DIVERSAS CONSTITUIÇÕES
Vim agora a re-descobrir a bibliografia de Direito Constitucional do 1º Ano do Curso de Direito que tinha arrumada nas prateleiras mais altas das estantes, a propósito das necessidades bibliográficas do meu Miguel que anda a queimar as pestanas com estas matérias. Possuo as duas colectâneas organizadas pelo Prof. Jorge Miranda, o Pai da Constituição de 1976.
Já nos anos 70 a nossa Constituição não passava de um manifesto político dos anos sessenta. Chegara atrasada. Nos dias de hoje, então, não passa de um grotesco texto programático e ideológico que parte do princípio de que se pode estipular, por força de lei, a felicidade e a riqueza dos Povos. Ainda por cima, estipulando que tipo de felicidade é admitida, ou seja, estabelecendo o padrão que a geração de Maio de 68 achava que era admissível.
A nossa Constituição não precisa de ser revista. Nós é que precisamos de uma Constituição toda nova. Em especial uma que consagre um único direito fundamental: o direito de o contribuinte não pagar para o Estado mais do que 10 por cento da riqueza que produza.
Depois, poderemos pensar em refundar ou refazer o País. Se ainda sobrar alguma coisa que valha o esforço.
Depois, poderemos pensar em refundar ou refazer o País. Se ainda sobrar alguma coisa que valha o esforço.
1 Comments:
Kamarada Carneiro...
Vou aproveitar o seu espaço por aki e me aproveitar da sua experiencia... daqui duas semanas vou para PORTUGAL a trabalho, mas vão sobrar 3 ou 4 dias para conhecer um pouquinho, pode me passar umas dikas do que considera imperdivel? Primeiro vamos para AVEIRO onde vou conversar com o cliente... depois tenho o resto da semana praticamente livre...Pensei de lá conhecer a SERRA DA ESTRELA, depois voltar por FATIMA e de LISBOA sair p/ visitar EVORA e SINTRA... que talz? quaisquer sugestões serão bem vindas.
Valeuz,
JOPZ
P.S. eu já vi que em AVEIRO tem bikes pra utilizar e conhecer a cidade.. gostaria de saber se lisboa também tem bikes para turistas....
abração,
JOPZ
Enviar um comentário
<< Home