domingo, agosto 19, 2012

TOURADAS EM VIANA


Em Viana do Castelo os autarcas do PS não gostam de touradas. Em sessão de Câmara deliberaram, aproveitando uma circunstancial maioria de eleitos pelo método de Hondt e contra todos os outros eleitos, abolir as touradas na área da autarquia e comprar a Praça de Touros para que a mesma não pudesse vir a ser utilizada. O Povo de Viana do Castelo não se pronunciou.
Uma Empresa de Organização de Touradas montou um espectáculo de Tourada na área da autarquia e  uma Associação Nacional  a favor das Touradas conseguiu em Tribunal  autorização  para realizar hoje uma Tourada. O Povo de Viana do Castelo não se pronunciou.
Neste momento estão em desenvolvimento manifestações anti-tourada frequentadas por pessoas  assumidamente de fora de Viana do Castelo que para lá se deslocaram expressamente para  "dar apoio aos vianenses que são contra as touradas". Nenhum dos entrevistados que vi é vianense nem mostrou qualquer convite ou carta de chamada.  O Povo de Viana do Castelo não se está a pronunciar.
A Associação Nacional a favor das Touradas invocou que a venda de  todos os bilhetes no espectáculo de hoje  dará uma ideia do que o Povo efectivamente quer. Mas adivinho que, à semelhança dos "contra" que não são vianenes, também muitos "a favor" virão de fora só para engrossar as respectivas hostes. Antecipo que o Povo da Viana do Castelo não se venha a pronunciar.
Em especial a RTP tem feito entrevistas de rua durante toda a semana nas quais, certamente por coincidencia cósmica, só encontra pessoas "contra". Como será de bom senso, nestas coisas, os "contra" são muito mais militantes, aguerridos e empenhados, enquanto os "a favor", por estarem no status quo, são mais ou menos indiferentes. Limitam-se a conviver com o que sempre tiveram e nem pensam muito nisso. Mas mesmo assim é impossível que a RTP só tenha encontrado "contras" e todos eles com o discurso oficial da causa muito bem ensaiado e apresentado. Ou seja, o Povo de Viana do Castelo também não se pronunciou através da RTP.
 E depois temos uma Praça de Touros com seis ou sete décadas de idade que veio substituir, segundo a versão dos "a favor", uma outra Praça de Touros construída nos cinquentas de mil e oitocentos. Esta Praça de Touros está lá. Desconfio que o Povo de Viana do Castelo também não se tenha pronunciado sobre as touradas naquelas Praças de Touros. Mas a verdade é que elas, uma a seguir à outra,  estão lá há 150 anos.
Depois, há argumentos  dos "contra"  manifestamente inconsistentes. As Touradas sempre estiveram, bem ou mal, integradas na cultura popular de Viana do Castelo. E a Praça de Touros desactivada é a prova disso. Negar esse facto ou sustentar que existe uma "cultura popular má" - a dos outros - e uma "cultura popular boa" - a nossa - é, obviamente, usar o relativismo infantil  dos argumentos futebolísticos.
 Por outro lado,  fazer das Touradas uma questão de esquerda-direita é uma parvoíce sociológica conforme o Partido Comunista já percebeu há muito tempo, em especial no Alentejo e Ribatejo. Por isso o estalinista PC nem se mete nessa discussão.
O único argumento válido  "contra" é o sofrimento infligido ao bicho só para avaliar a destreza dos artistas.
 Está em causa o confronto entre uma forma de vida rural e uma forma citadina. Aquela, por vezes excessivamente rude para com alguns  animais, mas geralmente equilibrada  no trato da maioria, pois tem consciencia da instrumentalidade dos animais. Esta,  baseada na antropomorfização dos animais, de todos os animais, querendo que os bichinhos  sejam talqual as pessoas, incluindo, SNS gratuito e demais  direitos com  subsídio de natal e de férias.  E também obesidade e diabetes e deficientes condições de maneio. O que acaba por tratar mal todos os animais, sem excepção. Não é a dormir com um cão e a fazer dele companheiro de 24 horas por dia que o animal fica mais feliz.
Em tese geral, alguma solução se encontrará no intervalo entre as  opiniões extremadas, mesmo que muito mais encostada à forma de vida rural, como será evidente a quem sabe que os frangos do campo não nascem nas prateleiras do  supermercado. Há, por isso, que consultar as populações localmente e respeitar as maiorias que se revelem democraticamente.
Mas, entretanto, que eu tenha dado por isso, o Povo de Viana do Castelo não se pronunciou. A ninguém é legítimo, nem aos autarcas do PS, presumir a vontade do Povo e antecipar o sentido da respectiva opinião.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estive lá, vivo em Viana e desminto o que foi dito no teu post diz: grande parte das pessoas que fizeram parte da manifestação eram minhas conhecidas de vista pelo menos e são cidadãos de Viana do Castelo.

12:39  
Blogger carneiro said...

O amigo, desmente á vontade. Aqui só não se pode chamar nomes ao dono do blogue.

Eu referi-me ao que vi na TV. Porque eu não estive lá. E os próprios manifestantes tinham cartazes a dizer que vinham para apoiar as pessoas de Viana.
Esses não eram de Viana, por mais que desmintas.

Agora acredito na parte em que dizes que lá estavam pessoas de Viana.

Era o que faltava tanta algazarra e, depois, nem um único Vianense. Até vi o Defensor.

Já agora, quantos Vianenses lá estavam, mais ou menos, no meio daqueles que iam de fora ?

17:44  

Enviar um comentário

<< Home