terça-feira, novembro 06, 2007

PONTE D. AMÉLIA




A ponte metálica Rainha D. Amélia será um das travessias do Tejo menos conhecida. Liga as margens em Porto de Muge, ali pelo paralelo do Cartaxo. Este ano ainda não tinha feito esta volta que me proporciona cerca de 145 Km.

Para quem não conhece: de Lisboa por Xira, vira à direita no Carregado, passa-se além da Azambuja, em Cruz do Campo (lembram-se dos frangos do campo ?) vira-se à direita em direcção ao rio por Vale da Pedra e Valada. Em Muge atravessa-se a ponte pelo passadiço dos peões, que o tabuleiro de 800 metros é de via única, de trânsito alternado o que obriga a parar no semáforo dez ou mais minutos. Já na margem esquerda do rio, apanha-se a Nacional 117 para sul por Salvaterra de Magos, Benavente e Porto Alto. Aqui viramos a oeste pelos 9 Km da recta até Xira e depois são apenas os derradeiros 35 Km até casa, ao banhito e à cabeça de garoupa que me aguarda sorridente. Pouco mais de 5 horas, média de 27,20 Km/h e quase 6700 Kcal. Pelo coração do Ribatejo.

Na Nacional 117 cruzei-me com a minha equipa que, desde o Seixal, ia em pelotão para Santarém, para almoçar e passar a tarde no FestivalBike. Fiz uma fotografias em andamento. Notei que alguns daqueles que menos confiança concedem do alto da respectiva aparência cool de ciclistas profissionais façanhudos foram exactamente aqueles que mais exuberantemente sorriram e acenaram para o fotógrafo. Vá lá a gente entender isto ou como alguns pensam que eu ando por aqui apenas para lhes publicar a imagem na net.

14 Comments:

Blogger Ricardo said...

Essa volta deve ser bastante engraçada e sem dificuldades de maior, tenho de arranjar uma bicicleta para ir contigo um dia. O pior é a dor que fica nas partes traseiras...

16:55  
Blogger carneiro said...

Para lá de serem mais de 5 horas com o coração entre as 140 e as 150 bpm, e de perder 4 litros de líquidos, não tem dificuldades de maior...

Estás muito confiante...

17:03  
Anonymous Anónimo said...

«Vá lá a gente entender isto ou como alguns pensam que eu ando por aqui apenas para lhes publicar a imagem na net.»

...fdp é o que não falta no mundo Caneiuu.

08:30  
Blogger Ricardo said...

Até tenho essa confiança, se tivesses a falar da volta que fazes no verão já era outra história, mas tentar fazer essa até arriscava, neste momento sinto-me bem capaz disso embora sei que não é fácil e que custa bastante, principalmente nos dias seguintes quando nos queremos sentar!

13:56  
Blogger carneiro said...

Então, Ricardo, ficamos marcados para Domingo, porque no sábado começo o curso e não vai dar. Partida minha casa às 8 da manhã. É melhor pedires á tua mulher para arrancar pelas 9 horas com o carro pelo mesmo caminho que estou convencido que a partir da azambuja vais precisar de boleia a qualquer momento. Digo eu, que já fui assim corajoso como tu.

14:50  
Blogger carneiro said...

Não queres marcar uma voltita de 60 Km ? Para se apalpar a forma ?

14:50  
Blogger Ricardo said...

Sim, é bem melhor apalpar uma dessas, sinceramente sei que me vai custar mas o que mais me preocupa é não estar habituado a estar montado numa bicicleta várias horas, as bicicletas são tudo menos cómodas. Mas acalma-te que ainda não sei se tenho bicicleta, não vá ele ter levado a "bicha" para o Alentejo.

15:50  
Blogger Ricardo said...

Outro pormenor, não tenho equipamento nenhum de ciclismo, só a garrafa para o "lift off", hehe!!

15:53  
Blogger carneiro said...

Olha Ricardo, eu não digo mais nada.

17:21  
Blogger Ricardo said...

Calma que um dia eu vou, relaxa!

17:54  
Blogger Ricardo said...

Olha, a bicicleta do sogro não é de corrida, quero comprar uma que dê para passeios domingueiros e pouco mais, que aconselhas dr? Ver se passo daqui a pouco por alguma superficie comercial e ligo-te de lá.

12:12  
Blogger carneiro said...

Oh Ricardo, se não tens bicicleta, nem roupa, nem ciclista, nem treino, sem selim almofadado, já pensaste comprar uma mota para ires comigo ?

14:07  
Blogger Ricardo said...

és mesmo mau feitio, ando aqui a ver se consigo desenrascar-me e levo com bocas dessas, assim vais com o BOB que já é bom!! Diz lá o que se deve comprar, ou não tens estudos para isso?

17:25  
Blogger carneiro said...

logo vi que o teu desejo era ires sentado no Bob.

Quanto à compra da bicla, vens cá baixo ao escritório para te mostrar uns sites e depois de escolheres marca e modelo, posso-te indicar uma loja ou uma tienda.

Mas se quiseres gastar só até 100 euros, então vai ao continente e compra a primeira merda que encontrares daquelas com travões em plástico.

23:45  

Enviar um comentário

<< Home