segunda-feira, março 03, 2008

CASCAIS

Domingo, 2 de Março de 2008. Solarengo em Lisboa. Parti pela Nacional 10 por Sacavém com destino a Benavente onde me encontraria com a minha equipa que fazia um percurso paralelo pela margem sul do Tejo, por Alcochete e N118.
Logo na Bobadela o nevoeiro começou a cerrar. Sem luzes e com lycra de verão vestida voltei para trás. O nevoeiro é o que mais me assusta. Cada vez que oiço um carro atrás de mim fico a aguardar a porrada. É enervante. E como "aquilo" é para fazer bem e não para reforçar o stress...
Pela Baixa de Lisboa o tempo estava limpo e continuei até Cascais e Guincho. Para lá, consegui uma surpreendente média de 30. Mas no regresso fiquei com muita fome. Os níveis de açucar só me aguentaram duas horas e meia. A alternativa seria comer dois pastéis de nata e manter a média até Lisboa ou reduzir a velocidade e consumir gordura muscular. Fiz a Marginal no regresso a 25/26 Km/h o que me permitiu uma média final a rondar os 27 para os cerca de 110 Km.
Usei sempre a pedaleira 50 - menos nas subidas da Senhora da Boa Viagem em Caxias e Av. da Liberdade e Fontes Pereira de Melo, em que usei a 40. Mas o desgaste muscular é acentuado. Vinte e quatro horas depois ainda me doem as pernas.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Lembrei-me de ti qd vi da janela o sol ir embora e vir aquele nevoeiro cerrado junto ao rio...fizeste bem em trocar de rota. Depois veio o Sol :-)

Mas...a ti Xiclista, doer-te as pernas?? julguei que isso só acontecia com os amadores.

..Segundo a explicação que me deste outro dia, pedalaste depressa demais e gastaste o açúcar do sangue em vez das gorduras :-)

MAria

14:37  
Blogger carneiro said...

Exactamente, minha querida futura ciclista.

Depressa demais, gasta-se em especial os açucares. Esforço intenso - pouca duração; esforço suave - grande duração.

Mais contido, metaboliza-se mais a gordura do músculo.

Mas as dores de pernas têm mais a ver com o 'peso' da pedaleira grande do que com o acumular de lactatos - que também causam dores e que acabam por ser a causa das caimbras.

lactatos ao nível de causarem caimbras acontecem mais quando ultrapassamos a distância ou a duração habituais do exercício...

No caso de ontem, foi apenas a intensidade do esforço. Ou seja, faz de conta que em vez de se pedalar com 40 Kilos nos pedais se esteve a pedalar com 50 Kilos. Ao fim de 4 horas, sofre-se a diferença...

15:03  
Anonymous Anónimo said...

Ehehe...aprendi depressa a lição...«Esforço intenso - pouca duração; esforço suave - grande duração» ...e isto serve para qq desporto ;-)


Maria

21:33  
Blogger Kimbikes said...

Eu tambem ia para Benavente mas perdi o comboio dos prós, assim mesmo com o nevoeiro ( que depois se dissipou )fiz a volta do Poceirão e deu 92kms.
Azar o meu toda a galera com quem me cruzei ia em sentido contrário, assim só me restou rolar sozinho.

00:46  
Blogger carneiro said...

Então, a equipa continua a deixar malta para trás ?

10:30  

Enviar um comentário

<< Home