quarta-feira, agosto 29, 2007

MIGUEL TORGA


Nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho da Anta, Trás-os-Montes. Faleceu em 17 de Janeiro de 1995. O seu verdadeiro nome era Adolfo Correia da Rocha. Foi Médico. E o Poeta das Fragas Transmontanas.
Tive com ele uma relação conflituosa despoletada na obrigatoriedade escolar de o ler. Repudiei porque a poesia nunca pode ser imposta. Ou aderimos ou odiamos. Se calhar mais por capricho, por obediência ao princípio, odiei. Até recentemente.
Por coincidência, acabei por passar o dia do centenário do seu nascimento -12.08.2007 - pelas estradas que ligam Bragança a Chaves.
À chegada a Lisboa ofereceram-me o livro "Portugal". Li e percebi que tinha passado pela maioria dos locais descritos por Torga naquele seu roteiro nacional comparativo de fragas, águas, almas e emoções.
Sem querer - como acontece com tudo o que é verdadeiramente importante - acabei por celebrar o Centenário de Torga a visitar os estímulos visuais, tácteis, feromonais, que provocaram a sua escrita e suscitaram a sua contemplação.
Que sorte que eu tive em ter sido iniciado na escrita de Torga desta maneira !

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu tb adorei lê-lo no liceu :-)



Sulista

14:54  
Blogger Dinastia FilipiNHa said...

O meu primeiro contacto com o Miguel Torga também foi na escola. Mas nem a obrigatoriedade de o ler por imposição me impediu de devorar cada palavra de "Os Bichos" e adorar. Foi só o começo... E é fantástico que coloques aqui alguns trechos que, certamente, retratam tão bem o que os teus olhos viram. Bjs!

22:45  

Enviar um comentário

<< Home