fui com eles ver o Manson no passado dia 1 no Campo Pequeno. Não sou daqueles que prefira o Tó Zé Brito - "Bonito, bonito é a música do Tó Zé Brito" - ainda menos o José Cid do peito cabeludo. Mas fiquei desiludido. Pela espectáculo atamancado, pelo som estupidamente alto, tanto que instrumentos e voz se confundiam num único ronco que nos fazia vibrar as pregas das calças. E certamente que me avariaria o pacemaker, caso o usasse.
To much noise, so litlle music. Sorry, Manson, never again.

Mas não desisti do metal. Aliás, os meus rapazes surpreendem-se quando reconheço as canções do Ozzy nos Black Sabath, trauteio Sweet Child of Mine dos Guns 'n Roses, ou ronco o solo inicial do Smoke of the Water dos Deep Purple. Foi por minha iniciativa que eles começaram a ouvir Page e os Led Zeppelin e o Coverdale com os Whitesnake.
Nos festivais de verão quero estar presente no concerto dos Metalica. Esses sim, têm qualidade que baste. E desde que não distorçam o som com o exagero de decibéis, pode acontecer algo de engraçado.

O preço disto tudo? O meu mais novo comprometeu-se a pagar a minha ida ao Manson com uma ida dele a uma ópera. Só tenho que escolher bem.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

DEIXEM O HOMEM EM PAZ !


"Armando Vara vai ter de pagar uma caução de 25 mil euros para evitar a prisão preventiva. Além da caução o Juiz de Instrução Criminal de Aveiro indiciou Vara por um crime de tráfico de influências" - tirado daqui.

Um dos problemas da nossa Justiça é a dificuldade que alguns Juízes de Direito - cada vez mais - têm em interpretar devidamente a Vida. E do legislador, então, nem se fala, pois este reage apenas à estupidez profunda emanada dos Prós e Contras e de manifestações jornalísticas quejandas.
O crime de tráfico de influências é o maior contra-senso que podia ter sido consignado em forma de lei. Pois que o exercício de influências, por definição, nunca pode ser criminoso. É uma imanência, decorrência, diria, jorrência do poder.
Só exerce influências quem exerce uma qualquer forma de poder. E se chegou a esse cargo com poder é porque ou foi eleito ou foi lá colocado por quem foi eleito. Por isso, na génese do poder - de qualquer poder - está sempre o voto democrático.
E para que serve o poder, se não for para ser exercido ? E a melhor forma de exercer o poder não é exercer influência ? Até houve para aí um tipo que lhe deu o nome de "magistratura de influência" para exercer "poderes" que nem estavam consignados na Constituição e que, obviamente e por isso, lhe estavam vedados...

Todos nós conhecemos Presidentes de Junta que deram emprego à filha ou à sobrinha, Presidentes de Câmara que passaram a efectivos os "recibos verdes" da sua campanha, Presidentes da República que arranjaram empregos chorudos para os filhos e Fundações para as Mulheres, Partidos que fizeram eleger Deputadas só porque são viúvas de um Homem-Político qualquer.
O poder existe, conquista-se em lutas encarniçadas exactamente para que o detentor do poder possa exercer influências, favorecer amigos, ajudar compadres e garantir rendimentos públicos para si e para a sua família. Para "os seus".
O exercício da influência é a decorrência óbvia da "cunha". Mas a "cunha" é a coisa mais natural à cultura portuguesa. Quase todos nós num qualquer momento da nossa vida metemos uma "cunha" a Nossa Senhora para interceder por nós junto do Filho. E os outros, os agnósticos ou os descrentes, nunca deixaram de, pelo menos, bajular o chefe na esperança, cínica, da recompensa.
Os nossos Juízes não comprendem isto, porque o Poder deles é puro. Foi por mérito científico e académico que entraram no CEJ e integraram uma elite de Poder. Mas este Carneiro que tem o cu calejado por muitos Kapas de bicicleta, faz a seguinte pergunta tão melindrosa: E é sempre pelo mérito que se entra no CEJ ?

Agora, o Vara ? Deixem o Homem em paz, porra. Para que servem os partidos políticos, as eleições, o regime, enfim, a Constituição de 1976, se não fôr para fazer o que o Homem-Vara e tantos outros como ele fazem e têm feito ?
Criaram e alimentaram um regime sem ética e agora queixam-se ?

E não me venhas tu, JM, com a treta de que esta democracia, apesar de tudo, é o regime menos imperfeito. O princípio "Um Homem um Voto" pressupõe a boa fé e o sentido ético de cada Homem. Não se garantindo essa qualidade originária do voto individual, o sistema não pode funcionar e colapsa necessariamente. Logo, o Princípio "Um Homem um Voto" está errado simplesmente porque é impraticável.
E se cada um de nós que paga impostos e tem filhos na Escola e paga a natação e paga a casa ao Banco, etc., pensar que o seu voto na urna vale tanto como o voto do cigano com trinta anos de idade que nunca trabalhou, que nunca pagou um tostão de impostos, mas que vive numa casa camarária - paga pelos nossos impostos -, com uma renda simbólica - que nem sempre está em dia -, que recebe rendimento mínimo garantido para sustentar a mulher e os seus 4 ou 5 filhos - em montantes per capita muitas vezes superiores ao rendimento de uma família equivalente que trabalhe -, que está isento nos Hospitais das taxas moderadoras - que nós pagamos -, que nos tribunais está isento de taxas de Justiça - que nós pagamos -, e quando se conclui que tudo aquilo que o cigano recebe e não paga somos nós que pagamos por ele, percebe -se facilmente que cada um dos nossos votos não pode valer tanto como o voto desse cigano.
Até porque a nossa Lei proibe os sócios de industria e os sócios apenas para os lucros. O princípio essencial do Código das Sociedades é que cada sócio tem que entrar com capital, um mínimo que seja, e os respectivos direitos e deveres são exercidos na exacta proporção do capital que cada um investiu. E, no entretanto, trabalha-se, claro. Em prol do bem comum, no caso, do bem da sociedade.
Actualização: Ademais, a prova provada da tese supra apresentada foi ilustrada pelo Mel Brooks no seu Imortal Filme Uma Louca História do Mundo em que ele, fazendo de Luis XV, apalpava as mamas a todas as gajas que lhe passavam à frente e exclamava fitando a câmara com marotice no olhar: "is good to be a King". De que serve ser Rei se um gajo não puder apalpar as mamas que lhe apeteçam ?
Os nossos políticos foram eleitos para do seu alto critério escolherem aqueles que passam a ter o direito de apalpar o cu aos outros. Só que na parte que me diz respeito, não gosto e reclamo. Não gosto desta democracia que me quer obrigar a que certos gajos tenham o direito de me apalpar o cu. Percebes, JM ? Chamar Estado de Direito Democrático a um regime em que alguns, poucos, fazem de Mel Brooks e o resto da malta faz de gajas mamalhudas ou de gajos cuzudos... Percebes o meu problema ? Eu acho que sim, tu é que tens que disfarçar porque ainda queres concorrer a Governador Civil...ou ao Preço Certo ou lá o que é...

quarta-feira, dezembro 02, 2009

DÚZIA DE TREZE

CONCENTRAÇÃO MOTARD

No Piaui.

PREPARANDO

... o material para a próxima Volta ao Alqueva. Quando chegarmos ao Redondo, pelo menos temos cagadeira privativa.

Etiquetas:

FERIADO

Ontem fui dar uma volta.

terça-feira, dezembro 01, 2009

PETS

(enviado pelo alentejano JM)