terça-feira, maio 31, 2011
O DESEMPREGO ESCONDIDO
Uma coisa é o desemprego oficial, estatístico e inscrito para efeitos de subsídio, outra a inactividade forçada ou voluntária daqueles ainda em idade activa mas que por uma razão ou outra já não estão inscritos para subsídio de desemprego. Desde a adesão à CEE que se foi mascarando o desemprego com a Formação Profissional. Os desempregados eram inscritos em Acções de Formação para serem retirados das estatísticas do desemprego. Salvo algumas excepções, aquela Formação Profissional era ineficaz não promovendo o acesso ao mercado de trabalho, pois não ensinava aquilo que as pessoas e as empresas necessitavam. E os nossos actuais problemas de competitividade são a prova da ineficácia da Formação Profissional. Devemos ser o país do mundo com mais formação em jardinagem de espaços públicos. Os Formandos recebiam uma bagatela do subsídio Comunitário que, em regra, alimentava uma nova classe de Formadores e de Formadores de Formadores, todos eles derivados dos Partidos Políticos e Organizações Sindicais, incluindo os Sindicatos Comunistas. Em regra o subsídio per capita chegava ao Formando como bolsa final reduzida a 20 ou 15% do valor inicial. E nem sequer eram os Formadores que ficavam com o grosso do dinheiro. Esses, nos últimos tempos, eram apenas recém-licenciados, mal pagos e explorados. Quem arrebanhava a massa quase toda eram as super-estruturas partidárias e sindicais que se financiavam à custa da Formação Profissional Comunitária.
Hoje em dia, esgotados os períodos de transição e os meios financeiros europeus, a Formação Profissional tem vindo a diminuir drasticamente. E inevitavelmente o desemprego estatístico vai subir. E se considerarmos também como desempregados alguns dos inactivos do rendimento mínimo (calcula-se que pelo menos metade dos beneficiários poderia trabalhar se quisesse ou houvesse trabalho), os números explodem para uns prováveis e plausíveis 20 % de desemprego.
Os elevados níveis de desemprego comprovam a inadequação da economia portuguesa ao estado actual das relações económicas internacionais. Comprova que o modelo económico-constitucional esteve sempre errado. E comprova a incompetência dos nossos professores catedráticos de economia. Porque se os outros países europeus escolheram há muito um modelo económico diferente do nosso e eles têm êxito e nós não, parece que a conclusão a tirar é muito simples.
O Plano da Troika, copiando apenas o que se faz nos outros países, vai-nos obrigar a fazer em 2 ou 3 anos parte daquilo que os nossos catedrátivos de economia e políticos por eles aconselhados não quiseram fazer nos últimos 37 anos. É por isso que o Partido Comunista está em pânico. Os Comunistas são os únicos pesarosos por perceberem que, finalmente, a Constituição Socialista/Comunista de 1976 foi revogada. Não por ter sido substituída por outra, não por ter sido vítima de revolução ou Golpe de Estado. Mas pura e simplesmente por ter deixado de ser praticável. É como um Rolls-Royce muito bonito e vaidoso que deixou de sair à estrada porque gasta 120 litros aos 100 Km e nos fica mais barato fazer como o vizinho: ir de scooter. O problema é que nos próximos 20 anos nem de scooter iremos. Estamos condenados a peonar.
Etiquetas: Alguns felizes têm uma bicicleta
segunda-feira, maio 30, 2011
O CLUBE DA TRANSPARÊNCIA
domingo, maio 29, 2011
sexta-feira, maio 27, 2011
VIGARICES NO FUTEBOL
No caso concreto de Roberto, um eventual crime de burla terá como vítima o próprio Benfica, surgindo Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus e o presidente do Atlético Madrid como potenciais autores dos crimes que estão a ser investigados.
Esta notícia só é importante porque se tivesse acontecido no Estádio do Dragão, já estava em circulação uma petição a pedir a pena de morte para Pinto da Costa e outra pela verdade desportiva e outra pela regularização fiscal dos Clubes. Num ano desportivo em que foi clara e inquestionável a origem da violência no futebol com repetições semanais de confrontos entre a Polícia e as claques de apenas um e só um Clube, em que foi claro e inquestionável o mérito desportivo de quem é competente e o fracasso de quem só usa bazófias, só faltava mesmo esta cereja no topo do bolo. Talvez aqueles que passam a vida a insultar os outros, pondo sistematicamente em causa a sua honorabilidade e a sua honestidade, ganhem mais um pouco de vergonha na cara. O ano desportivo foi ainda importante porque foi finalmente capturado o assassino do adepto do Sporting no Jamor que se evadira da cadeia e que conseguiu andar fugido à Justiça durante 10 anos. Como é membro de uma violenta claque benfiquista, obviamente que a comunicação social imputou a estranha situação apenas ao mau funcionamento da Justiça. Se o assassino fosse membro da claque de outro clube, os mesmos jornalistas não se coibiam de insinuar que "estava tudo comprado".
Mas a ser verdade que a contratação de Roberto serviu para desviar dinheiros em benefício do Treinador e do Presidente - conforme aquela notícia refere - , então já se tornam mais claras as razões pelas quais o Guarda-redes foi mantido jogo após jogo, apesar das péssimas exibições traduzidas, segundo alguns, em 12 pontos perdidos pela equipa só por força dos frangos do Guarda-redes. E assim se vê como os interesses pessoais do Presidente e do Treinador são colocados à frente do interesse da Equipa e do Clube.Esta notícia só é importante porque se tivesse acontecido no Estádio do Dragão, já estava em circulação uma petição a pedir a pena de morte para Pinto da Costa e outra pela verdade desportiva e outra pela regularização fiscal dos Clubes. Num ano desportivo em que foi clara e inquestionável a origem da violência no futebol com repetições semanais de confrontos entre a Polícia e as claques de apenas um e só um Clube, em que foi claro e inquestionável o mérito desportivo de quem é competente e o fracasso de quem só usa bazófias, só faltava mesmo esta cereja no topo do bolo. Talvez aqueles que passam a vida a insultar os outros, pondo sistematicamente em causa a sua honorabilidade e a sua honestidade, ganhem mais um pouco de vergonha na cara. O ano desportivo foi ainda importante porque foi finalmente capturado o assassino do adepto do Sporting no Jamor que se evadira da cadeia e que conseguiu andar fugido à Justiça durante 10 anos. Como é membro de uma violenta claque benfiquista, obviamente que a comunicação social imputou a estranha situação apenas ao mau funcionamento da Justiça. Se o assassino fosse membro da claque de outro clube, os mesmos jornalistas não se coibiam de insinuar que "estava tudo comprado".
Etiquetas: Vão dar lições de moral ao camões
quinta-feira, maio 26, 2011
RESULTADOS DA GOVERNAÇÃO
Votar contra Sócrates é castigar os governantes socialistas que mergulharam Portugal na recessão económica, no aumento galopante da dívida pública roçando a bancarrota, ao mesmo tempo que o desemprego "oficial" atinge 700 mil, os subsidiados de reinserção ultrapassam os 400 mil e os que desistiram de procurar emprego e que já não figuram como desempregados estatísticos são mais do que 200 mil. Basta ver os gráficos. Mesmo aqueles que por razões da sua vida estão ligados ao Partido Socialista, por favor, pensem no futuro dos respectivos filhos. Derrotar Sócrates nas próximas eleições é um favor que se faz ao país e também ao próprio Partido Socialista.
TRÊS MILHÕES
Domingos chegou ao Sporting que, segundo ele, tem mais de 3 milhões de adeptos. Ora, como está cientificamente provado que os maiores do mundo têm mais de 6 milhões só no Continente e Berlenga, excluindo Açores, Madeira e Ilhas Selvagens, e como sabemos que 900 mil pessoas não ligam patavina à bola, concluímos com facilidade que FCPorto e restantes Clubes regionais e provincianos dividem entre si os 100 mil adeptos restantes.
É caso para dizer que nunca tão poucos ganharam tanto. E nunca tantos ganharam coisa alguma.
De qualquer modo, felicidades para o Sporting e para Domingos, outro profissional competente tirocinado na Universidade das Antas.
De qualquer modo, felicidades para o Sporting e para Domingos, outro profissional competente tirocinado na Universidade das Antas.
quarta-feira, maio 25, 2011
REPULSA SUBCONSCIENTE
Tenho falado com amigos sobre o fenómeno de ordem psicológica que nos leva ao estado de insuportabilidade perante a presença de certas pessoas. Ou seja, pura e simplesmente não aguentamos partilhar o mesmo ambiente físico com determinada pessoa. É um nojo, uma repulsa psicológica que nos impele para a saída, na certeza de que se tivermos de falar com essa pessoa, necessariamente a temos que mandar para a prostituta da respectiva mãe.
Com Sócrates estou nesta fase. O delírio, a demagogia, a falácia barata, o oportunismo retórico agridem-me quando não consigo mudar de canal televisivo a tempo. O Fulano consegue na mesma frase dizer exactamente o contrário do que por outras palavras antes tinha dito , acusa os outros de serem exactamente aquilo que ele é, imputa aos outros o crime de dizerem aquilo que ele a semana passada sustentava como a maior das virtudes. O tipo está à deriva. Lembra-me aqueles assanhados advogados(as) que meteram a acção avaliando mal os riscos e quando percebem que a prova foi toda ao contrário, empolgam-se, barafustam, provocam, muitas vezes ofendem, antecipam teorias da conspiração justificativas do desaire mais que certo. E sobretudo falam alto. Porque estes gajos gostam, sobretudo, é de se ouvir a si próprios.
terça-feira, maio 24, 2011
LEVEM LÁ A TAÇA, NÃO CHOREM MAIS
SEGUNDO A WIKIPÉDIA, "a Copa Latina (português brasileiro) ou Taça Latina (português europeu) (fr. Coupe Latine, es. Copa Latina, pt. Copa Latina) foi uma competição realizada entre 1949 a 1957 por clubes da França, Itália, Espanha e Portugal. Durante o início dos anos cinqüenta, a Copa Latina foi um importante torneio de Futebol na Europa, este torneio nunca foi reconhecido como oficial, funcionando por convite, sendo equivalente aos torneios realizados no inicio da época um pouco por todo o mundo."
Ou seja, a Taça Latina teve mérito desportivo, seguramente, mas significa tanto como a Taça do Guadiana ou a Taça do Eusébio. Ou seja, tudo troféus que não são conquistados perante adversários que se qualifiquem, mas apenas perante adversários que se convidem, podendo-se escolher contra quem se vai jogar.
Ou seja, a Taça Latina teve mérito desportivo, seguramente, mas significa tanto como a Taça do Guadiana ou a Taça do Eusébio. Ou seja, tudo troféus que não são conquistados perante adversários que se qualifiquem, mas apenas perante adversários que se convidem, podendo-se escolher contra quem se vai jogar.
Pelo meu lado, façam a contabilidade conforme quiserem, incluindo ou não como troféu legítimo a já famosa Taça Latina.
segunda-feira, maio 23, 2011
A VINGANÇA DE HULK
Quando foi contratado, a imprensa vermelha tentou lançar a ideia do mau negócio que Pinto da Costa tinha realizado. A comprovação da teoria tem estado em campo, jogo após jogo. Como todos temos visto, em especial quando Hulk foi nomeado durante seis meses consecutivos como o melhor jogador da Liga. E se não foram seis meses foram cinco ou sete, o resultado é o mesmo. O ano passado um desonesto e comprometido juíz conseguiu, através de uma decisão meramente cautelar e provisória, que este fabuloso jogador estivesse impedido de jogar durante 18 jogos seguidos. A decisão final veio a aplicar 4 jogos, de onde se permite concluir pela manha do Juiz e pela sua intenção de anular o jogador mais influente da uma equipa directa adversária do Benfica. Para aqueles distraídos que ainda não entenderam certas reacções populares, algumas correctas, outras muito censuráveis, repetimos que esta manha do Benfica nunca será esquecida. Foi uma emboscada meticulosamente preparada que incluiu o prévio desvio de algumas camaras de vídeo, a provocação e a aplicação da medida cautelar à reacção com que se contava. Tudo planeado e preparado. Fizeram coisa muito parecida ao Braga, outro adversário directo. Foi com táticas destas que ganharam um campeonato. Anulando os principais jogadores das equipas adversárias. E mesmo assim à rasquinha. O futebol para alguns vive da magia dos artistas. Para outros nem por isso. Vale tudo. Pois bem, a vingança serve-se fria. E este ano o Benfica sofreu a maior humilhação da história. Mas foi uma humilhação desportiva. Só desportiva. Porque só o desporto está em causa. Porque a verdadeira vingança não se faz com as bolas de golf, que repudiamos e censuramos. Faz-se com resultados desportivos. Dentro do campo. E com as magníficas festas de contraternização entre adeptos de clubes diferentes. Desde que o Benfica não passe por lá. Também nessa vertente, o ano de 2011 foi espectacular. Face a todos os incidentes ocorridos em estádios de futebol pode-se comprovar quem são os violentos, quem pratica a violência e quem apela à violência. Por outro lado, podem-se aferir os resultados da pedagogia do fair-play que alguns clubes, mais responsáveis, têm dirigido aos respectivos adeptos habitualmente mais radicais. As vitórias do FCPorto desta época são a resposta às trafulhices benfiquistas de túneis e de ricardos costas. Comam, engulam, tenham vergonha e não voltem a repetir que, como se viu, acabam por se dar mal. Tremendamente mal.
domingo, maio 22, 2011
FESTA DA TAÇA
Estamos de saída para a Festa. Para o Estádio com menos condições de Portugal inteiro. Esperemos que a confraternização entre adeptos aconteça e que o jogo tenha muitos golos. Boa sorte para o Vitória de Guimarães. Contudo espero que o meu filho mais novo, na sua estreia em Finais de Taça, veja o seu FCPorto erguer o Troféu.
ACTUALIZAÇÃO: Tarde memorável que partilhei com o meu filho mais novo e com o Pedro. Os adeptos de ambos os clubes saíram do estádio em conjunto sem qualquer problema. A Equipa do Vitória foi aplaudida pelos adeptos portistas quando subiu à Tribuna. O resultado de seis a dois foi avassalador. Como diz a canção "Porto, meu grande amor, eu dou a vida para seres campeão", salvo seja.
sábado, maio 21, 2011
sexta-feira, maio 20, 2011
quinta-feira, maio 19, 2011
APOTEOSE
O autocarro avariou três vezes. Irra, que mau feitio. Depois de queimar um autocarro na Luz, escusavam de sabotar o que trazia a Taça. Deve ter sido ao passar nalgum túnel que fizeram o trabalhinho sujo do costume.
BOM DIA
(Crédito daqui.)
(A foto é de 2008, por isso o miúdo fotografado jé cresceu ao ponto de ser irreconhecível)
(A foto é de 2008, por isso o miúdo fotografado jé cresceu ao ponto de ser irreconhecível)
quarta-feira, maio 18, 2011
MELANCIAS EXPLOSIVAS
Na China as melancias estão a explodir sem explicação. Se fossem melões podíamos garantir que era a parte chinesa dos 14 milhões a não aguentar a pressão. Do tremendo. Melão.
A FORMA DO MELÃO
Em 2011 o único título em séniores obtido pelo Benfica, foi o Campeonato Nacional de Rugby Feminino. Por crueldade divina a bola tem a forma de um melão.
FORÇA FCPORTO!
Tem sido uma meia-semana de fair-play e de salutar convivência entre adeptos. O discurso dos dirigentes é normal, contido e cavalheiresco. Os treinadores são reciprocamente gentis e amáveis. Os jogadores falam de si, não falam dos outros. Não há vencedores antecipados, todos esperam pelo jogo para dar o seu melhor. Com esperança, lá no fundo, de ganhar a Taça.
Ainda me lembro do futebol ser uma festa destas. Antecipação contida, jogo sofrido e explosão (positiva ou negativa) final.
Doa a quem doer, e sei que vou magoar alguns amigos inocentes, mas isto tudo acontece porque o Benfica e as suas vitórias antecipadas, arrogâncias, ressabiamentos, ódios e violências não está presente. Certamente por coincidência cósmica, mas com o Benfica ausente já podemos levar os filhos em segurança ao futebol.
Desejo que ganhe o FCPorto naturalmente. Mas se ganhar o Braga não fico nem escandalizado nem com azia. As finais servem para serem jogadas. E logo à noite só pode haver dois resultados. Que ganhe o melhor em campo.
terça-feira, maio 17, 2011
segunda-feira, maio 16, 2011
CONJECTURA DE ALTA FINANÇA
Se o violador francês nos empresta dinheiro a 3,5 %, o finlandes, a 5,6%, só pode ser pedófilo.
ESTE PRESENTE QUE TE DOU
O Ministério das Finanças acaba de anunciar que vai enviar um brinde especial a todos os contribuintes para que se lembrem dos serviços a que os impostos que se pagam dão direito.
Ao que parece este brinde foi aprovado pela Troika e é já o resultado do esforço conjunto da coligação que se prepara para nos tratar da saúde, embora conte também com o contributo da equipa que cessa funções em breve.
Ao que parece este brinde foi aprovado pela Troika e é já o resultado do esforço conjunto da coligação que se prepara para nos tratar da saúde, embora conte também com o contributo da equipa que cessa funções em breve.
(enviado por um reformado)
domingo, maio 15, 2011
SOCIALISMOS
Se fosse em Portugal, o socialista francês safava-se. Mário Soares punha a maçonaria em campo, Sampaio telefonava ao Desembargador e o tipo ainda pedia uma indemnização. Mas o que me escandalizou a sério foi a notícia de que o Socialista francês, pré-candidato à Presidência da República, estava instalado num Hotel com a diária de € 2.000. Quanto ao mais, nem custa a acreditar que tenha sido uma armadilha para lixar a carreira política do socialista francês. Ademais, foi com uma gaja de 32 anos. Não foi com crianças. O que não sendo edificante, é muito menos mau.
Se fosse comigo, pensaria legitima e naturalmente que estava incluído no preço da diária. E, em vez de fugir, teria pedido o livro de reclamações.
Actualização: Lendo nos jornais as consequências em termos da desvalorização do euro face ao dolar, percebe-se que os americanos não são alheios à virgem de 32 anos que foi ofendida.