terça-feira, março 24, 2009

CALABOTE - 50 ANOS DEPOIS

Foi exactamente há 50 anos. Estamos em 22 de Março de 1959. Hoje é conhecido o campeão nacional. São três da tarde e a bola começa a rolar em todos os estádios. Em todos não. Na Luz, o Benfica recebe a CUF e sobe ao relvado dois minutos antes do início do jogo. A estratégia é retardar a partida o máximo possível, de forma a saber o que se passa em Torres Vedras, no Torreense-F. C. porto.
Os dragões estão a um pequeno passo do título: são líderes com os mesmos pontos do que os rivais da Luz, mas com vantagem na diferença de golos. Para ser campeão, o Benfica precisa de marcar mais cinco golos do que aqueles que os portistas marcassem.
No Campo das Covas, já se contam oito minutos de jogo, quando na Luz, Inocêncio João Teixeira Calabote, árbitro internacional de Évora e com passado infeliz nos jogos com o F. C. Porto, faz soar pela primeira vez o apito. A primeira parte corre de feição às águias que chegam ao intervalo a vencer por 4-0, com os dois primeiros golos de penálti, o segundo dos quais considerado inexistente por toda a crítica.
A vantagem era insuficiente, uma vez que os portistas já tinham inaugurado o marcador. Na segunda parte, já depois do golo de honra da CUF, o Benfica não demoraria a dilatar a vantagem com mais dois golos, um deles de penálti. Os encarnados são virtualmente campeões. Festeja-se na Luz, sofre-se nas Covas.
Não por muito tempo. O portista Noé faz o segundo golo e a festa volta a Torres Vedras. Por pouco tempo também. De rajada, os benfiquistas fazem o 7-1, já o guarda-redes Gama, da CUF, tinha sido substituído, a pedido dos colegas, num tarde muito infeliz...
Porém, em cima do minuto 90, Teixeira faz o 3-0 e volta a entregar o título ao F. C. Porto. O jogo termina a seguir, mas não há campeão. Na Luz, ainda faltam jogar oito minutos, mais os quatro de compensação concedidos por Calabote - que ainda expulsou três jogadores da CUF -, quando, na altura, não era normal dar-se mais do que dois. Foram 12 longos minutos de sofrimento em Torres Vedras, enquanto o Benfica desesperava por mais um golo, que não veio a acontecer. A festa mudava-se, de vez, para as Covas.
Poucos dias após o mais dramático epílogo dos campeonatos, Calabote é alvo de inquérito federativo e acusado de ter mentido no relatório, escrevendo que o jogo principiara às 15 horas e terminara às 16.42 horas. O árbitro de defende-se e diz que o seu relógio é que vale. Nada feito. É acusado de corrupção, mas diz que nunca recebeu um tostão. É irradiado uns meses mais tarde.
O livro sobre o "Caso Calabote", da autoria do jornalista João Queiroz, será editado brevemente pela Quidnovi.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em qualquer sector da vida um roubo em flagrante, testemunhado por milhares de pessoas e muitas centenas de policiais e outras autoridades, daria prisão imediata ao gatuno.

Aqui não.

O lucílio foi transformado em vítima e o Benfica em herói.

lucílio e calabote são 2 elos da mesma família.

16:08  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Carneiro !
Neste comentário,não vou dizer nada
que , valha a pena sobre a matéria .
Agora , isto sim vou-lhe dizer que já consegui vêr o quadro da Byk que o Amigo tanto procura .
Agora o probelema ??? é enviar-lho
Se quizer mandar-me o seu mail , seria optimo porque ,assim, tambêm
lhe forneçia a foto do dito " quadro " acho que será o ideal para fazer as descidas e subidas da Av. da Liberdade .
diga-me , vai vêr que gosta !

Um Abraço do Damaiense !!!!

18:32  
Anonymous Anónimo said...

o Escalabote era de Évora?E fez isso tudo?Grande magano!
Um tio meu,a sério,andava sempre irritado a falar nisso.Era eu muito miúdo.
Um dia,bastante tempo depois,já após o 25 de Abril,o benfica ganhou ao sporting outra vez:o meu tio deitou-se tão irritado que na manhã seguinte acordou morto.A sério!
Na altura toda a família comentou:que merda!Tudo por causa da merda do futebol.
Valerá a pena?
Haja Saúde
jm

20:52  
Anonymous Anónimo said...

Ehpá!o Escalabotas foi alvo de inquérito federativo e foi irradiado(sumáriamente)...e não houve recursos e contra-recursos...chiça que tempos difíceis esses!..."25 DE ABRIL SEMPRE!...Abençoado PREC!
ups!

Ps: e os gritos"O Povo Unido,já mais será vencido"...e os gritos"O Povo unido já mais será"...e os gritos"O povo unido jamais" e os gritos"o povo jamais"...e os "jamais,jamais,jamis".

22:29  

Enviar um comentário

<< Home