sexta-feira, julho 18, 2008

MORALISMOS


A propósito do Ricardo Riccò ter sido apanhado nas malhas do doping, o amigo sempre na roda escreveu (...) informo apenas que o nova substância chamada CERA (Continuous Erythropoiesis Receptor Activator), é um novo produto usado nos tratamentos do cancro e só entrou no mercado comercial este ano. Este novo produto tem uma longevidade muito maior, o dopante não precisa de injectá-lo tantas vezes para produzir o mesmo efeito que os produtos mais antigos. Sabe-se que no Giro ainda não havia processo para detectar este novo produto..."

Pelo que julgo saber, o controlo do hematócrito - grosseiramente, percentagem de glóbulos vermelhos por unidade de sangue - é feito por comparação com registos anteriores. E se ocorrer uma variação significativa, isso indica que o atleta usou um produto que estimulou esse aumento. Por norma, a Eritropoietina. Ou seja, por cada toma de produto, o hematócrito revelava um pico denunciador. Mas se a EPO não causasse esse pico e permitisse manter um nível constante de elevado hematócrito, então já não seria facilmente indiciável. A desculpa era que o atleta já tinha à partida um hematócrito muito elevado, por razões genéticas ou de treino específico.
Pelos vistos a CERA veio resolver esse problema das variações bruscas do hematócrito, pois bastam 12 injecções mensais para que o atleta mantivesse o hematócrito constante ao longo do ano.
Agora descobriram esta mensal, mas ainda vai surgir uma outra em que bastará uma injecção por ano, e depois uma injecção a cada cinco anos...
A propósito do inexplicado abandono que a Rabobank impôs a Rasmussen quando este liderava o TOUR dei por mim a conjecturar sobre a hipótese de eu ser o Director de uma Equipa, saber que um atleta meu usava um produto novo, ainda não detectável, que na presente época ainda escaparia à vergonha do doping, mas que mais tarde ou mais cedo seria apanhado. As alternativas eram três: continuar como nada se passasse e arriscar; revelar tudo às autoridades, o novo produto, os meandros comerciais, etc.; ou obrigar o atleta a desistir, invocando uma outra qualquer razão. Com esta terceira alternativa, não reconhecia publicamente que sabia do doping, não entalava muito o atleta, dava um ar de honestidade genérica e acautelava o futuro da equipa de forma a que não me pudessem vir a acusar de conivência. Mas isto é só uma especulação.
O desporto profissional não vive sem o uso de substâncias que melhorem o rendimento físico. Os regulamentos estabelecem níveis máximos de cada um desses produtos que um atleta pode exibir quando for controlado. Por isso, a regra é poder tomar todos esses produtos, DESDE QUE NÃO SE ULTRAPASSEM OS LIMITES.

Paralelamente, vão-se desenvolvendo drogas novas, que se vão utilizando enquanto as autoridades desportivas não descobrirem que essas drogas existem e enquanto não estabelecerem os limites até aos quais será legítima a sua utilização.
É um eterno jogo do gato e do rato que, em última análise, suja toda e qualquer vitória de um atleta, pois que o ganhador deste ano poderá estar a utilizar uma droga que só daqui a 5 anos vai ser descoberta pelas autoridades, quando o atleta já não puder ser controlado. Foi este raciocínio que os franceses aplicaram a Armstrong, tentando denegrir as suas vitórias. O que até faz sentido, dado que ciclistas como Zabel e Rhiis vieram agora declarar que há dez anos atrás usavam EPO, numa época em que as autoridades a não conseguiam detectar. E sabendo nós que a testosterona aplicada artificialmente pode desenvolver tumores testiculares...
Ademais, o próprio treino traduz uma forma de doping. Pois o atleta intensifica o exercício para estimular a criação de mais fibras musculares, mais glóbulos vermelhos, enfim, para desenvolver de forma pouco natural todos os compostos orgânicos e químicos de que o seu corpo necessita para poder ter mais força, mais rapidez, mais elasticidade. O treino em altitude, para reforço do hematócrito, é uma prática habitual na alta competição. Há uma Triatleta que dorme numa tenda isobárica para obrigar à criação de mais glóbulos vermelhos. E, neste particular, fico a pensar qual a diferença entre esta prática e a auto-transfusão. Se o sangue que o atleta usa em auto-transfusão for seu e só seu e enriquecido em altitude com o seu treino, não vejo como esta prática não possa ser legítima. O sangue que usa está enriquecido, mas foi com o seu esforço de treino. O que interessa se esse treino aconteceu hoje de manhã ou o mês passado ?...

Ou seja, mais vale que se liberalize o doping. Acabam-se as dúvidas e todos passam a estar em igualdade. Os limites seriam apenas os da garantia da vida do atleta. E o médico de cada equipa que se responsabilizasse.
Aliás, no culturismo o doping é admitido. E usa quem quer. E arrisca quem quer.
Viver-se neste clima de falsos moralismos é que não vale a pena. Haverá algum ciclista que, numa qualquer época da sua carreira, não tomou um "revigorante" de legalidade duvidosa ? Agostinho não foi apanhado, sendo célebre a sua frase "isto não vai lá só com bifes" ? Venceslau não foi apanhado ? Diminui a minha admiração por eles ? Claro que não.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Carneiro, é mesmo isso.o teu raciocínio e as afirmações teóricas também me parecem estar certas.

Há muita hipocrisia no meio de todas essas polémicas.

E mais grave é o facto de todos os anos estimularem os atletas a bater marcas anteriores,obrigando-os a subir rampas cada vez mais ingremes e longas,pedindo-lhe médias mais altas,promovendo cada vez mais o espectáculo directo e televisivo e exigindo constante superação,elevando os desgraçados ciclistas à condição desumana de super-homens....Lamentável.

18:40  
Blogger Arioplano said...

Caríssimos, eu não acho que seja por isso ou pelo menos exactamente assim. Recuando às primeiras edições do Tour, lá estava o doping. As rampas são as mesmas, a frequência com que aparecem e a distância de algumas dessas etapas é que vai aumentando. Mas se melhoraram as condições de treino, os equipamentos e tudo no ciclismo, é normal que aumentem as dificuldades.
Faz-me mais confusão que a própria UCI permita o uso de algumas substâncias em níveis tão elevados. Quem anda no limite...
O doping liberado também não resolve de vez a questão porque aí passará a liderar quem tiver o melhor laboratório, com prejuízo para o treino. De resto acredito que actualmente todos eles correm mais ou menos em condições semelhantes, sendo que os "apanhados" são os azarados a quem falha a combinação vencedora. O que lixa a parte da falsa moral, eu sei.
Obviamente nada disto me faz gostar menos do ciclismo. E quanto aos discursos do "é a morte do ciclismo e do tour" que já vamos ouvindo, são os mesmos idiotas de sempre que acreditam que o seu desporto favorito, seja ele qual for, é a montra da virtude, e/ou aqueles que, como diz o Carneiro, nunca deram ao pedal.

23:40  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Estou absolutamente contigo.
E até digo mais:
Tenho dúvidas de que a "verdade desportiva" seja adulterada pelas ditas substâncias e/ ou técnicas, pela simples razão de que todos as usam, mais miligrama, menos miligrama.

02:08  
Blogger SempreNaRoda said...

Boa noite.

É certo que atletas a tomar doping existirão sempre, tal como drogados existirão sempre, no entanto não podemos permitir essas atitudes. Mesmo que haja infractores temos que condená-los e puní-los.

Ainda para mais no desporto que tenta passar uma mensagem de saúde, apesar de na alta-competição já quase totalmente desfigurada da realidade, é verdade.

No entanto penso que no ciclismo as coisas estão a melhorar, as equipas com programas de controlos internos são uma prova disso. Ainda haverá muitos Tour com casos como o deste e último ano, até os corredores perceberem que um dia serão apanhados e as equipas zelarem pela limpeza dos seus corredores, em vez de se afastarem e olharem para o lado, mesmo sabendo que estes andam a infringir as leis.

Em relação ao comentário do anónimo, também não concordo com o facto do doping estar directamente relacionado com a dureza das corridas.
Em outras modalidades como o baisebol, natação, atletismo (100m) também há casos de doping. Haverá sempre doping e não é por causa das distâncias ou dificuldades do percurso, são os atletas que fazem o desporto duro independentemente de outras adversidades.
No entanto há alguns records que já não são batidos, tais como algumas subidas feitas por Pantani, por exemplo...

02:34  
Blogger Pedro Alves said...

Olá,

Acho uma tristeza esta corrida ao fármaco indetectável.
Recordo-me que por volta de 2004 morreram de ataque cardíaco o Dennis Zanette, o Jimenez, Fabrice Salonson e mais uns 2 ou 3. No ciclismo isto é entendido como tiveram "azar" ou " ariscaram demais"... Não me lembro de nenhum outro desporto onde morram atletas como moscas e nada se passe ano após ano.
O doping para mim não é uma questão de estar do lado dos bons ou dos maus ou de ser "o sistema". É mesmo uma questão de falta de carácter de todos os envolvidos. O que no meu caso, diminui claramente a minha admiração pelos envolvidos. Mais grave torna o doping uma banalidade perigosa para praticantes anónimos.

01:29  
Blogger NGarcia said...

Acho que o DOPING NUNCA DEVERIA SER LEGALIZADO.

Estamos a testar humanos e não farmacêuticos.

As provas estão mais fáceis do que eram a dezenas de anos atrás (quando ainda nem se sabia o que era o Doping).

É ridículo... são profissionais... o nível é grande sim senhor.. a pressão é muita.. bla bla..
Foquem-se só numa prova e trabalhem para ela... nos tempos modernos um atleta se quer vencer só se pode focar numa prova... trabalhe para isso dedique tudo a isso e vai ver que consegue.. o Mellow Johnny conseguiu 7 vezes e foi Detestado pelos Franceses e o atleta mais testado de todos os tempos e nunca encontraram NADA.

Trabalhem e sejam aquilo em que estão..... Atletas profissionais, cheguem até onde possam com respeito, honestidade sem atalhos sem aldrabices.

Cumprimentos

NG

01:55  
Blogger Arioplano said...

Pois, eu, acho que se percebia, não sou a favor doping. O que é diferente, e é o que afirmo, de continuar a gostar da modalidade apesar dos casos. Como continuo a gostar de atletismo, de ginástica desportiva, de basquete, and so on. O que me irrita é a sede de sangue dos opinadores cá do burgo, que só se lembram de que o ciclismo existe para tentar fazer dele o vilão das modalidades. E é inútil fazerem-se de virgens, todos são ajudados por qualquer coisa em todos os desportos (vide Xadrez e Golf). E caro Pedro, quanto a "corações destroçados" por batoteiros do doping, eu falo de cadeira. Tinha muita simpatia pelo Virenque... pelo Riccò...
Quanto às mortes, outras modalidades houve em que tal sucedeu. No ciclismo é mais comum talvez devido à combinação dependência a tudo que prometa resultados/esforço singular da modalidade.

11:14  
Blogger carneiro said...

Amigos, não vou responder individualmente, tantas são as questões levantadas.

E todas as opiniões expostas são respeitáveis e fundamentadas.

O meu ponto - que vale tanto como qualquer outro - centra-se na autorização das drogas até certos limites... Esta, para mim, é a verdadeira hipocrisia. Pois a partir do momento intelectual em que se aceita a utilização de uma droga - mesmo num limite mínimo - está-se a admitir o uso de droga. A partir deste momento intelectual, já não é feio "roubar". Só é feio "roubar" muito... Partimos do princípio de que, dentro de certos limites, o roubo é legítimo.
è como a história da "puta já temos, só falta saber quanto temos de pagar..."
Ora roubar é como ser-se paneleiro (com o devido respeito pelos homossexuais). Ou se é ou não se é. Não há meios-paneleiros como não há meios-ladrões. Ninguém anda a levar mais-ou-menos no cú (excuse my french...). Ou leva ou não leva.

A prova da legalização da roubalheira é o facto - surpreendente - de cerca de 70 % - SETENTA POR CENTO - dos ciclistas admitidos aos jogos olímpicos declararem sofrer de asma, podendo, por essa razão, beneficiar do uso de doses de, por exemplo, efedrina ( que é um broncodilatador proibido)...

Coitados dos outros 30% que não podem usar o broncodilatador. Mais valia que todos usassem...Digo eu.

11:38  

Enviar um comentário

<< Home