terça-feira, março 17, 2009

CERTIFICADO DE APTIDÃO

O Carneiro mais novo obteve o Certificado de Aptidão competitiva no passado sábado, 14 de Março, em Santa Susana e Pobral. Significa isso que o patinador completou os sucessivos requisitos de qualificação, passando pelos 4 graus iniciais, Certificado de Iniciação A, Certificado de Iniciação B e agora o Certificado de Aptidão que lhe permite inscrever-se em campeonatos Distritais e Nacionais. (E também Europeus e Mundiais, se for seleccionado.)
Desde os 4 anos de idade, foram 4 anos de treino bi-semanal, milhares de quedas, algumas medalhas, alguns podiuns e muita alegria, muito empenho, muita conquista, muita superação e, sobretudo, muito prazer na patinagem.
O Vasco desde que ingressou no Alverca deixou de ser o único no seu escalão - como acontecia no Benfica - e passou a treinar (para lá das dezenas ainda em fase de aprendizagem) com mais cinco miúdas da idade dele, qualquer delas com futuro na patinagem. Os treinos são muito mais interessantes e o próximo campeonato Distrital de Lisboa de Infantis vai ser um caso sério. Sem desprimor para outros clubes e patinadores, o Alverca tem uma equipa de Infantis muito acima da média.
Nos Distritais joga-se a qualificação para os Nacionais Intercalares, pois são apurados os 7 primeiros qualificados de cada uma das Associações Distritais do país.
No Campeonato Nacional Intercalar só são classificados para o Campeonato Nacional absoluto os 25 primeiros classificados. E depois é que é a sério. Para as medalhas.
Para os rapazes é mais fácil do que para as raparigas, que são muito mais numerosas, e têm que fazer mais pela vida para obter uma das primeiras sete posições distritais. E só isto prova que a concorrência é benéfica à evolução, pois o sector feminino da patinagem é, em regra, muito mais evoluído do que o sector masculino.
Mas o mais importante na Patinagem é a capacidade dos miúdos arriscarem uma exibição em cima de rodas perante centenas de pessoas, arriscarem a queda, re-erguer, concentrar, prosseguir até ao fim e sujeitarem-se à avaliação de 3 ou de 5 juízes que os vão classificar de imediato e em público.
Garanto que 95 % dos adultos que conheço nunca se sujeitariam a um exercício de humildade e de carácter deste tipo.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Orgulho de pai.Parabéns!
Haja saúde.
jm

20:40  
Blogger pulanito said...

amigo...
desejo um futuro para os teus maior ou igual do que desejo para os meus.
Parabéns pelos filhos que tens...
E ainda por cima são fãs do Sam The Kid...ganda malha

23:07  
Anonymous Anónimo said...

O verdadeiro desporto de formação que devia ter muito mais apoio do que aquele que tem. Se fosse futebol, se tivesse empresários ou se servisse de catapulta para promoção de carreiras políticas...Há 2 anos tive oportunidade de assistir aos Campeonatos da Europa de Corridas em Patins disputados na pista de Canelas-Estarreja e à maratona Canelas-Ovar no último dia. Coisa linda!!! Ver de um ponto alto uma corrida de mais de uma centena de atletas a grande velocidade pela estrada fora é um espectáculo inolvidável de cor e movimento. E o incrível (ou talvez não, estamos em Portugal...) é que uma prova daquela envergadura, organizada exemplarmente, quer no aspecto social, quer no desportivo, por uma pequena colectividade de uma freguesia com talvez não mais que 2500 habitantes e em que estiveram presentes delegações de 16 ou 18 países tenha sido practicamente ignorada pela comunicação social...

11:39  

Enviar um comentário

<< Home