sexta-feira, agosto 10, 2012

PUSSY RIOT

O jornalismo português insiste em apresentar este caso como o de manifestantes que estão presas APENAS porque numa Catedral Ortodoxa proferiram uma oração anti-Putin. Ora, visto o filme, não é exactamente isso que se passou. Vê-se um grupo de desordeiros a fazerem macacadas sem senso no interior de um Templo Religioso. Sou defensor até à morte da liberdade de expressão. Mas o que se vê no filme não é o exercício da liberdade de expressão. É a perturbação gratuita de um Templo Religioso sem outra consequência que não seja avacalhar e provocar e ofender os Crentes daquele culto. Este comportamento é sancionado pela lei penal de muitos países, incluindo o Código Penal Português. O valor que se protege é a integridade da liberdade religiosa que é conferida aos crentes de qualquer religião, nomeadamente, sendo-lhes garantido que os respectivos locais de culto não são achincalhados. Merecerão, por isso, uma pena pedagógica do tipo "fazer um trabalho em 500 palavras sobre o respeito pela liberdade religiosa dos outros". Não merecem prisão. Digo eu, face aos valores ocidentais. Mas nunca merecerão a tentativa de tornar aquele grupo de destravadas mentais em heroínas de uma liberdade que, no caso, só poderia ser a liberdade delas, consubstanciada na ofensa flagrante da liberdade religiosa dos outros. As Pussy Riot se querem liberdade de expressão, deixem as Igrejas Cristãs em paz e abram um blogue. Ou então façam "manifestos políticos" daqueles dentro de uma mesquita. Se para isso tiverem coragem. Finalmente, a qualidade do jornalismo português sobre este assunto está ao nível da estética amacacada das protagonistas.

1 Comments:

Blogger aamorim said...

Na verdade os responsáveis pelo Templo até se portaram como verdadeiros Cristão (mesmo que ortodoxos). Dignificaram a sua Crença.
Aquelas "meninas" mereciam um tratamento condigno, à altura do seu espectáculo!!! E se levassem os "jornalistas" na molhada, tipo "danos colaterais", não se perdia nada.
Como já me dizia o meu Avô, só se perdem as que caiem no chão. E de preferência sem uso das mão, que aí seria a "meias". Nada melhor que a "Justiça de Fafe". Muito mais limpo, mais eficaz e até mais higiénico...

17:12  

Enviar um comentário

<< Home