segunda-feira, fevereiro 25, 2008

PERCURSOS

(Foto do Francis)

A solicitação da Ana, e na certeza de que à volta de Lisboa sempre necessário será coexistir com o trânsito automóvel, eis alguns percursos para 'roadies' mais avançados:

1. Lisboa, por Sacavém, Nacional 10 por Alverca até Xira. No Carregado vira à direita pela Nacional 3, por Azambuja, Cartaxo, Santarém, sobe, atravessa a cidade e desce pelo lado da Estação CP pela ponte a caminho de Almeirim. Aqui vira à direita pela Nacional 118 e faz Salvaterra de Magos, Benavente, Samora Correia e Porto Alto. Aqui vira à direita pela nacional 10 em direcção à Ponte M. Carmona e V.F. Xira e segue até Sacavém e Lisboa. Da Ponte do Rio Trancão em Sacavém, ir e volta perfaz cerca de 150 Km ao que se deve somar o dobro da distancia desde a Ponte até ao local de partida-chegada.

2. De Lisboa igual ao anterior até Carregado. Aqui segue em frente por Alenquer. Aqui vira à esquerda pela Estrada de Porto de Luz e Merceana. Em Merceana segue por Atalaia, Vila Verde dos Francos. Aqui vira à direita em subida de "alta montanha" de 6 Km para o Alto de Montejunto. Desce em direcção a Pragança. Depois vira á direita em direcção ao Cercal e apanha a nacional nº 1 à direita por Espinheira, Abrigada e Alenquer. Daqui faz até Lisboa o inverso do já descrito. Da Ponte do Trancão em Sacavém até ao alto do Montejunto são 67 km. O regresso deve ter uns 80, pelo que o total deve andar perto do percurso anterior.

3. Igual ao anterior até Merceana. Aqui toma a esquerda em direcção a Torres Vedras por Runa. Em Torres Vedras toma a esquerda pela nacional nº 8 por Malveira, Calçada da Carriche. Sensivelmente 160 Km.

4. Igual à 2. até Cercal. Aqui segue para Aveiras de Cima, passa por baixo da A1 e segue 6 Km até à Nacional nº 3 , vira à direita e vai apanhar o norte de Azambuja. Fazer o percurso inverso de 1. de Azambuja até Lisboa. Cerca de 170 Km até Sacavém.

5. Dentro do perímetro delimitado pelos eixos Nacional 8 até Torres Vedras e Lisboa-Alenquer existe a zona de Bucelas, Lousa, Montachique, Dois Portos, Runa, Sobral de Monte Agraço, Arruda, etc com percursos algo montanhosos que admitem as variações que quisermos. E a paisagem é acidentada e muito bonita.

6. A zona de Sintra, Ericeira, Mafra, Malveira etc. não conheço bem. Só por duas vezes andei por lá, mas com policiamento. A proximidade das praias e a pouca largura das estradas aconselharam-me a não repetir. Até ao Cabo da Roca, pelo Guincho, faz-se bem e tem subidinhas simpáticas. De Lisboa pela Marginal, Guincho até à Roca e voltar não serão mais de 120 Km.

7. Os percursos que referi conheço-os em detalhe, naquela formulação ou com variações. Ao domingo de manhã a estrada fica por nossa conta (quase) depois de passarmos Vila Franca de Xira.


3 Comments:

Blogger anabananasplit said...

Obrigada pelas dicas. :-) A ver se não mando o rapaz para nenhuma 2ª Circular.

20:57  
Blogger Arioplano said...

Belas dicas. Eu, por motivos profissionais e intestinais LOL, passei o Fevereiro quase a zero, mas agora vou recomeçar e havemos dir lá à Central do Carregado.

15:13  
Blogger carneiro said...

Poi eu passei o Fevereiro rigorosamente a zero por causa da escola ao sábado e da chuva oa domingo. Só fiz 10 minutinhos diários de aquecimento na estática do Holmes. Mas esses não contam.

Para Março estou com fome de estrada. E como a previsão do tempo parace ser favorável, domingo dia 2 vai ser á bruta. Até para comemorar o final de um PG qua acaba sábado de manhã...

15:42  

Enviar um comentário

<< Home