domingo, setembro 28, 2008

XICLISTAS

Jornada épica. Pedalámos até haver luz. Uns ficaram na subida de Escoural pelos 130 Kapas, outros em Ferreira do Alentejo pelos 190 Kapas, dois deles - os com mais estilo ciclista - em Ervidel pelos 202/205 Kapas e o Ricardo prestes a chegar a Aljustrel pelos seus 208 Kapas. Atenção que a quilometragem acabou por não ser igual para os últimos resistentes, pois eu próprio na Gare do Oriente em Lisboa já tinha 6 Km à partida e o Piteira, que é o gregário, acaba por rodar mais do que os outros, pois vai lá á frente e volta atrás. O percurso do Ricardo acabou por ser o mais linear. Para lá dos pedalantes, salienta-se a colaboração paciente e eficaz do Motorista Carrajota, a disponibilidade do Maurício que levou a outra carrinha apesar de doente e febril - que nem vinho bebeu ao jantar, até parecia um padre daqueles -, o Torpedro do Ruuulaaateam (e mais 3 amigos dessa equipa, em especial a elegante Bibas escoltada, como é de lei, pelo Marido o NoFlat's, e o Artur) que nos acompanhou nos primeiro 30 Km e que me emprestou a pilha para o velocímetro, obrigando-me a ressetar ao Km 24 e a Maria Sulista que surpreendeu a caravana com cartazes de incitamento que distribuiu clandestinamente no percurso Alcáçovas- Ferreira do Alentejo. Numa viagem de mais de 9 horas a pedalar há muitas histórias de heroísmo. Não as vou esgotar agora. Nem a carga de água que levámos à saíde de Vendas Novas que me encharcou até às cuecas se fosse peça de vestuário que eu usasse habitualmente. Mas saúdo o Napoleão, que é daqueles que treinar é só para os outros e que, mesmo assim, atingiu os 190 Kapas em ciclismo e aguenta, segundo diz, assaltos de 3 minutos em karaté alentejano. Aliás, ele foi o móbil da operação. Tem uma óptima casa em Entradas - que afinal está a 232 Km de distância de Lisboa -, a Natália é uma simpatia, e levou-nos a jantar a uma Cavalariça que me surpreendeu com uma sopa de pão/açorda isotérica e mística e uma sandes de moela de fraca. Os lombinhos de porco preto foram roubados pelo Ricardo, que se lixou que aquilo eram lombinhos do lado do corno do porco. O Joaquim Miguel continua a partir a loiça toda, envergonhando os colegas que já pensam em levar pratos de papel do Noddy para evitar acidentes. O Ken, manhoso, anda no ciclismo só para os primeiros 50 Km e depois senta-se na carrinha à espera do jantar gritando à janela para nós pedalarmos mais depressa que se está a fazer tarde, o António Piteira, ainda mais manhoso, pois anda lá ao mesmo mas consegue não dar nas vistas assobiando para o lado, e o Mercks que quando toca a pedalar é um homem muito doente mas que sentado à mesa cura-se milagrosamente.

Em breve seguirão mais narrativas e fotos.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meter esses kapas todos no cabedal, para pessoal amador como nós, é mesmo um grande feito, muitos parabéns a esta malta, tudo bons rapazes!! Na próxima não falto :)
Quanto á chuva, afinal sempre apareceu né, e por aqui um calor do camandro... Grande abraço :)

19:49  
Blogger Pedro Alves said...

Isso é que foi uma volta para todos os gostos... ciclisticos e culiários.

O requinte dos cartazes de incitamento mostra o requinte da Baja

Boas Pedaladas

20:42  
Anonymous Anónimo said...

Carneiro,
quando eu e o Napoleão parámos em Ferreira do Alentejo já estávamos naquela fase de dar a bicla a um cigano.Só que não havia ciganos à vista.Vocês os três já estavam dentro da pastelaria.
Então o Nap disse:tenho uma proposta a fazer"NÃO QUERO MORRER AQUI".
Doutas palavras!Aí o Cangalheiro( dos outros) avançou e com ajuda dos que vinham no carro da vassoura da Junta guiado pelo incansável Carrajola,pegou em nós e atirou-nos para dentro da" carreta".Se o gajo não pára ao meu primeiro sinal de agonia,naquelas curvas feitas em derrapagem controlada que só o Mauricio sabe fazer,antes de Aljustrel,tinha vomitado aquele litro e meio de água que me obrigáste a beber e que ainda chocalhava no meu estômago.
Valeu-me o banho demorado(à Piteiras) e as uvas pegadiças ao prato do Nap que quando as consegui descolar deu o que deu.
Desculpa Napoleão!
Só continuo a não perceber porque é que a D.Natália disse que eu devia partir a louça toda.
Desconfio que o Nap também é como eu:não sabe,nem quer saber lavar louça.
Tenho que lá voltar e partir o resto do serviço,comprado de "trivela" na Feira de Castro.

20:43  
Blogger carneiro said...

Pedro Alves,

se lá tivesses estado, até te passavas...

Esta "organização" ao lado da Lxª-Serpa, foi como o baile dos bombeiros ao lado do Quebra Nozes pelo Bolchói...

Ai, amigo, se soubesse o que sofro a andar com estes gajos...nem te conto....eheheh

12:16  
Anonymous Anónimo said...

..só ainda não percebi que raio é «Baja»??

Anyway, estao todos de parabens pelo feito.
Até no meu carrito de linhas foi dificil fazer o trajecto -lindo de paisagens-, de estradas secundarias cheias buracos, altos e baixos das raizes arvores, subidas e descidas tipo montanha-russa, de porcos-pretos e arvores vermelhas (como convem no Alentejo) :-)


Eu cá saí de lx pelo meio-dia e a chuvada monumental apanhei-a qd ia a sair da auto-estrada em Montemor...nem o limpa pára-brisas deixava ver dois palmos à frente do nariz. Giro foi a partir de perto de Alcáçovas qd Vos ultrapassei...o resto já sabem...ehehehe

.

12:43  
Blogger Pedro Alves said...

Olá Carneiro,

Tou a ver que isso teve alguma "dinâmica"...
Em todo o caso desta vez não teve de se subjugar ao ditames do relógio. eheheh

Boas pedaladas

22:08  
Blogger carneiro said...

Se um dia destes o Pedro Alves passar na estrada e a malta começar a gritar "Olha o guru, olha o guru" não te admires...eheheh

A autoridade moral do Pedro Alves esteve sempre presente...só assim conseguia que os gajos bebessem água. O Napoleão cada vez que bebia salientava: "OH carneiro, olha que estou a beber..." ehehe

22:29  
Anonymous Anónimo said...

E eu até montei um suporte na minha KTM para levar àgua de beber.
Pois,que da outra que Deus manda havia em fartura lá para os lados de Vendas Novas e de Alcáçovas.
Eu que sou de sequeiro até gostei!
As empadas do Maurício é que desta vez me cairam mal:por isso parti o prato do Nap.
Desculpa,foi sem querer!Mas o sacana do Xiclista ,desta vez, não me tirou nenhuma fotografia e isso irritou-me.Amancebou-se com o Ricardo e com o Piteira,andaram sempre fugidos pelo meio do mato.
Para outra vez se não conseguir chegar ao fim,parto a loiça toda!

23:19  

Enviar um comentário

<< Home