quinta-feira, junho 16, 2011

PORTUGAL GENUÍNO

Festas populares grandiosas - no sentido literal do termo. Segundo a indicação de um conhecedor.



O meu Pai é originário daquele Distrito Transmontano e tenho de memória alguma informação. Existe uma sequência de Romarias que celebra as diferentes " Santas" - acho que são cinco, mas não tenho a certeza. Na nomenclatura local, uma "Santa" corresponde a uma Ermida dedicada a uma Devoção específica a Nossa Senhora. Cada uma das Ermidas está situada no topo de um monte e todas as Ermidas são visíveis entre si. A paisagem é avassaladora naquela zona das terras quentes transmontanas. Já visitei algumas, mas nunca com a sistematização de as elencar. Existe a Nossa Senhora da Pena, que corresponde à fotografia. A Nossa Senhora da Saúde em Sabrosa, Vila Real. A Nossa Senhora de la Salette em Campeã, Vila Real. A Nossa Senhora de Guadalupe em Mouçós, Vila Real. Na outra ponta do distrito, a celebérrima Senhora da Graça em Mondim, se bem que desconheça se esta está relacionada visualmente com as restantes pois tem o Alvão pelo meio. Quem é transmontano da zona e queira ajudar, faça o favor, pois a minha informação é incompleta. Se bem que o tema seja tão aliciante que justifique esta "meia" informação. Ademais se isto fosse um blogue que não dependesse dos contributos de quem sabe mais do que o administrador, nem piada teria. E uma coisa é de elementar cautela: nunca devemos falar das terra dos outros como se a conhecessemos muito bem. Quem é de lá sabe sempre mais do que nós.