sexta-feira, julho 13, 2007

PERSISTÊNCIA RETINIANA

Ontem o meu mais novo, com os seus 7 anos de idade recém-completados, teve uma sessão de cinema no âmbito da Colónia de Férias. Trouxe para casa um prospecto que lhe foi entregue e que rezava assim:
"SABIAS QUE...
Nas primeiras décadas do sec. XIX os estudos sobre o fenómeno da persistência retiniana da imagem, dão origem a uma série de objectos que permitem reproduzir breves cenas animadas. O nome de muitos destes objectos deriva do verbo scopéo, que em grego significa "olhar".
TAUMATRÓPIO
Inventado em 1826, pelo inglês Dr. John Ayrton Paris foi o primeiro brinquedo de ilusão de óptica. "
Desde logo achei estranho que um inglês usasse um nome brasileiro de uma família tipicamente francesa. Mas sabemos que a malta do cinema europeu é alternativa. Confesso que li duas vezes para perceber o texto. E discorri que se tratava de material de propaganda que por lapso teria sido entregue às criancinhas da Colónia de Férias.
Mas o texto continuava:
" Se queres descobrir outros brinquedos de ilusão óptica visita a CINEMATECA JÚNIOR."
Ou seja, aquilo não era para adultos. Aquela linguagem era mesmo para crianças e destinava-se a suscitar interesse juvenil pela Cinemateca Junior.
Mas quem será a cavalgadura que a ganhar o bom dinheirinho de um Instituto Público se lembrou dum texto daqueles para crianças ? Até para adultos é um texto chato.
Já na Festa de Natal da Escola vi o meu filho de 6 anos com um cartaz a dizer "Coesão Social". Em casa perguntei-lhe o que significava. Ele respondeu que nem imaginava e que a Professora de Cidadania dizia aqueles coisas e outras ainda mais estranhas que ninguém entendia.
Mas não faz mal. Corrige-se o método mais tarde, nos exames do 9º ano com mais uma reforma no ensino.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o prospecto é para ser lido em casa pelos pais para lhes sacar mais dinheiro...

Qt à Professora de Cidadania, devia dar aulas na Faculdade ;-)

11:59  
Blogger Dinastia FilipiNHa said...

Sem dúvida, um prospecto perfeitamente adequado a crianças... Com certeza que a sumidade que produziu brilhante obra não tem filhos, sobrinhos, primos ou irmãos mais novos. Não terá sequer a noção do que será uma criança. Quem sabe, é amigo do Sr. Miguel Sousa Tavares e apologista da ideia que crianças com menos de 15 anos não devem sair de casa para não poluirem espaços públicos... BOA SORTE para o Carneirinho amanhã! Bjs.

16:50  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Vai lá ler um manual escolar. Pode ser do 7º ano e, sei lá, de Geografia, por exemplo. Ainda aí deve haver o da tua filha.
Vais ver que ficas cá com uma "persitência retiniana"...

20:27  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

E o Vasco Carneiro?

20:28  

Enviar um comentário

<< Home