quarta-feira, janeiro 17, 2007

PROVEDOR DO INATEL


Exmº Senhor Provedor do Inatel,
Escrevo na qualidade de associado do Inatel e de utilizador do Estádio 1º de Maio em Lisboa.
Em especial os associados que praticam marcha, corrida ou jogging pelos percursos desenhados no perímetro do Estádio são agredidos quer por fumadores de tabaco - funcionários internos ou externos, vigilantes em final de turno, visitantes, etc. - quer pelo barulho ensurdecedor e muita poluição gasosa emitida pelo motocultivador em serviço naquelas instalações.
Num local destinado à prática desportiva ao ar livre, parece que faria todo o sentido a proibição de fumar. Em especial na época mais fria o fumo dos cigarros tem mais dificuldade em dissipar, obrigando quem anda a correr pelo mesmo espaço frequentado pelos fumadores a meter a cabeça exactamente na nuvem que o fumador deixa atrás de si.
Por outro lado, o motocultivador, para lá do barulho estridente que provoca, liberta gases de combustão tóxicos, sem qualquer filtro, já que aquele tipo de motores são pouco sofisticados em termos de protecção do ambiente.
Parece, assim, que faria todo o sentido que os veículos de serviço naquele Estádio fossem equipados com motorizações mais amigas do ambiente e do aparelho respiratório dos associados que têm direito a praticar corrida e marcha se forma saudável.
Na certeza de que os bons ofícios do Senhor Provedor serão mobilizados nesta justa causa, apresento os melhores cumprimentos.