terça-feira, março 24, 2009

CARÁCTER

A reacção do Benfica de ontem, veículada por um antigo comentador de jogos em directo na TV, merece o seguinte comentário:
1. Ficámos desapontados, se calhar porque ainda somos do tempo em que o Benfica era governado com honra, carácter e cavalheirismo e todos nós, apesar de pobres mortais que não merecemos a honra da revelação do deus-gaivota e do profeta criado na sua filial do Sporting de Lourenço Marques, ficamos mesmo assim sempre à espera de ver o lado bonito da vida.
2. Ao invés, fomos agredidos pela suprema arrogância da exibição do troféu que todos sabemos ter sido obtido de forma ínvia. "O árbitro errou mas a taça é nossa. Mai nada !" É a teoria dos direitos adquiridos.
3. Ficámos estupefactos, perante a tese de que afinal os outros é que têm tremendo mau-perder. Parece que a indignação perante o roubo, afinal, é mau-perder.
4. Percebemos que se chamasse à liça Pinto da Costa. Suspeitava que a culpa fosse dele, mas nunca pensei que o Benfica tivesse dado por isso.
5. Percebemos o desespero de invocar mais uma tese da conspiração contra a Direcção da Liga. Sem o merceeiro e o pavãozito fica mais difícil a Vieira "tratar do assunto por outro lado" - usando as inóquas e singelas palavras da escuta que o imortalizarão como um paladino da verdade desportiva.
6. Percebemos que o Benfica, definitivamente, está moldado ao que existe de mais baixo, rasteirinho e mesquinho numa massa associativa de um clube. Lamentavelmente. Porque Benfiquistas há muitos, bons e honestos. Mas não têm sido eles a mandar ultimamente.
7. Perante o descalabro de resultados desportivos e financeiros, só resta a Vieira o estafado argumento da teoria da conspiração que lhe garanta a reeleição, mesmo que tenha que assanhar a irracionalidade e o ódio dos sócios contra um inimigo externo.
8.Mas não se percebe como tantos anos após a "limpeza" que o processo apito dourado causou no futebol, o Benfica continue sem ganhar. Agora que a corrupção acabou desde 2003, era suposto que o Benfica voltasse a ser campeão, pois só a corrupção, entretanto banida, impedia tais êxitos.
9. Ontem fiquei com a certeza em definitivo de que um grande clube nacional se está a transformar no estilo, nos resultados, na ambição e na inteligência, numa agremiação de bairro social. Só faltou ter desafiado o Sporting para a porrada...
10. Então um clube-empresa, preocupado com a seriedade do ramo de negócio explorado, visando obter mais receitas, desejoso de se afirmar mais "ético", mais "honesto" e mais "sério" que os outros, não aproveita uma oportunidade de ouro para convidar à realização de outro jogo ?
11. Não percebe a direcção de Vieira que mataria uma quantidade enorme de coelhos com uma só cajadada ? Que ficaria na história por ter dado um exemplo nobre no futebol português ? Que perdendo ou ganhando o jogo da repetição, a sua atitude engrandeceria o coração dos benfiquistas, permitindo-lhes exibir, agora com alguma razão de ser, o complexo de superioridade que sempre tiveram e que é cada vez mais difícil de conciliar com a penosa vida do clube ? Que iriam buscar mais uns dinheiros ao patrocinador ? E que, em vez do fato ranhoso, alarve e mesquinho que vestiram, poderiam vestir o fatito domingueiro limpo e escovado, apenas com algum cheiro, aliás ainda agradável, da naftalina da glória de outrora ?
12. Por outro lado, percebe-se. Vieira não pode repetir o jogo pois tem que poupar o plantel para a Champions e para a Taça de Portugal.
13. Agora vou dissertar sobre a diferença entre uma ervilha e o cérebro de alguns dirigentes desportivos...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

V. escreveu um post magnífico, com a lucidez e a galhardia que falta àquela gente que vai nivelando o clube pelos níveis mais baixos da Quinta do Mocho ou da Pedreira dos Húngaros. Já lá vai o tempo em que o Benfica era dirigido por cavalheiros da estirpe de Borges Coutinho. Hoje é o que se vê...

11:58  
Blogger uicabom said...

Como benfiquista que sou, aquela conferência de imprensa do Benfica só vem envergonhar ainda mais, qualquer adepto que seja honesto. Já basta vencer a taça daquela forma. Os argumentos do Benfica são ridículos e ridículo é nosso futebol...
Ainda se salva o, agora, Doutor José Mourinho

19:09  
Anonymous Anónimo said...

Já liguei muito mais ao futebol do que ligo hoje e coisas como a tal conferência de imprensa ainda me afastam mais daquele mundo. Que responsáveis tem hoje o Benfica para promoverem um espectáculo daqueles em que depois de vencerem da maneira que se viu ainda têm o descaramento de vir provocar o adversário que foi realmente espoliado pela arbitragem?...Aliás, os elementos do Benfica que se têm pronunciado sobre o caso, Aimar, Quique, o tal Gabriel, Luisão, têm tido o condão de só largarem asneiras e o que dizer então do Carlos Martins hoje no Record? Como diz um anónimo anterior, o Benfica vai-se nivelando por aqueles níveis...

11:34  
Blogger ruiruim said...

Excelente post!

11:47  

Enviar um comentário

<< Home