terça-feira, junho 21, 2011

RITALHADAS E TESES DE QUE

Perante os êxitos do FCPorto já vi Joaquim Rita ficar com a cabeça em diferentes formatos, mantendo muito embora a traça original de melão. Ontem à noite na SIC-Notícias e perante o riso incontrolado de satisfação do jornalista-moderador-isento do programa, Rita discorria sobre a "surpresa de Pinto da Costa" perante tudo o que se está a passar no Dragão. Em especial, era reafirmada a velha tese de que Pinto da Costa está a perder faculdades, engolido num vórtice de senilidade que, na tese do Rita, vai deixar o FCPorto sem solução a caminho do abismo desportivo. David Borges, por seu lado, conseguiu desta vez não fazer as habituais tristes figuras de cão raivoso, ciente da recente hecatombe e da falta de perspectivas sérias de superação do problema Vieira. Ribeiro Cristovão, talvez o último Senhor do Jornalismo Desportivo, circunscreveu a tónica do discurso nos aspectos éticos do momento da transferência de Villas-Boas, tendo utilizado até o adjectivo "garoto", assumindo estranhamente um partido na discussão - que nunca foi com ele - ocorrida entre Jorge Jesus e Villas-Boas a propósito de miúdos, garotos, graúdos e 'catadráticos'. O Jornalista, finalmente, babava-se descontrolado, sorria de contentamento sem conseguir dar um ar sério às perguntas. Ou seja, um típico programa desportivo na TV portuguesa onde os intervenientes são todos ronhosamente hostis ao FCPorto, ressalva feita à elegante hostilidade de Ribeiro Cristovão. Mas a grande ideia que ficou no ar é que os "portistas, sócios e adeptos estariam em excruciante agonia emocional devido à traição de Villas-Boas". Ora bem, vamos lá por partes:



1. A tese de que Pinto da Costa foi apanhado de surpresa é contrariada, desde logo, pela existência da Cláusula de Rescisão no valor de 15 milhões de euros. Talvez a mais elevada de sempre para um Treinador. Se oportunamente Pinto da Costa conduziu a situação contratual para a inclusão duma cláusula daquele tipo, obviamente que isso significa que Pinto da Costa antecipou a eventualidade de perder o Treinador. Isto é tão óbvio que até o meu mais novo de 11 anos de idade chegou lá sózinho.



2. A tese de que Pinto da Costa está a perder faculdades e está a ficar senil é contrariada, desde logo, pelos resultados da última época desportiva. Se o palmarés 2010/2011 do FCPorto evidencia senilidade do Presidente, então que se mantenha esse tipo de senilidade que os adeptos e sócios não se importam coisa alguma. Ademais, o que dói à cáfila é que o Homem ainda por cima apareça com namoradas boas.



3. A tese de que os adeptos e sócios estão em excruciante sofrimento é contrariada por algumas conversas que tenho tido com os meus correlegionários. A malta tem pena que a equipa, no seu todo, não seja sujeita à prova suprema da Liga dos Campeões no próximo ano. Até porque existia o sonho de voltar a repetir as duas principais Taças Europeias em anos consecutivos. Caso em que seria um recorde - mais um. E essa é a única (grande) frustração dos sócios e adeptos. Mas, mesmo que a equipa se mantivesse durante a próxima época, seria inevitável o seu desmembramento em 2012 por valores que dependeriam dos resultados desportivos entretanto obtidos. Eventualmente a antecipação em um ano do desmembramento da equipa, até poderá ser financeiramente mais favorável, pois todos os activos estão actualmente na sua máxima valorização, fruto da extraordinária época transacta. Aliás, basta comparar, à laia de anedótico exemplo, com a valorização - que não foi aproveitada (se calhar por castigo divino devido à batota dos tuneis) - dos activos benfiquistas o ano passado. Mantiveram a equipa e conseguiram a proeza de vender ao desbarato durante o ano os activos que no momento adequado teriam valido mais do dobro.



4. Mas a tese que não surgiu na boca dos comentaristas vermelhuscos - com ressalva do Senhor Ribeiro Cristovão - é a de que o FCPorto vai encaixar pelo menos 100 milhões de euros com a operação. Aquilo que para o Benfica não passa de um sonho impossível - valorizar activos num ano pelo valor de 100 milhões - ao FCPorto acontece com naturalidade, quase de improviso, vindo cair no seu colo resultados financeiros que outros só praticarão na PlayStation dos sonhos impossíveis.



5. Vamos perder Falcão ? Vamos perder João Moutinho ? Claro que vamos. Mas no conjunto serão pelo menos 70 Milhões (se não me atraiçoa a memória) que entram como contrapartida. Todos nós sabíamos que aqueles jogadores estavam a prazo no Dragão. Mais tarde ou mais cedo, eles iriam ser contratados por colossos europeus. É disso que o FCPorto vive. E tem vivido muito bem. Ainda por cima, com dois jogadores sacados aos adversários directos - se bem que o Sporting tenha sido compensado com razoabilidade no caso de Moutinho. O que significa que o lucro obtido com aqueles jogadores vale a dobrar, pois para lá do dinheiro positivo que entra em caixa, há a contabilizar o dinheiro virtual que Benfica e Sporting não realizaram por não terem sido eles a beneficiar das operações.



6. Até confesso que tenho pena da cláusula de Hulk ser tão elevada, o que pode inviabilizar um bom negócio. E o óptimo é inimigo do bom. Com uma cláusula de 50 ou 60 milhões o Hulk também integraria o Kit Azul.



7. Por isso, a única tese válida é a de que Pinto da Costa está a trabalhar em cima do arame, como sempre trabalhou, extraindo, regra geral, resultados financeiros e desportivos que os aprendizes de feiticeiro nem sonham como se faça. Mas trabalha em cima do arame devidamente protegido por uma rede contratual de cláusulas de rescisão que lhe permitirão cair de pé e sem se magoar.



8. Percebeu-se, ainda, a tese de que o FCPorto irá ficar sem as principais figuras abrindo caminho ao triunfo do Benfica. Regista-se a mesquinhez do sentimento de quem não aspira a ganhar por mérito próprio, mas contando apenas com a diminuição da capacidade dos adversários, pois tem sido desse modo que ultimamente têm competido, em especial nas secretarias e túneis. E por isso o contentamento era tão grande que o "isento" Jornalista nem se continha na sua alegria, passando o programa a rir parvamente. Boçalmente. Infantilmente.



9. Também ninguém teve perspicácia para perceber que os oficiais modos de ofendido que o FCPorto está a assumir perante o Chelsea não passam de uma estratégia negocial objectiva. "Zangado" o FCPorto não fará qualquer desconto, nem facilitará qualquer pagamento. Trata-se de criar um confronto psicológico com alguém que, por ter dinheiro a mais, não se importa de gastar o que for preciso para mostrar que é ele quem manda.



10. Disto tudo a única coisa que o Benfica vai aprender é a vantagem de incluir uma cláusula de rescisão avantajada no contrato do Treinador. Vamos ficar à espera que o contrato com Jorge Jesus apareça com uma Cláusula de 30 ou 40 milhões. Para todos nos partirmos a rir agarrados à barriga.



11. Mas Villas-Boas não é traidor ao FCPorto. Se o rapaz aos 33 anos tem a hipótese de assinar um contrato de 3 ou 4 anos a ganhar 5 milhões de euros por ano, obviamente que é o negócio da sua vida e da vida dos seus filhos e familiares directos. Ninguém tem o direito de obstruir um futuro desses e Pinto da Costa certamente que seria a última pessoa a fazê-lo.



12. O que eu acho no meio disto tudo, é que o FCPorto deveria obrigar Pinto da Costa a assinar uma Cláusula de Rescisão de 500 milhões, para o caso de o virem contratar para gerir outra equipa.


3 Comments:

Blogger aamorim said...

Custa muito, mesmo muito... mas tenho de concordar! Em tudo.

14:35  
Anonymous Anónimo said...

A DOR DE CORNO E D REVOLTA DOS ADEPTOS DO FCPPPPP É COMPREENDIDA.

NÃO Á CLAUSULA DE RESCISÃO QUE PAGE A HONRA DA PALAVRA E A CONFIANÇA PERDIDA NAS PESSOAS.

"A CADEIRA DE SONHO.." ERA BLUF O QUE INTERESSA É O MONEY E O PC FOI "COMIDO" PELA PALAVRA DE UM MIUDO.

UM ABRAÇO LAGARTO

15:21  
Anonymous Gabriel said...

Eu, apesar de simpatizante benfiquista, também concordo com tudo, e não custa nada. É a pura das verdades!
Houvesse muitos como ele, e não só no futebol. Só lhe falta acabar com as claques, tal como é sua opinião.

Um abraço

Gabriel

21:28  

Enviar um comentário

<< Home