segunda-feira, dezembro 19, 2011

CORRIMÕES E PONTAPÉS NA GRAMÁTICA


O Mais Futebol e a TVI - esta também em directo no pequeno ecran - deram conta dos CORRIMÕES arrancados. Adivinha-se que os pontapés tenham sido desferidos com os pés e os socos com as MÕES.

Em tempo: A SIC também fala em corrimões. Desconfio que tenha sido a Acusação do MºPº ou a sentença do Tribunal a largar a erudição. E o pessoal do jornalismo, que não pensa, que não sabe pensar e que funciona em reflexo condicionado, foi atrás.


Mais em tempo: A RTP também fala em Corrimões. Desta vez citando expressamente a sentença. Afinal parece que foi mesmo o Senhor Juiz a exercitar a erudição populista.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ambas as formas são actualmente aceites. Foi um daqueles casos que tanto se insistiu no erro que decidiram deixar de lutar contra ele.

21:42  
Anonymous NC said...

Não parece haver consensualidade entre os linguistas no que respeita à exclusividade do plural "corrimãos", sendo, na breve pesquisa que fiz, igualmente aceite o plural "corrimões" por gente qualificada. Aproveitei também para ir à procura do esclarecimento, "Pais-Natal", como se ouve todos os dias nas tv's, ou "Pais-Natais", que não parece muito lógico porque os pais podem ser muitos mas o Natal é só um...E no fim, "Pais-Natais" é que é mesmo a forma correcta...

12:23  

Enviar um comentário

<< Home