terça-feira, março 31, 2009

SILVA LOPES


Ontem Silva Lopes atreveu-se a afirmar que os "direitos adquiridos" nas pensões de reforma mais elevadas têm que ser revistos, pois o contribuinte que as suporta nunca tem o "direito adquirido" de não lhe subirem os impostos que paga. Obviamente que este raciocínio pressupõe explicar que as pensões que se recebem são subsidiadas pelos impostos, pois que a natural capitalização dos descontos efectuados nunca permitiria atingir aqueles montantes. Acrescento eu, para completar o raciocínio, que "direito adquirido" de um reformado é apenas a pensão que resulta da capitalização dos descontos que efectuou no activo. Tudo o que receba acima disso já tem que ser pago pelo contribuinte, logo, não é "direito adquirido". Quanto muito, será "direito sustentado por terceiro".
Insurgiu-se também Silva Lopes pelo facto de algumas situações de reforma implicarem o percebimento da pensão em idade inferior a 65 anos, mesmo que não exista incapacidade para o trabalho. Dizia, e bem, que quem se reforme aos 50 anos com o tempo de descontos previsto na lei, adquire o direito a receber uma pensão MAS APENAS A PARTIR DOS 65 ANOS DE IDADE e não de imediato como escandalosamente se passa em muitas actividades privilegiadas. Acrescento eu, alguns reformam-se aos 50 e outros terão que trabalhar até aos 70 para suportar as reformas destes parasitas. Questão diferente é a incapacidade para o trabalho. Se alguém aos 50 anos está incapacitado, então recebe a pensão por inteiro, não por ser reformado, mas por ser incapacitado para o trabalho. Mas não vai trabalhar para a empresa ao lado, acumulando...
Sustentou, ainda, que os salários deveriam ser congelados, pois não podem ser apenas os desempregados a pagar a crise. Explicou que a riqueza nacional aumentou em 9 anos apenas 6%. Por isso não pode suportar aumentos salariais de 10% no mesmo período sem que perca competitividade. Obviamente, acrescento eu.
Há anos que vou dizendo estas coisas por aqui e por blogues amigos. Só que a minha opinião, por muito acertada que seja, nunca passou de uma gota no deserto. Mas eu sei que tenho razão.
Ontem, pela primeira vez, uma figura pública atreveu-se a pôr em causa o dogma mais precioso da III República - os "direitos adquiridos". Há que celebrar. Já faltou mais para "isto" dar a volta que se impõe. Inevitavelmente. Só falta saber se vai acontecer abruptamente quando atingirmos a banca-rota - de repente a Conta do Estado não tem dinheiro para pagar salários e pensões - , ou se vai operando paulatinamente, baixando progressivamente, para que se vá emagrecendo sem que se fique de repente sem comida.
De uma forma ou de outra, é colocar os filhos no estrangeiro. Eu estou a tratar disso. Portugal não tem futuro.
Ao mesmo tempo que isto acontece, o Socialista Vitorino recebe uma "senha " de presença no valor de 5.000 € por cada comparência numa assembleia-geral de uma sociedade, já que as suas funções são desempenhadas gratuitamente, e o Socialista Vara, com um curso de relações internacionais obtido numa universidade entretanto fechada compulsivamente por falta de mérito científico, recebe meio milhão de euros de vencimento anual como administrador de um Banco. Um tenente-coronel piloto aviador reforma-se aos 44 anos de idade e começa de imediato a receber 2.500 € por mês de pensão de reforma e vai trabalhar para a Sata como piloto. Saiu da Força Aérea porque ia concorrer às eleições autárquicas, mas nunca fez campanha ou foi eleito.
Puta que os pariu, não é ? Alguém encontra uma frase mais elegante que expresse com propriedade a nossa revolta ?

6 Comments:

Blogger ruiruim said...

Puta que os pariu sem dúvida.
Eu não estou a contar com pensões de qualquer espécie. Porque tenho a sensação que não as irei ter...

Ainda hoje me foram mudar o pó aos extintores (tenho de mudar todos os anos) e eu perguntei ao gajo, olhe lá, quanto tempo é que esse pó dura? e ele "um ano". digo eu "Não é por lei é REALMENTE quanto tempo é que dura" e ele "...não sei... 2 ou 3 anos, nalguns paiss a legislação obriga a mudar de em 3 anos", um colega meu ouviu a conversa e disse-me que tinha tido um pequeno incêndio na cozinha e que o apagou com um extintor que lá tinha em casa há mais de 15 anos... e gajo responde "pois.. pode funcionar mas... pois... ". Ora foda-se não é querer ter a mania da conspiração mas de certeza que algum filho da puta algum dia se encheu de dinheiro ao lembrar-se de promulgar uma lei que obriga a mudar um pó que está bom e que ainda duraria mais sabe-se lá quantos anos. Esse flho da puta se calhar abriu uma cadeia de lojas de extintores ou mais provavelmente uma fabrica que faz o pó. Isto claro sou só eu a pensar alto, mas sinto-me roubado quando todos os anos largo 100 euros para encher a merda dos extintores. E nem sequer sei se mudam ou não o pó!!

14:45  
Blogger carneiro said...

Rui, aqui há uns anos, foi famosa a situação dos comandantes de bombeiros voluntários pelo país terem loja a aberta e serem os principais fornecedores de material para combate a incêndio, incluindo extintores...

15:28  
Blogger Filipe said...

Eu Também não encontro, outra palavra.
Estou de acordo com o seu texto.

16:37  
Anonymous Anónimo said...

Temos o que merecemos. Mais nada!!!

23:52  
Blogger uicabom said...

100% de acordo...
Onde é que se assina?

23:59  
Anonymous Anónimo said...

pois é Amigos .

O que Eu tenho que fazer , é ser
politico
Para arranjar uma reforma boa para
para não morrer á fome quando chegar ? aos 65 ; fonixx bái lá bai

Damaiense

18:22  

Enviar um comentário

<< Home