sexta-feira, junho 20, 2008

O COSTUME

Não, a culpa nunca foi dele. É um rapaz aplicado, limitado nas capacidades, mas boa pessoa. A culpa é da besta que decidiu que o rapaz deveria desempenhar funções para as quais lhe falta qualidade inata. A culpa é de quem decidiu excluir outros guarda-redes na plenitude das respectivas capacidades do exercício natural da função. No Euro04 Vitor Baía, no Mundial06 Quim e no Euro08 (perante a lesão de Quim) qualquer um menos o escolhido. Aliás, não é por acaso que o Huelva o pôs a suplente. Abençoados jornalistas desportivos: as carreiras profissionais que a demagogia informativa proporciona...

A culpa nem é toda de Scolari que apenas desenvolveu com mestria o estilo fura-vidas vigarista que traduz a única qualidade que o distingue da mediania. A culpa é da corja de jornalistas desportivos que nunca teve a coragem de afirmar em voz alta que o rei ia nú e que mais não fez do que lamber o cú aos poderosos. Aliás, o jornalista desportivo - só com duas únicas excepções que eu conheço - representa o que de pior existe na sociedade portuguesa: aplaudem deslumbrados e vituperam com crueldade ao sabor das vitórias e derrotas só depois de saberem o resultado e abordam as questões na base da excitação emocional dos leitores que, aliás, é a única base em que conseguem tratar o problema, por falta de conhecimento técnico e teórico elementar.

Jornalista desportivo para falar de futebol deveria ser obrigado a frequentar um curso de Treinador de futebol. E jornalista desportivo para falar de ciclismo deveria sentar o cú dez horas por semana numa bicicleta. Só depois poderiam cagar sentenças. Porque um jornalista desprotivo não informa, não fiscaliza, não confronta. Limita-se a cagar sentenças.

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É o costume.arma-se a pacóvia confusão porque isso é o que convém,é o que vende...

"mas se todo o mundo é composto de mudança,troquemos-lhe as voltas que ainda o mundo é uma criança".

14:28  
Anonymous Anónimo said...

na gosto e na concordo qd falas axim do Ricardo :-( mas prontoSSS :-)

19:13  
Blogger Zel said...

É verdade equipa de "putos" mimados....só vi um HOMEM a jogar a bola.....DECOOOOOOOOOOOO,,,,,,,,, mai nada!!!!!!!!!!!!

22:52  
Blogger carneiro said...

DECO...a defesa do consumidor...

23:05  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

"O" Deco, sim!
Agora "A" Deco? Baahhhhh! É só publicidade agressiva!!!

02:46  
Anonymous Anónimo said...

Todos falham, até tu a escrever o post, pois ele esteve no Bétis e não no Huelva. Quanto ao Ricardo no Euro 2004 e no Mundial 2006 que defendeu os penaltis foi o maior, agora não presta. Toda a gente sabe porquê que o Baía não foi mais à selecção (era testemunha do Oliverinha no processo contra a Federação). O Ricardo falhou de facto, mas antes dele falharam os outros todos (nos 3 golos).
O Deco de facto foi o melhor, pois o pseudo melhor jogador do mundo, mais uma vez nas alturas das decisões deu a tremideira.

22:51  
Blogger carneiro said...

Eu não falhei, caro anónimo. Ser o Huelva, o Betis ou outro clube secundário é a mesma coisa. O ponto que interessava realçar é que o Guarda-redes da selscção do Sr. Scolari era o guarda-redes suplente de uma uquipazeca espanhola tão discreta que até um gajo medianamente informado como eu, nem sabia muito bem qual era.

Quanto ao mais do comentário: Quando se marcam golos no tempo de jogo normal, não é preciso ir a penalties;
Os bons jogadores quando chegam á equipa do Sr. Scolari desaprendem de jogar futebol.

scolari teve o mérito de entusiasmar a malta com bandeirinhas e penalties e foi o único treinador que conseguiu que as duas nulidades naciaonais /nuno Gomes e Postiga) marcassem golos)

Meu caro: nem 6 meses ele se vai aguentar no Chelsea... o homem é um bluff.

10:51  
Blogger Ricardo said...

Agora quero ver quando vamos voltar a ir a uma fase final!

11:14  
Blogger carneiro said...

Ricardo,

Não percebo o argumento.

Antes do scolari tinhamos sido apurados quer para o Mundial da Coreia, quer para o europeu de França - onde fomos às meias-finais.

E no euro 2004 fomos apurados sem eliminatórias por ser organizadores.

Com o scolari fizemos o apuramento para o mundial da alemanha - á rasca, todos cagados, ou já não te lembras ?

E fizemos o apuramento para este europeu em que conseguimos perder e empatar os jogos todos com as equipas principais - Finlandia e Polónia. A nossa sorte foi a Finlandia ter perdido muitos pontos com equipas mais fracas, pois no confronto directo com a equipa de scolari, levou vantagem.

Sinceramente, Ricardo, tu és um gajo evoluído, costumas ver um bocadinho para lá das bandeirinhas Tugas... Ou já te esqueceste dos resultados com as geosgias e o lichenstein, etc ?

O engraçado é que perante a pobreza das exibições, dizia-se : vá lá, aproveita-se o resultado e o que é preciso é passar...

Meses ou anos mais tarde, essas "passagens" à rasca já são lembradas como resultados memoráveis e grandes feitos desportivos.

O homem teve a sorte de ter apanhado a equipa de Mourinho em 2004. E foi á custa disso que fez alguns brilharetes. Desde aí ganhámos a Angola, Irão, México, Turquia e RCheca. O resto foram empates, ganhos nos penalties e derrotas às cabazadas.

E a prova vai ser agora no Chelsea. O gajo não se vai aguentar 6 meses.

Mas como qualquer bom vigarista, sujeita-se a fazer uma triste figura, sai com uma pipa de dinheiro e tem a reforma garantida...vais ver.

12:18  
Anonymous Anónimo said...

Para o Mundial da Alemanha apuramento à rasca? Não deve ter visto o mesmo apuramento que eu. Para o Euro deste ano é que foi à rasca, mas também já era normal em Portugal acontecer. Ficámos apurados para euro 2000 e chegámos às meias finais, mal era, foi a melhor selecção que Portugal teve, tal como em 2002(que tínhamos uma grande selecção) que fez a vergonha que fez, e onde o Baía esteve a época toda sem jogar devido a lesão e depois chegou ao Mundial e jogou. Quanto ao Ricardo, tanto foi suplente como titular esta época.Os objectivos deste ano foram atingidos que eram os quartos de finais, os portugueses depois das ultimas campnhas (euro e Mundial), é que estavam à espera de mais. O próximo seleccionador é que vai ter sorte, com um selecção na maioria jovem só pode é ter sucesso, foi preciso foi alguém apostar nestes jovens, agora quem vier que faça o resto, mas com um bocadinho de jeito ainda vamos convocar jogadores que estão fora do prazo.

23:54  
Blogger carneiro said...

Anónimo,

Tem razão no apuramento para o mundial 2006. Não foi assim tão à rasca.

Quanto ao mais, mantenho, fundadamente, as opiniões.

E não é o próximo que vai ter sorte com o que encontrar.

O Scolari é que teve sorte com o que encontrou: a equipa de Mourinho. Apesar de ele ainda ter tentado meter a equipa do benfica - já que tinha o acordo com o slb - no primeiro jogo com a grécia.

Mas deixe estar que o clube que ele mais agrediu, foi aquele que lhe forneceu 70% dos titulares e suplentes utilizados.

Dá gosto ver um chulo daqueles a usar-se de 6 ou 7 jogadores que só chegaram á selecção porque houve um clube que os contratou e fez deles figuras mundiais...

Mas deixe estar que no Chelsea ele vai ter oportunidade de provar que é bom. Vai começar bem, uma vez mais montado numa equipa estruturada por Mourinho. Mas quando tiver que fazer substituições por lesões e castigos, ele sabe lá. Vai ser a risota geral.

Escreva aí: nem 6 meses ele se vai aguentar antes de ser despedido pelo russo.

Outra coisa: e as selecções jovens que ele veio coordenar num "projecto global" ? Desde que ele apareceu, nunca mais se ganhou nada. Certo ?

Ele chegou a levar o Qauresma, Moutinho e Veloso na equipa A, sabendo-se que os não iria utilizar, enquanto aqueles jogadores eram titulares das Esperanças que jogavam na véspera. Não se lembra de mais esse magnífico momento de gestão do planel ?

Quanto ao Baía: nunca defendi a sua utilização na Coreia. Estava lesionado, devia ter ficado de fora. Mas no Euro 2004 obviamente que o Baía era o que estava em melhor forma.

Mas o ódio que vocês têm ao Porto é tanto que cegam e só para tramar o Baía, decidiram todos defender a opção pelo Ricardo. Só quando o Baía deixou de jogar - e já não se justificava o ódio de estimação - é que começaram a ouvir-se algumas vozes contra o Ricardo.

Scolari teve um mérito: entusiasmou a malta com os penalties, com as bandeirinhas, etc. è um fenómeno sociológico digno de estudo.

Mas treinador de futebol ? Daqueles que ao intervalo mudam o esquema de jogo, que jogam a táctica como um jogo de zadrez ?

Ele sabe lá o que isso é... Cada vez que levou pela frente um treinador mais elaborado, o descalabro foi total.

10:53  
Blogger carneiro said...

Anónimo,

Tem razão no apuramento para o mundial 2006. Não foi assim tão à rasca.

Quanto ao mais, mantenho, fundadamente, as opiniões.

E não é o próximo que vai ter sorte com o que encontrar.

O Scolari é que teve sorte com o que encontrou: a equipa de Mourinho. Apesar de ele ainda ter tentado meter a equipa do benfica - já que tinha o acordo com o slb - no primeiro jogo com a grécia.

Mas deixe estar que o clube que ele mais agrediu, foi aquele que lhe forneceu 70% dos titulares e suplentes utilizados.

Dá gosto ver um chulo daqueles a usar-se de 6 ou 7 jogadores que só chegaram á selecção porque houve um clube que os contratou e fez deles figuras mundiais...

Mas deixe estar que no Chelsea ele vai ter oportunidade de provar que é bom. Vai começar bem, uma vez mais montado numa equipa estruturada por Mourinho. Mas quando tiver que fazer substituições por lesões e castigos, ele sabe lá. Vai ser a risota geral.

Escreva aí: nem 6 meses ele se vai aguentar antes de ser despedido pelo russo.

Outra coisa: e as selecções jovens que ele veio coordenar num "projecto global" ? Desde que ele apareceu, nunca mais se ganhou nada. Certo ?

Ele chegou a levar o Qauresma, Moutinho e Veloso na equipa A, sabendo-se que os não iria utilizar, enquanto aqueles jogadores eram titulares das Esperanças que jogavam na véspera. Não se lembra de mais esse magnífico momento de gestão do planel ?

Quanto ao Baía: nunca defendi a sua utilização na Coreia. Estava lesionado, devia ter ficado de fora. Mas no Euro 2004 obviamente que o Baía era o que estava em melhor forma.

Mas o ódio que vocês têm ao Porto é tanto que cegam e só para tramar o Baía, decidiram todos defender a opção pelo Ricardo. Só quando o Baía deixou de jogar - e já não se justificava o ódio de estimação - é que começaram a ouvir-se algumas vozes contra o Ricardo.

Scolari teve um mérito: entusiasmou a malta com os penalties, com as bandeirinhas, etc. è um fenómeno sociológico digno de estudo.

Mas treinador de futebol ? Daqueles que ao intervalo mudam o esquema de jogo, que jogam a táctica como um jogo de zadrez ?

Ele sabe lá o que isso é... Cada vez que levou pela frente um treinador mais elaborado, o descalabro foi total.

10:53  
Blogger Ricardo said...

O problema com o Baía deve ser alguma coisa que poucos devem saber, porque o Scolari se o quisesse lá tinha-o levado mesmo que ele fosse testemunha não sei do quê, eu sempre o achei melhor guarda redes que o Ricardo, aliás, não pode haver ninguém com uma duvida dessas, e vou-te dizer para não pensares que ando aqui só a contrariar-te que gostei do Scolari porque fez que muita gente voltasse a ter orgulho no seu país apesar de ser pelo futebol, e como o conheci numa formação que tive gostei muito da história de vida dele e apreciei-o por isso, também prefiro ter uma selecção e seleccionador portugueses, mas acho que arranjar um nome agora vai ser dificil.
E fica encerrado o assunto, só digo que também não o vejo safar-se no Chelsea mas na bola nunca se sabe.

16:19  
Anonymous Anónimo said...

Só para terminar, ódio ao Porto? Se calhar vemos é de maneira diferente as coisa, e não de forma doentia. Baía? Foi o jogador que ganhou mais títulos isso fala por si.
De facto Scolari em 2004 aproveitou a equipa do Porto, e fez ele muito bem, e em 2006 aproveitou a equipa de quem? Esqueceu-se de dizer que em 2006 ganhou à Holanda no mundial. Nuno Gomes, nulidade nacional? NO euro 2000 também foi...o melhor marcador da selecção, já o Postiga este ano se verá de quem era a culpa... Se ele se safar no Chelsea ainda vão dizer que a culpa é do Mourinho, se a equipa estava estruturada pelo Mourinho, o amigo Israelita mudou o estilo todo.

00:59  
Blogger carneiro said...

"ódio ao Porto?"

Ao Porto e ao Norte em geral. Se calhar com razão. Por causa do treinador Oliveira e as ameças de morte aos jornalistas de lIsboa adeptos do SLB; a Olivedesportos vºs slb na ressaca dos contratos rasgados por vale e Azevedo, e porque o FCP conseguia meter na selecção mais jogadores do que o slb. E estas razões eram reais. Nem as discuto. Apenas as recordo para contextualizar. E o Pré-acordo para treinar o slb após o euro2004. Foi neste contexto que as coisas se passaram.

"em 2006 ganhou à Holanda no mundial."

Sim senhor, 20 minutos de esplendido futebol até ao golo e ao início da guerra campal. Depois foi trancada de parte a parte, a expulsão de Deco e 70 minutos de futebol de pontapé para a frente a defender o 1-0. Entusiasmo ? sim senhor. Mas aquilo não é futebol, caro anónimo.Foi uma batalha.

Queas pessoas se excitem com os fenómenos paranormais que o scolari produza - bandeirinhas, festas antecipadas de vitória, batalhas campais dentro de campo, desempates nos penalties, porrada nos jogadores adversários, má-criação (justa) para com os jornalitsas desportivos - tudo bem. Até tenho uma amiga que diz que em dia de scolari o orgasmo é mais intenso.. Mas não se confunda isso com o futebol, como jogo colectivo harmonioso e inteligente.


"equipa (chelsea) estava estruturada pelo Mourinho"

E não está ? Não foi o Mourinho que fez aquela equipa de raiz ? Claro que scolari uma vez mais se vai montar no trabalho de Mourinho.

è que os principios de jogo, em especial do meio-campo, a pressão alta e as basculações compensatórias são mecanismos automatizados que o Mourinho deixa por onde passa.
E o Grant aproveitou isso. Só se fosse parvo é que mudava.

e o Mundial de 2006 beneficiou disso, se bem que se tenha ganho a equipas fabulosas como o Irão e Angola. Ao México com sorte - mas ganhou-se e a sorte faz parte do futebol. E depois foi a batalha campal com a Holanda, os empates com penalties do costume, e as cabazadas com a França e a Alemanha.

Se isto é um bom resultado desportivo...

Scolari é um fura-vidas que tem andado com o cu virado para a lua.

Mas como acontece a todos os incompetentes e impreparados, aquilo vai ruir.

10:44  
Anonymous Anónimo said...

Pelo visto agora é que é para terminar, batalha Portugal-Holanda? Se me lembro foram expulsos 2 portugueses, e dois holandeses, e pelos vistos os dois portugueses até tinham sido jogadores do Porto, se calhar ainda tinham as coisas do Mourinho(claro que não só para me meter consigo)...
ABraço

21:26  
Blogger carneiro said...

Que hei-de fazer ?... até o meu amigo Ricardo gosta do homem por causa da história de vida dele...

Eh, pessoal, eu tenho estado a tentar falar do homem como treinador de futebol, porra. O resto não é futebol... até pode ser a Virgem maria que não interessa para a discussão....

22:09  

Enviar um comentário

<< Home