segunda-feira, março 30, 2009

TRIBUNAL DE FAMILIA DE LISBOA



O Campus Judicial vai ficar como uma das grandes reformas do Ministro da Justiça de Sócrates.
O Edifício na zona nobre da Expo tem ratos, obras constantes, secções de processos sem critério ou lógica, falta de cadeiras e de salas de espera para os Utentes e Advogados.
É um Edifício modernaço, cheio de vidros e de soluções inteligentes. Daqueles que se adivinha esgalhados pelo génio de um arquitecto com barba por fazer e uma aparência algures entre o alternativo e a preguiça para o duche diário.
O elevador exige que se marque no painel da chamada o andar para onde vamos. Quando chega a cabine, entramos e o nosso destino já está marcado. Caramba ! Brincamos em serviço, ou quê ?
Pós-modernismo. Mais nada.
A segurança para magistrados não existe, por desnecessária. A política de proximidade do Cidadão com os Juízes faz com que em caso remoto de agressão, o Juíz possa ligar por telemóvel para a Central da Prosegur que, por sua vez, acolhe o alerta e notifica os Seguranças da Portaria para que acudam ao Juiz que esteja aflito um ou dois andares acima. Optou-se por não se estabelecer qualquer sistema de alarme directo para a Portaria, seja por cabo, seja por telemóvel directo para os Seguranças, para garantir mais tempo a uma obrigatória mediação no caso de um Juiz estar a ser agredido por uma dúzia de ciganos. Em vez de repressão, visa-se a persuasão do agressor. Como se vê, uma vez mais na vanguarda do progresso civilizacional.
O ar-condicionado é mais eficaz nos corredores. A porta aberta, portanto é a regra. Mais um passo na transparência da Justiça prosseguida por este Governo. Acabaram-se os gabinetes fechados, os segredos de Justiça e os segredos da Justiça. Agora é tudo de porta aberta.
Os gabinetes dos juízes, com ampla vista para a urbanização Expo, usam os cortinados pós-modernos que as fotos documentam. Mais uma inovação deste governo na reciclagem das caixas usadas na mudança de instalações. Poderiam ter deitado fora as caixas, após a mudança. Mas não ! Quem tem uma visão de futuro verde, opta por um prédio totalmente envidraçado numa das zonas mais luminosas e quentes do país e usa o papelão para ajudar na conta da electricidade. Ainda por cima o efeito estético supera qualquer expectativa. Brilhante ! - é só o que me ocorre.
Garanto que é mesmo assim. Fui eu que fotografei os cortinados. Os ratos não consegui, mas garantiram-me que existem.
Vão por mim: ainda vamos todos ter saudades de Sócrates.

1 Comments:

Blogger ruiruim said...

Caramba não sei ria se chore...
A propósito deste urbanismo de merda aconselho os podcasts do James Kunstler em http://kunstlercast.com/
É também de morrer a rir/chorar...

21:23  

Enviar um comentário

<< Home