terça-feira, março 24, 2009

SUPERAÇÃO

Março de 2009, Pavilhão de uma Sociedade Desportiva na Província profunda. Prestavam-se provas de Aptidão Desportiva em Patinagem Artística de uma Associação Distrital. Perante um juri de 3 elementos os jovens patinadores desenvolviam um esquema no qual executavam um número pré-determinado de figuras técnicas, por exemplo, pião exterior para trás, pião exterior para a frente, salto rittberger, salto picado, combinação de 3 saltos, movimento de contra-três, etc. Confesso que ainda estou a aprender a distinguir as diferentes figuras.
Para se passar naquele exame, prestado de forma pública, o patinador tem que executar cada uma das figuras previstas para o respectivo grau de exame. No final, pode repetir, até 3 vezes, alguma figura que não tenha sido bem executada. E se por acaso falhou 3 figuras, no final pode repetir cada uma delas apenas uma vez.
Uma jovem patinadora caiu em 3 saltos e desatou a chorar de forma incontrolada. Mas levantou-se pela terceira vez e não desistiu. Mesmo com os olhos rasos de lágrimas efectuou os piões de forma exemplar e ganhou confiança. Cerrou os dentes e manteve-se em prova. A música acabou e ela ficou a patinar em silêncio, pois estava atrasada no esquema por causa das quedas. Respirou fundo e compôs os braços para o rittberger (acho eu) que antes tinha falhado, lançou-se e saiu perfeita. O público nem respirava. Armou os braços de novo, respirou fundo e lançou-se para o salto picado (nunca sei quando é o Flip ou o Lutz) e saiu bem. Faltava-lhe o salchow (acho eu). Concentrou, respirou fundo e lançou-se no ar levada pelo desejo de todos os que assistiam ainda em silêncio. Saiu bem do salto e o público explodiu numa ovação tremenda. O juri mostrou os 3 cartões verdes. Esta miúda tinha talvez 10 anitos. Com excesso de peso, pneus na barriga, rabiosque muito volumoso. Fisicamente notava-se que não terá grande futuro da patinagem.

Mas que lição de vida, hein?

1 Comments:

Blogger Agnelo Figueiredo said...

Uau!

Mas tens a certeza que a miúda era portuguesa? É que a cartilha não manda educar para a auto-superação. Antes para a complacência...

15:20  

Enviar um comentário

<< Home