terça-feira, novembro 11, 2014

"ABRIR CAMINHO A UMA SOCIEDADE SOCIALISTA"

Fátima Bonifácio. "Constituição não permite Governo de direita"

Historiadora considera que a Constituição é uma "aberração com 297 artigos". E acusa o PCP de ser um "obstáculo à aliança entre o PS e o PSD".

A historiadora defendeu que o sistema político em Portugal está desequilibrado à esquerda e que a Constituição - "extremamente estatista", segundo disse -  é uma "aberração com 297 artigos", que tudo regula.
"É uma Constituição socialista. Uma força política de direita que quisesse governar com um programa político de direita não podia fazê-lo com esta Constituição", disse a historiadora, que considerou o facto "lamentável".
"Em Portugal, não existe um partido de direita - todos se reclamam quando muito de centro-direita", afirmou ainda Fátima Bonifácio, que relaciona o facto com o 25 de Abril, "que apagou o Estado Novo" e leva a que parte da opinião pública não esteja institucionalmente representada.
A historiadora também acusou o PCP de ser um "obstáculo à aliança entre o PS e o PSD, porque o PS está sob a influência do campo de atração do Partido Comunista, que radicaliza o sistema político à esquerda".
Segundo Fátima Bonifácio, o PC "puxa os partidos do centro-esquerda para a esquerda, porque têm medo de ser considerados reacionários ou fascistas". "Vamos a ver como o novo líder do PS resolverá esta quadratura do círculo", concluiu.