domingo, agosto 31, 2008

PARIS-B(R)EST-PARIS 2011


Tirado daqui

O que é Audax?
As principais provas mundiais de ciclismo realizadas são: Campeonato mundial de ciclismo, Tour de France, Giro D’Italia, Volta da Espanha, Paris-Roubaix, Milan-San Remo. Essas provas consistem, em sua maioria, de competições de velocidade.
As provas de Audax são disputas de altíssima resistência e orientação em estradas, geralmente pavimentadas, destinadas também para praticante iniciante e ciclista de final de semana, não necessitando ser um atleta com bom desempenho. Este fato justifica a participação de muitos ciclistas. As provas Audax exigem disciplina e superação dos limites.
Não é uma competição, embora possa acontecer uma disputa sadia entre os participantes: o maior desafio é superar os próprios limites, pedalando cada vez mais longe. Por não ser competição, possibilita ao participante pedalar longa distância, com um mínimo de segurança, em companhia de amigos e conhecendo novas pessoas.Pedalar longa distância representa a necessidade de enfrentar calor, frio, sono, vento contra, longos declives, aclives e estradas sem curvas, escuridão da noite, solidão (algumas vezes) e outras dificuldades e perigos das estradas brasileiras. Também representa ter autonomia, preparo psicológico, conhecimentos e vontade de superar desafios. Exige reservar um tempo na vida para realizá-la, pedalar como se vivesse desde sempre sobre uma bicicleta ou como se fosse a única coisa a ser realizada para sempre. De certa forma, é esquecer o mundo real e brutal do cotidiano, reduzindo o stress e tentando superar tudo por um objetivo, sobre uma bicicleta.
São poucas as restrições para participar desta modalidade. Esse fato, aliado às possibilidades de participação de ciclistas de diversas idades e com os mais variados modelos de veículos (a pedal), favorecem a participação de novatos, pessoas de todas as idades, casais, e outros que pouco praticam esse ou outro esporte.
Todo tipo de veículo propulsionado unicamente pela musculatura humana (HPV) é permitido: reclinadas, tandems, triciclos, mountain bikes, Down Hill, speeds, tourings, patins, patinetes ou bicicletas Audax (uma espécie de touring de cromo muito leve, com pára-lamas e dínamo, muito usada nos Audax francês e inglês). Não há restrições quanto a tamanho das mesmas ou dos pneus e aros.
Todo participante deve assinar um Termo de Responsabilidade, onde consta que respeitará as leis de trânsito e a Natureza, informará a Organização de qualquer perigo e usará equipamentos de segurança. Além disso, todo participante poderá apresentar atestado médico, informando que está em plenas condições físicas para participar da prova.
O equipamento obrigatório é levado muito a sério, por questões de segurança e pelo fato de se pedalar muito durante a noite, em alguns Audax. São necessários colete refletivo, capacete, luz traseira e luz frontal (com possíveis pilha, ou baterias extras). Não é permitido nenhum tipo de apoio móvel. Somente nos Postos de Controle (PC’s) o participante pode receber ajuda externa. Tais Postos de Controle estão localizados, geralmente, a cada 50 km, onde o ciclista é obrigado a parar, para carimbar o Passaporte que possui em mãos. (é como um rally paper).
A maioria dos participantes carrega uma certa bagagem: luvas, capa de chuva, casaco, câmeras reservas (no mínimo, duas), ferramentas, pilhas, kit farmácia, fitas anti-furos (como a “Mr. Tuffy”, por exemplo), bomba de ar, kit conserto, roupa adequada para ciclismo (de preferência, com cores claras), caramanholas (“squeezes”), alimentos energéticos, como barras de cereais, salgados (castanhas, nozes, amendoins, etc.), doces (“mariolas”, “Power Bar”, etc.), líquidos repositores isotônicos, ou mesmo água, já que o Audax é realizado em qualquer condição climática.
Para o apoio logístico e fiscalização no trajeto, há as concessionárias ao longo do trajeto, também com a autorização e presença essencial das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.


Brevets
Em cada etapa são distribuídas medalhas e um Certificado de Participação para os que completarem o tempo máximo exigido. Além disso, todos os atletas que completarem a prova recebem um “brevet”, que habilita o atleta a participar na etapa seguinte. As competições são organizadas da seguinte maneira: para o brevet de 200km, não há requisito prévio. Ele habilita à participação no brevet de 300km. Assim, conquista-se a participação na etapa de 400 km, chegando ao ponto final da série: 600 km. Depois disto tem 1.200 km, praticado fora do Brasil. Os brevets têm um tempo máximo para serem completados, da seguinte maneira:

DISTÂNCIA KM TEMPO MÁXIMO
200km 13h30min
300km 20 h
400km 27 h
600km 40 h
1.200km 90 h

Um pré-requisito para concluir a prova é a observância do tempo limite para chegada. Para tanto, é importante manter um bom ritmo de pedalada, saber dosar e economizar energia, alimentar-se corretamente, além de treinar, para manter o preparo físico. Quanto maior o percurso do Audax, maior a necessidade de planejamento e de bons equipamentos, como a bicicleta, os acessórios e o vestuário.Para a série de 2008, há 32 provas marcadas em várias cidades do Brasil.Praticamente todo ano há brevet de 1.200 km em alguma parte do mundo, sempre organizado pelo ACP (Audax Club Parisien). No entanto, a cada quatro anos, na França, é realizada a competição Audax PBP (Paris-Brest-Paris), o mais famoso dos brevets. Com 1.225 km de extensão, essa prova é "Copa do Mundo" dos ciclistas de longa distância e chega a reunir 4 mil ciclistas.Por todas essas características, o Audax não é prova para criança. Comprovação disso é a média de idade dos participantes nas provas. No PBP de 2003, por exemplo, a média de idade foi de 44 anos.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Puxa...tava tudo a ir tão bem...ganda pinta de provas...assim é que é desporto e convívio salutar, sem competição...Até já tava com vontade treinar quando acordo p a realidade:

A minha hérnia...ou seja, os tempos máximos p cada etapa são impossiveis concretizar para quem nao pratique como tu, no minimo.

Mas p ti era óptimo!!
Ficava contente se pudesses ir :-)
..Tens que ir ao Brasil fazer essas três primeiras para poder ir à de França, nao é assim?

19:44  
Anonymous Anónimo said...

...300km em menos dum dia...pôrra!
...tu é que estás habilitado a isso..ainda ontem fizeste mais de 200km em 9horas :-)

19:46  
Blogger carneiro said...

Maria, os tempos admitem médias de 20 Km/hora. O que é acessível á maioria das pessoas.

A questão é o treino psicológico para tantas horas. E a qualidade do material; selim, pedais e guiador, onde o corpo toca no planeta.

No PBP é usual 30 % de mulheres e com mais de 40 anos...Por isso...

21:34  
Anonymous Anónimo said...

Aqui continuamos pedalando! E com muita técnica!
Obrigado pela visita e comentário no Varal. É verdade, só a risca do cabelo nos faz diferentes...rsrsrs!

Forte abraço

22:12  
Anonymous Anónimo said...

Ahhh...então falta tb levar uma boa almofada no rabiosque :-)


Mas nao disseste, vais a esse de França?







ps-falta um "R" no Brest do titulo do post né?

22:41  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Carneiro, para mim cada volta é um feito extraordinário, cada volta é um desafio para que na próxima tenha melhores sensações, tem razão, a Serra ajuda, mas quanto mais castiga, mais valor tem a chegada... tambem gostava de ter a sua coragem.
Quanto às fotos, algumas não são minhas, mas sei colocá-las no sítio certo. Grande Abraço cá do Cavaca da Covilhã e boas pedaladas.

23:04  
Blogger RUUULAAA TEAM said...

Como o camarada já viu, este ano eu e um "dos nossos", fizemos um Porto-Lisboa e numa das vezes, fizemos Ermesinde-Ortigosa-Ermesinde. Foram 350km, e digo-lhe amigo... É muito. Quando, através do amigo, tive conhecimento desses Brevet´s, e do PBP, fiz logo a média horária, e realmente parece pouco, mas pouca média equivale a muita hora a pedalar. E por vezes, ponho-me a pensar nesse PBP e a imagem que me vem á tola é que é a mesma distância que ir e vir de minha casa a Albufeira. Parece-me muito não? :)
Um amigo meu já fez Faro-Matosinhos directo, e vice-versa também, e parece fácil quando se fala, o problema é quando nos sentamos em cima delas... Adoro esse tipo de sacrifício, distâncias, mas acho que não seria capaz, talvez, de fazer por exemplo.... Viana-Sagres. Fiquei mesmo admirado ao ver aquilo! É obra.
Comecei-me a interessar mais por isso, e cheguei a "descobrir" um espanhol, que faz o Caminho Francês de Santiago, em 28h, e para o ano quer tentar baixar das 24h. apenas... UAU
Este ano já não será. Já fiz bastante e não quero forçar o corpo, agora vou mantendo, mas para o ano estou com ideias de fazer uma coisa dessas. Vamos ver no que dá.
Já agora, diga-me amigo... Não chamando-o de velho, mas mais experiente... Porque nos chamam tanta atençao este tipo de sacrfícios??????? Seremos, como algumas pessoas dizem, loucos? Acho que não.

09:27  
Blogger carneiro said...

"Não chamando-o de velho, mas mais experiente... Porque nos chamam tanta atençao este tipo de sacrfícios???????"

Amigo rula, O que vale mais: três quecas seguidas de 2 minutos cada uma, ou uma isolada de 57 minutos ?

É perguntar ás interessadas.

11:07  
Blogger Gonças said...

Excelente....muito bom.
Obrigado por me dar a conhecer este tipo de prova!
Abraço ciclista

11:00  

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