sexta-feira, dezembro 16, 2011

COISAS DA LUA



Parece que as luas inspiram canções fabulosas, favorecem a pesca ao robalo e, segundo irei confirmar em breve, interferem com a germinação das plantinhas em alfobre. Hoje lancei as sementes de 4 espécies diferentes no Tabuleiro 1 em turfa leve. Intervalado de duas semanas irei semear cada um dos restantes tabuleiros, para que obtenha, para transplantação, plantinhas ao longo dos meses. Sendo para consumo próprio não fazia sentido obter grandes safras pois os frescos não permitem armazenamento. A ideia é funcionar em círculo fechado: semear em alfobre, plantar em canteiro, colher e consumir com 6 tabuleiros em rotação constante, sendo que as quantidades tenderão a ser doseadas de modo a que nas duas semanas de intervalo entre "colheitas" se esgote a colheita anterior. Cenouras, alfaces, couve penca e courgetes para início de conversa. Pelo final do mês semeio outro tabuleiro com igual proporção.
Para dar sorte, semeei ao som dos Moonspell. A fabulosa Fullmoon Madness, com um extraordinário solo de guitarra eléctrica.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous raliv a. said...

Sou visitante assiduo do seu blog acompanhei ao pormenor a sua empreitada pois fiquei curioso para vêr o que ia sair e cheguei à conclusão que afinal um advogado com uns treinitos até pode dar «água pela barba» a alguns que se dizem profissionais na matéria por isso mesmo nota positiva 8 para pedreiro 6 para trolha.

Penso que agora falta fazer uma estufa aí com uns 100 m2 em material rígido proprio com a finalidade de antecipar as culturas de primavera prolongar as de outono e canalizar a agua da chuva para a cisterna em vês da agua do chão.

Quanto as culturas mencionadas ao ar livre cenoura sim alfaces talvês (tem de ser da epoca)penca não (vai grelar) corgete não (só para março).

Tabuleiros se forem de germinação convem estar pousados em cima de terra.

Boa sorte. (não sei pôr virgulas)

14:23  
Blogger carneiro said...

Obrigado pela simpatia. A "coisa" fez-se mas desperdicei muita materia-prima. è da falta de treino.
a estufa é outro projecto. Se calhar vou começar por arcos de 3 metros de semi-perímetro que, depois de enterradas as pontas, deve dar 1,8 m de área de implantação útil. Ainda lá tenho varas de ferro que sobraram da cúpula para experimentar.
Começo por um estufim e logo vejo o resultado.

17:36  

Enviar um comentário

<< Home