quarta-feira, julho 25, 2007

RAIOS PARTAM OS HERÓIS



Vinokourov era o meu favorito. Caiu, rasgou os joelhos, andou a pedalar com soturas de 16 pontos. Conseguiu não perder muito tempo para os principais adversários. Com um fabuloso contra-relógio reentrou na candidatura aos primeiros lugares. Ganhou na montanha, ao ataque, fazendo lembrar os melhores dias de Jalabert e Virenque. Depois de um dia em que perdeu quase meia hora. Agora acusou doping. Dois tipos diferentes de glóbulos vermelhos. Os próprios e os de outra pessoa compatível. Elucidativo quanto à ocorrência de transfusão homóloga, segundo o 'ciclismo digital'. Ainda se desculpou que se tratava de alteração celular por causa das recentes lesões e sangramento. Foi excluído da competição. E a etapa de hoje, nos Pirinéus, que seria fabulosa nos ataques a Rasmussen. É que hoje é dia do Aubisque.

Kloden, o campeão alemão da mesma equipa, por tabela também abandonou o Tour. Já não o vou ver no último contra-relógio de 50 Km a atacar a amarela.

Sou contra as drogas no desporto profissional. Definitivamente. Mas as transfusões de sangue não me beliscam a ética. Até porque nos Logos Olímpicos de Montreal, um tal de Lassviren - ou lá como se chamava o marido da cabra da mãe dele que lhe deu o nome - roubou a medalha de ouro ao nosso Carlos Lopes nos dez mil metros com técnicas de auto-transfusão (ou homóloga) de sangue oxigenado em altitude, depois de ter feito 9.900 metros na boleia de Lopes. E ninguém lhe tirou a medalha de ouro que deveria ser nossa. É sempre a mesma coisa: quando é em nosso prejuízo já não faz mal...

Resta Contador para animar o Tour. O puto eléctrico. Que sobe dois quilómetros com inclinações de 8 e 10% ao sprint, como se estivesse em plano. Basta imaginar o dobro da Calçada de Carriche a ser subida ao sprint para se ter uma ideia da capacidade daquele jovem.

Por favor, Contador, não tomes nada, pá. Nem uma bica ou um cimbalino... Se estiveres muito aflito, bebe uma garrafinha das pedras que arrotas no fim e ficas consoladinho.
É que eu estou desesperadamente a necessitar de um herói. Depois do Ricardo do Francis ter emigrado para Espanha, já só vai restando o Mantorras...
correcção em 01.08.2007: as transfusões de sangue provenientes de um dador compatível chamam-se homólogas. As auto-transfusões dizem-se autólogas. Os textos seguintes devem ser lidos em conformidade.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E de dia pra dia, o Tour está cada vez pior amigo...tudo o que é desporto alta competição, perde a graça toda...o dopping é que ganha sempre.

10:11  

Enviar um comentário

<< Home