quinta-feira, julho 19, 2007

ETAPAS OBRIGATÓRIAS


Programar um percurso de bicicleta, por estradas que se desconhecem e por vários dias é algo contingente. Qualquer errada interpretação do mapa pode acrescentar um vintena de quilómetros. Qualquer inesperada subida de 3 ou 4 km mais íngremes pode estragar o horário previsto de chegada. Qualquer lesão num joelho, ou um entorse num tornozelo (como me aconteceu o ano passado logo ao segundo dia em Arraiolos) pode limitar a quilometragem diária programada.
Ao contrário, acontecem dias em que só apetece pedalar. E nesses dias passamos para lá da meta prevista para a jornada.
E o método diário passa por começar muito cedo, pelas sete da manhã, tentar fazer o mais que se possa antes do almoço, pois a refeição quebra fisicamente e coincide com a hora de maior calor. Costumo não deixar mais que 35 Km para fazer à tarde. Até porque é preciso chegar ao destino do dia ainda a horas de se arranjar uma residencial ou uma pensão para o banho e a dormida. Também para lavar a roupa do dia no lavatório e pô-la a secar. Por isso, pelas 4 ou 5 da tarde convém já estar a descansar.
Ponderadas as variáveis previsíveis e conferindo um dia de desconto pelo meio para dar folga ao horário e não desenvolver pressões desnecessárias, conto estar em
A. Torre de D. Chama no dia 9 de Agosto.
B. Vila Pouca de Aguiar no dia 10 de Agosto
C. Lamego no dia 13 de Agosto
D. Mangualde no dia 14 de Agosto
Em Torre de D. Chama irei visitar o Gasusa e Clube de Ciclismo local que já demonstraram disponibilidade para me dar apoio. Não conheço o Gasusa, mas já sei que é amigo de um primo do Rui Bernardo, meu amigo e colega da Equipa LA- Alumínios.
Em Vila Pouca vou visitar os primos.
Em Lamego vou visitar o Carlos Augusto, meu amigo e colega na equipa LA-Alumínios.
Em Mangualde vou visitar o Zé Miguel em primeiro lugar, pois foi o único que ofereceu uma sopinha. Depois de 3 ou 4 malgas irei visitar os restantes amigos que não enumero por causa das susceptibilidades, não vá esquecer algum ou haver quem não goste da ordem da nomeação.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa tarde Amigo! Na ressaca dessas eleições espero que não tenha, saído afectada a moral pra essa Volta a Portugal by Carneiro!!!
O calendário parece me bem.
Já tinha visto o anterior escalonamento e deixo só um comentário daquilo que conheço, de Lamego a Mangualde serâo seguramente mais de 70 Km.
Costumo fazer o percurso até Vila Nova de Paiva.
A estrada é boa mas tem um 2ª cat. entre Tarouca e Porto da Nave que dá cabo de qualquer "piqueno" almoço! Mas é claro que estarei a disposição pra ajudar a ultrapassar esta meta de montanha.
Mais um aparte secar roupa a noite no interior norte será fracamente dificil, e falo por experiencia propria é que em Agosto as temperaturas descem á noite até aos 13 graus e a humidade tb aparece... afinal de contas essa Nação não é o Alentejo!!

17:37  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Nem acredito!
Arre porra, que pontaria!!
14?
Catorze de Agosto???
Chiça!!!

E por que não 16 ou 17 ou assim?

02:39  
Blogger José Miguel Marques said...

podes estar descansado que a sopa à partida (tua chegada) está garantia, mas creio que comes mais do que sopa, ou não?
cá te espero, e não só eu!!!!

09:01  
Blogger carneiro said...

Carlos Augusto,

Já contava em secar a roupa em andamento, num saco de rede que costumo colocar em cima do reboque ao sol. Seca dum lado e depois vira-se. Levo 4 mudas de roupa para a bicicleta. Deve chegar.

Essa subida por Tarouca é que tem de ser vista com cuidado. è melhor ou pior que a Arrábida pelo lado do Outão ?

Eu faço todas as subidas. è uma questão da velocidade. Mas com o reboque é mais complicado se a parede inclina muito...

Azurara, já percebi que não estás aí a 14. paciência. De todo o modo, eu não posso garantir datas. Basta a minha asma aparecer de madrugada e nesse dia em vez de 80 Km só faço 40. Se chover - e em Agosto chove sempre - não largo para a estrada e fico um dia mais nessa terra, etc.

Provavelmente só para 16 ou 17 é que aí chegarei....

Ou já estarei em casa, de táxi, por me ter chateado de andar feito parvo a pedalar sózinho pelo inóspito do país...

É férias, pá. Pensa no Luky Luck. Achas que o gajo tinha calendário para cumprir ?

Zé Miguel, 3 ou 4 malgas chegam, obrigado. E uma côdea de pão para não sair de manhã em jejum...

11:20  
Anonymous Anónimo said...

Cá pra mim, vais apanhar o gosto e andar o Agosto todo nisso...no Norte é que tá mais fresquinho...de noite ;-)

15:01  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Bom, assim ainda há hipóteses. Vou esperar que caia uma tromba de água...

00:46  
Anonymous Anónimo said...

Não a q preocupar, essa subida q eu referi de 2ª cat., tem 2 momentos q deve atingir os 10% mas são 300m + uns 150m, seguramente + fácil q a Arrabida!
Além disso comigo, n há q demoralizar!
E pla paisagem vale bem o esforço, a outra alternativa Lamego - Castro D´aire é mais suave mas para além de acrescentar + Km´s, de Castro D´aire, pra Vila Nova de Paiva ou Viseu sobe sempre mais, pois o Castro encontra se no vale do rio Paiva.
Força aí na preparação...
Que eu tb lhe estou a dar forte pra Sra da Graça!!!
Um abraço

16:52  
Anonymous Anónimo said...

Não podia deixar de te desejar uma boa estadia no Norte assim como excelentes pedaladas. Alem disso aproveita as boas subidas por essas bandas que dão bastante em que pensar

Um Abraço e boas férias

00:13  

Enviar um comentário

<< Home