quinta-feira, agosto 23, 2012

INFANTO-SENILIDADES



A partir de determinadas idades o ser humano perde faculdades. A maioria dá por isso e busca protecção juntos dos filhos e dos netos.
Porém há casos em que os oitenta e tantos apenas exacerbam o medo de perder o domínio, o medo de deixar de mandar. Recusa-se a evidência da velhice e hostiliza-se todos aqueles, amigos ou família, que tentam ser prestáveis e úteis, suprindo ou corrigindo o que está mal. Mas  o  problema é mesmo esse. O idoso não aceita que esteja a fazer mal aquilo que todos vêem que mal feito está. O idoso não aceita que o obriguem a tomar banho, o idoso não aceita que lhe escolham roupas mais apropriadas, o idoso não aceita quem lhe vá limpar a casa, pois só ele é que sabe. O idoso não aceita que uma empresa lhe leve a comida a casa duas vezes por dia, pois "é sempre a mesma coisa". O idoso não aceita ser corrigido da mesma forma que um adolescente se empina quando o mandam lavar os dentes.
No fundo o idoso está transformado numa criança egoísta e prepotente que usa e abusa de chantagens emocionais dirigidas aos filhos. Só para os obrigar a  uma total e ilimitada atenção, que a vida moderna já não  permite. O idoso não aceita formas intermédias de apoio, porque no fundo  quer é a visita diária dos filhos. E se não obtêm essa atenção discorre mágoas e chora abandonos. Mas nunca aceitará o que lhe sugerem, pois ele é que sabe.
Aquelas pessoas de fora que não percebem este complexo psicológico e que pensam estar a fazer um favor ao idoso dando-lhe razão em todas as palermices e excentricidades,  só estão a agravar o problema.
Cada vez que oiço uma notícia sobre um octogenário que entrou na auto-estrada em contra-mão fico  à espera que seja o meu Pai.
Quem quiser ajudar deve tratar este tipo de idosos como adolescentes que buscam na casa do vizinho o espaço para contestar a autoridade paterna. E não devem desautorizar quem, naturalmente, tem que tomar as rédeas do problema.

1 Comments:

Anonymous NC said...

E outra vertente importante é que há psiquiatras que em consulta dão razão a todas as idiotices que lhes são apresentadas pelo paciente idoso. Conheço um caso concreto em que para surpresa de familiares e amigos, tal o grau dos dislates de vária ordem, o psiquiatra deu ainda mais força ao paciente nas suas convicções delirantes. Que não se devia contrariar o paciente...O que o levou, depois da consulta, a tecer rasgados elogios àquele médico (antes e habitualmente todos eram uma cambada de ignorantes que não percebiam nada de nada...), a refinar as suas convicções totalmente idiotas e a argumentar vitorioso que finalmente tinha encontrado um médico a sério... e, claro, a convencer-se ainda mais de que toda a gente próxima não passava de uma seita de ignorantes e de palermas... Por pouco o psiquiatra não ganhou outro paciente, a mulher do senhor G...

19:16  

Enviar um comentário

<< Home