CORRIMÕES E PONTAPÉS NA GRAMÁTICA
O Mais Futebol e a TVI - esta também em directo no pequeno ecran - deram conta dos CORRIMÕES arrancados. Adivinha-se que os pontapés tenham sido desferidos com os pés e os socos com as MÕES.
Em tempo: A SIC também fala em corrimões. Desconfio que tenha sido a Acusação do MºPº ou a sentença do Tribunal a largar a erudição. E o pessoal do jornalismo, que não pensa, que não sabe pensar e que funciona em reflexo condicionado, foi atrás.
Mais em tempo: A RTP também fala em Corrimões. Desta vez citando expressamente a sentença. Afinal parece que foi mesmo o Senhor Juiz a exercitar a erudição populista.
2 Comments:
Ambas as formas são actualmente aceites. Foi um daqueles casos que tanto se insistiu no erro que decidiram deixar de lutar contra ele.
Não parece haver consensualidade entre os linguistas no que respeita à exclusividade do plural "corrimãos", sendo, na breve pesquisa que fiz, igualmente aceite o plural "corrimões" por gente qualificada. Aproveitei também para ir à procura do esclarecimento, "Pais-Natal", como se ouve todos os dias nas tv's, ou "Pais-Natais", que não parece muito lógico porque os pais podem ser muitos mas o Natal é só um...E no fim, "Pais-Natais" é que é mesmo a forma correcta...
Enviar um comentário
<< Home